Hoje, trabalhar com internet é cada vez mais difícil. Isso deve, entre outros fatores, à ampla concorrência que a internet possibilita ao permitir que qualquer um domine suas entranhas. E isso não é diferente para os blogueiros, ou seja, todo blogueiro, se não manter o seu blog bem atualizado, corre o risco de perder espaço na internet, e consequentemente tudo aquilo que ele pode ganhar com o tempo, ou seja, visitantes. Além disso, concentrar-se mediante tudo o que a internet nos proporciona atualmente é cada vez mais difícil, e não-raro é frequente nos vermos perdidos frentes às pequenas distrações que a navegação nos proporciona. Hoje, apresentaremos algumas ferramentas úteis para evitar tais distrações.
Selecionei aqui alguns recursos que você pode usar em seu dia a dia como blogueiro para melhorar sua produtividade. Especialmente para quem trabalha em casa, é importante evitar a distração para não abandonar o Blog e perder tempo com coisas inúteis ou que não são relevantes naquele momento.
As vezes esquecemos que o computador é multitarefa, mas nós só damos conta de uma coisa de cada vez. A internet nos distrai muito com suas redes sociais, janelas para conversar com nossos amigos o tempo todo, vídeos interessantes entre outras milhares de coisas, como jogos e diversões.
Mas, na hora de cuidar do blog, é melhor ter toda a atenção focada.
Como ler algo sem se distrair
Quando queremos ler algum assunto de nosso interesse, é comum aparecer itens que podem chamar, eventualmente, nossa atenção. Coisas como links na sidebar, anúncios (que em alguns momentos podem ser interessante), itens animados e afins são coisas que que estão cada vez mais presentes na internet, e esse tipo de coisa pode dificultar um pouco a concentração mediante ao que é mais importante: O texto. Graças à isso é que é cada vez mais comum o surgimento de extensões como a MagicScroll. Que será apresentada abaixo:
MagicScroll
A MagicScroll é uma extensão gratuita, disponível para Google Chrome, que permite remover tudo o que não é interessante em uma página web. Ela faz isso ao detectar o texto principal da página e mostrá-lo em uma visualização semelhante à de um livro. Isso possibilita que qualquer página com texto na internet se torne automaticamente mais “legível” e evite maiores distrações de forma rápida e fácil. Além disso, essa extensão também adiciona um interessante recurso de rolagem automática (vindo daí o nome da extensão) para o texto, evitando assim o “esforço” de ir rolando a barra de rolagem durante a leitura do texto.
Seu uso é bem simples: Basta acessar uma página com o texto que você quer ler e clicar no botão adicionado pelo MagicScroll. A página mostrada acima se abrirá e você poderá personalizar tema, cor de fonte e afins. Simples, não?
Além disso, para páginas que não tem um contraste de cor ou tamanho de fonte adequado, o MagicScroll permite alterar tais aspectos no texto, permitindo assim proporcionar uma leitura em um texto com bom contraste e bom tamanho de fonte, como visto no screenshot acima.
Outra extensão para Google Chrome, que cumpre uma função semelhante, é a Clearly, apresentada abaixo.
Clearly
O Clearly tem alguns recursos adicionais ao MagicScroll que podem vir à facilitar a sua vida, mas que, pessoalmente, não me aparentam ter muita utilidade. Um dos recursos dele é, por exemplo, a sincronização fácil de trechos do texto lido (ou de todo o texto) em uma nota do Evernote. Outro recurso que me pareceu muito interessante, mas que infelizmente está limitado à usuários do plano Premium (ou seja, pago) do Evernote, é a conversão de texto em fala: Funciona assim, você acessa uma página com o texto que você quer ouvir, clica sob o botão do Clearly e clica sob outro botão, localizado na barra lateral da página mostrada pelo Clearly, para ouvir o texto sendo ditado normalmente em cerca de 20 idiomas. Simples, não?
Visualmente, o Clearly se assemelha um pouco ao MagicScroll. Entretanto, não tem recursos do mesmo como a rolagem automática e a visualização em formato de livro, por exemplo, tornando sua leitura mais limpa enquanto não perde a estrutura controlada por barras de rolagem tão bem usada na internet. Uma função que o Clearly tem que o MagicScroll não possui de maneira natural é a opção para imprimir o texto. Parece banal, mas através da conversão de PDF’s nativa do Google Chrome, é muito útil para quem gosta de se “desconectar” às vezes.
Seu uso também é simples e basicamente igual ao do MagicScroll: Basta abrir uma página, clicar no botão referente ao Clearly e pronto, a página está limpa e adaptada para leitura.
Como escrever algo sem se distrair
Com as ferramentas mostradas até o momento, é possível notar que é possível ter uma leitura bem simples sem distrações e elementos desnecessários, mas a vida de um blogueiro não é composta apenas por leitura, mas também por escrita, afinal, de nada adianta um blogueiro que tudo sabe mas não compartilha (escreve) seus conhecimentos. Assim sendo, é para evitar maiores distrações que plataformas com o WordPress disponibilizaram aos seus usuários a opção “Modo de Escrita Sem distrações”, ativada através do atalho de teclado ALT+SHIFT+W, que coloca o editor de posts em tela cheia, evitando mostrar outros detalhes deste excelente CMS de forma a evitar a tão falada distração.
Nem sempre, porém, um blogueiro usa o WordPress, ou mesmo deseja escrever algo nesta plataforma. É por isso que surgiu sites como o QuietWrite, que será apresentado abaixo.
QuietWrite
O QuietWrite é um site que lhe permite escrever evitando ao máximo qualquer distração. Seu uso é gratuito, simples e não necessita de extensões. Além disso, não é necessário cadastro, embora seja possível efetuar cadastro para salvar os textos em sua própria conta. Para usá-lo, basta acessar o endereço http://www.quietwrite.com/, clicar no botão “Click to Write” e começar à escrever. Simples, não?
Para evitar ainda mais outras distrações, uma recomendação própria da equipe do QuietWrite e que vale também para o editor de textos do WordPress é deixar o navegador no modo de tela cheia. Assim, outros programas não terão mais sua atenção de forma tão simples e você poderá se concentrar mais no que realmente interessa.
Visualmente, o QuietWrite é muito limpo e muito fácil de usar, se aproximando bastante ao modo de escrita sem distrações do WordPress. E suas funcionalidades, por mais simples que sejam, cumprem bem o papel de evitar distrações desnecessárias.
Bom, com ferramentas como essa já é possível ter uma concentração melhor em relação ao que queremos ler ou escrever. E você, o que acha de tais ferramentas? Deixe sua opinião nos comentários!
Legal esse post, mas assim, existem outras distrações que as vezes fazem o blogueiro perder o foco do que está fazendo, tipo as redes sociais, que por mais que você necessite desliga-la para poder criar seu post, você necessita dela para saber novidades, e ter conhecimento se algo que você procura foi postado. É tenso. Mas essas extensões para google chrome ajudam muito.
Olá Cleiton.
Pretendo abordar isso em outro post, junto com alguns outros posts que pretendo escrever.
Neste post, queria abordar mais como ler e escrever algo sem ter tanto problema com outros elementos visuais desnecessários geralmente presentes na tela, mesmo.
Valeu pela sugestão.
Parabéns pelo post. Me ajudou bastante, principalmente a parte como escrever sem se distrai.
Parabéns.
Realmente nesses dias é difícil manter dedicação ao blog! Trabalho, redes sociais e jogos tem tirado meu foco no blog!
Com tantas redes sociais,instagrams, pinterests, fica cada vez mais dificl ser produtivo =/
Curti as dicas!
Eu tenho problemas com atenção. Me distraio fácil fácil. Gostei muito do QuietWrite. Já coloquei um atalho na minha barra para usa-lo!
Abraços
Olá amigos e mais um comentário. Bom, as distrações ocorrem por nossa causa. Costumamos deixar Facebook aberto, Twitter aberto e por aí fora. Acho que essas Ferramentas podem ajudar o problema é quem já está no vício de deixar tudo aberto na hora de ler e escrever.
Rafael Silva(Futebol Extensivo. 🙂
Ótimo post, gostei do Magicc Scroll, boa extensão, comentando a print do magic scroll, não sabia que usava o Ubuntu aqui no [ferramentasblog], legal :), pra quem faz uso de internet e precisa só de algumas aplicações pra gerenciar, muito bom.
Olacir,
Acho que o Fernando usa o Ubuntu mesmo.
Eu uso o Windows8, mas já testei o Ubuntu e tenho um netbook com esse sistema. Gosto bastante, mas não atende todas as minhas necessidades.
Opa.
O Ubuntu é o meu sistema preferido, e se eu não me engano o Claudio também usa e é fã (coincidentemente depois de eu ter adotado ele como S.O principal para meus trabalhos).
O Ubuntu não é legal só para quem faz uso de internet e precisa de apenas algumas aplicações, mas também para programar, afinal, o Linux fornece infinitas vezes mais ferramentas para programação do que no Windows. E isso favorece, sem dúvida, a produtividade.
Abraços.
Não comecei a usar Ubuntu com você não xD
Enfim, uso Ubuntu porque pra mim o Windows é limitado para o meu trabalho.
Além de que você pode fazer qualquer coisa no Ubuntu muito melhor do que faz no Windows…
Gostei muito do QuietWrite. Vou utilizá-lo bastante. Agradeço pelas dicas Fernando, e poste mais artigos aqui no FerramentasBlog.
Sim! Vou tentar, especialmente agora que meu ensino médio e meu curso técnico foram concluídos e estou à caminho de entrar na faculdade..
Espero que tenha gostado do post. 🙂
Olá Fernando!
Você já me distraiu me “obrigando” a ler o artigo!! rsrs
Excelente ferramentas,principalmente a última o QuietWrite! Só faltou citar se ela tem algum corretor ortográfico próprio.Também se não tiver o do crome resolve rsrs.
Abraço!
Agora ficarei mas ligado guando eu, estiver escrevendo. Eu sempre demorava a escrever meus artigos. Mas essa super dica Vai mim ajudar muito da qui pra frete.
São belas dicas para se concentrar, já que hoje em dia com Facebook, Twitter, Instagram, Google +, entre outros, está cada vez mais complicado dosar quanto tempo estamos trabalhando ou apenas enrolando.
Abraços!