Nenhum blog sobrevive sem conteúdo, pois é isso que atrai o seu visitante que esperar encontrar algo relevante e original. O desafio do blogueiro está justamente na sua capacidade de produzir conteúdo. Uma boa comparação com o desenvolvimento de conteúdo para blog é como criar piadas. Pode parecer inusitado, mas a verdade é que há uma relação direta na estrutura de ambos. Aproveita e assiste uns vídeos pra se divertir enquanto aprende a escrever em seu blog.
A dinâmica na elaboração de uma piada para que ela seja universalmente entendida, é praticamente a mesma que se deve usar na construção de um texto para o conteúdo do seu blog.
Há elementos na estrutura da contação de piadas que podemos usar para pensarmos um texto mais atraente para o nosso público alvo. Vou destacar alguns aqui, onde recomendo que você leia e compare com os vídeos que coloquei para ilustrar e exemplificar melhor do que estou falando.
Cenário / Estrutura geral
Toda piada precisa ser ambientada em algum lugar. Mesmo que o lugar seja um palco vazio de teatro, o cenário pode ser construído no imaginário do espectador, de acordo com as descrições, gestos e apresentações do contador. Num blog o cenário é toda a estrutura de layout do Blog, as imagens incorporadas, links e outros elementos de página que formam o sentido.
Agora um vídeo para começarmos a entender outros elementos estruturais. Veja como o ator José Vasconcelos cria o cenário necessário para que a piada comece, onde você se sentirá familiarizado com o que virá. Pode saltar para os 2min para não ficar ouvindo a enrolação do Jô Soares.
Ok! Agora, recomponha-se e voltemos ao Blog.
Podemos observar alguns outros elementos na forma dele contar sua história hilária. O mais interessante é que esses elementos aparecem diversas vezes ao longo da narrativa e se repetem sempre que é necessário.
Contextualização
Chamamos esse momento de introdução também. Isto se soma à construção do cenário e que vai nos ajudar a entender o sentido da piada e achar graça no que será contato. A contextualização é uma forma sutil e indireta de explicar a piada, sem revelar o final e manter o interesse do espectador.
Sem isso você não estaria familiarizado com o contexto necessário para entender a piada. Num Blog o contexto é também o tema, o assunto que se trata no blog que já diz o visitante do que será lido. É um recurso extremamente importante no início de todo texto e ao longo do conteúdo, sempre que se fizer necessária uma explicação.
Note que ao longo na narração, José Vasconcelos para a história para reconstruir o cenário quando algum elemento muda e apresentar novas contextualizações. Isso fica mais evidente no momento em que ele introduz quem será o piloto e qual o avião usado na história. Mesmo que você não entenda nada de aviação, com certeza imaginou o avião citado.
O contexto é tão importante que, se você não entende o contexto e não está inserido no grupo certo, pode ficar sem entender a piada. Aqui um outro vídeo para ilustrar. Agora é o Marcos Castro contando piadas nerdes.
Enredo / Narrativa
Todo o conteúdo está mesmo na narrativa da piada. É este elemento que amarra a informação que será usada e vemos a coerência. As vezes numa piada, um único elemento narrativo é suficiente para que o resultado provocado seja o riso.
Quando olhamos para o conteúdo do Blog, precisamo procurar o elemento motivador, que realmente dá conteúdo ao que vai ser publicado e que fará a diferença no todo. Essa parte fica totalmente inútil se não for introduzida corretamente.
Desfecho
Este é o ponto alto da piada e que realmente importa para o espectador. Tudo o que foi feito até aquele momento foi com o objetivo de chegar a este ponto da história que junta todas as informações num único ponto e nos faz rir. Rimos não do desfecho, mas de todo o conteúdo e da forma como fomos levados àquele momento inusitado.
Não seria errado chamarmos esse ponto de conclusão e é assim que fazemos num blog. É este ponto que motivará o leitor a comentar, continuar lendo outros textos e até compartilhar nas redes sociais.
O último vídeo para ilustrar só é recomendado para maiores de 18 anos (por favor!). Temos o Costinha num comercial de televisão lá em 1992. Primeiro vemos o comercial regular, que nos apresenta a construção do cenário e o contexto. Logo em seguida vem o enredo narrativo e o desfecho para rir muito.
Você não precisa saber fazer piada para conseguir construir ótimos textos e conteúdo para seu blog. Basta saber selecionar bem as informações e estruturar segundo os pontos que apresentei para que seu blog seja mais coerente e seu público goste mais do que encontrar.
Adoro o José Vasconcelos. Muita saudade do seu Sa-Silva. rs
Muitos que se chamam comediantes por aí deviam ter aprendido com ele a fazer stand up, pois ele foi o pioneiro no país.
Muito bom! 😀
Marcos, você falou tudo! Realmente é muito importante sobretudo a contextualização, porque senão os usuários ficam perdidos no artigo, confesso que as vezes esqueço desse ponto. Ótima dica!
Escola Sites
Ótimo artigo, realmente devemos construir um contexto único e pessoal, e antes de comentar sobre o artigo, sorrir bastante que me sujei de óleo… muito boa.
Muito bom o post! São ótimas suas dicas sobre como fazer um conteúdo de qualidade, você é ótimo em fazer bons posts e títulos, nossa é esse título me chamou muito a atenção. Estou lendo seu ebook Blogar e estou gostando muito! Parabéns!
uahhuahuahuahu
o video do costinha por si so ja valeu a pena huehueue
É uma forma de fazer o gancho para outras matérias. Muito bom!
Realmente o conteúdo de um blog deve ser bem estruturado e de preferencia que contenha um pequeno senso de humor, podemos ver artigos espalhados pela internet como se fosse um manual, onde apenas contem as informações mas em momento algum podemos ver a ideia do produtor, é como se ele não se interagisse com o seu publico.
Acredito que um artigo bem humorado (de forma adequada) é bem mais legal de se ler e torna o blog mais interessante.
Muito bom o tema Marcos…
Olá Marcos, ótimo artigo, ótimo conteúdo e ótimas piadas! Foi muito interessante sua comparação. Acho que se esforçar para criar conteúdo de qualidade é algo realmente importante na vida de um Blogueiro principalmente se ele almeja algum sucesso.
Obrigado pelo conteúdo!