Qual o tamanho ideal de um post / artigo para Blog?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Um dilema que venho enfrentando desde que comecei a escrever em blogs foi saber determinar qual o tamanho ideal para um artigo de Blog. A dúvida fica mais forte quando pensamos que as pessoas estão lendo cada vez menos e cada vez pior. Se queremos a atenção de nossos visitantes, uma coisa é certa: objetividade é fundamental.

Já respondo: é impossível saber qual o tamanho ideal, pensando em número de palavras, para um post/artigo de blog.

Estou há bastante tempo testando vocês, meus leitores, publicando artigos de variados tamanhos para saber quais são mais eficientes. De toda forma, reduzi drasticamente o tamanho dos meus artigos, que estou tentando manter em média com não mais que 500 palavras. [até aqui já temos 122]

O que de fato deve determinar o tamanho de seus posts é o seu tipo de público. O assunto ou conteúdo do blog pouco importa, pois qualquer que seja o tema, é sempre possível ser o mais objetivo possível. A conclusão que tenho chegado é que as pessoas querem que sejamos diretos, é preciso ir “direto ao ponto”.

Quando estamos navegando, usamos Twitter, MSN, FaceBook, e-mails, celular, ouvimos música, trabalhamos, assistimos vídeos no Youtube e abrimos dezenas de abas na janela do navegador ao mesmo tempo. No fim das contas, para conseguir fazer tanta coisa ao mesmo tempo, queremos gastar o mínimo de tempo possível em cada um delas. Repare que dificilmente você lê um texto, artigo ou post, seja do que for, mais do que as primeiras linhas.

A verdade é que escrever artigos curtos e objetivos é muito mais difícil. Até perdemos mais tempo preparando um conteúdo assim, já que muitas vezes é preciso voltar e revisar o texto para cortar sem perder o sentido original.

De qualquer forma, escrever assim pode até salvar seu blog e atrair mais leitores interessados. A tática é cativar pela originalidade objetiva, promover a área de comentários e recomendar outros posts complementares para manter o visitante mais tempo interessado, lendo mais artigos.

Então aproveita que esse post tem menos de 400 palavras, deixa um comentário com sua opinião e leia os seguintes posts para aprofundar mais.

.

34 Comentários

  1. Marcos,

    Também sou a favor e adepto a artigos pequenos e objetivos, eu costumo dividir um tema grande em 3 ou 4 postagens e interligar os temas, aumentando assim as PageViews e o tempo de permanência nos meus blogs.

    Responder

  2. O que você disse é verdade, Marcos. Temos de considerar o público para quem escrevemos. Devemos pensar também na praticidade para nós mesmos. Escrever originalmente exige muito do autor e por isso, dividir um artigo em duas partes (quando isso é possível) pode nos poupar o trabalho de escrevermos mais um para mantermos as atualizações diárias.

    Responder

  3. Sem dúvida alguma isso é fato: quanto menos palavras melhor.
    Cansei de ver os poucos, mas fieis leitores reclamando dos grandes posts que eu fazia.

    Responder

  4. Oi Marcos!
    Não acho que os posts devam ter um tamanho pré estabelecido, apesar de ter aprendido no curso de jornalismo (ainda no final da década de 90) que os textos para on line deveriam ser curtos. Normalmente não escrevo muito, pois acho que algumas coisas podem ser resolvidas em uma lauda ou pouco menos, mas as vezes me empolgo ou preciso falar; então um texto pode ficar muito grande ou pela estética do blog, acabo dividindo em dois posts. Mas vai entender os leitores… Como outro dia, escutei duas garotas discutindo no ônibus que não queriam ler um livrinho de trinta e poucas páginas para um trabalho de escola, mas estavam lá com um dos livros da série Crepúsculo que tem mais de 500…

    Responder

  5. Realmente isso se encaixa perfeitamente em qualquer modelo de blog.
    Seja ele informal, formal, técnico e etc…

    Eu percebo que o tempo de visualização das minhas postagens mais extensas é muito menor do que o tempo das postagens menores.

    Mas como meu blog é técnico, muitas coisas não podem ser descartadas, pois a informação ficara muito pobre e sem nexo.

    A estratégia que eu vou usar agora é de dividir em postagens os assuntos mais extensos.
    Como vou fazer sobre tensão deformação nos próximos dias.

    Responder

  6. Ler é relativo.

    Como a Danielle comentou acima, muitas vezes o conteúdo e a forma que o texto é escrito influenciam e muito se o leitor continuará a leitura. Sempre acho muito importante que o texto tenha alguns resumos dos conteúdos e ao dividir o texto em partes colocar esses resumos traz o interesse do leitor ou o afasta de vez.

    Em muitos casos não temos a possibilidade de escapar de longos textos, principalmente se nos propomos a apresentar um bom tutorial ou artigo crítico sobre algum assunto.

    Já me alonguei de mais…

    Abraços.

    Responder

  7. Oi,
    Acredito que o tamanho do artigo/post não influi SE você escreve bem, simples assim hehehehe!!!

    Brincadeiras a parte quando o blogueiro começa a enrolar o assunto fica chato e o leitor "pega o beco"

    Já se o blogueiro é objetivo o assunto pode render outros posts além de uma saudável discussão nos comentários.

    Abraços

    Responder

  8. Marcos, acompanho seu blog linkado no meu, o Uma Questão de Perspectiva, e recentemente fiz uma postagem muito semelhante a esta que comento com o título "Qual o tamanho ideal de um post em um blog?", onde sugiro o tamanho de 200 a 250 palavras.

    Saudações.

    Responder

  9. Acredito eu que quanto mais direta e objetiva for a postagem, melhor o aproveitamento do leitor que procura informação ou algum conhecimento.

    Sucesso!

    Responder

  10. Marcos,confesso que tenho um pouquinho de preguiça de ler textos grandes(por exemplo do Escoladinheiro)mais se vou comentar me obrigo a entender nem que seja 80% do artigo para então dar minha opinião.
    Um tamanho quase ideal seria um de 400 palavras para baixo e com uma ou duas imagens para complementar e cativar o leitor.
    No próprio Icebreak não me lembro de nenhum post de 500 palavras para cima(não li todos,boa parte) mais mesmo assim não deixa de ter qualidade.
    Para Metablogs e MMO o tamanho deste artigo está ótimo…

    Abraço!

    Responder

  11. Sr Marcos muito oportuno o assunto do seu Post
    Desculpe a expressão mas eu sou analfabeta de Pai e Mãe nesses assuntos de informática e resolvi fazer um Blog por que de um tempo para cá ,tomei gosto por escrever e coloco o que escrevo nesse Blog,sem preocupação de que outras pessoas vejam ou sigam. Será isso errado?
    Não é ético proceder assim?
    Tornei-me seguidora do seu Blog (Ferramentas Blog) para aprender algumas coisas Ex: Não sabia que era indelicado quando visitamos um Blog não deixar comentário .Pelo contrário achava que era meter-se em um assunto de outras pessoas .
    Sou pesquisadora nata e entro em Blogs de muitos assuntos,que na maioria das vezes aprecio mas não tenho gabarito para comentar .
    Então leio ,mas não comento.Até onde esse ato está errado ou certo?
    Se o Sr puder responder , desde já agradeço
    Muita Paz e Progresso

    Responder

  12. Sra. Alcione Sousa (Experiências de uma vida),

    Acredito que a senhora seja minha visitante mais madura, rs!

    Sobre as questões que levantou:
    1. Não é errado ter um blog para postar de forma pessoal, sem o interesse em um público alvo ou para ser visitada. Se o seu blog é para ser um passa-tempo, uma forma de distração, este é o seu objetivo: faça o melhor possível assim.

    2. Não é indelicado não deixar comentários. Se você não tem interesse em escrever para o autor ou ampliar o debate ou se não tem algo a dizer sobre o tema daquele blog/artigo, então não precisa comentar.
    O comentário é uma forma de interação e você interagem com quem quiser e como quiser.

    Obrigado por participar aqui e espero que o meu blog seja útil para a sua presença na blogosfera.

    Responder

  13. Acho que o tamanho não muda em nada, se o assunto for do interesse da pessoa que estiver no blog ela vai continuar a ler até o fim, se bem que as vezes uma imagem e melhor. Como o ditado diz, uma imagem vale por mil palavras 😀

    Responder

    • Olha concordo que o ideal é ser curto, embora os meus textos, a grande maioria são longos e o pessoal lê até oficial e inclusive reclamam quando são curtos. O que faço para não tornar maçante a leitura é espaçar os parágrafos e as entre-linhas dividindo em blocos e sempre acrescentando figuras. Fica a dica.

      Responder

  14. Marcos, isso é verdade: artigos menores fazem com que os leitores cheguem mais rápido no fim da página, comentem e e ainda aumenta a chance de ter os links relacionados acessados, pois o leitor terá mais tempo para interagir com o Blog/site.

    Muito obrigado mesmo pela ajuda! A partir de agora vou tentar ao máximo escrever de forma mais objetiva e em um número menor de caracteres.

    Responder

  15. Marcos, isso é verdade: artigos menores fazem com que os leitores cheguem mais rápido no fim da página, comentem e e ainda aumenta a chance de ter os links relacionados acessados, pois o leitor terá mais tempo para interagir com o Blog/site.

    Muito obrigado mesmo pela ajuda! A partir de agora vou tentar ao máximo escrever de forma mais objetiva e em um número menor de caracteres.

    Responder

  16. Na minha opinião, depende do texto se ele for interessante, é lógico que os leitores lerão até o final, se o autor ficar enrolando, blá blá blá blá blá nunca vai ter bons posts

    Responder

  17. Concordo plenamente.
    Aliás, em meu blog eu idealizei o selo "COMPROMISSO COM A OBJETIVIDADE", justamente para evitar textos longos, que nem eu tenho paciência para ler depois…
    Mas como é difícil…
    Abraço a todos.

    PS: Aliás, o [Ferramentas Blog] como um grande formador de opinião da blogosfera poderia idealizar a campanha COMPROMISSO COM A OBJETIVIDADE. Passe em meu Blog e veja o selo.

    Responder

  18. Marcos,
    de fato seu blog é muito bom!
    Passo sempre por aqui, e voc~e sabe como prender seus leitores. Não fico menos de 30 minutos nele, leio vários artigos seus. Obrigada pelas dicas, sempre muito objetivas, úteis e pertinentes!

    Responder

  19. Eu tento escrever cada vez menos e com maiores informações.
    A gente vai tentando fazer com que as pessoas leiam tudo!
    Mas, eu não curto texto grande não!
    Alais, nem li este todo e já vim comentar!
    🙂
    rs

    Responder

  20. Pingback: Não quer ler, mas quer ter um blog? | [ Ferramentas Blog ]

  21. Marcos, desde que você começou a testar esse tipo de post, quais tem sido seus resultados com os mecanismos de busca (se comparado com os posts com mais de 500 caracteres)? Tem sentido uma queda nas visitas? Tem algum perigo de perder algumas posições quando o Panda começar a “agir de verdade” aqui no Brasil?

    Abraço!
    Anderson Chipak

    Responder

  22. Eu gosto muito do Ferramentas Blog, mas é difícil incorporar algumas das dicas passadas aqui.
    O meu blog é literário e os posts são, basicamente, contos. Uma das pessoas que escreve comigo tem facilidade para fazer textos curtos, mas eu sempre escrevo textos longos. Sei que isso pode desanimar muitos leitores em potencial, mas no meu caso prejudicaria o entendimento do texto deixá-lo mais curto.
    Mas imagino que aqueles que param para ler um blog de literatura o fazem quando estão com algum tempo livre e uma dose extra de paciência. Ou então porque gostam mesmo, aí não importa o tamanho do texto.
    Como o gênero do meu blog não comporta o formato de “artigos”, acho que o melhor mesmo é apostar na qualidade e não no tamanho para cativar o leitor.

    Responder

  23. Marcos,

    Acho que os leitores do blog somos nós que educamos, digo isso pois se você montar um post com algo interessante e chamativo a pessoa se prende de tal forma que acaba a ficar ali por minutos ou até horas lendo.

    É um tema muito subjetivo, pessoal para cada pessoa, porém penso que tendo qualidade e sendo interessante, com certeza existirão leitores interessados.

    Responder

  24. Eu vejo isso acontecer em vídeos também. Vídeos mais longos (estou falando de 20-30 minutos) muitas vezes atraem menos visitantes que os mais curtinhos. Essa semana mesmo me surpreendi com a (grande) audiência de um vídeo de cerca de 3 minutos que era uma animação de uma parte de um assunto que eu já tinha abordado no blog…
    O fato é que ler na tela não é exatamente confortável. Eu leio facilmente livros enormes, de papel ou no eReader, mas confesso que desanimo diantes de posts muito grandes, e até de vídeos muito grandes. Acho que isso faz parte da cultura de velocidade na Internet.
    O jeito é dividir. Eu tenho tentado manter os meus vídeos na comportada faixa dos 10-20 minutos. Se preciso, eu monto uma série, para não passar muito disso.

    Responder

  25. Acredito que as coisas dentro do Google mudam a cada segundo, os olgarítimos são inconstantes. Antigamente era muito bom fazer muitos posts pequenos, fazendo assim muito atualização no site. Hoje as coisas mudaram, cada post deve conter bastante conteúdo, pois o google está buscando quem é autoridade no assunto, e como ser autoridade no assunto escrevendo dois parágrafos ??

    Responder

  26. Isso também me deixa bastante intrigado, pois pesquisei bastante a respeito do tamanho ideal de um artigo e concordo com o Jefferson, as coisas mudaram bastante de 2010 até a data de hoje. Ainda não posso afirmar com certeza o impacto do tamanho da postagem no posicionamento das buscas do google, mas acredito que esse assunto poderia ser abordado novamente em um artigo atualizado com base nos novos critérios de rankeamento do google!

    Responder

    • Marcel,

      Posso garantir que este ainda é um fator importante, mas ficou mais relevante os artigos mais completos e objetivos. Não adianta ser completo, grande e prolixo. O melhor é fazer algo com substância, então concordo que o tamanho não importa muito.

      Responder

  27. É muito difícil decidir o tamanho de uma postagem, assim como é difícil entender as pessoas. Tem para todos os gostos. Tem aqueles que gostam de pequenos textos e outros de “quanto maior, melhor”. Meu blog, por exemplo fala de saúde. Vejo muitos outros blog de saúde que falam pouco sobre um determinado assunto que a pessoa que leu precisa ir para outro, e mais outro, e mais outro, para conseguir se aprofundar naquilo que ela busca, pois os textos são tão resumidos que não passa a informação completa. Prefiro mesclar: alguns posts são curtos, mas objetivos e outros mais completos, para que não precisem ir a outro lugar repetidamente. Sei o quanto isso é cansativo! Eu prefiro ler mais e saber mais daquilo que eu estava procurando. Grande abraço!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.