Por que a maioria dos Blogs fracassam?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Sucesso, Sucesso e mais sucesso! Essa palavra pode ter muito sentidos e aplicações, mas uma coisa é certa: poucos conseguem algum nível de sucesso ou estão focadas no tipo de “sucesso errado”. A taxa de fracasso entre blogueiros é gigantesca e você pode estar trilhando esse caminho. É triste, mas a maioria dos blogueiros falham, desistem ou são um completo fracasso. Há motivos claros pra isso e você pode reverter esse quadro.

Os números estão contra você e seu blog: estima-se que sejam criados mais de 150mil blogs diariamente (segundo o Technorati) e o número de desistências chega a 95%. Boa parte dos Blogs vêem seu fim antes mesmo de completar 90 dias de existência.

Esse foi um dos motivos para criar o ebook gratuito que tenho aqui: Ebook – 40 dias para Salvar seu Blog. Mas sem entender os motivos do seu fracasso ou daquilo que pode levá-lo ao fim, não é possível recuperar-se, crescer e melhorar. Aqui vão alguns motivos que levam tantos ao fracasso certo. Aproveite para comentar no final, adicionando a sua opinião.

Você não sabe quais são seus objetivos

Que tipo de sucesso você quer atingir. Se o seu olhar está apenas no que os outros conseguiram e sua satisfação só será completa se atingir o mesmo nível que outros, então você estará sempre frustrado e, já adianto, você não vai conseguir. O primeiro erro da maioria dos blogueiros é justamente não saber o que realmente querem, não tem objetivos claros.

Se você agir assim, o simples fato de num fim de semana suas visitas caírem ou a rotina se abater sobre sua produtividade e criatividade, você abandonará seu blog.

Você não investe em seu blog

Ok! É preciso investir financeiramente (pouco ou muito, isso depende de seus objetivos e projetos), mas é possível construir um blog de sucesso totalmente grátis, sem por a mão no bolso. É possível, sim! (É possível ter um blog profissional sem gastar nada?).

Mas não podemos falar de investimento apenas financeiro. Há dedicação de tempo, estudo e leitura (é bom comprar uns livros de vez em quando). Também é preciso estar presente nas redes sociais, interagir com as pessoas, sentar diariamente para produzir conteúdo. Tudo isso é investimento. Dedicação é o mínimo de investimento que você precisa para seu blog ser um sucesso.

Você quer resultados imediatos

Blogar é uma tarefa a longo prazo! Essa é a frase que mais repito aqui no [ Ferramentas Blog ], mas parece que tem gente que não aprende. Os resultados virão, mas será preciso esforço e dedicação constantes, insistência e paciência. Veja a história dos seus blogs preferidos, aqueles que você considera que já são um sucesso: eles tem anos de existência e não pararam um único dia.

E quando digo “longo prazo”, quer dizer muitos meses, as vezes até muitos anos dependendo de seus objetivos.

Você só quer ganhar dinheiro

Vá jogar na Mega-Sena, apostar em cavalos… sei lá. Não existe mágica para se ganhar dinheiro. Até mesmo o grandes blogueiros que ganham rios de dinheiro, eles o fazem TRABALHANDO. Se você trabalhar muito, vai ganhar muito dinheiro.

Mas pode ficar certo de uma coisa: se quer ganhar dinheiro com blog, suas chances de sucesso ficam menores ainda. É possível ganhar dinheiro com blogs ou a partir deles, o que significa mais trabalho, mais dedicação e mais investimentos em seu blog.

Você não faz o que gosta ou não sabe o que está fazendo

Criou um blog só para entrar na onda ou porque ouviu dizer que “dá dinheiro”. Viu outros blogs daquele assunto, achou que era fácil e quis fazer igual.

É bem provável que a maioria nem saiba bem o que está fazendo com o blog que tem. Não domina o assunto, escreve mal (Não crie um Blog se você não sabe português), não tem um mínimo de organização e só está na internet para passar o tempo (lembrando que, mas tendo um blog para passar o tempo, é preciso ter tempo para passar).

Sucesso é relativo!

Se você conhece seu potencial e tem claro quais objetivos que atingir, o nível de sucesso que você quer será diferente do de outros e sua percepção será diferente também. Pense da seguinte forma:

  • Você criou um blog para se divertir. Está se divertindo? Sucesso!
  • Tem um blog para alavancar sua carreira. Melhorou sua rede de relacionamentos profissionais? Sucesso!
  • Seu blog te ajuda a manter-se atualizado: Sucesso!

Entenda que o fracasso e o sucesso só dependem de você e do quanto você vai se esforçar para conseguir o que quer. Ao longo do tempo, seus objetivos podem mudar e você vai querer mais e melhor. Então será um novo nível de sucesso a ser buscado!

.

29 Comentários

  1. “Sucesso” é realmente um conceito abstrato. Alguns acham que ter sucesso significa ter muito comentários, outros, muitas visitas e muitos, ganhar dinheiro.

    Já vi blogueiro fazer um post agradecendo suas 100 visitas recebidas em vários meses de blog. Para ele, ter 100 visitas naquele período correspondia a ter sucesso, então tudo bem.

    Eu já pensei que ter um número “x” de visitas diárias fosse sucesso, que ter dezenas de comentários em todos os meus posts significasse sucesso e várias outras coisas a respeito, mas hoje eu penso que sucesso é quando você consolida sua marca, quando as pessoas finalmente se acostumam com seu jeito de blogar e admitem que aquilo que você faz tem valor. E isso invariavelmente leva muito tempo. Portanto, a pressa é a maior inimiga dos blogueiros.

    Responder

    • Muito bacana seu comentário, realmente saber qual o “valor” do seu blog é fundamental. Ainda estou engatinhando e tenho aprendido muito lendo os posts do ferramentas blog, mas os comentários que os leitores deixam também são muito importantes. Ainda chego lá, as dicas postadas aqui e em outros blogs que acompanho são preciosas, mas não há como negar que a pressa realmente atrapalha muito o bom desenvolvimento em qualquer situação, nos blogs são ainda mais complicadas pois p/ se ter “mais um post” acabamos por colocar qualquer coisa e isso de fato, causa uma imagem ruim.

      Responder

  2. Perfeita colocação Marcos, investi dinheiro no meu blog, não me arrependo em momento algum de ter feito esse investimento.

    Agora uma das coisas que estou começando a trabalhar, e a organização do meu tempo, para poder produzir conteudo, ler e interagir nas redes.

    Abraço.

    Responder

  3. Na parte do investimento eu ainda citaria a participação em eventos, palestras e workshops.Nesses locais se fazem parcerias bem mais importantes do que uma simples troca de banner, e poucos blogueiros dão valor a isso, fora o aprendizado que se ganha.

    Concordo plenamente quando você diz que a maioria quer resultados para ontem.Eu digo que hoje em dia dificilmente um blog que alguém faz com intuito de ganhar dinheiro, ganha algo realmente palpável antes de 2 anos, ou pelo menos uns 200-250 artigos publicados.Pessoal ve muito o cara do jacare banguela e o kibeloco dando entrevista, e acham que é tudo fácil, mal sabem que esses 2 ralaram, perderam noites de sono, e se bobear ainda ralam muito até hoje.

    Responder

  4. Adorei seu post. Meu blog foi criado para manter mais contato com minha famílias e amigos — cumpre o propósito, então, SUCESSO!!
    Muito bom seu blog, vivo por aqui. Apesar de não comentar muito, sou leitora.

    Gde abraço.

    Responder

  5. Uau, incrível, o artigo ficou excepcional. Estou impressionado com o artigo, ele não ficou pequeno, rsrs, mas ficou completo. Realmente concordo com tudo que disse, assim como O “Vale do Ribeira” disse “vida de blogueiro não é só flores, tambem existem os espinhos”. Precisamos publicar conteúdo relevante, original, contextualizado, optimizado para SEO, organizado e ainda que seja interessante e de alta qualidade. Isso é difícil, mas depois do consequente sucesso, isso é algo muito valorizado e nos dá muito prazer.

    Responder

  6. Na minha opinião, muitos blogs fracassam por falta de objetivo, competência e insistência. Precisa também escrever com mais organização e ter uma originalidade. É bastante importante que tenha capacidade de escrever corretamente o português, para obter mais conhecimento e ter compreensão dos seus leitores que realmente você está se dedicando ao blog. Acontece bastante o ato de pessoas que criam blogs e desistem, até mesmo antes de 1 ano completo. Eu acho que deveriam ler tutoriais, dicas sobre blogs. A cada post que você faz é mais um desenvolvimento e isso você pode ver ao passar do tempo.

    Responder

  7. Meu blog é um sucesso com certeza !!!
    Gostaria que acessasse e se puder comentar algo ficaria grato.
    Tenho a Converse como patrocinadora e mais nove marcas como apoiadoras.
    E já estou negociando a 11ª marca.
    É um trabalho exaustivo mas gratificante, tenho uma pessoa que me ajuda nas atualizações, com salário !!!
    Agradeço por suas dicas.
    Abraço forte.

    Responder

  8. Pra mim a dedicação é o fator que mais pesa, mas só a dedicação em si também não é suficiente. Já tive dois blogs (que já nem existem mais) e aprendi bastante com os erros que cometi neles.

    O principal erro em ambos foi não definir um objetivo pra eles. Errar pela terceira vez já seria burrice, por isso já defini os objetivos do meu novo site antes mesmo de começar a fazê-lo (pois é, fiz do zero).

    Responder

  9. Ótimo post. Acho que um dos motivos que os blogs fracassam é falta de originalidade. Originalidade esta que não é somente escrever algo com suas palavras, mas escrever também com a sua criatividade, sem roubar a ideia dos outros (coisa que muitas pessoas fazem).

    Responder

  10. Marcos Lemos, suas dicas são sempre boas demais! Concordo plenamente com vc em tudo!
    Eu mesma, já invisto, mas o que estou enfrentado mesmo, é o pouco tempo, devido aos meus trabalhos:dia e noite!

    Sei que o blog precisa ser atualizado todos os dias, e com conteúdo de qualidade!

    Como estou ciente também, que amo blogar! Escrever é minha paixão, mas ainda preciso aprender muito!

    Mais uma vez, obrigada pelas suas sábias dicas.

    Te considero um blogueiro de sucesso! E te desejo mais sucesso ainda.

    Responder

  11. Parabéns ao texto, muito bom mesmo. E o fator que mais conta é, persiste, e estudar muito. Meu blog nesse mês completa 2 anos de existencia, felizmente, hoje ganho dinheiro com ele, mas isso só está acontecendo agora. No começo sempre era eu que bancava tudo, hospedagem e tudo mais, pois começei sem colocar publicidade ou coisa do tipo. Hoje o blog cresceu muito mais do que eu mesmo imaginava, e fico mais do que feliz com isso. Invisto sempre bastante tempo nele, e claro, busco sempre estudar mais, e aprender mais. Teve momentos em que pensei em desistir, mas não fiz isso pois vi que não valia a pena.

    O público do meu site é pessoas que gostam de games, mas não é um pessoal que participa ativamente, comentando e tudo mais, mas de qualquer forma, eles visitam, quando precisam dão sua opinião, e isso só percebi depois de um longo tempo. No começo eu pensava em desistir pelo fato de haver poucos comentários, e isso me frustava muito, mas depois de um tempo, notei que o pessoal gosta do blog, admira o trabalho, só não comentam pois talvez não gostarem mesmo, é uma opnião dos visitantes, mas claro, tento sempre estimular os comentários, pois isso é o que mais nos motiva.

    Responder

  12. Acredito que o fator objetividade é o que mais pesa. A maioria dos “bloggers” querem ganhar dinheiro do nada sem seguir uma linha de crescimento pessoal e profissional mas isso não funciona na web pois esta a cada dia molda-se a filtrar conteúdo qualificado. Um pouco de persistência também ajuda.

    Lemos, vc não está mais trabalhando com o Google Adsense? Cadê os anúncios?

    Responder

    • Wagner,
      Aqui no [FB] uso poucos banners do AdSense. Os principais espaços para anúncios estão ocupados por anunciantes diretos. Uso mais o AdSense em outros projetos pessoais.

      Responder

  13. XD eu gostei do post,
    e por mim eu acho que tenho sim um blog se sucesso o meu [link suprimido] que recebo visitas do mundo todo com no minimo 1.000 visitas, e em uma semana cerca de 8.000 independentemente de parceiros e do google mesmo, ate hoje em 3 anos (eu acho tenho que verificar ainda) eu não gastei nada mais ainda pretendo comprar um domínio .com

    Responder

  14. Sucesso é relativo realmente. Hoje por exemplo com mais de 3 anos de blog, agora que recebi 12.000 visitas. Mas mesmo assim considero uma vitória pessoal. No entanto, como mudei meu posicionamento estratégico, espero que esses números possam aumentar mais. Meu objetivo claro agora é aumentar o número de visitas, a partir de conteúdo voltado para tecnologia, entretenimento, negócios e informação. Essas áreas são do meu interesse e fazem parte de minha formação profissional. Os conteúdos estão sendo colocados de maneira mais moderada nesse início de novo posicionamento, para depois serem mais frequentes. Estou analisando as estatísticas e estou satisfeito com o que estou observando. Antes alguns posts não eram lidos, hoje meus posts estão tendo no mínimo 6 leituras diárias.

    Responder

  15. Gostei do post, principalmente da parte que fala “Você criou um blog para se divertir. Está se divertindo? Sucesso!”, pois criei o meu blog nesse sentido, para me divertir e expor idéias.
    Cada vez mais tenho buscado novas ferramentas para incluir no meu blog e deixá-lo mais personalizado e é através de sites como esse que aprendo muita coisa, continue com esse trabalho, nós blogueiros agradecemos!

    Responder

  16. Olá primeiramente eu quero lhe dizer: parabéns… Chamo-me Matheus Amorim e trabalho com uma equipe em um blog *cuido de posts, designs, etc.* E desde que comecei o blog eu leio seus artigos, e gosto muito mesmo do método que você interage com seus leitores. E desejo muita sorte para você tanto como “professor”, quanto “blogueiro”. Tchau.
    -Matheus Amorim.

    Responder

  17. Pingback: O que Steve Jobs ensinou para os Blogueiros? | [ Ferramentas Blog ]

  18. Ótimo Post Marcos Lemos.
    Eu sou um dos Blogueiros que fracassaram na Blogosfera. Não ganhei nada, mas também não investi nada.
    Depois do fracasso na Blogosfera, criei um Blog e comecei a mendigar e pedir esmolas na internet. Ganha-se mais desse jeito, do que com programas afiliados.

    Um Grande Abraço pata ti e Sucesso.

    Responder

  19. Marcos, espero estar no caminho certo! Investi numa carreira solo como consultor de informática desde 2009. Descobri que trabalhar por conta própria corresponde a você trabalhar e gastar triplicado. As vezes me pergunto se estou no caminho certo, mas com certeza tenho muita força de vontade pra vencer. Nos últimos três meses trabalhei muito para aprender e colocar meu site, customizado em wordpress (pois é, customizado, não sou desenvolvedor) no ar. Resolvi então criar um blog [link suprimido] com informações sobre informática. Não produzo ainda conteúdo próprio, este é um dos meus objetivos. Mas reproduzo tudo com os devidos créditos. Fala aí, estou no caminho certo para o sucesso!

    Responder

  20. Gostei bastante do post Marcos, está claro e evidente que estás certo. Estou sempre que posso tentando melhorar meu blog, visitem amigos e obrigado ao ferramentasblog que dá esse espaço para deixar comentários.

    Responder

  21. Pingback: Sobre o que Publicar? – 5 Dicas para Ajudar a Definir o Seu Nicho - [Blogando com Facilidade]

  22. Pingback: Sobre o que Publicar? - 5 Dicas para Ajudar a Definir o Seu Nicho - Sucesso Blog

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.