Conteúdo de qualidade não é suficiente

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

É isso mesmo que você leu no título: Conteúdo de qualidade não é suficiente. Ao perceber que só produzir conteúdo para um blog, mesmo algo extremamente original e único, pode não ser suficiente para atrair público, gerar receita e nem mesmo aparecer bem posicionado no Google. Não podemos esquecer também que há objetivos maiores para nossos blogs.

Clique AQUI e Inscreva-se no nosso Canal no Youtube

Em 2011 fui ao evento UaiSEO em Belo Horizonte e, dentre as tantas palestras ministradas lá, teve a participação do Gustavo Bacchin (@gustavobacchin), que falou sobre SEO 3.0 e como as técnicas de indexação no Google estão mudando e evoluindo.

Então ele apareceu com essa frase: Conteúdo de qualidade não é suficiente!

Claro, ele se referia à estruturação de SEO para melhor rankear nos resultados orgânicos do Google. Precisamos produzir bem mais que conteúdo de qualidade. Mais do que isso, também precisamos definir o que é qualidade e que tipo de qualidade nosso público espera do que vai encontrar em nossos blogs.

Recomendo que você veja isso aqui: O que significa “Conteúdo de Qualidade” no Blog?

Pensando um pouco, podemos estender esse entendimento para além do SEO e aplicar a todo conteúdo que criamos no Blog. No fim, para termos um conteúdo otimizado para os buscadores, precisamos pensar em como desenvolver o máximo de nosso conteúdo.

Diverso + exclusivo + útil + social

Essas quatro palavrinhas foram mágicas na apresentação do Gustavo. Ele não aprofundou muito e fiquei pensando que isso não podia ser pensado apenas para SEO, mas deveria ser o foco de todo blogueiro na hora de desenvolver seus blogs, criar conteúdo e buscar resultados.

Assim, o conteúdo de um blog, para ter qualidade independente do nicho que está, precisa ser DIVERSO, ter diversidade, especialmente na linguagem. é na diversidade que percebemos a criatividade de quem está por trás de um determinando conteúdo. E é claro que isso passa por algo EXCLUSIVO, que só pode ser encontrado daquela maneira naquele blog específico. Somando essas duas características, todo visitante voltará para ter mais.

Poucos blogueiros se perguntam para que e para quem serve aquilo que ele disponibiliza na internet. Você está compartilhando algo com qual finalidade. Quanto mais ÚTIL for o conteúdo que você produz, maior será o interesse das pessoas pelo que você faz. É esse utilidade que tornará seu blog mais SOCIAL e mais compartilhável. As pessoas vão querer passar a diante o que leram, ouviram ou assistiram em suas páginas. Isso as levará a expor seu blog nas redes sociais.

Um conteúdo com essas quatro qualidades será bem mais do que apenas algo de qualidade. Superará as expectativas das pessoas, facilitará a vida delas e voltarão sempre para ter algo mais.

Ao começar a pensar e agir dessa maneira com o que você faz em seu blog, a transformação irá além do que é publicado, mas sua forma de interagir com seu público melhorará, seus objetivos serão maiores. Até seu layout pode ser pensado nessa perspectiva. E, com toda certeza, inclusive seus ganhos financeiros serão mais completos.

Por fim não poderemos esquecer que o Google e seu querido filhote de Panda estarão bem satisfeitos com o que encontrarão.

Fonte: SEO 3.0 – Evoluindo com a Internet – UaiSEO 2011

.

17 Comentários

  1. Olá Marcos,

    Depois de mais de 2 anos acompanhando o seu blog, eu fico surpreendido com a quantidade de ideias que voce tem, voce já possui milhões de posts, mas nenhum é igual, a unica coisa que possuem em comum é o bom conteúdo, os meus parabéns!

    Continue 😀

    Responder

  2. Na verdade é um círculo benéfico. E parabéns Marcos pelo seu blog, ele está girando neste círculo.
    Entendo diversidade como idéias secundárias circulando na idéia central do blog utilizando-se de analogias, comparações, intersecções etc.
    Tento fazer isto, mas, parece que não é suficiente para o panda.
    Ser blogueira não é fácil, você tem razão.

    Responder

  3. Olá Marcos, tudo bem? Interessante como essas palavras se completam. E digo mais, essa vida de blogueiro não é mole, mas é prazeroso quando deparamos com artigos interessantes como o seu. Parabéns pelo artigo. Sucesso! Forte abraço!

    Responder

    • A melhor plataforma é aquela que atende suas necessidades como blogueiro. Será aquela que servir aos seus projetos.
      Recomendo que procure aqui meus artigos comparativos entre o Blogger e o WordPress e meu vídeo justamente respondendo essa sua pergunta!

      Responder

  4. Sim, é verdade, foi bem direto e usou 4 grandes tópicos para definir um blog de qualidade, gostei dos meios que você grifou no Post, foi bem direto, Gostei Bastante desse Post.

    Além disso ainda existem outras centenas de dicas de SEO, dicas de layout e muito mais, algumas podemos encontrar aqui, mas acho que s[o falta falar um pouco mais sobre Design, assim seu blog ficará muito bom, seus leitores visitam outros blogs em busca de códigos, apesar da não ser muito fácil, pois existem leitores do WordPress e Blogger, mas seria bacana se você falasse sobre Design e Códigos, HTML 5, CSS 3 e muito mais.

    :D, Fica ao a Dica. Parabéns!

    Responder

  5. Concordo plenamente! Existem muita gente que escreve bem, assuntos interessantes, mas peca no layout e divulgação, ignora redes sociais e outros meios de divulgacao, esperando que venha tudo do google.

    Além de tudo isso, existe um fator muito influente e incontrolável chamado sorte.Se você dar sorte de seu artigo ser linkado por um site famoso, ou retwitado por alguem com muitos seguidores, ajuda e muito a crescer!

    Responder

  6. Marcos,

    Mais uma vez eu encontro aqui nas discussões do Ferramentas Blog, as experiências que tenho vivido no Jadsonet, já tinha investido na otimização do blog e que sempre rendeu-me excelentes resultados. Mas o meu antigo layout deixava a desejar, resolvi e dei mais um passo nele investindo em um novo layout, mais clean, organizado e respondendo com mais velocidade e de leve navegação.

    Agora estou numa nova meta que é produzir mais conteúdos de relevância, já que os resultados melhoraram bastante depois que o “Filhote do Google” começou a atuar na rede, tenho números expressivos que me proporcionam idéias, para produzir conteúdo, e como você enfatizou tornar o blog o meu objetivo é fazer do Jadsonet um site social e relevante na web.

    Abraço.

    Responder

  7. Concordo, para mim um bom blog precisa ter uma soma de três fatores? Usabilidade,Assistência,Boa linguagem.
    A usabilidade torna a navegação mais fácil, a linguagem facilita o entendimento do conteúdo e a assistência para resolver problemas ou dúvidas que possam vim a aparacer.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.