O perfil do blogueiro brasileiro [ resultado da pesquisa ]

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Recentemente, no início do mês (Junho/2010) saiu uma pesquisa sobre o perfil do blogueiros pelo mundo. Um levantamento que colocou o Brasil em quarto lugar na produção de conteúdo para a internet. Então resolvi fazer uma pesquisa por amostragem e identificar o perfil mais específico do brasileiro.

 

A pesquisa mais ampla, que mostra dados de todo o mundo, está publicada aqui:

 

O levantamento que fizemos foi uma amostragem, com o intuito de comparar dados e classificar um perfil mais próximo do tipo do blogueiro brasileiro. Também, para deixar claro, por questão de método, essa pesquisa foi feita a partir da minha página aqui do [ Ferramentas Blog ], aproveitando da divulgação pelo Twitter.

 

A pessoas responderam voluntariamente, se identificando apenas pela URL dos blogs que possuem. Responderam 198 pessoas. Segue abaixo os resultados para as seguintes questões:

  • Qual a idade, a faixa etária?
  • Qual o gênero? Masculino ou feminino?
  • Qual o nível de escolaridade?
  • Em qual região geográfica do Brasil está?

 

Essa pesquisa foi realizada entre os dias 07/junho/2010 e 13/junho/2010.

 

idade-blogueiro

Como vemos, a grande maioria dos blogueiros pesquisados, são adultos com mais de 22 anos (62%), onde prevalece o grupo de 22 a 30 anos (31%).

Isso confirma que a geração que cresceu junto com o desenvolvimento da internet é mais ativa na produção de conteúdos via blogs.

 

genero-blogueiros

Noutro ponto temos uma maioria de homens. Na pesquisa que mencionei no início, o número de mulheres é maior em todo o mundo, mas nesse grupo pesquisado, prevalecem os homens (71%), enquanto as mulheres ficam abaixo dos 30%.

 

escolaridade-blogueiros

 

Esse é um ponto interessante: a escolaridade dos blogueiros pesquisados. Vemos que 36% respondeu ter curso superior completo. Somando isso os que estão em curso ou que é incompleto (27%), o nível de escolaridade daquele que produzem conteúdo para a internet é bem alto.

 

Se analisarmos bem e compararmos com a idade média dos blogueiros, vemos que a faixa adulta (62%) está compatível com a quantidade dos da faixa com nível escolar superior (63%). Isso mostra um grupo de adultos bem instruído.

 

região-blogueiros

Já era de se esperar, nesse último dado, que a região sudeste prevalecesse sobre as demais e ocupa mais da metade do grupo de blogueiros. Mas em segundo vemos o Nordeste (19%) mais que o Sul (16%) do país que é mais desenvolvido.

 

O que sabemos é que o Brasil ainda tem muito o que se desenvolver no uso da internet. Estamos ocupado muitos espaços importantes, como as redes-sociais, especialmente o Twitter e o Orkut – ganhando espaço no FaceBook. Mas o que conta mesmo na internet é produzir conteúdo, bem mais do que simplesmente interagir diretamente.

.

8 Comentários

  1. Legal a pesquisa, eu tb participei.

    Só faço uma ressalva qto ao resultado: essa amostragem talvez não revele necessariamente o perfil do blogueiro brasileiro , mas sim o perfil de quem acompanha seu blog.

    Abração!

    Responder

  2. Eu também concordo com o Rodrigo Nogueira, esse é o perfil dos blogeiros que acompanham seu blog! Sendo assim o nome da postagem não se adéqua a mesma.
    A respeito da ultima pergunta da pesquisa, que trata sobre as regiões: acredito que o sudeste seja sim a com maior numero de blogeiros. Ao mesmo tempo fico intrigado porque se você é dessa região (“Você é?”) a tendência é que a pesquisa tenha uma repercussão maior na mesma.

    A região nordeste fica em segundo lugar sem duvidas! Tanto nessa como em qualquer outra pesquisa.

    Concordo que os brasileiros de um modo geral vivem de dar valor ao Twitter e o Orkut, mais tenho notado que uma maioria considerável (mais não suficiente para muda o quadro atual) tem se afastado dessas redes sociais. Como solução pra isso acho que a Google (Blogger) deveria investir em novidades na arria dos blogs e deixa um pouco de lado as freqüentes atualizações ao Orkut.

    Marcos admiro o seu trabalho! Parabéns até as próximas dicas

    Ta ai mais um ótimo trabalho do Marcos Lemos!

    Responder

  3. @Rodrigo e @Ojuara,

    entendam que essa é uma pesquisa, como descrito no texto acima, de amostragem. Sim, foi pesquisado o público que visita o meu blog que tem um nicho que atinge blogueiros de todo o mundo que fala português e usa as plataformas Blogger e WordPress.

    Sendo uma amostragem, reflete sim a realidade da blogosfera brasileira em seu microcosmo, se ainda não é possível fazer uma pesquisa com todos os blogueiros do Brasil. Se isso não é possível, toda pesquisa é apenas de amostragem.

    Responder

  4. Parabéns ao nordeste, forte presença na blogosfera!

    Esperamos que o Plano Nacional de Banda Larga venha corrigir as gritantes distorções do setor de telecomunicações brasileiro, advindas das privatizações e da frouxa regulamentação do mercado.

    O Brasil está entre as 10 maiores economias do mundo. Mas no ranking de telecomunicações estamos pra lá de 80º. Nossa banda "larga" é lenta, caríssima, excludente e concentrada geograficamente. O mercado além de atender apenas aonde há "grana", ainda atende mau. Acompanhar os relatos de blogueiros da região Norte do país é desesperador. As teles querem vender banda larga em São Paulo… Aí até eu quero.

    Enfim, há um país inteiro querendo falar, expor suas idéias, querendo fugir do Jornal Nacional. A inclusão digital é peça-chave na democratização do mercado da comunicação no Brasil. Afinal, democracia nenhuma sobrevive muito tempo com um monopólio de informações que se verifica em nosso país, em que 4 famílias controlam o que é dito e o não-dito.

    Responder

  5. Parabéns ao Nordeste 2x!

    Eu participei da pesquisa e sou do nordeste, concordo plenamente com meu xará. Há uma gritante distorção do setor de telecomunicações brasileiro, alem da Bandar larga do Brasil ser estreita rsrsrs.

    Uma sugestão Marcos é você expandir essa pesquisa, utilizar o mesmo esquema, mas fazendo ela em cada nicho de blogs como: Saúde, Meta-blog, tecnologia, download, literario etc…

    Assim ficaria um resultado mais fidedigno.

    Responder

  6. Parabéns pela pesquisa!

    Ainda são poucas as pesquisas sobre blogs brasileiros e considero da maior importância a iniciativa de FerramentasBlog nesse sentido. Contrariamente ao expressado pelos colegas acima, ouso afirmar que a pesquisa representa resultados bem proximos do conjunto de blogs brasileiros. Como foram contabilizados cerca de 200 pesquisados, esse valor ainda tende para uma resposta específica para o blog patrocinador da pesquisa, mas uma pesquisa com o dobro de participantes já teria validade para a universalidade e creio que os resultados seriam basicamente os mesmos.

    Esses dados são importantes para reorientação de conteúdos e monetização para blogs brasileiros, sempre levando em considerações condições específicas do público alvo.

    Mais uma vez parabens!

    Jose Kras
    http://www.cursodesindico.com.brhttp://www.blogdosindico.com.br

    Responder

  7. Pingback: Pesquisa e estatísticas sobre qual o perfil do Blogueiro | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.