5 estratégias para preparar melhor o conteúdo do seu Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

O maior desafio do blogueiro é produzir conteúdo original e relevante para o seu público. Muitos não conseguem manter-se num ritmo constante e acabam desanimando depois de um tempo. Escrever de forma sistemática exige algumas técnicas. Ao dominar métodos de pesquisa, escrita e leitura, você se torna mais eficiente e capaz de manter seu blog atualizado e sempre com novidades para o seu público. Vou mostrar aqui um método prático que você pode começar a aplicar agora em seu blog.

Vou registrar aqui com 5 passos estratégicos como você pode começar a preparar melhor os conteúdos do seu blog e conseguir escrever mais constantemente e sem desgastes. É como estudar para uma prova ou preparar a escrita de um trabalho acadêmico, só que em menor escala.

Vamos começar.

Eleger informações

Se o seu blog segui um único tema para um público alvo específico, selecionar a informação é muito importante e é a primeira coisa a se fazer. Você tem que manter-se informado, mas ser capaz de eleger o que é útil e não perder tempo que coisas banais ou irrelevantes. Especialmente pense naquilo que pode gerar um novo artigo, uma discussão ou debate, que amplie o conhecimento em seu área de interesse.

Guarde, salve, siga tudo o que for escolhido como útil e relevante em termos de informação.

Resumir e tomar nota

Tudo o que encontrar de melhor, especialmente artigos e livros, faça resumos e tome nota dos pontos mais importantes e daquilo que você aprendeu ou precisará pesquisar mais para se aprofundar. Você pode, inclusive, fazer essas anotações à mão, num caderno ou bloco de notas.

Essas anotações ajudarão você a elaborar seus textos, lembrar fontes e fazer citações com maior eficiência. Sem contar que a memorização fica mais fácil e você sempre terá à mão algo para escrever, comentar e compartilhar com seu público. Os resumos tornam-se sua fonte de conteúdos.

Esquematizar

Determine prioridades e classifique o material selecionado e resumido que você adquiriu. Organize em blocos de assuntos, palavras chave e grupos de interesse. Nesse ponto é preciso também pensar no seu público. Encontre o centro dos assuntos e como cada parte pode ser abordada, lembrando que é preciso deixar clara sua opinião, seu ponto de vista sobre o que escreve.

Isso facilita na hora de determinar o que realmente é importante ser publicado e como isso se encaixa na estrutura geral do seu blog. É o momento de pensar as estratégias para chegar ao seu público, técnicas de SEO que serão aplicadas no texto e o melhor formato (texto, áudio, vídeos…) para publicar.

Escrever

O ato de escrever deve acontecer só depois de se ter reunido corretamente as informações, estudado o conteúdo desejado e determinado quais são seus objetivos com aquele novo artigo.

Seguindo as etapas anteriores, escrever um novo artigo será bem mais fácil e rápido. Pensando bem e se preparando corretamente, sua criatividade fluirá mais fácil e você será capaz de escrever sem esforço, gerando maior retorno e com maior qualidade.

Reserve um tempo separado para escrever, até mesmo fechando qualquer distração que possa interromper esse processo. As distrações e interrupções é que fazem você escrever de forma desconexa e até errar.

Rever

O processo só termina depois das revisões e releituras. Repasse seu texto, reveja suas fontes e certifique-se de que há concordância textual e lógica no conteúdo produzido. Somente nesse momento é que se deve pensar o título e subtítulos do artigo, bem como as imagens e outros elementos que vão complementar seu texto.

Seguindo esses passos simples e práticos, a qualidade do conteúdo do seu blog será maior e nunca lhe faltará criatividade e conteúdo para publicar.

Fonte: Revista Nova Escola (Nov/2011)

.

12 Comentários

  1. Concordo plenamente com tudo o que está escrito!! Isso é meio implícito em cada um, mas era realmente necessário eu ler isso pra ver se tomo vergonha na cara! rs

    As distrações me atrapalham muito… e quando se perde a concentração, muitas vezes o texto parece eram dois diferentes e q mandou um ctrl C + ctrl V …

    E quanto ao rever, fazer isso pelo menos umas duas vezes e até pedir para alguém também revisar, porque às vezes, quando postamos à noite, é mais complicado de perceber pequenos erros… ^^’

    Gostei do post/dicas. Me ajudou a ter uma atenção/percepão maior em certos detalhes..rs =)

    Responder

  2. David Pereira, é verdade. É muito difícil conseguir se concentrar e criar um texto bem organizado.
    Marcos, como de costume, estou aqui apenas para dizer que foi um ótimo post.

    Responder

  3. Marcos parabéns pelo artigo, estou com uma dúvida, em meu blog falo sobre aparelhos celulares, porém venho criando videos no youtube fazendo tutoriais simples sobre reviews de um determinado aparelho. Só que até por uma estratégia pois foco nestes tutoriais bem simples por exemplo “como colocar um cartão de memória no aparelho”, coisa que usuário bem avançado ja sabe. Tenho um dos videos simples assim que em menos de 1 mes atingiu 3500 views. Venho recebendo algumas criticas de leitores falando que eu posto coisas inuteis, que eu não tenho o que fazer, enfim, realmente por estratégia, vale a pena investir em coisas simples assim que você sabe que gera resultado mas ao mesmo tempo não serve para outros leitores, ou focar assuntos “gerais” dentro do nicho que sirva para todos?Esta complicado principalmente para absorver as críticas =(

    Responder

    • Alvaro,

      Vc nunca vai conseguir publicar algo que sirva para todo mundo. Você tem que conhecer seu público e saber para quem está escrevendo e criando conteúdo. Críticas sempre vão ter.

      Responder

    • Será que se você fizesse uma enquete com seus leitores não resolveria parte dos seus problemas? Poderia fazer vídeos mais longos também com mais de um item, mas agradar a todos acredito ser impossível.

      Responder

  4. Ótimas dicas!
    A orquestração correta, objetiva e atrativa de um post é o primeiro passo para que seu blog seja espaço de visitas constantes.
    Até para meu blog, que está encaixado em entretenimento e notícias(espécie de uma revista eletrônica) é complicado algumas vezes publicar conteúdos interessantes e únicos. Com certeza dicas muito valiosas.

    Obrigado!
    Abraços

    Responder

  5. Oi Marcos, tenho um caderninho poderoso que vai comigo pra todo canto rsrsr Do nada, surge uma idéia e se você não anota… Só quando elaboro é que passo para a pastinha “ideias”. Mas uma coisa que você falou me alertou. Perco um tempo danado para fazer tutoriais e alguns deles (na minha opinião os mais legais) não são sequer assistidos pelos leitores do blog. Bem, perda total de tempo não é, já que eles são vistos nos fóruns em que participo, mas ficou a luzinha piscando: preciso pensar em como ampliar/refinar o público do blog. Humm… correndo anotar no caderninho!
    Abraços, Pat

    Responder

  6. Na verdade, acho interessante escrever os posts a mao em papel, por 2 motivos

    1- Fora do pc, voce nao se distrai com redes sociais e msn

    2-Ao digitar no pc o texto já escrito, voce acaba revisando o que não ficou tão claro, e até alguns erros que passariam em branco

    Responder

  7. Marcos grande artigo, dicas muito relevantes, alias tudo o que você escreve aqui é de grande relevância.
    Já aprendi muita coisas aqui com vocês no FB.

    Quero também deixar uma dica aqui, existe um livro chamado “Como Fazer Apresentações Irresistíveis”, que contem muitas dicas sobre como fazer apresentações, e tem um capitulo inteiro sobre como planejar e escrever bem, como gerar conteúdo de qualidade.

    Além de muitas outras dicas sobre oratória e linguagem corporal, indico à todos que gostaram deste post e que trabalham com publico. Seja com apresentações em eventos ou produção de textos. Em fim quem gera conteúdo de relevante a um publico.

    Parabéns mais uma vez.
    Você faz um grande trabalho.

    Livro: Como Fazer Apresentações Irresistíveis
    Autor: Alison Lester
    Editora: Universo dos Livros

    Responder

  8. Fiquei uns 2 meses lendo seus artigos antes de definitivamente criar meu último blog e em menos de um mês tenho colhido bons frutos.
    Esse post com certeza foi um dos que mais me ajudaram e também vou procurar esse livro que foi citado nos comentários.
    Obrigada Marcos por sempre compartilhar artigos super úteis conosco.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.