O potencial dos posts com alta Taxa de Rejeição em seu Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

O grande problema de todo blog é ter visitas de baixa qualidade, onde o visitante leitor fica poucos segundos, não vai até outros posts, o que acaba piorando a Taxa de Rejeição do seu blog. Mas é possível reverter isso e você tirar proveito dessa situação, inclusive melhorando a monetização de seu blog, ganhando mais dinheiro com esses posts.

Publiquei dois artigos sobre como fazer análises do comportamento dos leitores a partir de dado do Google Analytics. Esses posts ajudam a entender o que é a Taxa de Rejeição:

Há também um vídeo para te ajudar a navegar melhor pelo painel do Analytics e identificar os dados mais importantes:

Esse conhecimento prévio é extremamente importante. Vamos usar os dados que o Google Analytics colhe de seu blog para descobrir quais são os artigos mais esquecidos e com pior taxa de conversão – que tem a pior rejeição por parte dos visitantes.

Duas soluções simples para o problema

Há duas maneiras de reverter esse problema das altas taxas de rejeição que alguns de seus artigos têm. Para identificar esse dado específico para cada post, vá ao painel do Analytics e clique no menu “Conteúdo” ~> “Conteúdo principal”:

analytics-conteudo-principal

Aí você verá um gráfico para o período escolhido (nesse caso recomendo que seja de ao menos 30 dias), bem como uma lista por links de seu blog e dados individuais para cada link:

analytics-taxa-rejeicao-posts

Aqui a coluna com a informação mais importante é a de nome “Taxa de rejeição”, então clique no título dela para que seja ordenada da porcentagem mais alta para a mais baixa.

Veja que quando consta “100,00%” é o máximo de rejeição e significa que os números são péssimos para o link daquela linha. Vamos levar em consideração os posts com uma taxa superior a 85% e que o “Tempo médio na página” seja inferior a 1min. (00:01:00). A porcentagem de saída também é importante.

Caso 1 – Ganhando mais dinheiro com essas páginas.

Quanto menos tempo as pessoas passam num certo conteúdo de seu blog, maior for a taxa de rejeição e maior (acima de 50%) for a “Porcentagem de saída”, significa ques esse seu conteúdo recebe muitos paraquedistas, meros curiosos que não querem nada com o restante do conteúdo do seu blog ou nem ligam para o tema principal de seus artigos.

Esse tipo de público são ótimos para clicar em anúncios, links patrocinados e banners. Na maioria dos casos é o tipo de internauta que não sabe nem diferenciar um bloco de anúncios do restante do conteúdo da página.

Nesse caso a oportunidade de melhorar as taxa de cliques nos anúncios do AdSense (por exemplo) ou gerar mais vendas para programas afiliados é bem maior. A solução para tirar proveito desse tipo d visitante é oferecer o máximo de publicidade nessas páginas (mas sem poluir) junto ao conteúdo do post.

Coloque os anúncios lado-a-lado com o texto, abaixo do primeiro parágrafo, abaixo do título do artigo e no rodapé. São os lugares mais visíveis. Esse é um trabalho manual, um pouco demorado, mas o resultado é certeiro.

Caso 2 – Reescrever, linkar e melhorar o conteúdo.

Algumas vezes a taxa de rejeição é alta, mas o tempo que o visitante passa no post é alto e com uma baixa porcentagem de saída. Isso é sinal de que aquele conteúdo é relevante para o seu público, mas por algum motivo você não o está conseguindo cativar.

O mais comum nesses casos é que o post tenha pouca relação com o restante do blog ou que você não indica conteúdos relacionados realmente interessantes para a continuidade da leitura do visitante.

Pode ser até que o post seja muito grande ou tenha sido mal escrito e até mesmo prometa no título e no primeiro parágrafo (descrição) algo que não é realmente “entregue” no conteúdo.

Nesses casos o melhor a fazer é revisar esse conteúdo. Não é para apagar e escrever outror, senão você pode perder indexação no Google. Basta adicionar informações e links, melhorar o visual, adicionar subtítulos e imagens. Tornar o post mais agradável para a leitura, mais amigável ao leitor e que indique mais posts realmente relevantes para o que consta naquele texto.

Revisitar seu blog e ler os dados

Uma coisa que é sempre necessária é revisitar seu blog e não deixar nada abandonado. Tudo tem que ser aproveitado de alguma maneira e sempre é possível gerar novos resultados com o que já foi publicado.

Não só os artigos novos precisam de divulgação e cuidado. Para isso existem as análises de dados, como mostramos aqui. Mesmo seus melhores posts podem ser melhorados ainda mais e gerar resultados mais eficientes.

Se desde o início você tiver esses cuidados ficará mais fácil e o trabalho será menor. Não deixe acumular. Se você revisitar 3 posts de seu blog todos os dias, rapidamente todo o seu blog estará renovado e com mais qualidade.

Outros artigos relacionados:

.

11 Comentários

  1. Muito inteligente essa forma de utilizar os posts com alta taxa de rejeição, vou testar para ver se dar certo, parabéns Marcos, sou freqüentadora assídua do seu blog.

    Abraços!

    Responder

  2. Uma das otimas formas de prender os visitantes e diminuir a taxa de abandono é colocando um vídeo complementando estes artigos que estão com altissimo bounce rate, linkar vários artigos relacionados para que ele possa sair daquela ágina e se interessar por outros artigos do seu blog. Falo isso porque fiz em um do meus blog e consegui 6% de bounce rate, mas vale lembrar que ´~ao é espalhando vídeo em todas páginas, tem que fazer um trabalho bem organizado.

    Responder

  3. Marcos,
    Meu blog é sobre cães.
    Mas um dia escrevi um artigo sobre plantas tóxicas.
    Não é que um dia me chega um recado pelos contatos perguntando quanto valia certa planta……….

    o_O

    Responder

  4. Adorei essas dicas para melhorar e aproveitar melhor os post com altas taxa de rejeição, até então eu pensava que a única solução era excluir esses posts do blog.

    Responder

  5. Muito mas mesmo muito obrigado por este teu excelente artigo!!!

    Apliquei-o há menos de 24 horas e os valores monetários aumentaram cerca de 40%! Isto aplicando apenas a 6 páginas com alta taxa de rejeição! Incrível o resultado!

    Muito obrigado mais uma vez 😉

    Responder

  6. A principal arma para manter os leitores em seu blog é usar links que ligam as páginas com outros assuntos relevantes ao site. Use imagens interessantes onde o leitor possa se interessar e ler seu blog. Imagens trazem bons leitores também.

    Responder

  7. Pingback: Como diminuir a Taxa de Rejeição do seu Blog - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

  8. Sei que estou ressuscitando um posta antigo mas, fiz uma mudança gigantesca no layout do meu blog. Depois disso as visitas aumentaram, porém, a taxa de rejeição também. Ainda não descobri o motivos de tal fenômeno. Mas, vou reescrever minhas postagens. Creio que irá ajudar!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.