Se temos o trabalho de criar um conteúdo diferenciado, original e de qualidade para nosso blog, não queremos ser roubados por gente que só sabe copiar. É possível rastrear cópias e proteger seu blog de plagiadores e duplicadores ou daqueles que violem seus direitos autorais. Você pode e deve proteger seu conteúdo dessa prática para mentar seu blog crescendo e atraindo visitantes. Vou mostrar um serviço muito eficiente que encontra os plagiadores e depois é só você denunciá-los.
Todos sabem que é errado copiar conteúdo de outros blogs, mesmo citando a fonte. Duplicar conteúdo é uma prática prejudicial à internet que só empobrece. Quando um conteúdo é duplicado, o prejuízo é grande para todos, além de ser crime, também é contra as regras da Google. Alguns posts para ilustrar o assunto:
- Google está punindo quem copia conteúdo
- Adoro denunciar plagiadores e ver seus blogs/conteúdos deletados por completo
Ensino como denunciar plagiadores e conteúdo duplicado
A dificuldade da maioria é encontrar esses plagiadores, rastrear os links e conteúdos para proceder com a devida denúncia, protegendo seus direitos de autor.
Como encontrar plagiadores
Vou ser bem direto. Um dos meus procedimentos preferidos é o serviço da DMCA Website Protection. Eles oferecem um serviço bem completo de rastreamento, com painel de controle e é gratuito. Também tem um plano anual Pro, que é pago, mas muito barato.
Não importa se você tem Blogger ou WordPress (inclusive funciona para Tumblr), basta adicionar o código deles com a logo da DMCA no rodapé das páginas do seu blog ou no rodapé dos artigos para que o rastreamento comece. É como adicionar um gadget (elemento de página) na barra lateral do seu blog.
O primeiro passo é clicar no menu “Protection Badges (Free)” e logo em seguida clicar no botão verde que diz “Get a DMCA Protection Badge”.
Na janela que abrir você faz o seu cadastro. É preciso cadastrar para receber uma senha e ter acesso ao painel. Assim que você fizer o cadastro já terá a lista de modelos de ícones para colocar em seu blog.
O registro não é obrigatório, mas é recomendável, pois dá pra registrar gratuitamente.
Pegue o código do tipo de ícone que quer colocar em seu blog e cole em qualquer elemento de página, no rodapé dos posts ou do layout. Isso já garantirá que seu blog está seguro.
Para quem usa o WordPress.org exite um plugin que pode ser instalado, facilitando o processo de cadastro e de inserção dos códigos. Plugin DMCA para WordPress.org.
Esse é apenas um dos procedimentos possíveis. Existem outros serviços recomendáveis.
Marcos, dica muito boa! Sabe de detalhes de como funciona o mesmo? Se ele rastreia pela web o conteúdo ou pega o infrator na hora da cópia? É super importante não ter o material copiado, seja pela chatice de encontrar conteúdo que você criou em outro site ou pelo SEO.
Nào sei exatamente, mas acho que rastreiam como um mecanismo de busca. Ele procura por duplicação das páginas.
Marcos, obrigado pela rápida resposta! Se for assim, fico me perguntando como ele sabe qual o conteúdo original!
Abraços,
Se eu estou usando o código deles na minha página, dá pra rastrear pela data. Além disso o Feed de todo blog tem a data da publicação.
É verdade Marcos! Simplesmente fantástico, estamos mais protegidos dos plagiadores!
Bom artigo, sobre mais uma ferramenta, sobre plágio.
O conteúdo original será o que é publicado primeiro.
Super dica, nem sabia que existia algo assim. Já cansei de ver publicações inteiras minhas copiadas, mesmo com o pedido no blog para não copiarem. Obrigada!
Ótima dica, pegar plagiador é obrigação de todo blogueiro que quer defender seus textos e manter conteúdo original. 😀
Marcos, desculpe mudar o foco, mas tenho que falar.
Eu ainda me surpreendo com a capacidade de texto que você produz. É sério, sou professor de redação e não escrevo tão frequentemente.
Continue assim.
Interessante, não conhecia esse, uso muito o copyscape.com para tentar fazer isso :o)
Se eu exclui o blog1 e importei suas postagens para o blog2 e neste intervalo de tempo alguém copiou tudo, o conteúdo original seria do copiador? Abraços a todos e parabéns pelo ótimo trabalho realizado aqui.
Edilson,
Se você usar a migração do conteúdo de forma correta pelo arquivo de backup, então não há risco de serem trocadas as datas do conteúdo que continuarão sendo as mesmas, confirmando a originalidade e propriedade do seu conteúdo.
Edilson, independente de onde publicar, se tiver o seu texto registrado, terá como comprovar a autoria. Provisoriamente use o My Free Copyright quando publicar em blogues/sites (veja observação a seguir) e posteriormente faça seu registro de direito autoral.
Observação: Você não precisa publicar para registrar um texto e preste atenção: A publicação em blog, impressão reservada e data de gravação num arquivo não valem para comprovação de autoria, pois as datas podem ser adulteradas.
A data pode ser adulterada visualmente, mas no banco de dados e no Feed não tem como adulterar.
Me referi ao registro de direito autoral. Publicar em blogue/sites não validam o direito autoral, somente o registro o faz.
Alguns plagiadores copiam textos de livros/revistas que não estão online e o fato de “publicar online” não valem como comprovação de autoria.
Como o blogue do Edilson foi deletado e alguém copiou, a data de publicação foi adulterada.
Se o blogue/site foi deletado, o feed e bancos de dados também babau…?
Marcos muito bom artigo, vou tentar tirar os artigos autorizados do meu site porque mesmo autorizados pelo autor o google pode penalizar.
Obs: Palavra manter na quinta linha do artigo esta com erro.
Abraços,
Fábio Henrique
Boa dica Marcos, não esperava um post assim, parabéns pelo blog e pelo conteúdo no geral, Rafael do Futebol Extensivo
Ferramenta muito interessante, irei testar e ver como ela funciona.
*Só uma observação para o WordPress, onde recomendaria que colocasse o código ao invés de instalar mais um plugin (questões de carregamento, peso, etc).
É claro que para aqueles que não entendem muito de códigos e tals, o plugin vem calhar.
Brigadão pela indicação da ferramenta Marcos. Muito boa! 🙂
Marcos, no caso de imagens que são retiradas do Google Images. Eu crio sempre conteúdo original e dou referências, mas para imagens eu procuro alguma sempre no Google Images. Como eu não sei quem é o autor da imagem, não dá para citar a fonte.
Gostaria de saber a sua opinião sobre isso.
Obrigado
Lucas,
É possível usar o Google Imagens para encontrar imagens livres. É como eu faço quando preciso de imagens. Isso não é 100% garantido, mas evita problemas mais graves. Também existem bancos de imagens que permitem o uso do seu conteúdo.
Aqui tem um post ensinando como proceder: Como encontrar imagens com direito de uso livre.
Obrigado pela resposta, vou ler o post
Olá, meu blog ainda não está no WordPress.org e registrei-o tanto no DMCA quanto no MyFreeCopyright. Como não posso usar o plugin, gostaria de saber se vou ter que colar o código de ambos os serviços em todas as páginas, posts do blog, ou se colocar em um já é o suficiente? Por enquanto colei o link do DMCA em todos os posts e páginas e o link do MyFreeCopyright coloquei apenas uma vez. Desde já, obrigada.
Sâmela,
Basta colocar o código em algum Widget que já fará com que apareça para todas as páginas do Blog.
Ok! Muito obrigada! 🙂
Outra pergunta, quando inseri o endereço do blog no MyFreeCopyright, recebi um e-mail informando os posts protegidos. Foram só 10 (todos de FEV/2012) dos 44 que temos desde DEZ/2011. Por que? Como faço para proteger o restante?
Sâmela,
Você pode enviar manualmente todos os links de conteúdos que quer proteger de seu blog, caso algum não seja adicionado automaticamente.
Ufa, ainda bem que meu blog é novo e só tenho 44 posts… manualmente é punk! Mas vlw! 🙂 Adoro seus textos! Me ajudam muito!
Amei a dica! Vou implementar agora mesmo.
Obrigada Marcos.
Vou verificar, blog com conteúdo RELEVANTE!!!
Olá Marcos Lemos, achei ótimo a matéria. Mas tenho uma dúvida se o blogueiro(1) que não é cadastrado no DMCA criar um artigo e outro blogueiro(2)copiar o artigo do primeiro o DMCA irá denunciar ou acusar o blogueiro 1 ou o blogueiro 2. Mesmo com as data do artigo existindo de ambos?
Felipe,
para ter seus direito de autor protegido você não precisa ser cadastrado em nenhum órgão. Basta provar que você é o autor original. O outro pode até tentar fingir ser o autor, mas se ele não provar isso, fica ainda pior.
Obrigado pela resposta.
Olá Marcos, achei o assunto interessante pois sou novo na blogosfera e já tive pelo menos três artigos meus plagiados.
obrigado
Olá!
Por favor, já registrei uns tr~e e-mail diferentes no myfreecopyright e para nenhum deles eu recebo o e-mail para continuar o registro, já olhei spam e nada!
Após terminar de preencher os dados: email, senha, nome, país o sistema informa que foi enviada uma mensagem com um link para meu e-mail para continuar o registro, mas não recebo nada.
Alguém aqui pode ajudar, pois volto a repetir, não está no spam, tenho feed (mas só usaria após receber o link para terminar de preencher o cadastro)
Obs.: Já inseri 3 ou 4 e-mails diferentes e em todos não recebo nada, sendo que, tentar inserir esses emails de novo eles aprecem como usados. E já tem uma semana nessa situação, já passei varios e-mails para o myfreecopyright e eles não respondem!
Obrigado!
Thieres Machado
Comecei a usar agora o Myfreecopyright, tenho algumas dúvidas que pelos comentários não pude sanar. Tenho um blog no Blogspot, sobre atividades escolares, eu posto nele as atividades criadas por mim e usadas na escola onde trabalho. Não quero vê-las em outro blog, como sendo de autoria de outras pessoas, pois o visitante não saberia ao certo quem as criou. Por isso me cadastrei no Myfreecopyright. Ai vem a duvida…
Eu não quero que minha atividades apareçam em outro blog mas quero que as pessoas as utilizem em casa imprimindo-as e utilizando nas suas salas de aula. Quanto a copia para um computador particular e ou impressão, pelo que entendi de todas as explicações, me parece não haver problemas. Certo ou errado?
Obrigada.
Vanessa Ribeiro Marins
Basta que você deixe claro no Blog e no material que cria, quais as limitações para o uso e distribuição daquele conteúdo.
muito obrigada…
Olá Marcos,
Conforme orientou acima, já realizei o procedimento, mas estou com algumas dúvidas…
Preciso colar em todas as paginas? sempre que postar algo novo?
Se puder me ajudar, gostaria de saber tb, se sabe de algum programa seguro, para as fotos não serem copiadas?
Fernanda,
O código não é adicionado nos artigos, mas no código fonte do Blog, portante só é inserido uma única vez.
Quanto a algo para as imagens não serem copiadas, isso não é possível impedir.
Olá Marcos,
Eu mudei ontem meu template, e agora no layout não tem a opção de editar HTML, só tem em modelo!
O que fazer? desculpe o pouco conhecimento, mas estou lendo com bastante atenção todos os conteudos que você disponibiliza, para entender melhor o assunto.
A opção “Editar HTML” está no menu “Modelo” agora.
Obrigada pela imensa atenção.
Marcos,
Voltei novamente porque não estou conseguindo inserir o codigo DMCA no blogger.
Entrei em modelo,ediatr HTML e prosseguir ,abriu um arquivo,colei no
radapé da pagina a descrição do DMCA e deu erro, essa frase:Erro ao analisar XML, linha 227, coluna 2: The markup in the document following the root element must be well-formed.
Siga as instruções quanto ao local do código onde deve ser inserido o trecho. Nào é para ser colocado em qualquer lugar, por isso deu erro.