3 Fatos para uma Comunicação mais eficiente do seu Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

comunicar-blog Manter um blog é, essencialmente, manter uma fonte de comunicação sua com outras pessoas, como sendo a sua voz viajando para além do som. Mas toda forma de comunicação para ser eficiente precisa cumprir seu objetivo: passar a mensagem desejada da melhor forma e do jeito mais completo possível. Fazer-se entender é um processo complicado, muitas vezes, e ter a sua mensagem lida é outra tarefa árdua. Veja como melhorar a eficiência de seu blog observando 3 pontos que podem te ajudar a ter mais visitas também.

 

Esse artigo é baseado no texto do Darren Rowse, “3 Principles of Effective Communicationurl_icon”, mas refiz os pontos. Concordo com o ponto de vista dele sobre o tema e recomendo que seja lido para aprofundar o que vamos tratar aqui. Mas quis dar uma versão mais objetiva ao tema, portanto essa NÃO é uma tradução do texto original.

 

Vejamos 3 pontos importantes para se levar em consideração quando queremos passar uma mensagem, sermos entendidos e fidelizar nossos leitores/visitantes de forma eficiente e completa, e com isso obter o máximo de resultados com nosso blog.

 

1. Ofereça Conteúdo.

Essa é uma tecla que sempre repetimos aqui, por diversas vezes, insistindo na idéia de que o seu conteúdo precisa ser original e relevante para o seu público alvo. As pessoas estão navegando em busca de assuntos específicos e quando se deparam com seu blog querem encontrar o que desejam. Assim, se o seu blog se propôs um nicho, um tema específico, dedique-se ao máximo em oferecer esse conteúdo.

Pode parecer redundante, mas seu blog é feito de conteúdo e as pessoas só chegam até ele por causo do que está publicado ali. Quando seu visitante identifica-se com esse conteúdo e gosta do que encontra, então estará fidelizado.

 

2. Faça com que seu visitante se importe.

Para querer voltar o seu leitor tem que sentir empatia pelo seu texto/conteúdo. Se ele chegou até seu blog é porque encontrou ali seu assunto de interesse, mas ele precisa sentir que seu blog responde às questões que ele deseja ler e saber mais: precisa se importar com sua opinião e a forma como você escreve. Mas isso só acontece com uma relação, quando você consegue se relacionar de alguma forma com seu público alvo.

Até já tratamos disso aqui:

Para completar essa dica, é importante sempre ter claro qual é o seu público alvo e saber o que eles estão procurando, quais os temas mais relevantes para o seu nicho e como abordar cada assunto.

 

communication-blog-balao

 

3. Faça com que seu leitor não se esqueça.

Fica assim dito de forma bem ampla mesmo: seu visitante não pode se esquecer. Não pode esquecer seu endereço, não pode esquecer seu nome, nem sobre o que você escreve e como escreve, não pode esquecer de sua opinião.

É assim que eles voltam: para buscar mais do que você pode oferecer. Por isso é tão importante a originalidade, pois seu visitante precisa identificar seu conteúdo como único e relevante, sabendo que o que você publica não é encontrado da mesma forma em outros sites/blogs e assim queira voltar sempre para ter mais.

Então lembre-se sempre de dar destaque às forma de contato que seu visitante pode ter com você e com seu blog. Divulgue seu Twitter (@hordonesurl_icon), dê destaque ao seu Feed e ensine seus visitantes a usar ou assinar sua Newsletter, e convide-os a participar dos mesmos fóruns e redes-sociais que você. Seja a fonte de contato de seu público sobre o seu tema e eles voltarão para ter mais.

 

Concluindo.

Preocupe-se com o conteúdo de seu blog, pesquisando e lendo sempre cada vez mais para que você se torne uma referência em seu trabalho, em sua área. Mesmo que o conteúdo de seu blog seja apenas para entretenimento, é importante que seu público alvo se identifique com o que você faz e com a forma com que você faz. Invista tempo procurando entender o comportamento de seu público alvo para gerar mais visitas, melhorando a qualidade de seus textos e artigos.

 

E leia ainda mais aqui:

.

3 Comentários

  1. Marcos,

    Eu leio seu blog e seus artigos sempre! Só que não consigo aplicar tudo. Meu blog tem só 2 meses, tento deixá – lo visualmente agradável para quem ler. Acho que erro em muitos pontos, e alguns não sei como melhorar – como o tamanho dos textos (às vezes ficam grandes demais).
    Divulgo bastante e tenho um bom número de acessos via twitter e agregadores de conteúdo.
    Um problema que enfrento é: Às vezes meus textos são aceitos nesses 'agregadores de conteúdo' e gera muitas visitas apenas no dia da publicação e pouquíssimos comentários.

    Por enquanto é só!

    Responder

  2. Pingback: 5 dicas para conseguir mais comentários no seu Blog | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.