O Big Brother existe e não estou falando do programa da Globo. A Google tem todas as características do personagem central do livro “1984” de George Orwell, exceto pelas câmeras e o regime ditatorial. Somos vigiados e temos todas as nossas informações deliberadamente armazenadas nos mais poderosos servidores do mundo.
A Google lançou um novo serviço que permite aos usuários cadastrados em seus serviços (praticamente todo mundo que usa internet), monitorarem sua movimentação e você possa ver os gráficos e números de, por exemplo, e-mails enviados e recebidos. Trata-se do novo “Google Account Activity“.
Não dá pra calcular quanta informação serviços como o Google e o Facebook, entre outros, coletam de nós enquanto navegamos em seus sistemas e usamos suas maravilhosas ferramentas. Nossa privacidade foi-se embora e não temos nem mesmo o direito de reclamar, já que escolhemos livremente abrir mão dessa garantia democrática.
O que George Orwell (Eric Arthur Blair) não poderia prever é que não seria necessário um sistema totalitário para roubar-nos a liberdade e que fosse capaz de nos vigiar constantemente, saber tudo o que fazemos e até pensamos sem a necessidade de câmeras e gravadores, nem lavagem cerebral.
Mas vamos direto ao ponto. Nos entregamos ao Google, eles têm todas as nossas informações e podemos ver isso no novo serviço de contas, o “Google Account Activity“.
Acesso o link: https://www.google.com/settings/activity/
Nele você poderá solicitar os relatórios do serviço que incluem o número de e-mails que você recebe e envia mensalmente, seu histórico de navegação e pesquisa e até a movimentação da sua conta no Youtube.
Seu endereço de e-mail será verificado e você deverá escolher o fuso horário de sua região para aceitar os termos e ativar o serviço novo do Google. Como você pode ver na imagens acima, há uma descrição bem detalhada do que se trata. Clique no botão “Ativar” e a seguinte tela aparecerá:
Você poderá ler mais detalhes sobre o serviço. Ativando, um e-mail será enviado para você, confirmando seu cadastro. Lá você poderá já acessar o link da sua conta e ver os primeiros relatórios:
É tudo o que você precisa para ter acesso aos relatórios e ver a sua movimentação de conta nos serviços da Google. Claro que, quanto mais serviços você usa, mais detalhado será o relatório. Ainda vemos coisas incompletas e é bem possível que esse sistema será melhorado e ampliado.
O mais interessante é saber como você tem usado a internet a partir do Google.
Esse é o segundo passo que a Google dá oferecendo informações para os usuários sobre as informações que eles têm de nós. Antes do Account Activity tivemos o Google Dashboard, que permite saber todos os detalhes de onde e como estamos cadastrados em serviços do Google.
O que assusta é vermos o quanto estamos envolvidos e somos dependentes da Google para sobreviver na Web.
Olá Marcos
Excelente e oportuno post.
Obrigado
Isto já era certo e sabido, porém transformaram o que muitos já imaginavam num serviço da empresa. Em breve eles dominarão o mundo, acredito que não falte muito para que isso aconteça.
Lex Luthor se conhece o Google ficaria fã da empresa.
Olá Marcos, Parabéns pelo seu trabalho!
Já acompanho o seu trabalho desde 2010, logo no começo, mas apenas agora estou escrevendo.
Sobre este artigo é a pura verdade, o Google, Facebook entre outras mídias sociais foram criadas com objetivos escusos: espionar qualquer indivíduo que manifestar contrário ao sistema ou governo de algum país, isso não é teoria e conspiração.
A tecnologia da internet está sendo utilizada para nos vigiar de perto, verificar o que escrevemos, partilhamos, vemos acessando, o FBI já declarou que usa o Facebook para nos espeior, enfim, tudo converge para o sistema de Big Brother bem pior do que o filme 1984 de George Orwell.
Entre se desejar faça um visita
Cara a cada dia está piorando a questão de privacidade no google.
Pelo contrário, está melhorando. Essa iniciativa mostra um tipo de transparência bem diferentes de outros serviços, como o Crapbook.
É muito bom esse serviço do google e esperei a ter isso muito tempo
inevitavelmente paralelo a vida do internalta…
Até aí, nada demais. Eles apenas estão expondo o que estão vigiando depois de uma enxurrada de críticas.
Mas acho que o verdadeiro dependente é o blogueiro, precisamos das ferramentas deles. Os outros serviços (Gmail, Orkut, Google+), ou são dispensáveis ou temos outros alternativas.
Marcos, a palavra é esta, estamos envolvidos e seremos monitorados por governos no futuro. saiba também que essas informações são usadas já pelo o Governos dos USa para monitorar terroristas, o que é bom. Mas até que ponto estamo vuneráveis e/ou seguros com as nossas informações correndo por ai? Será que isso não é um pouco perigoso? Mas nós somos os culpados e também somos aliciados pelas facilidades que essas plataformas de pesquisas, nos é oferecidas. Caminho sem volta, concorda?
Esse é um serviço do Google que está chegando para nós usuários, porém creio que já existia isso antes pelo menos para eles internamente.
É uma espada que corta dos dois lados.
Abraço.
São tantas as teorias!!! Algumas com certeza serão concretizadas. O mundo governado por uma única cabeça: a virtual. O homem se tornando holograma do homem. Alguém duvida que essa nova era já começou e tem nome?
Um novo sistema de comentários é a única coisa que falta no Blogger, para mim!