GTmetrix: Analisando a performance do seu Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Os blogs e sites precisam ter uma performance rápida, leve e eficiente na hora de exibir seu conteúdo. Isso visa a boa experiência do visitante e técnicas de SEO para ter melhor posicionamento nos resultados do Google. Isso significa que seu blog precisa abrir rápido e leve até para quem tem uma conexão discada (sim, ainda existe isso). É possível analisar o desempenho e performance do seu blog com alguns sistemas e sites, inclusive no Google Analytics. Agora vou apresentar para vocês o GTmetrix.

Estamos falando mesmo da velocidade para seu blog carregar e estar navegável para um visitante. As vezes alguns segundos a mais podem significar o desinteresse do leitor que acabará fechando a página sem ver o conteúdo. Isso aumenta a taxa de rejeição do seu blog e afetará o ranking nos resultados do Google.

Com toda certeza o melhor recurso para fazer uma análise “onpage” é o Google Analytics, que já ensinamos como usar para verificar a velocidade de toda a estrutura do seu blog:

Uma outra ferramenta bem interessante e completa, é o GTmetrix. Seu funcionamento é online, baseado em dados mais explícitos da estrutura do seu blog e medição de tempo de resposta, entre outros fatores.

GTmetrix: Website speed and Performance Optimizacion

Seu funcionamento é simples e os dados são fáceis de observar e entender. É possível até fazer comparações com os resultados obtidos, entre outros blogs e sites para que você tenha uma ideia mais completa dos números do seu próprio blog.

GTmetrix – http://gtmetrix.com/

Ao acessar http://gtmetrix.com/ basta digitar o endereço URL do seu blog para começar o teste e ver os resultados da análise que já saem em alguns segundos. Mesmo a página estando em inglês, não é difícil entender os resultados e gráficos.

Basicamente é dada uma nota que vai de A a F de acordo com a soma dos resultados de diversos fatores.

Abaixo da imagem da página do seu blog, tem o link “Compare to another URL”. Justamente para que você possa comparar seus resultados com outros blogs e sites que desejar e ver se o seu desempenho está dentro do aceitável.

Praticamente é possível comparar com outros 4 endereços de sites/blogs diferentes. Inclusive há gráficos e dicas com sugestões de como você pode melhorar o desempenho do seu blog e conseguir resultados mais satisfatórios.

Tais sugestões se aplicam a algumas técnicas de SEO e melhores prática de uso do código da estrutura geral do seu blog. Tudo isso visa mesmo a usabilidade e interação do visitante com o seu blog, para que tenha uma melhor experiência na página.

.

20 Comentários

  1. Legal, o meu deu A 94% e C 73%. Como sou um “webmaster” amador me dou por satisfeito, mas melhoraria ainda mais caso tivesse o conhecimento necessário para isso. Abraço.

    Responder

  2. A tempos me preocupo com a velocidade, do meu site que acabou se tornou nando um portal, sendo bem grande o tamanho da página utilizo alguns métodos que para deixar muito mais rápido como compreensão dos CSS e JS e de imagens.

    Responder

  3. Só tem uma coisa, o resultado que ele me dá pro page speed é de 68%, mas analisando no page speed diretamente no Firefox a minha pontuação é 86%

    Aí fica a dúvida, em qual do dois devo acreditar?

    Responder

  4. Como disse o josé ali, o pingdom tambem é uma ferramenta bacana! Pra quem sabe um tiquinho de ingles , ali em timeline e history no gtmetrix ele mostra exatamente onde o bicho ta pegando no seu layout…se tem uma imagem muito grande…se tem erro de codigo,etc.Parabens pelo artigo Marcos!

    Responder

  5. Desde que conheci o GTmetrix, comecei a “limpar” o blog deixando apenas o necessário. Excluí o slidepost que era muito bonito, mas pesado; retirei alguns widgets, códigos HTML e elementos com Javascript. O resultado é satisfatório: Page load time: 4.34s e Total page size: 1.03MB

    Recomendo como parâmetro de análise.

    Abraço!

    Responder

  6. A recomendação é boa. Os resultados podem ser satisfatórios ou não,tudo depende do que lá introduzimos. Acontece que muitas das vezes somos convidados a introduzir widgets e afins de forma amelhorarmos a aparência dos nossos blogues.Ficamos tristes se o resultado saído das análises for insatisfatório e colocamos a questão;Porquê? Então o melhor é não aceitarmos tais ofertas para melhoramentos de imagem ou acesso aos blogues.
    O Marcos em tempos postou um artigo sobre o que é necessário ou não dentro dos blogues. Li, analisei, e fiz uma limpeza,para mais tarde voltar ao assedio de outras dicas de melhoramento. Concluo que mais vale não aceitar dicas que não sejam das próprias plataformas bloguistas.
    Obrigado marcos pela dica.
    Abraços

    Responder

    • Com certeza a melhor decisão é ponderar. Medir resultados é importante para que não se comenta erros muito graves na estrutura do Blog, mas eu mesmo mantenho coisas/gadgets que atrapalham o desempenho médio do blog. Um exemplo que atrapalha a todos é a Caixa do Facebook de Fãs e até os botões de compartilhamento que fazem muitas requisições externas para funcionar direito. Por outro lado não podemos ficar sem esses recursos no blog.

      O desafio é grande e é preciso paciência e muitos testes para se chegar a uma média que não pese demais para lado algum. Ficar sem certos recursos não é bom.

      Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.