Novidade: Blogger integra o Google Analytics

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Uma dificuldade da maioria dos usuários do Blogger era usar o serviço de análise e estatísticas do Google Analytics. Agora, uma super novidade e grande ajuda: está disponível no menu de configurações do Blogger a possibilidade de usar o Analytics sem mistérios e sem códigos ou intervenções no HTML do Blog.

A novidade apareceu no menu “Configurações” ~> “Outros”, como você pode ver na imagem abaixo e é bem simples de usar. Demanda ter uma conta ativa e válida no Analytics, mas não será mais preciso usar o código de rastreamento deles, apenas o seu número de identificação.

Quando você cria uma conta no Analytics e adiciona o seu endereço de Blog/site para ser rastreado e analisado, é gerado um número de identificação juntamente com um código para ser adicionado no código fonte do seu blog. Mas agora você só precisa do número de identificação.

Quando você entra no painel de controle do Analytics, verá junto ao endereço de seu blog este número que começa com “UA-” (e precisa dessas letras também). É exatamente isso que deverá ser adicionado no novo menu do Blogger para seu blog começar a ser rastreado pelo Analytics.

Com isso, será preciso apagar o trecho de código que você adicionou no código fonte do seu blog para não dar conflito com o novo recurso. Outra vantagem é que não precisará mais se preocupar em perder o código sempre que mudar o template do seu blog ou quiser usar os novos modelos dinâmicos do Blogger.

A única coisa estranha é que o Blogger tem seu próprio menu com estatísticas. O que a equipe do Blogger deveria ter feito é o mesmo que fizeram com o menu “Ganhos” que exibe dados do AdSense: deveriam ter feito o menu “Estatísticas” exibir dados do Analytics automaticamente.

Desse modo os usuários do Blogger ficarão confusos, pois o que o painel do Blogger apura não bate com o que o Analytics analisa. Sem contar que o menu “Estatísticas” é muito ruim, limitado e estranho para os usuários. A integração ficou pela metade, mas já é alguma coisa. Quem sabe no futuro eles realmente integrem esses dois produtos!?!

Fonte: Google Analytics support in Blogger

.

24 Comentários

  1. Olá Marcos, depois de retirar o código do analytics no blog e ter posto só minha ID no local da configuração, meu analytics não vem mais fazendo as contagens, isso demora para voltar ao normal ou fiz algo de errado?

    Responder

  2. Desculpe a ignorância, mas não entendi esse trecho “Com isso, será preciso apagar o trecho de código que você adicionou no código fonte do seu blog para não dar conflito com o novo recurso.”

    Responder

  3. Pingback: Como instalar o Google Analytics no Tumblr | [ Ferramentas Blog ]

  4. Olá,

    Eu inseri o código do GA no meu blog, entretanto, eu não vejo nenhum atualização no GA, ele mostra que não nenhum tipo de visita no meu blog, sendo que na “estatística” do Blogger mostra algumas visualizações.
    Como posso solucionar isso, por favor?!

    Responder

      • Olá Marcos,

        Hoje consegui ver que o GA está registrando algumas visitas, entretanto, ele não está contabilizando as visitas anteriores, apenas do dia que eu cadastrei o meu blog no GA. Há algum tipo de configuração para eu conseguir visualizar os dados desde quando eu criei o blog? E desculpa fazer tantas perguntas hehe, mas não entendi porque o blogger mostra um nº diferente do GA sobre as visitas.

        MUITO OBRIGADA!

        Amanda Ko

        Responder

  5. Marcos, após ler este artigo, ontem, constatei hoje que eu já possuía um cadastro no GA, entretanto, ele não está inserido no código-fonte do meu blog. Interessante que na estatística do GA, que deveria constar “zero”, consta algumas visitas na última semana. Estranho!
    Bem, mas o que eu quero perguntar é o seguinte. No GA cadastrei o meu endereço http://blogpenadigital.blogspot.com. Ocorre que comprei o domínio http://www.blogpenadigital.com. É necessário eu criar uma conta no GA para o novo domínio ou basta eu incluir o código UA-xxxxx no painel do Blogger, que o GA se encarrega do resto?

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.