5 dicas para melhorar o Layout do seu Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Está perdendo visitas? A culpa pode ser do Layout.
Nenhum blog é “perfeito” e não precisa melhorar algo. Quem acompanha o [ Ferramentas Blog ] nota que estou constantemente mexendo no layout e trabalhando para que melhore a navegabilidade das páginas. Existem coisas muito simples que podem ser feitas para melhorar a qualidade de seu layout e dar mais visibilidade ao conteúdo do Blog, e é sobre essas pequenas coisas, pequenos detalhes que vamos tratar abaixo.

Algumas vezes nos perdemos em técnicas de SEO, buscamos templates e Temas de terceiros por não sabermos criar um layout por nós mesmos (é o meu caso também) ou até enchemos nossas páginas de recursos, links, ícones e menus, cores escuras e códigos pesados, que prejudicam a navegabilidade do visitante pela página e, com isso, perdemos visitas.

Por vezes esquecemos daquilo que realmente é importante para o blog e é isso que queremos resgatar com essas dicas para layout de Blogs. Pode ajudar muitos blogs que estão com uma baixa qualidade nas visitas e até perdendo visitantes, mas não estão entendendo por quê.

1. O tamanho da página.

Já tratei disso aqui no artigo “Quantidade e tamanho das Postagens na primeira página” onde dou destaque à necessidade de seu usar os Resumos de postagem (link “leia mais”) e ter uma quantidade padrão de artigos para aparecer. As pessoas não querem perder tempo percorrendo páginas longas e ficar procurando pelo conteúdo interminável. Pior ainda é entrar em uma página de blog pesada, que demora a carregar – pense que há muita gente ainda usando internet discada. Os Marcadores de postagem são um ótimo menu que se deve da destaque, com limitação de quantidade de artigos que serão abertos por página também: assim o visitante escolhe o que quer ver.

Bem como não podemos esquecer que é preciso navegar de uma página para outra e voltar ao topo. Para isso existem os links de navegação, que ficam muitas vezes no final da página. Dê destaque a isso e aqui temos também uma sugestão de customização desse recurso:

2. Ícones e Menu Horizontal.

Para dar destaque às partes mais importantes de seu blog ou mesmo chamar a atenção para alguns elementos, é importante usar ícones e um menu de links. São as formas de navegação rápida e que direcionam o visitante para aquilo que você quer chamar a atenção dele para que continue em sua página, lendo mais ou realizando alguma outra atividade.

Mas o mais importante para se usar esse recurso é saber exatamente o que deseja que seu visitante faça e dar destaque ao que realmente é o mais importante e relevante em seu conteúdo. Se o seu blog não tem um menu horizontal (linkbar) segue uma sugestão; e uma idéia de menu em ícones também.

3. Destaque as formas de contato.

Um blog é uma relação entre pessoas, mais do que um simples depósito de textos como muitos fazem parecer. É preciso relacionar-se com seus leitores de todas as formas possíveis e fazer isso de forma sincera (recomendo: “7 Passos para Construir uma relação com seus Leitores”). O que poucos blogs fazem e dar destaque às formas de contato, seja por um formulário, mas também com os Feeds e Newsletter, bem como destacando seu perfil no Twitter e outras redes-sociais/fóruns.

Toda forma de comunicação e de seu visitante saber do movimento de blog, mas também o seu movimento, pode tornar seu trabalho mais pessoal e interessante e seus visitantes vão se identificar com você.

4. Links internos e Lista de Artigos Relacionados.

Uma grande dificuldade que muitos temos é manter o visitante/leitor interessado em outros textos e que continue lendo mais. O que poucos blogueiros fazem é dar destaque, dentro de um assunto, para outros artigos que complementam a leitura. Você pode notar que faço isso constantemente em meus textos, sempre indicando algo mais para ser lido. Esses são os links internos ao texto, que apontam para outros conteúdos e mantém o visitante sempre em contato com mais assuntos.

Você também pode fazer isso, não só dentro do texto, mas ao final de cada artigo publicado, fazendo uma lista, mesmo que manualmente, de sugestões de leitura. Mas também existem gadgets que fazem isso automaticamente.

5. Mecanismo de pesquisa.

Nem tudo cabe em menus, ícones e links relacionados. Nem dá pra dar destaque igual para todos os artigos de seu blog e é impossível saber exatamente o que cada visitante está procurando. Por isso, de todas as dicas que seguiram, a mais importante e simples é fazer uso de um mecanismo de pesquisa interna para seu blog. Dessa forma você oferece uma alternativa viável para que o visitante procure exatamente o que precisa, dentro de suas páginas. Essa é uma forma muito eficaz de interação dele com todo o seu conteúdo e é um recurso que ocupa pouco espaço no layout.

Concluindo.

São pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença para melhorar a qualidade de seu blog e ajudar
seu visitante a encontrar o que estão de fato buscando. Se você tem um blog com um layout eficiente, os visitantes se sentirão mais satisfeitos, voltarão e recomendarão seu conteúdo para outros. Preocupe-se sempre em dar destaque ao conteúdo de seu blog, que é a coisa mais importante em sua página.

Complemente sua leitura com:

.

10 Comentários

  1. Sou exemplo de usuário de linha discada. Nada mais irritante que páginas gigantescas, com milhões de postagens repletas de vídeos e imagens, que levam uma eternidade para carregar. Minha tendência, em 99,9% dos casos, é sair do blog, por mais interesse que tivesse antes.

    Responder

  2. obrigado pela dica de analises,estão me colocando dentro dos conceitos,e já estou sabendo como usar e aonde atacar obrigado

    Responder

  3. Excelente post, muito útil e didático.

    Fiz uma mudança radical no Informação Virtual. Primeiro tirei ele de um sub-diretório "/iv" e coloquei-o diretamente na raiz. Outra alteração que fiz foi com o layout que, embora mais simplista, tornou o carregamento do blog muito mais rápido. Notei que nestes primeiros dias o tempo de permanência dos visitantes aumentou. Espero ter feito a escolha certa. Com certeza ainda preciso fazer algumas alterações para melhorar o posicionamento do Informação Virtual na blogosfera.

    Responder

  4. ::: Sou um desses blogueiros que têm várias coisas na primeira página… Concordo com sua sugestão, Marcos, mas muitos internautas também preferem ver o que está à vista do que ter que ficar entrando nos posts para comentar. Qualquer dificuldade é uma barreira enorme.

    Fiz um teste recentemente, fazendo as pessoas terem que entrar na página para comentar, como vc faz aqui. Reclamaram. E não foi um nem dois. Disseram ser mais fácil ver, clicar, abrir uma janela pop, comentarem e continuarem olhando… Então, mantive.

    Parabéns por suas sugestões! Sempre muito interessantes e práticas. Vc deveria pensar em escrever um livro.

    Responder

  5. Hum, eu nunquinha usei linha discada no meu pc e nem quero pensar nisso já usei uma máquina do meu primo e é horrivel

    Responder

  6. Pingback: 5 dicas de WebDesign- melhor aparência, mais visitantes | Rotina Digital

  7. Pingback: 5 dicas para reavaliar e melhorar o layout do Blog | [ Ferramentas Blog ]

  8. Acabei de comprovar a parte de links internos e lista de artigos relacionados. Estou a mais de uma hora no seu blog e não consigo sair porque nem acabo de ler o post e já cliquei em mais 3 links que eu preciso ler também…rsrsrs

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.