Como saber se seu Blog é pequeno, médio ou grande?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Todo blogueiro quer muitas, milhares de visitas e visualizações de página diariamente e constantemente crescendo em seus blogs. Os dados estatísticos que mais motivam um blogueiro são justamente “visitas únicas” e “visualização”. A questão é: como saber se seu blog é grande, médio ou pequeno comparando a quantidade de visitantes que ele recebe diariamente? Tudo depende do ponto de vista certo na hora de mensurar o tamanho de um blog.

São muitos os fatores para determinar seu um blog é grande ou não, mas é praticamente impossível comprar blogs para saber qual é maior ou mais relevante. Isso fica pior se tentarmos comparar as coisas apenas pelo número absoluto de visitas recebidas.

Nossa leitora Andréa, do Blog Aromas e Sabores, nos enviou a seguinte pergunta pelo formulário de contato, o que nos motivou a tocar nesse assunto:

“Eu e um grupo de blogueiros de Gastronomia estamos tentando definir o que seria em termos de visitação/pageviews um blog pequeno, médio e grande.
Você podeira ajudar com sua opinião?”

A resposta pode parecer óbvia para alguns, mas boa parte da blogosfera confunde “quantidade de visitas” com “tamanho de um blog”, achando que isso pode ser métrica de comparação, mesmo entre blogs do mesmo nicho.

Torcida num estádio de futebol lotado

Até já publicamos aqui um artigo tocando em questões de como analisar a importância de um blog, mas ainda assim não é a melhor forma de comparar se um é melhor que outro:

Olhando somente para o fator “número de visitas/Pageviews”, minha resposta à Andrea mostra como é complicado querer determinar se um blog é pequeno, médio ou grande. Os exemplos nos ajudam a pensar melhor:

Comparando Blogs: Um Blog sobre “Física Aplicada” terá um público imensamente menor que um blog sobre “Pop Rock”. Isso fica evidente, pois há menos gente buscando informações sobre um que sobre o outro tema.

Portanto, se o Blog sobre “Física Aplica” tem uma média de 1.000 visitas/dia, este é bem maior que o Blog sobre “Pop Rock” que tenha 10.000 visitas/dia. Aqui a quantidade de visitas, mesmo 10x inferior do “Física Aplicada”, mostra que ele consegue atingir muita gente quando fazemos uma comparação proporcional.

Números absolutos não servem para determinar qual blog é mais popular ou mais acessado. É preciso comparar proporcionalmente.

Blogs de nichos diferentes sempre terão potencial diferente de visitação. Mas se olharmos para blogs do mesmo nicho, isso também é verdade, mostrando que é impossível comparar blogs que aparentemente tratam do mesmo assunto.

Blogs do mesmo nicho: Desse modo, blogs sobre “Gastronomia” estão no mesmo nicho, mas podem ter públicos diferentes, dependendo do interesse do autor, dependendo de quem ele quer atingir. Um blog de gastronomia que trate sobre “Culinária Molecular” restringe muito o público alvo se comparado com quem tem um blog sobre “Receitas Práticas para Solteiros”.

Se é possível chegar a alguma conclusão é que, comparar blogs, não é uma tarefa fácil. Penso que a relevância seja um fator mais útil, bem como a usabilidade e utilidade do conteúdo produzido. Mas essas são questões subjetivas também. O que é útil ou relevante para uma pessoa, pode não ser para outra.

Alguns até poderiam comparar a qualidade do trabalho e ainda assim caímos no mesmo problema da subjetividade. Os estilos dos blogueiros, a forma de escrever de cada autor é atraente para públicos diferentes, mesmo se escrevem sobre coisas iguais.

O mais importante para o Blogueiro é saber exatamente quem é o seu público alvo e trabalhar para atingir o máximo de pessoas que gostem do seu trabalho e se identifiquem com o Blog. Os números são interessantes, mas as relações pessoas são melhores ainda para garantir o crescimento do Blog.

.

27 Comentários

  1. De todo o texto ficarei com este paragrafo pois me chamou bastante a minha atenção e é justamente como tenho trabalhado e investido meu tempo diante do computador enviar matérias que estejam ao mérito de nosso trabalho e aqueles a qual teem se identificado com nossos posts

    “O mais importante para o Blogueiro é saber exatamente quem é o seu público alvo e trabalhar para atingir o máximo de pessoas que gostem do seu trabalho e se identifiquem com o Blog. Os números são interessantes, mas as relações pessoas são melhores ainda para garantir o crescimento do Blog.”

    Ótimo artigo

    Abraços!!!

    Deus lhe abençoe!!!!

    Responder

  2. OI Marcos,
    Muito obrigada pela sua resposta e também por mencionar meu blog aqui. Você foi rápido, isso é que é blogueiro eficiente!!
    Valeu e muito mais sucesso para vocês!
    abçs

    Responder

  3. Vou colocar em números que é o que o povo ta querendo… nao é assim perfeito, mas é algo que serve de comparação:

    a) até 1.000 visitas por dia, seu blog ainda é pequeno (nao quer dizer que seja ruim, mas que tá com uma audiência menor, só isto; vale o que foi dito ai no artigo, sobre as diferencas de nicho, se tiver focado num nicho muito especifico tá ótimo)

    b)de 1.000 ate 10.000 seu blog tá crescendo, ta ficando bom

    c)acima de 10.000 visitas /dia, seu blog ta bombando!

    🙂

    Responder

    • Eu não faria esse tipo de métrica para ninguém.

      Tenho um amigo que tem um blog de filosofia, voltado para um público acadêmico. Ele deve ter umas 200 visitas por dia. Penso que isso seja muito para o nicho dele. Não é qualquer coisa.
      Um nicho tão restrito e complexo, 200 visitas é muito mais do que 10.000 visitas num blog sobre tecnologia.

      Responder

    • Até concordo com você porque muitos anunciantes exigem minimo de 10mil/visitas dia para lhe pagar anúncio, ou seja, eles querem um público de médio à grande.
      Podem tentar, mas nenhum blog com 1000 visitas dia, que procure anunciante, mesmo que do nicho, não vão conseguir…
      Claro que estou falando específicamente de anúncios mas existem muitas outras coisas envolvidas pro sucesso de um blog.

      Responder

      • Anunciante que entende de Internet, bem orientado por uma boa agência de publicidade, não vai olhar para o número de visitas, mas para o engajamento do público e a influência do autor do Blog.

        Conheço blogs com média de 5.000 visitas/dia que ganham bem mais por anúncio do que outros blogs com 50.000 visitas/dia. O ponto é que aquele atinge em cheio o público que o anunciante quer e converte mais do que o outro com milhares de visitas.
        Só volume de visitas não é relevante para o anunciante esperto. Ele tem que saber se o Blog que vai divulgar o produto/serviço, consegue converter o público.

        O triste é que muitos anunciantes ainda não pensam isso… mas as coisas mudam à medida que a internet evolui e as pessoas aprendem como tudo funciona.

        Responder

        • É verdade! Eu preferiria anunciar um produto, serviço etc, num blog do nicho correspondente, que recebe 1.000 visitas diárias, do que anunciar num blog genérico que recebe 10.000 mil visitas diárias!

          Responder

  4. Concordo plenamente, não podemos comparar por comparar, há diversos nichos e dentro deles sub-nichos e assim substantivamente. Comparar um blog de receitas com um blog de design é a mesma coisa que comparar o klout de um tuiteiro famoso de humor com tuiteiro famoso que trata sobre desenvolvimento web. Antes de compararmos devemos primeiramente estudar o comportamento e a história dos dois para depois fazermos a tal esperada comparação.

    Responder

  5. Nosso blog de ficção esta na casa das 600 visitas diárias,estou satisfeito, por termos assuntos variados, estou com o que o Marcos Lemos disse, temos que comparar as visitas com o tipo do blog, para uns 100 visitas e muito para outros 100.000 e pouco…valeu…fuiiiiiiiii

    Responder

  6. Quando criei meu site, que é focado em uma vertente pouco conhecida do Rock, o Southern Rock, imaginava ter uma média de 500 pageviews por dia, uma fanpage no Facebook com umas 200 pessoas e um Twitter com uns 200 ou menos seguidores. Superei todas as minhas expectativas.

    Atualmente são mais de 1000 pageviews por dia, a fanpage tem mais de 2100 likes e o Twitter tem mais de 800 seguidores.

    Creio que meu site seja grande, pois em dois anos ele se transformou em uma respeitada fonte de informação e cheguei a essa conclusão a partir do feedback dos meus leitores e de outros blogueiros.

    Responder

  7. Me considero um “grande pequeno” ou “pequeno grande”, algumas métricas minhas(tx rejeição,paginas vistas por usuário, tempo médio, etc) apontam para um público completamente engajado e fiel ao que escrevo. Mas este número é pequeno ainda, 200 diários é muito pouco eu sei, mas prevejo alguma melhora nos próximos meses.

    Abraços e sucesso

    Responder

  8. Uma dúvida que tenho, Marcos, é em relação a de onde vêm as visitas. Por exemplo: uma visita vinda do Google Search valeria mais que outra vinda do Google Images? Pergunto pois mais de 85% das visitas que recebo diariamente chegam ao blog depois de pesquisarem imagens.

    E outra: aquelas estatísticas do WordPress.com são confiáveis? Segundo elas, eu tenho quase 100 visitas diárias que não chegam ao blog por mecanismos de busca ou links direcionados. Estariam todas essas pessoas digitando no brownser o endereço de meu blog? Posso soltar foguetes por isso?

    Responder

  9. Olá!

    Caro Marcos,

    em primeiro lugar agradeço gentilmente suas dicas, VALIOSAS principalmente para quem está começando come eu.

    Andava meu chateado com o fluxo de visitas em meu blog, logo fui procurar na web algumas informações sobre como aumentar o fluxo e descobri seu blog e este artigo que me deu uma tranquilidade, para prosseguir mas sem pressa.

    Para não ser longo demais, contiuo acompanhando seu blog e mais uma vez,

    Obrigado!

    Tudo de bom!

    Responder

  10. criei meu blog inicialmente para usar como portfólio e compartilhar meus trabalhos e milhões de imagens que eu seleciono na área de decoração. Ele cresceu rápido e oscila entre 300 e 700 acessos por dia neste último ano. Não sei como diagnosticar essa variação, mas meu foco é trocar informações que julgo válidas e não encher de linguiça para virar uma revista virtual. Na minha área já tem os blogs de revistas de decoração. Então concordo que o Blog deve ser voltado para o público que se identifica com seu trabalho.

    Responder

  11. Pois, é…quando a gente cria um blog espera que ele tenha muitas visitas diárias mas, as vezes, não é isso que acontece. E tem aqueles que criam um blog pensando no fracasso e ele é um sucesso imediato, com milhares de visitas. O meu “nasceu” há 6 meses e fala sobre saúde e está com um acesso que me surpreendeu: 500 visitas por dia, mais de 900 páginas visitadas por dia. Isso segundo o google analytics, que eu acho que marca menos do que realmente acontece. Por isso acho que tenho mais visitante diários. Mas não me prendo a isso. Quero levar notícias de saúde de uma forma descomplicada e que todos possam entender. Todos que acessam o blog elogia. Espero daqui a alguns anos poder receber mais visitas e não me preocupa fazer propaganda no blog, pois quando fiz o blog pensei unica e exclusivamente ajudar as pessoas que não podem comprar revistas e moram em cidades pequenas, como a que nasci, onde nem banca de jornal tem, mas tem internet. Já tenho visitantes que me seguem na Espanha, Portugal, e pelo Brasil inteiro. É muito gratificante ver uma pessoa curtir o blog em vários cantos do Brasil e em alguns países em tão pouco tempo A internet é fantástica, como o seu blog! Grande abraço!

    Responder

  12. Olá fico super perdida nessa questão, meu é sobre minha experiencia com um “remédio” para cabelo o Pantogar. Em 1 mês de blog alcancei 25 mil visualizações, como saber se é um numero suficiente para meu tema? Queria muito saber se estou no caminho certo.

    Beijos obrigada

    Responder

  13. Olá Marcos..

    Sou novo nesse ramo de internet. Estou com meu primeiro blog, que fala sobre decoração de interiores. Eu estou com 1000 visitas em media por dia, acho que é pouco devido ao tema. Más já aprendi que não devemos desistir.

    Um abraço e obrigado pelos artigos..

    Responder

  14. Muito eficiente a informação posta em seu blog. Cara você está de parabéns! Penso se não fosse vocês blogueiros, seria muito difícil manter um site.

    Atc
    Thiago Magno

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.