Produzir conteúdos é a mais importante tarefa de um blogueiro, pois é a única fórmula garantida de sucesso na Blogosfera. A grande maioria não sobrevive justamente por não fazer conteúdo de qualidade, relevante para seu público alvo. No fim, aqueles que escrevem melhor e são originais, são aqueles que vão sobreviver. Mas além de produzir conteúdo para seu próprio blog, as vezes vale a pena produzir para outros, enviando artigos para blogs parceiros, escrevendo como convidado. Daí o nome “Guest Post” ou “Guest Blogging”, quando somos convidados a escrever para outros blogs além do nosso.
Uma prática que vem ganhando muitos adeptos no Brasil, mas já é muito comum em outros países, é produzir conteúdo para terceiros, não só como forma de divulgação do seu blog, mas também como parceria e modo de atingir um público ainda maior com suas ideias.
Um “Guest Post” é uma maneira simples de compartilhar informações com outros aproveitando-se do espaço já conquistado por outros blogueiros.
Mas não pense isso de forma negativa!
Um blogueiro nunca deve ficar restrito às suas páginas, esperando que seu público alvo apareça por sorte. É preciso interagir com outros blogueiros, buscar parcerias e formas de ampliar suas relações. Se todo blogueiro quer conteúdo de qualidade e original, caso você seja capaz disso, pode oferecer-se para produzir artigos em blogs de seu nicho ou mesmo em blogs diferentes do seu.
O mais comum, e para confirmar o nome de “guest” (convidado), é ser convidado para escrever num blog de algum parceiro ou conhecido.
Vale a pena fazer Guest Posts?
Com toda certeza essa é uma prática louvável e muito importante para um blogueiro profissional. É uma forma de reconhecimento de seu trabalho de qualidade e uma maneira de ampliar seu público alvo e mostrar-se versátil na hora de produzir conteúdo e ser original.
Além de ser uma ótima maneira de ampliar suas boas relações com outros blogueiros, o Guest Post também serve como divulgação de seu nome e até como técnica de “Link Building“.
O mais importante mesmo é diversificar seu trabalho, poder publicar sobre assuntos diferentes daqueles que você habitualmente escreve em seu próprio blog, mostrando versatilidade e maior criatividade.
A parte mais difícil é ter tempo para produzir para seu blog e ainda escrever com qualidade para outros blogs, mesmo que seja apenas ocasionalmente.
Também é preciso diferenciar o Blogueiro Freelancer do Guest Blogger. O Guest Blogger tem seus próprios projetos e só escreve para terceiros como forma de parceria, quando surgem oportunidades, algo extra e sem ganho financeiro direto. Enquanto o Blogueiro Freelancer nem sempre tem projetos próprios e escreve constantemente para outros blogs e sites como forma de ganhar dinheiro produzindo para outros, inclusive como forma de propagar seu nome ou sua atividade profissional.
O mais importante a se ressaltar é ampliar suas relações e o alcance de seu trabalho como blogueiro, encontrando outros nichos, multiplicando suas parcerias e melhorando suas técnicas de produção de conteúdo.
Procure blogueiros que precisem de conteúdo original, mostre a qualidade de seu trabalho e ofereça um artigo. Assim você conquista novos públicos e pode descobrir um potencial novo.
Belo artigo, já fiz Guest Posts para diversos blogs, de diversos temas. Estou interessado caso alguém tenha algum blog para eu poder criar 1 artigo no mesmo. E-mail: mazzomaycon@gmail.com
Já escrevi um Guest Post aqui para o FB, sobre Geolocalização, blogs e redes sociais e considero que os resultados foram excelentes.
Também tenho aceito Guest Posts publicados em meu site, através do projeto GEOTutoriais.
Abraço!
Marcos..Guest Posts são importantíssimos, isso é fato! Pois existem um série de fatores positivos para exemplificar essa questão.
Achei bacana também, você tocar no assunto do Blogueiro Freelancer, já que é a grande oportunidade para jovens blogueiros arrecadar dinheiro extra. Onde alguns blogs oferecem essa chance, e neste momento meu blog apresenta essa proposta.
Legal estar aqui apreciando seus posts novamente.
Marcos, muito boa e valiosa esta dica!
Estou aqui, se alguém desejar escrever algum artigo no meu blog ou sermos parceiros, o endereço de e-mail é este:
adeladialins1@hotmail.com.
Estou à disposição.
Amo interagir com outros blogueiros! Àquele blogueiro que não interage com os demais não é um blogueiro de verdade!
Abraços Marcos e boa sorte!!!
Excelente artigo e bastante realista!
Realmente é isto que torna-me mais motivado a escrever “guest posts”, quando alguém faz isso, ganhar reconhecimento e também participa em outros blogs, além de promover o seu próprio blog. Concordo plenamente contigo, Marcos, neste ponto.
Até Já!
Marcos, parabens pelo seu artigo, algo muito valioso para quem realmente quer levar a sério o fator blog, estou muito satisfeito em ler seus artigos, pois estou aprendendo e aperfeiçoando com suas dicas que realmente ajuda bastante.
E tenho a certeza que logo logo estarei produzindo bons artigos também.
um abraço!!
Parabéns pela dica Marcos, já fui convidado e até já escrevi alguns, mais nunca dei tanta importância para isso, creio que agora vou procurar focar um pouco mais nessa dica.
Abraçoss
Esse post é um exemplo do que venho fazendo. Possuo um blog de futebol mas não deixo de escrever guest post no Mundo do Futebol, no qual sou autor. Além de ajudar o blog lá também atraio visitantes para meu blog. Excelente conteúdo Marcos, abraço.
Acho a técnica de Guest Posts muito louvável para captar novos leitores. Também quero deixar o meu blog em aberto para o caso de alguém quiser publicar Guest Posts nele: http://www.blogdolago.com, caso haja interesse, enviem e-mail para: gerson@blogdolago.com.
Sou muito bom para escrever artigos e assim excelente para Guest Posts, mas hoje é bem difícil de se achar blogs que estão aceitando Guest Posts. E assim foca difícil produzir esse tipo de conteúdo.
Mas estamos ai, e quem tiver dicas de blogs que aceitam (incluindo você grande Marcos), por favor me de uma ajuda!
Até!
Como disse no comentário anterior: estou aceitando guest posts de qualquer tipo de conteúdo, o que importa é enriquecer o conhecimento de meus leitores e convenhamos, um material que fuja um pouco do habitual do blog é interessante. Então, quem quiser: mandem guest posts que publicarei.
Blog do Lago – http://www.blogdolago.com
E-mail: gerson@blogdolago.com
Olá Gustavo Guerra!
Conheço o Ajuda Blogueiros, e parabens pelo seu trabalho.
Eu tenho um blog e ultimamente resolvi aceitar Guest Post, mas para blogueiros como vocês ( Celso Lemes, Marcos lemos, Gustavo Guerra, Gustavo Freitas entre outros) o difícil não achar blogs que aceitem Guest Post, mas sim blogs a altura dos seus artigos.
Eu acho muito importante e eficaz a estratégia de guest post. Porém muito cuidado deve ser tomado e o proprietário do blog deve ler o artigo pelo menos duas vezes.