Como usar contador de visitas no Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

É importante ter no blog um contador de visitas para avaliar o tráfego e presença do público que seus artigos recebem. Todo blogueiro adora números e os contadores de visitas podem ter um papel fundamental no crescimento do Blog e análise do desempenho de seu trabalho na internet. Vou mostrar aqui algumas das melhores opções de contadores de visitas que você pode usar em seu blog ou site.

Existem vários tipo de contadores de visitas para blogs, onde os melhores podem apresentar bem mais do que apenas o número total do tráfego, mas também o tempo de duração médio das visitas, taxa de rejeição, fonte de tráfego e palavras chave mais buscadas que levam até seu conteúdo.

Tanto para quem usa o Blogger ou o WordPress.ORG, existem duas ótimas ferramentas, além do contador padrão de visitas que vem no painel de controle dessas plataformas.

Contador de visitas padrão

1- Blogger

Para quem usa o Blogger já deve ter notado que no painel onde você administra seu blog há um menu de estatísticas das visitas que o seu blog recebe. A prioridade desse painel é o número de visualizações de página e exibir também quais são os artigos mais lidos.

Menu de Estatísticas Contador de Visitas do Blogger

Não é muito bom para se fazer análises dos resultados e pode não ser muito preciso nos dados apesentados. Também é um pouco confuso de usar, sem permitir que você veja datas anteriores, pois não registra as informações para consulta.

2- WordPress

Já quem usa o WordPress, existem os plugins que podem apresentar as estatísticas de visitas diretamente no painel. O melhor deles é o Jetpack (saiba mais sobre o Plugin Jetpack para WordPress) que inclui várias opções de recursos, entre eles um contador de visitas.

Estatísticas para WordPress Plugin Jetpack

Também é algo simples, apresentando apenas no número total de visitas e visualizações de página, fonte de tráfego e outros detalhes. É bem melhor e mais preciso que o padrão do Blogger, mas também tem suas restrições. É uma boa alternativa para quem só precisa de números mais superficiais.

Contador de visitas Completos

Os melhores contadores de visitas fazem bem mais que apenas apresentar números gerais e sem sentido. É preciso analisar os dados e poder consultar o máximo de informações possíveis. Só assim você poderá saber o que exatamente acontece quando alguém chega em seu blog e lê um artigo.

Posso recomendar dois muito fáceis de usar e muito completos, além de serem inteiramente gratuitos:

  • Google Analytics: Sem dúvidas é o melhor serviço de análise de visitas que o seu blog pode ter. Seus recursos muito completos e o armazenamento dos dados para comparativos, podem ser uma grande ajuda a longo prazo e garantir o crescimento de seu blog.
    Acesse: http://www.google.com/analytics/

Google Analytics - Contador de Visitas e análises

Há tantos recursos no Google Analytics que fica quase impossível resumir tudo em um artigo. A grande vantagem dele é por ser da Google e ter uma precisam incrível quanto à contagem dos dados recebidos. Faz uma análise muito completa de todo o seu Blog, inclusive em tempo real.

E temos outra opção:

  • Histats – Contador de visitas e Estatísticas para Sites e Blogs: Esta e a melhor alternativa gratuita ao Analytics. Seu painel é muito fácil de navegar e todas as informações estão à mão. Monta um completo benco de dados de todas as visitas que seu blog recebe e faz comparativos em tempo real.
    Acesse: http://www.histats.com/

Histats Contador de Visitas para Blogs

Também está em português. O melhor desse serviço é que ele resume bem tudo o que você precisa saber sobre o seu blog. Pode ser usado junto com o Analytics e tem gadgets (elementos de página) para exibir o número de visitas e outros dados do seu blog, incorporado à barra lateral. Ótimo para quem quer mostrar o crescimento do blog de forma pública. Mas é possível usá-lo de forma privada.

Com todas essas alternativas, agora você pode saber tudo o que acontece com seu blog quando os visitantes chegam e leem alguma coisa.

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

13 Comentários

  1. Marcos, como vai?
    Eu uso o Jetpack e o Google Analytics. Noto que há significativa diferença entre os valores quantitativos mostrados neles. O que me diz sobre essa questão de “precisão” dessas ferramentas?
    Abraço!

    Responder

    • Anderson,

      Primeiro que o Jetpack exibe o número de visualizações de página, enquanto o Analytics exibe o número de visitas total (mas é possível ver o número de visualizações de página também).
      Outro ponto é que cada um usa uma forma de contabilizar as visitas e dependem de códigos que registram e enviam os dados. Desse modo as variações acontecem. Mesmo assim, o Analytics ainda é mais preciso.

      Responder

  2. Eu uso dois contadores no meu blog: Google Analytics e o New StatPress – aliás, muito parecido com o que você falou. Também vejo muita diferença entre um e outro, mas confio nos dois kkkkk. O New StatPress me dá o quantitativo total desde 14 de dezembro de 2012, quando o meu blog entrou na net, além de páginas visualizadas, Spiders e Feeds. Informa o IP de quem entrou, entre outros detalhes. Enquanto no New StatPress meu blog atinge entre 550 e 680 visitas por dia, no google Analytics chega a 370/450 por dia. É essa mesmo a diferença?

    Responder

  3. olá, eu uso o “count per dey” acho muito bom! E faço o teste entrando e saindo e ele marca em tempo real, bem diferente do analytics, que embora digam que registra em tempo real, não é verdade! pelo menos, não em meu blog.

    Luciana andrade

    Responder

  4. olá, ainda não criei um blog, mas quero saber qual desses consegue contar o horário de acesso nas páginas? e também qual a melhor plataforma gratuita para se criar um blog?

    até mais…

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.