Qual o melhor horário para divulgar seu blog no Twitter?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Não adianta ter milhões de seguidores no Twitter se o seu público não estiver online para ver suas atualizações e acompanhar seus tweets. Esta rede social em forma de microblog é uma das mais eficientes em fidelizar leitores e direcionar tráfego para conteúdos em sites e blogs. Mas existem horários melhores para conseguir melhores resultados. Veja como descobrir quais os melhores e ter mais cliques.

A quantidade de seguidores não é o mais importante para sua conta no Twitter ser relevante, mas sim a qualidade de sua interação com seus seguidores e o potencial de conversão de propagação que eles podem oferecer. As vezes tudo o que precisamos é de um bom RT, na hora certa e pela pessoa certa para que nossas visitas explodam.

Tudo o que você tem que fazer é conseguir mais seguidores (Como conseguir mais seguidores para o Twitter do seu Blog) e divulgar da forma correta o seu conteúdo, para que o Twitter seja realmente muito útil para o seu tráfego. A forma correta passa necessariamente pelo horário certo.

Existem dois métodos práticos para descobrir os melhores horários de divulgação: um método manual e outro “automatizado”.

Método manual e mais completo

Claro que a forma mais simples de se saber qual o melhor horário de divulgar link, será mesmo testando e acompanhando as estatísticas em tempo real do seu blog. No mesmo instante  que enviar os links, passe a monitorar o crescimento das visitas pelo Histats, Google Analytics ou pelo Whos Amung Us, já que esses serviços oferecem estatísticas em tempo real.

O mais importante nesse método “manual” é ser repetitivo e escolher vários horários. Ser sistemático nos testes garantirá melhores resultados. Isso significa que você terá de constantemente refazer os testes, mudar estratégias e anotar dados para serem comparados posteriormente.

Este modelo é ótimo também para pesquisar o perfil de comportamento do seu público, já que se pode aliar a análise do tipo de conteúdo que é mais clicado, quais palavras chamam mais a atenção e quais assuntos se propagam mais rápido e ganham mais RTs. Claro, é eficiente para determinar o que divulgar em cada horário para cada tipo de público, já que o horário também influencia no tipo de seguidores que você tem.

Aproveite também para determinar a qualidade da visita e o quanto certos assuntos são recebidos pelo público. Por exemplo, avalie o tempo de permanência médio e a taxa de rejeição das visitas. Com este método você terá análises diárias e constantes para fazer e ajudarão a melhorar a qualidade de seu blog.

Método automatizado e mais objetivo

Por outro lado, existem ferramentas online que ajudam você a descobrir quais os melhores horários e exibem gráficos baseados no padrão de comportamento das pessoas a partir dos cliques e RTs distribuídos. Se você não tem paciência para as análises e não se importa muito com a precisão dos dados, pode ser interessante.

Eu prefiro usar os métodos automáticos apenas para comparar os dados com o que tenho apurado por mim mesmo. Já existe até uma pesquisa baseada na média mundial e os melhores horários para o Brasil, como você pode ver no infográfico abaixo:

Fonte: Scup Blog

Mas o que se aplica a todos, pode não ser o seu caso e pode não ser o padrão para o seu tipo de público. Por isso as análises são importantes para determinar as suas estratégias de divulgação.

Para ver dados baseados no comportamento do seu público em relação aos seus tweets, recomendo duas ferramentas online e automáticas. Já as uso há algum tempo e são gratuitas:

  • TweetStats = É bem simples de usar, não precisa de cadastro e basta adicionar o seu nome de usuário do Twitter. Levará algum tempo para gerar os gráficos, então tem que esperar. Acho bem eficiente e os dados realmente batem com o comportamento do meu público. Divide as informações por horários e dias da semana e é tudo muito completo, inclusive exibindo quem interage mais com você.

  • WhenToTweet = Este é o mais conhecido e tem um gráfico bem simples e objetivo. Exibe apenas uma visão geral de todos os dias, sem separar a semana. Também é gratuito, mas o gráfico não é muito preciso. Mas eles têm um serviço “Pro”, avançado que é pago. Nunca usei.

Com estes dados em mãos, você pode aumentar significativamente seu desempenho no twitter, atrair mais seguidores e até aprimorar seu conteúdo, moldando-se melhor ao estilo das pessoas que o visitam.

Todo tipo de análise do comportamento das pessoas que visitam seu blog é importante para melhorar seu potencial.

.

17 Comentários

  1. Eu uso o http://timely.is é bem simples e mostra quantas pessoas foram atingidas com seu tweet. Também se baseia em dados estatísticos e na publicação de tweets atual para determinar qual horário possui mais pessoas online.

    Responder

  2. Ótima dica Marcos. Eu não me preocupo muito com horário de twittadas… vou fazer uns testes para ver os resultados! Falta fazer um artigo com dicas para explorar os melhores horários para enviar artigos para o Facebook!

    Forte Abraço.

    Responder

  3. Acompanhar os gráficos é uma ótima maneira de entender o público, podemos ter uma idéia do melhor momento para encontrar usuários online e assim divulgar o nosso conteúdo. Mas de certa forma nunca conseguiremos alcançar todos os seguidores toda vez que enviamos um tweet, e sim uma parte deles. Acredito que para alcançar o máximo possível de pessoas, é necessário explorar todos os horários e principalmente os de grande audiência.

    Bjs …

    Responder

  4. Muito interessante esse seu post, é bom saber qual o horário que o seu leitor está on-line no Twitter ou em qualquer outra rede social.
    Um técnica que utilizo para divulgar meus posts/artigos no Twitter é utilizar o Tweet Old Post, que fica publicando posts antigos do meu blog de uma em uma hora. Alem disso também faço pessoalmente uma divulgação de meus melhores posts quando o Twitter está nos horários de pico, pois assim tenho duas chances de meus seguidores acessarem meu blog.

    Excelente Marcos, bom trabalho!

    Responder

  5. Muito bom Marcos!

    Pessoalmente eu sigo de fato esta estratégia de melhor horário para divulgação dos meus Tweets e postagens do blog.

    E de fato, os bons resultados estão no período da tarde e no início da noite.

    Também utilizo ferramentas que automatizam o envio dos meus tweets, para me economizar tempo, como o Bufferapp (também de graça).

    Enfim, fica também minha dica!

    Abraços!

    Responder

  6. Assim como o pessoal ali em cima, tambem uso o timely, é interessante por que voce começa a perceber que tipo de assunto seu publico clica mais , da um bom direcionamento a entregar aos leitores o que eles querem ler.

    Responder

  7. Olá Marcos.

    Excelente essas suas dicas, até então eu não me preocupava com esse tipo de análise e enviava a esmo minhas mensagens, porém lendo seu artigo vi que assim como uma boa pesquisa de palavra-chave antes de se fazer um post devemos de igual maneira nos preocuparmos com a divulgação nas redes sociais e nada melhor que sabermos o horário mais adequado.

    Obrigado por compartilhar essas informações. Um grande abraço.

    Responder

  8. Comigo não tem dessa, só não publico de madrugada, até escrevo, mas normalmente agendo. De madrugada só quando é algo importante, ou coisa do tipo, que tem que ser publicado logo. Como meu blog é sobre games, é bastante movimentado, e tenho que ter uma atualização muito constante, assim, não tem essa, publico a qualquer hora. Mas normalmente, os momentos de pico são entre 9 e 10 da manhã, 3 e 4 da tarde e 22 as 23:30 da noite.

    Responder

  9. Realmente estas ferramentas são úteis quando se entende seu funcionamento.
    A relevância da informação é considerável, porém é necessário outros estudos além da própria ferramenta.

    Bom post, foram informações úteis, obrigado.

    Responder

  10. Pingback: Quanto tempo as pessoas passam nas redes sociais? | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.