Dia 8: Definir frequência de atualizações do seu blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

update-atualizar-blogQuaresma: 40 dias de penitências para salvar seu Blog.
Um blog pressupõe ser atualizado frequentemente e sempre contar com coisas novas. Os blogs são dinâmicos e rápidos e isso é extremamente importante para garantir que seu público continue voltando para seu blog. Independente de qual seja o tema ou o foco de seu trabalho na web, é preciso ter bem definida uma estratégia de ritmo de publicações para que a renovação de seu conteúdo seja atraente.

 

Os artigos dessa série estão listados aqui:

 

Na correria do dia-a-dia, manter um blog é algo que vai tomar mais algumas horas, dependendo da sua necessidade e disponibilidade, conforme tratamos no dia 7 dessa série de artigos. Esse tempo precisa ser bem aproveitado justamente e principalmente para produzir conteúdo. Mas a dúvida sempre é: de quanto em quanto tempo devemos escrever e publicar em nossos blogs?

 

Não há uma regra, mas é fato que blogs pouco atualizados nunca conseguirão impactar seu público alvo ou ser relevante ou interessantes. Pense chegar todos os dias num site de notícias e encontrar informações da semana passada? O mesmo acontece com blogs: queremos chegar em nossos blogs preferidos e encontrar coisas novas para ler, debater e comentar.

 

Há também o fator de indexação. Os mecanismos de busca tendem a manter sempre melhor posicionados aqueles sites/blogs que estão constantemente sendo renovados e produzindo mais informações e contextualização. Produzir e atualizar seu blogs de forma regular diz aos robôs das buscas que o seu blog é todo, é um conjunto, relevante e sempre há o que ser adicionado as resultados. Assim você atrairá mais visitas para seu conteúdo, já que em alguns casos mais de 70% das visitas de um blog vêem do Google.

 

Para aprofundar sobre isso, já escrevi um artigo detalhado e até publiquei um vídeo tratando do tema. Veja abaixo o vídeo e leia o artigo que poderão te ajudar muito sobre isso. O artigo é menor que o vídeo, mas é bem detalhado e importante ler também:

 

.

4 Comentários

  1. Eu tenho uma frequência para atualizar blogs corporativos no meu trabalho, mas quando se trata do meu blog pessoal, pensar em uma frequência é tão… broxante!

    Um dos meus motivos para ter um blog é justamente a LIBERDADE de atualizar a meu bel-prazer, ao contrário do que acontece na minha profissão de jornalista.

    Talvez, para quem não seja redator profissional, a sensação de ter uma meta de atualizações para seu blog não seja tão frustrante quanto é pra mim.

    Até mais!

    Responder

  2. Marcos,
    a atualização é um dos pontos cruciais para um blogueiro, e o mais novos muitas vezes sucumbem justamente por não terem uma frequência de atualização definida, parabéns por abordar o assunto,
    um abraço.
    Gustavo Freitas

    Responder

  3. Assim com a Helen, também sou jornalista e entendo o que ela quer dizer…
    Temos a liberdade de publicar na hora que queremos, afinal, blogar é um hobby ou um trabalho?
    Por outro lado, se eu tiver vários artigos prontos (que nasceram conforme inspiração e desejo), mesmo que não esteja à fim de postar durante três semanas… eu já tenho algo em mãos… claro que não notícias quentes!
    Então, eu acho que dispor de artigos prontos previamente é bom por dois lados: nos garante atualização regular e nos dá mais liberdade para escrever quando quisermos.

    Responder

  4. Esse de fato é um dos pontos crucias a ser abordado quando se fala de blog. Eu tenho uma dificuldade com atualizações – meu blog tem tempo que e bem atualizado – já em outros fico super lotado com estudos e trabalhos que não podem espera – por conta disso as vezes passo semanas sem atualização – o que de certa forma me frustra – afinal assim como todos eu sei que um blog necessita de atualizações diárias – Resumindo: Gostei muito do artigo parabéns marcos!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.