Qual o potencial de Conversão das visitas em seu Blog?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

alvo-V-conversaoA grande maioria dos Blogueiros tem uma preocupação simplória: saber quantas visitas o blog recebeu. Contadores de visita não servem para nada quando o assunto é conhecer a qualidade dessa visita e qual o retorno que temos. Pense da seguinte forma: Qual o seu objetivo quando alguém encontra seu blog? Esse objetivo é atingido?


Para ouvir:

Aqui estamos falando da “Taxa de Conversão“, que podemos explicar como sendo o potencial de seu blog em levar o visitante até o seu objetivo. Aqui estamos tratando do objetivo do autor do blog e não do visitante.

Para sabermos se o visitante encontrou o que queria e o blog satisfez o desejo dele, temos a “Taxa de Rejeição” e o “Tempo médio no site”. Conhecer esses dados é de extrema importância.

Já a “Taxa de Conversão” é a capacidade que você tem de levar seu visitante, que já encontrou o que queria, até o que você quer que ele faça. Como exemplo, veja alguns objetivos gerais:

  • Querer que o visitante leia ao menos mais um artigo relacionado com o assunto desejado, clicando em algum link interno sugerido ao longo daquele post;
  • Convencer o novo visitante de assinar o Feed do Blog (assine nosso Feed também);
  • Conquistar mais seguidores no Twitter (ou mais RTs) ou amigos no FaceBook (aproveite e siga o @FerramentasBlog);
  • Provocar o desejo no visitante de deixar um comentário sobre o post que acabou de ler (tenho certeza de que você também deixará um comentário aqui);

Tudo isso são exemplos de “conversões” – converter o visitante para o que você deseja que ele faça ao chegar em seu blog. Isso pode ser até mesmo conseguir mais clique/vendas nos anúncios de seu blog e/ou a venda de algum produto/serviço seu, como tenho aqui no caso do e-book “Blogar – O processo de criação de Blogs”.

Para calcular a “Taxa de conversão” leve em conta alguns dados que você pode colher no Google Analytics. Alguns desses dados já tratamos em outros posts e recomendo que veja nossos artigos do marcador “Análises”.

  • Observe quantos visitantes lêem um novo post seu diariamente e se o tempo médio naquele conteúdo é suficiente para uma leitura completa;
  • Compare isso à Taxa de rejeição desse mesmo post;
  • Observe a porcentagem de visualização de páginas, especialmente da página principal e o tempo médio do visitante nela;
  • Crie “Metas” no Google Analytics para suas páginas mais importantes;
  • Compare o número de leitores de um post com o número de comentários recebidos e tente medir a qualidade desses comentário.

Há outras centenas de possibilidade de observar e medir o potencial de conversão de seu blog. Estudar este assunto é de grande valia para ajudar você a melhorar a qualidade de seus posts e começar a determinar melhores estratégias para atingir mais diretamente o seu público alvo.

Outros posts recomendados:

.

13 Comentários

  1. Bem… tenho de admitir (e estou a ser muito sincera), que adoro o teu blog. Tem sempre dicas muito interessantes!

    Confesso que só estou na blogosfera mais a sério, mais ou menos desde Julho, e o teu site entusiasma-me imenso para continuar.
    Falas constantemente do Google Analytics, mas sinceramente devo de ter feito algo de errado, pois esse programa marca sempre só uma visita durante zero segundos. No entanto, tal não é possível, pois os comentários que me têm deixado denota que os visitantes leram os posts e nos marcadores de visitas, marca sempre visitas diárias. Sei que no início, quando estava a registar-me no programa surgiu-me um código (julgo que lhe chamam código html), mas fiquei sem saber para onde o copiar. Será essa a origem do Google Analytics não me estar a dar informação estatística correcta? Desculpa estas dúvidas, mas ainda sou nova nisto.

    Um abraço e obrigada por seres um «professor» para todos nós!

    Responder

  2. Oi Marcos,

    Consegui reduzir a taxa de rejeição do meu blog, para menos de 1%, as visitas diárias tem superado minhas espectativas, apesar de saber que tenho muita coisa para melhorar na estrutura do meu blog (dedicado a casamento), não tenho recebido muitos comentários. Será que isso é normal para um blog novo igual ao meu?

    Responder

  3. @Agda Paula,
    Difícil saber o que provoca poucos comentários. As vezes o próprio tema do blog não é muito favorável.
    Mas você pode tentar algumas estratégias de incentivo para provocar seus leitores e ver se eles participam mais.

    Responder

  4. Parabéns pelo seu post, cada dia estão melhores, interessante notar que agora está a fazer sempre a versão em aúdio do post, inovador e é uma ótima ajuda p/ os leitores.
    Realmente a taxa de conversão é muito importante, ainda p/ o nicho ao qual meu blog faz parte. Visto que faço posts sobre sites que possuem sistemas de afiliados (PTC) e o principal objetivo é conseguir referidos, e se a taxa de conversão não for alta, não consigo os referidos. xD

    Att, Jonathan.

    Meu último post: Porque é Díficil Conseguir Referidos?

    Responder

  5. CARO AMIGO DE CAMINHADA NESTE MUNDO VIRTUAL E AO MESMO TEMPO TÃO PALPÁVEL DEVIDO AO CARINHO E ESPONTANEIDADE DE CADA UM . AGRADEÇO POR TUDO QUE TEM POSTADO NO SEU BLOG . É DE GRANDE AJUDA E COOPERAÇÃO A TODOS . BJUS DESDE O JAPÃO .

    Responder

  6. Pingback: PostRank Analytics: analisando a relevancia dos posts do seu Blog | [ Ferramentas Blog ]

  7. Percebi que o número de visitantes aumentou, em especial pelo Twitter, mas o de comentários caiu. Sei que estão lendo mas não estão comentando.

    Responder

  8. Pingback: Como trocar o usuário de acesso do Google Analytics para outra conta de email | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.