O perfil do blogueiro brasileiro [ resultado da pesquisa ]

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Recentemente, no início do mês (Junho/2010) saiu uma pesquisa sobre o perfil do blogueiros pelo mundo. Um levantamento que colocou o Brasil em quarto lugar na produção de conteúdo para a internet. Então resolvi fazer uma pesquisa por amostragem e identificar o perfil mais específico do brasileiro.

 

A pesquisa mais ampla, que mostra dados de todo o mundo, está publicada aqui:

 

O levantamento que fizemos foi uma amostragem, com o intuito de comparar dados e classificar um perfil mais próximo do tipo do blogueiro brasileiro. Também, para deixar claro, por questão de método, essa pesquisa foi feita a partir da minha página aqui do [ Ferramentas Blog ], aproveitando da divulgação pelo Twitter.

 

A pessoas responderam voluntariamente, se identificando apenas pela URL dos blogs que possuem. Responderam 198 pessoas. Segue abaixo os resultados para as seguintes questões:

  • Qual a idade, a faixa etária?
  • Qual o gênero? Masculino ou feminino?
  • Qual o nível de escolaridade?
  • Em qual região geográfica do Brasil está?

 

Essa pesquisa foi realizada entre os dias 07/junho/2010 e 13/junho/2010.

 

idade-blogueiro

Como vemos, a grande maioria dos blogueiros pesquisados, são adultos com mais de 22 anos (62%), onde prevalece o grupo de 22 a 30 anos (31%).

Isso confirma que a geração que cresceu junto com o desenvolvimento da internet é mais ativa na produção de conteúdos via blogs.

 

genero-blogueiros

Noutro ponto temos uma maioria de homens. Na pesquisa que mencionei no início, o número de mulheres é maior em todo o mundo, mas nesse grupo pesquisado, prevalecem os homens (71%), enquanto as mulheres ficam abaixo dos 30%.

 

escolaridade-blogueiros

 

Esse é um ponto interessante: a escolaridade dos blogueiros pesquisados. Vemos que 36% respondeu ter curso superior completo. Somando isso os que estão em curso ou que é incompleto (27%), o nível de escolaridade daquele que produzem conteúdo para a internet é bem alto.

 

Se analisarmos bem e compararmos com a idade média dos blogueiros, vemos que a faixa adulta (62%) está compatível com a quantidade dos da faixa com nível escolar superior (63%). Isso mostra um grupo de adultos bem instruído.

 

região-blogueiros

Já era de se esperar, nesse último dado, que a região sudeste prevalecesse sobre as demais e ocupa mais da metade do grupo de blogueiros. Mas em segundo vemos o Nordeste (19%) mais que o Sul (16%) do país que é mais desenvolvido.

 

O que sabemos é que o Brasil ainda tem muito o que se desenvolver no uso da internet. Estamos ocupado muitos espaços importantes, como as redes-sociais, especialmente o Twitter e o Orkut – ganhando espaço no FaceBook. Mas o que conta mesmo na internet é produzir conteúdo, bem mais do que simplesmente interagir diretamente.

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

8 Comentários

  1. Legal a pesquisa, eu tb participei.

    Só faço uma ressalva qto ao resultado: essa amostragem talvez não revele necessariamente o perfil do blogueiro brasileiro , mas sim o perfil de quem acompanha seu blog.

    Abração!

    Responder

  2. Eu também concordo com o Rodrigo Nogueira, esse é o perfil dos blogeiros que acompanham seu blog! Sendo assim o nome da postagem não se adéqua a mesma.
    A respeito da ultima pergunta da pesquisa, que trata sobre as regiões: acredito que o sudeste seja sim a com maior numero de blogeiros. Ao mesmo tempo fico intrigado porque se você é dessa região (“Você é?”) a tendência é que a pesquisa tenha uma repercussão maior na mesma.

    A região nordeste fica em segundo lugar sem duvidas! Tanto nessa como em qualquer outra pesquisa.

    Concordo que os brasileiros de um modo geral vivem de dar valor ao Twitter e o Orkut, mais tenho notado que uma maioria considerável (mais não suficiente para muda o quadro atual) tem se afastado dessas redes sociais. Como solução pra isso acho que a Google (Blogger) deveria investir em novidades na arria dos blogs e deixa um pouco de lado as freqüentes atualizações ao Orkut.

    Marcos admiro o seu trabalho! Parabéns até as próximas dicas

    Ta ai mais um ótimo trabalho do Marcos Lemos!

    Responder

  3. @Rodrigo e @Ojuara,

    entendam que essa é uma pesquisa, como descrito no texto acima, de amostragem. Sim, foi pesquisado o público que visita o meu blog que tem um nicho que atinge blogueiros de todo o mundo que fala português e usa as plataformas Blogger e WordPress.

    Sendo uma amostragem, reflete sim a realidade da blogosfera brasileira em seu microcosmo, se ainda não é possível fazer uma pesquisa com todos os blogueiros do Brasil. Se isso não é possível, toda pesquisa é apenas de amostragem.

    Responder

  4. Parabéns ao nordeste, forte presença na blogosfera!

    Esperamos que o Plano Nacional de Banda Larga venha corrigir as gritantes distorções do setor de telecomunicações brasileiro, advindas das privatizações e da frouxa regulamentação do mercado.

    O Brasil está entre as 10 maiores economias do mundo. Mas no ranking de telecomunicações estamos pra lá de 80º. Nossa banda "larga" é lenta, caríssima, excludente e concentrada geograficamente. O mercado além de atender apenas aonde há "grana", ainda atende mau. Acompanhar os relatos de blogueiros da região Norte do país é desesperador. As teles querem vender banda larga em São Paulo… Aí até eu quero.

    Enfim, há um país inteiro querendo falar, expor suas idéias, querendo fugir do Jornal Nacional. A inclusão digital é peça-chave na democratização do mercado da comunicação no Brasil. Afinal, democracia nenhuma sobrevive muito tempo com um monopólio de informações que se verifica em nosso país, em que 4 famílias controlam o que é dito e o não-dito.

    Responder

  5. Parabéns ao Nordeste 2x!

    Eu participei da pesquisa e sou do nordeste, concordo plenamente com meu xará. Há uma gritante distorção do setor de telecomunicações brasileiro, alem da Bandar larga do Brasil ser estreita rsrsrs.

    Uma sugestão Marcos é você expandir essa pesquisa, utilizar o mesmo esquema, mas fazendo ela em cada nicho de blogs como: Saúde, Meta-blog, tecnologia, download, literario etc…

    Assim ficaria um resultado mais fidedigno.

    Responder

  6. Parabéns pela pesquisa!

    Ainda são poucas as pesquisas sobre blogs brasileiros e considero da maior importância a iniciativa de FerramentasBlog nesse sentido. Contrariamente ao expressado pelos colegas acima, ouso afirmar que a pesquisa representa resultados bem proximos do conjunto de blogs brasileiros. Como foram contabilizados cerca de 200 pesquisados, esse valor ainda tende para uma resposta específica para o blog patrocinador da pesquisa, mas uma pesquisa com o dobro de participantes já teria validade para a universalidade e creio que os resultados seriam basicamente os mesmos.

    Esses dados são importantes para reorientação de conteúdos e monetização para blogs brasileiros, sempre levando em considerações condições específicas do público alvo.

    Mais uma vez parabens!

    Jose Kras
    http://www.cursodesindico.com.brhttp://www.blogdosindico.com.br

    Responder

  7. Pingback: Pesquisa e estatísticas sobre qual o perfil do Blogueiro | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.