3 dicas para você desenvolver sua habilidade em escrever

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Sempre dou dicas sobre a qualidade de um texto, como escrever bons títulos, priorizar o uso correto da língua e valorizar o seu texto com coerência. Mas escrever bem não é algo que surge da noite para o dia e exigirá de você algumas práticas. É importante insistir nisso, já que a maior parte do seu blog é feito de texto.

 

Sou radical em algumas de minhas posturas quanto a importância de se saber escrever para ter um blog:

 

Então pensei em 3 simples dicas que poderão ajudar você a se desenvolver, a desenvolver sua escrita e melhorar sua capacidade de produzir textos. Não é por milagre nem mágica:

 

1. Leia, leia muito e sempre:

A forma mais eficiente de desenvolver suas habilidades numa língua, especialmente a escrita, é tendo contato com textos. Ler precisa ser um hábito constante e diário. Parar ao menos 1 hora por dia para ler um bom livro é fundamental até para sua sanidade mental.

 

2. Escreva todos os dias:

Se quer pegar um bom ritmo e boas práticas na escrita, então tem que praticar. Escreva um diário, mande cartas/emails, conte histórias e casos, produza informação, deixe bilhetes… faça o que for preciso para você escrever muito.

 

3. Estude e dedique-se:

Se tem dúvidas, estude, consulte um bom dicionário (não apenas os on-line ou o Google) e tenha uma boa gramática à mão. Mas existem muitos livros bem didáticos sobre redação para vários níveis e tipos. Tente aprofundar seu vocabulário.

 

Com um mínimo de esforço, tenho certeza de que você passará a escrever melhor e seu blog ganhará mais relevância e destaque, conquistando o seu público por sua habilidade com as letras.

 

Outras dicas para escrever bem em seu Blog:

.

14 Comentários

  1. Muito legal Marcos,
    Gosto muito de ler bons livros também.
    E acredito, que na web, um bom lugar é quando todos se dediquem ao que é certo e procuram criar um vínculo com a sabedoria 😉

    Responder

  2. Parabéns pelo post Marcos, sempre leio muito e tento escrever com frequência, em especial em meus blogs, para tentar ficar bom haha..

    Responder

  3. Realmente estas dicas são essenciais, todo blogueiro que leva a sério esta tarefa é quase uma obrigação saber escrever, afinal, você não está escrevendo para você e sim para milhares de pessoas! Eu por exemplo não fico em um site no qual eu não consigo nem ler o texto por não ter uma organização no texto e com vários erros evidentes!

    Responder

  4. Olá Marcos tudo bem? Caro amigo eu faço das suas palavras as minhas, sou amante da língua portuguesa, e fico estarrecida quando leio alguns artigos na internet, hoje com a tecnologia avançada, ou melhor com o ctrl"c" e ctrl"v" a língua portuguesa está ficando cada vez mais pobre. Mas eu ainda acredito que os bons tempos vão voltar, onde as pessoas davam mais valor à nossa língua. Parabéns pelo artigo. Sucesso!! Forte abraço!!

    Responder

  5. Parabéns Marcos, primeiramente quero te dar os parabéns e em segundo lugar quero dizer que este teu post vai de ser de grande valia para os leitores, principalmente eu, apesar de ser simples e breve o mesmo vai direto ao ponto e destaca os três regras para se escrever bem: ler, escrever e estudar.

    Responder

  6. Mais um excelente post,Marcos. Claro,simples e objetivo. O que me deixa intrigado é o crescimento dos analfabetos funcionais ou digitais. Será que a própria internet é culpada pelo alto indice de analfabetos? Acho que a grande maioria gosta mais da facilidade de ler um artigo do BBB,que leva menos que 5 minutos do que se dedicar e aprender um pouco mais com blog com o o ebook do Marcos.
    Tem cada preferência…

    Abraço, Marcos. Parabéns pelo blog, nota 10.

    Responder

  7. É raro eu erra gramática, e quando erro o Chrome me diz no que errei diminui muito a trabalheira.

    Ah… e valeu pelo post, foi muito importante para mim.

    Responder

  8. Pingback: As partes mais importantes de um post para o conteúdo do seu Blog se destacar | [ Ferramentas Blog ]

  9. Tenha adotado essas técnicas para escrever todos os dias, acho que o segrede está em se colocar metas pessoais e ir aumentando, no começo escrever um post por semana parece algo difícil para alguns mas depois de um pouco praticando e com a ajuda das metas, conseguimos aumentar esse número para 3 por semana ou até escrever todos os dias do blog, a motivação para escrever depende de nossas metas pessoais mesmo.
    Abraço

    Responder

  10. Antes eu gostava muito de ler, mas sabe, jogos online, séries, filmes e essas coisas me distraíram muito e hoje já não tenho a concentração ideal que eu preciso, mas com a sua ajuda sei que vou conseguir recuperar o que perdi a muito tempo atrás…

    Responder

  11. Olá Marcos Lemos.

    Sem a prática e o estudo cuidadoso, aprender a escrever bem é uma habilidade que algumas pessoas jamais vão dominar em suas vidas. Até mesmo os escritores profissionais passam a vida inteira pegando todas às nuances da escrita.

    Parabéns pelo artigo. Muito bom.

    Abraço

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.