8 dicas de SEO para Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Os primeiros passos para uma boa indexação de seu blog nos mecanismos de busca como o Google.
Depois de começar a blogar, ainda nos primeiros dias, muita gente começa logo a se preocupar em ter mais visitas e se depara com a sigla SEO e técnicas de indexação/otimização para motores de busca, com o objetivo de aparecer nos resultados orgânicos e ter mais visitas. Então, fica a pergunta: como começar e por onde começar?

seo-indexar Vamos direto ao assunto.

1. Centralidade no Conteúdo.

A qualidade dos artigos e textos que você publica em seu blog são praticamente a coisa mais importante para uma indexação eficiente e para garantir que qualquer técnica funcione bem e funcione a longo prazo.

Isso porque, os algoritmos dos robôs de indexação das buscas vasculham a internet, antes de mais nada por palavras-chave dentro de seu blog e como elas estão relacionadas com todas as partes, uns com os outros artigos. Também as pessoas, os outros blogs e sites, ao lerem seu conteúdo o considerarão relevante e vão linkar seu blog, indicando seus artigos ou recomendando seu Blog. Este é outro fator importante para os robôs: os links são interpretados como votos, o que melhora a sua classificação.

E, o mais importante, quanto mais tempo as pessoas passarem dentro de seu blog e visitarem o maior número de páginas, os robôs vão interpretar isso como um bom sinal de que seu blog tem conteúdo relevante para quem o visita.

2. Esteja sempre um passo à frente.

Quanto mais antenado e dedicado você estiver sobre o seu assunto especifico, mas rápido você encontrará as informações que julgar relevantes para quem lê seu conteúdo. Assim, tente sempre antecipar ao máximo a publicação do que pode ser útil e/ou interessante para o seu público alvo, dentro de seu nicho.

Ninguém gosta de blogs desatualizados nem de notícias velhas. E você só vai conseguir estar entre os primeiros a publicar o que seu público quer ler, quando estiver dedicado a ler mais e mais e pesquisar sempre mais. Use Feeds para receber atualizações de seus sites preferidos e redes-sociais como o Twitter, seguindo as pessoas certas e da sua área de interesse para sempre saber o que está se lendo e trocando informações.

Sem contar que, estar entre os primeiros a postar sobre certos assuntos e com atualizações constantes e rápidas, os robôs das buscas voltarão cada vez mais rápido para verificar seu conteúdo.

3. Crie títulos eficientes.

Antes de pensar no título de um artigo, escreva ele todo antes. Depois veja quais são as palavras-chave mais relevantes para aquele conteúdo e como as pessoas vão pesquisar para encontrar do que aquele artigo trata. Isso se deve ao fato de que os títulos são a parte mais importante de um conteúdo e é o primeiro lugar onde os robôs vão procurar pelas palavras-chave. Também os títulos é que se tornam a URL de uma página de artigo.

Também lembre-se de, sempre que possível e dependendo do tamanho dos artigos, de usar subtítulos e com destaques do tipo Negrito ou com uma letra e cor diferenciadas do corpo do texto. O que há em destaque dentre dos textos também é percebido mais rapidamente pelos robôs. Sem contar que isso mostra organização das idéias e facilita a leitura de seu visitante.

4. Destaque as palavras-chave.

Completando a dica anterior, dê destaque às palavras-chave de seus artigos especialmente quando elas se ligam a outros artigos ou Marcadores de seu conteúdo. Nunca use imagens em lugar dessas palavras para destaca-las já que robôs não lêem imagens, mas apenas palavras.

Isso também mostra, não só aos robôs, mas às pessoas como o seu conteúdo é abrangente e coerente. Os links internos, usando palavras ou títulos, mostram por onde se pode navegar em sua página para continuar aprofundando aqueles temas e evita que certos conteúdos fiquem esquecidos em páginas profundas. Garante inclusive que as pessoas naveguem mais tempo por suas páginas e, como já disse antes, melhora seus números com relação à taxa de rejeição.

chrome-puzzle 5. Link para seu próprio conteúdo.

Agora de forma mais direta. Tenha links apontando para suas páginas e conteúdos internos. Seja na barra lateral com menus de arquivo, indicação de artigos mais lidos ou mais comentados, é importante que você mostre a co-relação que existe entre seus artigos. Mesmo que seja apenas uma indicação ao final de cada artigo, coloque uma lista de assuntos relacionados, recomende leitura e convoque seus visitantes à ação, seja para assinar seu Feed, fazer pesquisa, deixar um comentário ou continuar lendo algo mais.

Os robôs vão vasculhar suas páginas como se a primeira página fosse um mapa. Se um conteúdo não estiver ligado de alguma forma às outras páginas de seu blog, essa página não será incluída no índice e se perderá.

6. Link para fora do seu blog.

Mostre que seu blog ajuda as pessoas a encontrar assuntos relacionados às suas buscas. Sempre que possível aponte para páginas externas ao seu blog, mas que tratam do mesmo tema e que complementam o assunto. Isso enriquece seus artigos, pois mostra coerência e dá credibilidade ao indicar que essa não é apenas a sua visão, mas a opinião de outros também.

É importante por indicar que seu blog está ligado ao tema de outros e mostra sociabilidade ao compartilhar informações, sem isolar o seu blog do resto do mundo. Os sites e blogs indicados irão visitar você e, eventualmente poderão linkar de volta (e já mostramos a importância de receber links). As pessoas também verão seriedade em seu trabalho e como você está ligado ao que outros fazem.

7. Leia as Dicas da Google.

Existem milhares de “técnicas” que todos os dias vão surgindo da imaginação dos que se dizem especialistas no assunto de SEO. Mas para se saber o que realmente funciona e para que outras funcionem bem é importante conhecer as “regras” da Google sobre o assunto para não cair em armadilhas e não ser penalizado por fazer uso indevido dessas técnicas. A Google não admite tentativas de fraude e está sempre desenvolvendo seus algoritmos para evitar trapaças.

Por isso criou um manual:

  • Guia de Otimização para Motores de Busca (fazer download do arquivo em PDF).

8. Leitores geram mais Leitores.

Essa não é bem uma dica de SEO, mas é o objetivo de todo blogueiro ao produzir conteúdo. Queremos que mais e mais pessoas leiam o que estamos publicando. Queremos ser reconhecidos pelo que fazemos e que as pessoas vejam valor no que é feito. É preciso fidelizar seus visitantes e isso só se faz quando seu pensamento está firmemente focado em responder à demanda de seu público.

Preocupe-se em escrever um blog voltado para as pessoas e não para as máquinas. O maior erro de um SEO é querer pensar apenas nos robôs e nos algoritmos. Mesmo criados por humanos, são apenas “máquinas”. Pessoas é que devem considerar seu conteúdo relevante e é com elas que você deve querer relacionar-se.

Concluindo.

Como um blogueiro, o seu trabalho é prover o melhor conteúdo para o seu público alvo e estar focado em seu nicho, lendo mais, estudando e aprofundando cada vez mais. Oferecer o melhor para que as pessoas voltem e você seja considerado relevante para quem lê e chega até você.

Qualquer técnica de SEO é menos importante que as pessoas que vão buscar o seu conteúdo e é a elas que você tem que querer agradar. Isso trará satisfação para o seu trabalho. Se você só estiver preocupado com o Pagerank de suas páginas ou se seu blog está no topo das redes-sociais ou dos mecanismos de nada valerá se os visitantes chegarem até seus artigos e forem embora pela mesma porta que entraram.

Assuntos Relacionados e complementares.

Inspirado no artigo: 8 First Step SEO Tips for Bloggers.

.

7 Comentários

  1. Bom opa Marcos tudo beleza?

    então após meses acompanhando o desenvolvimento do blog e enfim depois de muitas tentativas agora consegui fazer meu primeiro comentário (antes o meu antigo navegador não permitia fazer comentários por causa de um problema no JavaScript então o botão "POSTAR COMENTARIO" não funfava)

    Bom, vendo que o blog a cada vem crescendo cada vez mais tem um bom nível de PAGERANK eu reparei que este blog não tem muitos comentários, não que não tenha, e que não tem o quanto deveria de ter.

    Porque ate então seus "TEXTOS SÃO LIMPOS" ou seja claro,leve,com timo português e de fácil compreensao. Os leitores/seguidores deveriam ser mais participativos ate porque este é um BLOG QUE AJUDA A BLOGAR, sendo mais participativos ajudando e/ou compartilhando conhecimento obtendo assim o crescimento de todos blog envolvidos, pois pelo nível de visitas que o blog tem e só ter 10% de comments (segundo minha própria conta) é meio que chato ..leitores/seguidores assim são taxados como "SANGUE SUNGA" pois só absorvem o conhecimento e não ajudam em nada. (não são todos claro)

    Enfim.. parabéns cara continue assim teu blog tá no caminho certo como citei antes um Blog LIMPO e COMPREENSIVEL, e tua dedicação é incrível.

    Desculpe escrever demais, (e que não é twitter né.. sem limites de caracteres ai eu me empolgo rsrs)

    Abraços,
    ADM

    William-E-Amigos!

    Responder

  2. Oi, Marcos!
    Parabéns pelo artigo! Está excelente, bem redigido e aplicando as ferramentas indicadas: uso de palavras-chave, links internos, links externos.
    É isso aí!
    Abraços,
    Adriana

    Responder

  3. Ai… Espero não parecer chata por comentar em toda postagem sua que leio, mas queria agradecer por toda a ajuda que tem me dado.
    Desde o momento que ligo o pc até a hora que desligo abro pelo menos umas 10 páginas daqui. Estou lendo tudo aos pouquinhos. Absorvendo o conhecendo para poder aplica-lo da melhor forma.

    Muito obrigada.

    Bianca Briones

    Responder

  4. Que dizer?? Acabo de descobrir que um pouco de polêmica faz que existam comentários no blog. Matérias limpas de fácil compreensão, nos colocam na condição de professores e já viu né? Professor falou, aluno aceitando ou não deixa pra lá. É um saco isso. Você fica com muita visita, um monte de gente até que além de se valer do conteúdo agradece pessoalmente, mas não faz um comments, cria link, divulga. Não ajuda. Conheci seu blog hoje, já fiz link, comentei, joguei até no Buzz e twitter. Agora deixo um comentário. Obrigado.

    Responder

  5. Pingback: 10 Etapas para começar um Blog | [ Ferramentas Blog ]

  6. Putz, valiosas dicas…
    São coisas que muitas vezes lemos e terminando esquecendo de aplicar.
    E esse post está muito bom pois resume a questão citando alguns pontos essenciais para otimizar nossos blogs para os mecanismos de busca…

    Responder

  7. Parabéns Marcos Lemos! Admiro pessoas que se preocupam com o próximo, principalmente quando esta relacionado a leitura, educação, e cidadania. A dicas acima citadas servem não apenas para blogueiros, mas para amantes da leitura, de modo que possamos filtrar os conteúdos a serem lidos.

    Sou seguidor no twitter, agora no site, e destaco que as dicas aqui postados estados servindo, além de motivação à divulgar minhas idéias, um maneira de aperfeiçoar meu blog.

    Cara, essa é nova pra mim, um Teólogo blogueiro!rs… Admiro Teologia. Também sou Teólogo, mas não com formação acadêmica.Já fiz alguns cursos… Achei que era só eu que admirava teologia e tecnologia, e que as duas não podiam andar juntas. Me enganei, é possível sim!

    Aproveitando as dicas dada segue abaixo meu link para mostrar sociabilidade, dizer que não quero isolar meu blog do resto do mundo, e ressaltar que estou ligado ao que outros fazem.

    [link suprimido]

    Grande abraço.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.