Blogs e a Liberdade de Expressão

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

A internet tem se mostrado como um grande espaço para debates, confronto de ideias, manifestações e mobilização social. Tem seu lado ruim e é mal usada por diversos grupos e pessoas. Mesmo assim, os benefícios de um espaço de comunicação como esse são maiores, é mais democrático que outros meios e acessível para praticamente qualquer pessoa. O que está em jogo aqui é nosso liberdade de expressão e direito à informação, juntamente com nossa responsabilidade individual.

Sei que esse post não vai atingir todo o meu público e é apenas uma reflexão, devaneios pessoais para provocar a reflexão dos que lerem até o fim e quiserem comentar, dar opinião ou mesmo se inspirarem para escrever mais em seus próprios blogs.

Um dos assuntos mais complexos que temos que abordar hoje em dia é a relação entre “Liberdade de expressão Vs. Responsabilidade” quanto ao uso da internet e seus meios. Nós blogueiros estamos no meio do fogo cruzado, principalmente por sermos protagonistas de um novo meio de comunicação e propagação da informação.

Liberdade de expressão na internet

Indo mais além, as redes sociais são uma grande fonte de troca de conteúdo, disseminação de ideias e meio de mobilização social, como nunca antes existiu na história da humanidade. Ainda estamos engatinhando, aprendendo a usar todas essas ferramentas que nos são disponíveis. Confundimos e misturamos nossa diversão com assuntos sérios.

Se olharmos para nossa time-line do Facebook, por exemplo, vamos encontrar fotos de gatinhos junto de notícias sobre protestos, mensagens sociais e declarações de amor. Muitos ainda pensam que basta clicar em “Curtir” ou “Compartilhar” de algo que já está ajudando, mas não é capaz de sair do sofá para ir às ruas e gritar nossos ideais, defender uma causa.

Somos livres, mas estamos presos?

Antes de discutia a “liberdade de imprensa” como legítima liberdade de expressão. Estamos num momento em que a imprensa já não representa mais a opinião pública, é manipulada por grandes corporações e interesses até de suspeitos criminosos (haja vista o caso “Cachoeira” e semelhantes).

Man yelling — Image by © Daniel Koebe/Corbis

O melhor da internet hoje é que já não dependemos mais dos grandes meios de comunicação, nem de dinheiro, equipamentos, equipes e profissionais, para fazermos nossa voz ser ouvida e propagada. Cada indivíduo com um computadores, tablet ou celular com acesso à internet pode ter seu blog ou um perfil em rede social, até mesmo um simples e-mail, e fazer voar pela rede o que achar conveniente para suas interações.

Não somos empresas, nem órgãos de comunicação ou entidades. Somos pessoas, indivíduos conversando sobre o que queremos, com quem queremos e de forma direta, sem intermediação de terceiros, sem nos deixar levar por opiniões alheias (ou nos deixando levar, mas escolhendo quem realmente nos influencia).

Sim. Podemos escolher quem vamos deixar nos influenciar. Não estamos presos aos poucos canais da TV ou aos poucos jornalistas canonizados pela mídia tradicional. Nem mesmo a propaganda convencional tem sido eficiente para vender produtos ou serviços, onde até a linguagem da política está precisando ser repensada.

Isso não nos exime da responsabilidade, das leis e do Direito. A democracia plena para a liberdade de expressão prescinde o direito do outro, o espaço do outro. A internet não é lugar sem lei ou sem regras, não é um vale-tudo. Não tenho a resposta sobre tudo isso e ainda vamos levar algum tempo para saber como usar efetivamente a internet. Mas ainda é melhor do que tudo o que já tivemos.

.

15 Comentários

  1. “O melhor da internet hoje é que já não dependemos mais dos grandes meios de comunicação, nem de dinheiro, equipamentos, equipes e profissionais, para fazermos nossa voz ser ouvida e propagada.”

    E é isso o que mais gosto na internet de hoje :o)
    Excelente texto!

    Responder

  2. Caro amigo, Marcos, pode me processar, fazer o que quiser rsrsrs, mas acabei de copiar (na internet boa parte do que temos se copia) teu texto, este aqui, e fazer uma postagem em meu blog. Sei que não é correto. Mas o assunto está por demais interessante, para mexer. Claro, que com os devidos creditos.

    Eu, já havia falado sobre isso, em algumas outras postagens, por isso…

    No mais, fica o abraço!!!

    Responder

    • Marcos Lemos já deixou bem claro que não permite copiar seus artigos, e você vai e copia!

      Responder

    • Ed Soares,
      Não preciso te processar para tirar seu blog do ar por copiar um artigo meu, como você realmente fez. Você está hospedado no Blogger e já denunciei você por duplicação de conteúdo.
      É simples no Blogger. Depois de denunciar, o próprio Blogger tira o artigo copiado do ar.
      Volte aqui só para contar aos meus leitores que você foi deletado e avisado pelo sistema do Blogger. Ok?

      Muito obrigado pelo que você fez. Servirá de exemplo.

      Responder

    • Por onde será que anda o Ed Soares?
      O artigo que ele plagiou foi devidamente excluído pela equipe do Blogger após eu denunciá-lo.

      Aqui o link onde ele postou o plágio como prova da exclusão do Blogger: http:// www. revistadoed. com/2012/07/ liberdade-de-expressao.html

      Quis dar uma de esperto e serviu como prova de que não adianta plagiar, se temos como denunciar e ter nossos direitos respeitados.

      Que sirma de lição.

      Responder

      • Eu também estava aqui que nem o Crazyseawolf esperando na poltrona com batata frita e guaraná para ver a parte final do Filme “O Plágio” digirido por Ed Soares.

        Ele está concorrendo ao troféu pipoca na categoria coadjuvante. E já temos o resultado! Ele ganhou uma passagem somente de ida e não volta mais. 🙂

        Responder

      • Aprendi aqui mesmo nesse blog, com o referenciar respeitosamente um blog e ainda deixar o seu post com uma excelente qualidade. Procuro pesquisar outras fontes, mais informações, complementar a informação.

        Sobre o que a minha referencia fala, simplesmente resumo do que se trata e jogo o link para as pessoas lerem o conteúdo completo. E depois enriqueço a postagem com mais informações. Muito mais útil e correto, não?

        Seu texto é grande e bem elaborado. Escrevê-lo deve ter dando um enorme trabalho, digitando e pensando. Alguém como o Ed que pensa estar fazendo bem, só faz o mal, pois simplesmente joga todo esse trabalho no lixo para quem ler a postagem dele, que retém o tráfego que poderia estar indo para o seu blog.

        Excelente atitude. E se o Blog dele fosse WP?

        Responder

  3. Muito bom o texto,

    Concordo com diversos pontos acentuados ai, devemos ter responsabilidade por aquilo que postamos e/ou divulgamos!

    Continue assim com ótimas informações, criticas…

    Grande abraço,
    Gabriela Vieira

    Responder

  4. Muito bom o texto, Marcos! Sim estamos engatinhando e por isso a reflexão é tão importante!
    O colega do comentário acima se entusiasmou com o texto e tropeçou…. Faz parte do processo, do aprender a andar!
    Quem gostou, deve levar o texto na mente e pensar a respeito. A reflexão, com certeza,provocará mudanças na sua postura nas redes sociais e nos textos que você criar daqui para frente no seu blog.
    Sucesso a todos!

    Responder

  5. Pingback: Seu Blog, redes sociais e as eleições na Internet - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

  6. Perfeito, muito boa essa postagem, abre as consciências dos blogueiros sobre a sua responsabilidade (e possibilidades) quase ilimitadas ao estabeecer um blog na rede.
    Att

    Responder

  7. Não tenho o quer dizer desse artigo. Simplesmente a realidade da Internet é essa. Somos indivíduos que se quizermos não dependemos de ninguém para falar o que pensa. Com respeito e sabedoria nossa voz pode ir longe não é mesmo?

    Responder

  8. As vezes nem precisa você ir às ruas. Hoje a internet te oferece meios mais cômodos de protestar… é o que eu chamo de protesto versão “preguiça”. No avaaz por exemplo, voc~e recebe o e-mail ou um recado no face, clica, coloca o seu nome e e-mail e depois “assinar”. E funciona! A exemplo aí da Ficha Limpa.

    Mas eu concordo com você… e também os Anonymous quando dizem que quando você não ajudar a resolver um problema que está ao seu alcance, se torna parte dele.

    Responder

  9. Concordo, porém, temos que ressalvar que opinião não é crime, mesmo que ofenda os outros. Seu eu teço uma crítica desfavorável a A ou B, isso não significa que esteja incitando o ódio, como os ofendidos gostam de acusar.

    O mais importante seria diferenciar claramente a crítica desfavorável, a reprovação, o descontentamento e a indignação do ódio, da calúnia, da difamação e da injúria, que são algo totalmente distinto. Os aproveitadores gostam de misturar as duas coisas sempre, como forma de intimidar os blogueiros.

    Eu tenho sofrido bastante perseguição por minhas idéias e sugiro a todos os blogueiros que batam nessa tecla sempre: diferenciem a crítica do ódio, diferenciem claramente e profundamente, para desarmar os intolerantes ideológicos.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.