Todo blog precisa de leitor e boa parte de nosso conteúdo está em forma de texto. A grande questão que paira na cabeça da maioria dos Blogueiros é: vale a pena produzir conteúdo se as pessoas leem cada vez menos? Algumas vezes somos pegos pensando nisso e, posso afirmar, muita gente está errada em pensar que as pessoas não gostam de ler ou que não querem perder tempo lendo muita coisa online. Esse é um mito que prejudica a blogosfera.
Clique AQUI e Inscreva-se no nosso Canal no Youtube
Sim, é um mito e um erro grave pensar que as pessoas não querem ler ou não gostam de ler. Muitos donos de blogs, de todos os nichos, acabam produzindo um conteúdo limitado, pouco aprofundado ou de baixa qualidade, só por achar que as pessoas não vão ler tudo. Alguns chegam a limitar seus artigos a não mais que 450 palavras (um texto médio para ser lido entre 2 e 3 minutos). Pensam que assim vão prender mais o seu público.
Esse pensamento acaba gerando blogs com qualidade duvidosa e conteúdo sem relevância – o que acaba explicando porque muitos não estão bem indexados no Google, mesmo publicando com frequência.
Tempo limitado
É verdade que as pessoas quase não têm mais tempo para ler e ficam distraídas com muitas coisas para serem feitas online. A demanda por atenção é gigantesca e a oferta de conteúdo é infinitamente maior. Cada vez mais a internet se torna mais interativa e o texto precisa disputar espaço com vídeos e áudios. Até fazemos vários dos nossos artigos com áudio para quem preferir ouvir um pouco mais…
Mas se repararmos bem, as pessoas estão lendo o tempo todo quando estão online. Mesmo que a leitura seja superficial nas redes sociais e acabamos apenas escaneando com os olhos boa parte do que vemos, sem absorver informações, algumas vezes temos que parar para ler o que nos chama mais atenção.
Novos meios de acesso
A grande virada dessa década é que a internet extrapolou a tela dos PCs de mesa e todos podemos carregar em nossos bolsos o que quisermos de forma digital. Acessamos a internet em qualquer lugar com os smartphones ou tablets. Sem contar que os notebooks estão cada vez mais poderosos e leves.
Onde quer que a gente vá, tem pessoas lendo em seus aparelhos móveis – e não apenas usando redes sociais. Os donos de blogs já não podem ignorar todo esse batalhão de pessoas que passam seu tempo no ônibus, no transito, na faculdade ou qualquer outro lugar fora de casa. Essa gente está lendo e pode estar lendo o seu blog e pesquisando informações que você tenha ou possa oferecer.
E se voltarmos às interações nas redes sociais que são usadas cada vez mais de forma móvel, tais canais se tornam uma extensão do seu blog, uma fonte de busca e contato com seu conteúdo.
Qualidade do texto
Penso que muita gente não perde tempo lendo e ignora a maior parte do conteúdo que encontra justamente por não achar coisas de qualidade, realmente relevantes e úteis para o que precisam naquele momento.
Então é preciso pensar também em como tratamos e criamos nosso conteúdo, se escrevemos bem e se nossa forma de produzir atende às expectativas das pessoas que chegam até nosso blog. Nesse ponto não importa o tamanho do texto, mas se é adequado ao seu público alvo.
Sem esquecer do bom português, coerência e contextualização.
As pessoas não gostam de ler?
Essa pergunta fica mais fácil de responder se pensarmos exatamente como as coisas são: as pessoas não gostam de ler o quê?
Nem todo mundo quer ler ou se interessa por “pesca esportiva”, novela das 8 ou física quântica. E quem se interessa pela conteúdo do seu blog pode estar entediado pela sua forma de escrever, não gostam do seu estilo ou não consideram satisfatório a ponto de parar o que estão fazendo para ler até o fim e clicar em mais links. Isso até afeta o motivo de se ter tão poucos comentários no Blog e poucos seguidores nas redes sociais.
As pessoas não gostam de ler o seu Blog?
Vamos inventar um monte de desculpas, mas no fim, a culpa pode ser só nossa.
Ler e interagir
Há algum tempo tenho percebido que as pessoas querem ler onde podem interagir. Não é só olhar para uma tela, mas poder comentar, multiplicar a informação e, porque não, completar a informação. Este foi um dos motivos do grande sucesso da Wikipedia e dos blogs propriamente ditos.
Diferentes de qualquer outro meio de comunicação, os blogs foram a “primeira rede social” – se me permitem dizer assim (Ter Blog é melhor que usar Rede Social) – e foi possível interagir de maneira direta. Enquanto a TV apenas oferecia um endereço físico ou um número 0800 para participar do “Você decide”, as notícias são enlatadas e tudo é pré fabricado, os blogs permitiram espontaneidade e liberdade na produção de conteúdo e formas do público poder completar a informação e comentar.
Quer salvar o seu blog e receber mais visitantes interessados em ler o que você produz? Então crie formas de multiplicar a interação, melhorar a qualidade de seu conteúdo, baseado naquilo que as pessoas realmente buscam e que você é capaz de fazer de melhor.
Acredito que às pessoas cada dia mais estão selecionando aquilo que realmente irá agregar valor para si. Se não pensarmos em melhorar cada dia mais a escrita e diversificar a forma com que é transmitida este conteúdo, estaremos andando no caminho contrário. Muito bom o artigo e era o que estava precisando ler no momento. Sucesso e abraço!
Nossa! Também penso assim: tem muita gente que quer ler um bom texto, seja de que tamanho for. Eu sou um exemplo disso. Não gosto de procurar uma coisa e achar um, digamos, “resuminho” daquilo que eu quero. Daí eu terei que abrir outro e mais outro para complementar aquilo que eu estava procurando. Caso estivesse tudo ali, seria muito mais fácil. realmente é um mito dizer que ninguém gosta de ler na internet. Obrigado por pensar assim. Já li post de um concorrente seu que limita o assunto em números de caracteres (cerca de 500). É muito pouco! O meu blog fala de saúde. Como não ter um post grande nessa situação? Valeu. Grande abraço!
Creio que se o texto for de qualidade, por mais longo que seja, o visitante vai gostar de ler e ainda vai pedir mais.
Oi Marcos. Como vai?
É sempre gratificante abrir a “caixa de correio” e deparar-me com mais um artigo escrito por si. Penso que sou uma felizarda já que posso lê-los sem que para isso tenha de procurar. Embora o faça algumas vezes quando procuro algo específico.
Seu artigo é muito bom, vem muito a propósito e está bem atualizado.
Começo pelo título. Pois é! Eu não sei se os “meus” leitores gostam de ler porque tenho poucas visitas, poucos comentários e, ultimamente, não tenho escrito nada. Portanto, neste contexto, só sei que o problema sou eu e não o blog nem os leitores. Mas, ultimamente, não tem dado mesmo.
De fato, com tantas coisas que chamam a nossa atenção poder-se-ia pensar que as pessoas não gostam de ler. Algumas não gostam mesmo. Mas outras há que “devoram” tudo que seja escrito.
Os meios à disposição dos leitores são cada vez mais apetecíveis e não me parece que a leitura vá diminuir. Penso antes o contrário.
Também é verdade que hoje as pessoas se debatem com o dilema da falta de tempo. Porém, se a pessoa for organizada e não for preguiçosa, cumprirá todas as suas tarefas e ainda lhe restará um tempinho para a leitura. Felizmente é uma atividade que se pode praticar em quase todos os locais.
Referindo ainda os blogs, o que eu penso é que, embora o conteúdo seja o mais importante; interagir, fazer perguntas aos leitores, procurar saber o que gostariam de ler, responder com gentileza aos comentários e agradecer; todas estas “ferramentas” são muito importantes para que um blog cresça e aumente a quantidade e qualidade dos visitantes.
Parabéns pelo artigo e fico esperando o próximo.
Grande abraço.
O que não saiu foi a foto que me identifica…
Este post fala tudo! Ler é maravilhoso e ler isso é mais que gratificante.
Obrigado pelo post e continue postando sempre.
Até mais.
O conteúdo do seu blog pode definir se a maioria vai procurar ler ou não no seu blog. Faça bons artigos que a vontade de leitura cresce. Abraço a todos.
Olá Marcos,
Parabéns pelo artigo! De uns dias para cá comecei a me preocupar mais com o que as pessoas estão buscando. Fiz algumas alterações nas palavras-chave e a audiência aumentou e o tempo de permanência também.
Uma dica que eu dou é pedir para alguém próximo a mim, para ler o artigo e me dar a opinião sincera, quando é possível peço a mais de um.
Grande abraço e sucesso!
Marcos, este artigo é um reflexo do que acontece a muito tempo na internet e fora dela, o famoso efeito “bola de neve”, as pessoas já nascem ouvindo que ler é cansativo, que dá sono e consequentemente acabam passando aos outros a mesma informação!
Ler é uma das melhores coisas da vida e artigos bem escritos, melhor ainda, tudo bem que vídeos e áudios tenham audiência e devem ser levados em consideração, mas o incentivo a leitura é importantíssimo.
Vamos criar a campanha, “Blogs, comece a ler e não se arrependerá”.
Infelizmente muitos usuários estão cada vez mais com Maus Hábitos de Leitura:
• PERCEPÇÃO LENTA DE PALAVRAS
• ESTREITO CAMPO DE VISÃO
• VOCALIZAÇÃO E SUB-VOCALIZAÇÃO
• REGRESSÕES
Com isso eles preferem ver uma Imagem do que ler um Bom Artigo ou Livro.
Sempre fico em duvida, quando falo de determinados assuntos, e o texto está muito grande.Sempre fico com um pé atrás se publico, ou não.Pois ninguém quer ficar muito tempo lendo algo.A não ser algo que o interessa, e o que a pessoa gosta, ou não de ler.Este post esclareceu muitas coisas para mim.Parabéns pelo site.Muito bom!
Por incrível que pareça, os meus posts mais elaborados recebem mais o triplo de visitas dos outros posts com 2/3/4 parágrafos.
Olá.
Excelente, gostei disso. Eu usava 95% dos meus conteúdos em vídeo no blog, aí comecei a mesclar conteúdos em vídeo com texto, o resultado foi supreendente, os comentários aumentaram e são muito mais numerosos nos posts de texto do que de vídeo.
Embora o vídeo vá dominar 90% de todo conteúdo online daqui a 2 ou 3 anos sempre irá existir leitor que irá preferir texto.
Abraço,
Saúde e Sucesso!!!
Confesso nem li tudo isso da i nao tenho paciencia para ler
Triste!
Irônico
Como assim não gostamos de ler…rs! Gostamos sim, quem não gosta são os preguiçosos. Claro que o conteúdo tem que valer a pena, como este!
Grande trabalho Marcos.
Parabéns!
Eu discordo um pouco. Talvez 1 % do brasileiro goste de ler – eu gosto – mas o restante não, mas isso tem uma explicação. Não ler se no final a pessoa não consegue entender, pois ler é fácil, mas entender a frase “vovó viu a uva” demanda para a maioria um esforço cerebral de grandes proporções.
Eu não ligo se a pessoa vai ler ou não. Não vou limitar meus posts por que algumas pessoas tem preguiça de ler. Eu já penso o contrário: se o visitante chegou ao meu site é porque ele quer saber de alguma coisa, a qual, pesquisou e chegou ao site. Simples assim! Meus textos costumam ter, no minimo, duas folhas.
Se o texto faz sentido e for necessário, por mim pode ter 10 mil palavras, mas o ideal é que contenha pelo menos um vídeo com um resumo do conteúdo para as pessoas que preferem ou não têm tempo para ler. As vezes eu faço isso, se vejo que o artigo é muito longo e não tenho tempo para ler com calma naquele momento, vejo se tem algum vídeo no post que vá direto ao ponto e se o conteúdo fizer sentido para mim, salvo nos favoritos para depois voltar no site e estudar com mais tempo. O Neil Patel é um exemplo, costuma ter artigos bem extensos mas muito interessantes.
Gostei dos pontos de vista que você abordou, ótimo artigo.
Ual, eu definitivamente estava preocupado se o problema era as pessoas estarem lendo menos, mas vi que isso é como uma crença que nos limitam a produzir bons conteúdos, tudo por causa do medo de ninguém querer ler.
Muito obrigado por ter quebrado essa crença limitante dentro da minha cabeça, irei me dedicar a fundo cada vez mais para meu público.