Existem diversos serviços e aplicativos web que oferecem a possibilidade de localização, chamados Geotags (Geolocalização), que enviam seus dados de navegação na internet para determinar sua posição. Isso funciona para celulares com GPS, 3G e até para seu PC em sua mesa de trabalho. Há um serviço do Bing Maps que mostra onde, no mapa, as pessoas estão tuitando.
Para quem não sabe, o Bing é o mecanismo de busca da Microsoft e que tem um serviço de mapas semelhante ao Google Maps.
O serviço que vamos descrever abaixo é ótimo especialmente para empresas e serviços que precisam estudar e pesquisar tendências em redes-sociais digitais. Mas é ótimo para que você entenda o público alvo do conteúdo de seu blog. Use isso em associação com o:
É possível, em vários aplicativos, enviar informações de sua localização aproximada e exibir isso em um mapa, seja de forma pública ou particular, só para algumas pessoas, como é o caso do Google Latitude. O Twitter também tem essa modalidade e envia os dados de sua localização aproximada (se você permitir) para o Bing Maps.
Se a pessoa está usando Geotag no Twitter, então ela aparecerá nesse mapa e todo tweet pode ser visualizado, inclusive em pontos específicos do mapa ou procurando por alguém determinado.
A primeira coisa a fazer é autorizar as Geotags no Twitter para que as suas informações apareçam (ou se você quiser bloquear essa função). Abra a sua conta na página da web do Twitter e clique no link no canto superior direito da tela onde diz "Settings" para definir suas preferências:
Veja onde está escrito "Geotagging" e marque a opção "Enable geotagging" para que seus tweets possam ser localizados. Se não quer enviar essas informações, basta desmarcar e clicar em "Delete al location data".
Tanto autorizando ou bloqueando as Geotags, é preciso um prazo para ver resultados. Normalmente é preciso esperar 24 horas para que você apareça nos resultados do Bing.
Para acessar o Twitter Maps do Bing, vá à página do Bing Maps:
http://www.bing.com/maps/explore/
Clique no botão "MAP APPS" para exibir todos os recursos do serviço:
Na janela que abrir, clique no botão "Twitter Maps" e você será direcionado para o aplicativo que rodará em seu navegador:
Agora é só pesquisar e correr atrás de seu público e descobrir tendências das regiões que você quiser explorar.
Mais sobre o Twitter:
Esta dica eu desconhecia. É muito útil. O geolocalização é uma tendência que se vai generalizando cada vez mais. É bom para os pequenos negócios locais.
Show de bola @hordones. Parabéns por este post, muito bom mesmo!