Inserir Google Analytics de forma definitiva no WordPress.org

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Uma das coisas mais importantes para um blog são suas estatísticas, pois nos ajudam a definir linha de ação, identificar melhor nosso público e até como melhorar a qualidade de nosso trabalho. Considero o Google Analytics o serviço mais completo para obter esses dados e é indispensável. Mas quando trocamos o Tema (Theme) no WordPress.org (com hospedagem e domínio próprio) temos que voltar ao código para adicionar o rastreador do serviço. Então descobri uma forma de adicionar o rastreador do Analytics definitivamente e não arriscar perder informações.

O código de rastreamento do Google Analytics é inserido no código-fonte do layout do seu blog, normalmente no roda-pé antes da tag “</body>”. Se você não sabe usar o Google Analytics no seu blog no WordPress, veja:

Mas ao trocar o tema (theme) do seu WordPress esse código de rastreamento é perdido e você precisa reinserir tudo. Imagine o transtorno que seria esquecer disso e ficar sem estatísticas de seu blog por vários dias, até você lembrar que o que está errado é a falta do código? Para evitar isso, descobri uma forma de ter esse código de forma definitiva, independente das mudanças que você faça no layout.

Deixe aberto em uma janela separada o código do seu rastreamento – aquele que o serviço do Google Analytics manda adicionar no Blog. Agora abra o painel do WordPress e clique no menu “Aparência” ~> “Editor” para ver os códigos de edição do seu blog. Então procure pelo “Funções do Tema (functions.php)”, como ilustra a imagem abaixo:

WP-functions-analytics

Agora basta inserir essa modificação, conforme está abaixo:

<?php
add_action(‘wp_footer’, ‘ga’);

function ga() { ?>
// Adicione o codigo de rastreamento do Analytics aqui
<?php } ?>

Onde está indicado, coloque o código de rastreamento do Google Analytics e depois salve a modificação clicando em “Atualizar arquivo”. Uma outra coisa importante é lembrar-se de retirar o código do roda-pé do layout para não ficar duplicado.

Feito isso você não vai mais precisar se preocupar em mudar seu tema do WordPress e perder o Analytics, pois assim esse código já está adicionado de forma definitiva.

Para aprofundar uma pouco mais, leia:

Fonte: Insert Google Analytics without editing your theme

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.