Como criar um Blog no Tumblr

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Como criar Tumblr – Como mexer no Tumblr. Tutorial completo criar Tumblr
Das grandes plataformas de desenvolvimento de blogs, o Blogger e o WordPress est√£o na linha de frente. Mas surgiu um √≥timo competidor, o Tumblr, apostando na facilidade de uso e objetividade focada em publica√ß√Ķes r√°pidas, como um micro-blog. O Tumblr conquistou a blogosfera e √© uma das plataformas mais adotadas por amantes das redes sociais, como o Twitter e Facebook. Veja aqui como criar seu blog no Tumblr e dominar mais essa ferramenta.

Como criar um Tumblr

O Tumblr tem recursos que podem atender √†s necessidades de quem quer ter um blog, publicar de forma mais livre e pessoal, com conte√ļdos de entretenimento e intera√ß√Ķes que nascem das redes sociais. √Č um micro-blog que tem sido usado como uma extens√£o, al√©m de ser mais f√°cil de usar que o WordPress e at√© mesmo o Blogger.

Vale ressaltar que o Tumblr é gratuito, não precisa de hospedagem, nem conhecimentos em HTML.

Como criar um blog no Tumblr?

Para começar a publicar suas idéias no Tumblr, entre no endereço do serviço: http://www.tumblr.com/. Na página que abrir você verá o formulário de cadastro, como na imagem abaixo. Este é o primeiro passo para criar um Tumblr:

Como criar um Tumblr: tela inicial

Basta colocar seu email, criar uma senha e logo no espaço para URL escreva como quer que seja o endereço desse novo blog no Tumblr. A URL do seu blog no Tumblr será algo como:

SEUBLOGNOME.tumblr.com

Depois √© s√≥ clicar em ‚ÄúStart posting!‚ÄĚ e, se o endere√ßo que voc√™ escolheu estiver livre ser√° feita uma verifica√ß√£o de palavras e seu cadastro j√° estar√° pronto.

A primeira tela j√° te ensinar√° o que voc√™ tem que fazer para come√ßar publicando. Tudo √© bem intuitivo e simples de fazer e usar, inclusive as modifica√ß√Ķes no perfil, e at√© layouts. √Č nesse momento que voc√™ realmente come√ßa a estruturar e desenvolver seu Blog no Tumblr.

Painel criar Tumblr

Note que j√° est√° dispon√≠vel como inserir texto, imagens, cita√ß√Ķes, links, chat, √°udio e v√≠deos. Tudo num √ļnico menu, bem no topo da p√°gina e f√°cil de identificar. Voc√™ n√£o tem que aprender c√≥digos ou saber usar um editor de postagens como nas plataformas de blogs comuns. Com o Tumblr tudo √© bem intuitivo e simples para criar, aplicar e publicar.

Para customizar seu Tumblr, mudando nome, colocando uma foto e at√© uma descri√ß√£o de seu perfil e conte√ļdo, clique no menu ‚ÄúAccount‚ÄĚ ~> ‚ÄúPreferences‚ÄĚ. Na janela que abrir, coloque as informa√ß√Ķes desejadas:

Configurar e criar um Tumblr

Clicando no bot√£o ‚ÄúCustomize your blog‚ÄĚ (indicado pela seta vermelha na imagem acima), voc√™ ser√° levado ao painel com o menu horizontal para fazer modifica√ß√Ķes de apar√™ncia, temas, imagens, entre outros detalhes.

Se você começar publicando algo, antes de fazer qualquer modificação de perfil e informação, antes de terminar de publicar, o próprio sistema do Tumblr irá levar você para os passos de customização da sua conta. Este é um dos passos mais importantes para criar o seu Tumblr. Mas não se preocupe, pois é possível voltar e fazer novas mudanças. Nada é definitivo no Tumblr.

customizar-blog-tumblr-criar-novo

Ent√£o √© s√≥ adicionar as informa√ß√Ķes solicitadas e clicar no bot√£o ‚ÄúShow all appearance options‚ÄĚ para completar tudo o que √© necess√°rio para seu blog no Tumblr ter um perfil.

Você será levado a uma página com um menu no topo com tudo o que pode ser facilmente modificado em seu Tumblr, para que fique como você quer:

customizar-tumblr-detalhes-menu

Aqui você muda inclusive o tema (Theme) que é o layout, detalhes da aparência e alguns recursos avançados. Tudo o que você modificar pode ser salvo e visto na hora como ficou.

H√° temas e layout gratuitos de todos os tipos, inclusive feitos por terceiros, al√©m dos themes pagos que tamb√©m pode ser encontrados no menu de customiza√ß√Ķes do Tumblr.

Criamos aqui um Tumblr de testes para o [ Ferramentas Blog ] e usaremos ele para mostrar mais coisas que formos aprendendo aqui. Para ver como ficou o nosso simples modelo, acesse: http://ferramentasblog.tumblr.com/

Nosso painel est√° assim:

painel-tumblr-ferramentasblog

Este foi o nosso tutorial completo para Criar um Tumblr. Se tiver d√ļvidas, sugest√Ķes e outras ideias para desenvolver p√°ginas no Tumblr, comente abaixo. Vemos publicar o m√°ximo de coisas sobre essa plataforma para blogs e Sites. Crie um Tumblr.

Como criar blogs no Blogger ou WordPress.org

.

23 Comentários

  1. Nunca usei o Tumbrl, e nem sabia por onde começar.
    Mas, mesmo assim, sou grande f√£ dom Blogger, que foi o primeiro e √ļnico servi√ßo de blog que usei.
    Parabéns pelo post!

    Responder

    • Sim… √© poss√≠vel registrar um dom√≠nio para usar no Tumblr… faz-se isso direto dentro do painel e √© bem simples. Teremos um tutorial sobre o assunto em breve!

      Responder

  2. Vendo o Tumblr como é hoje, ele parece mais uma rede social do que uma plataforma de Blog, apesar de ser descrito isso no site.

    N√£o acredio que, um dia, o Tumblr venha a competir diretamente com o Blogger ou o WordPress, mas acredito que, no futuro, ele seja usado por blogs para divulgar conte√ļdo (isso se n√£o continuar virando bagun√ßa como est√° virando…).

    De qualquer forma, Parab√©ns pelo Post, sabemos o quanto o Tumblr t√° crescendo e ainda vai crescer…

    Responder

    • Essa mat√©ria ai fala sobre downtime do servi√ßo, isso quer dizer o tempo que ficaram fora do ar.
      Com certeza o Tumblr teve problemas e por isso ficou fora do ar, se observar ele é uma plataforma nova e todas as outras da pesquisa já são antigas e por isso são mais estáveis(não ficam caindo).
      Porém isso que foi relatado pode já não fazer mais parte da realidade de hoje do serviço.

      Responder

    • Thiago,

      Recusei seu coment√°rio anterior por conta dos links que n√£o funcionavam.
      Pra quem n√£o entendeu, o Thiago estava reclamando da dificuldade em justificar os textos no Tumblr.

      Responder

  3. Pingback: Novo Tumblr Button: Compartilhar conte√ļdo no Tumblr | [ Ferramentas Blog ]

  4. Adoro o Tumblr. √Č um lugar para postagens mais pessoais e imagens, coisas que no blog no Blogger prefiro n√£o postar, pois aposto em textos mais longos.

    √ďtimo post! ūüėÄ

    Responder

  5. Acho que criei uma conta no Tumbir, mas nem usei por achar um pouco in√ļtil. Uso outras RS e procuro interagir entre elas.
    A materia foi boa e vou reativar meu perfil e ver no que vai dar.

    Responder

  6. olha estou criando um blog no tumblr estou achando muito interessante, porq na verdade ele permite fazer tudo o que os outros blogues fazem, é só explorar bem suas funçoes, ele nãp fica muito abaixo dos, mas é aquilo que se diz antiguidade é um posto por isso worpress e o blogger estão na frente.

    Responder

  7. Pingback: Como colocar m√ļsica no Tumblr | [ Ferramentas Blog ]

  8. Pingback: Layouts profissionais para Tumblr: Premium Tumblr Theme | [ Ferramentas Blog ]

  9. Pingback: Como mudar para o customize antigo do Tumblr | [ Ferramentas Blog ]

  10. Pingback: Como habilitar a fun√ß√£o “Ask” no Tumblr | [ Ferramentas Blog ]

  11. Olha to agr aprendendo aos pouquinhos sobre essa possibilidades de criar meu blog aki pq parece ser facil e rapido e parece que a tecnologia esta ao meu favor enquanto uso-o. Minha prima fez um e me falou de suas fun√ß√Ķes e me explicou que e totalmente rapido e uma maneira diferente de expor opinioes

    Responder

  12. Pingback: Desenvolvimento Profissional de Blogs por Marcos Lemos

  13. Preciso inserir um bate papo que fique com a janela aberta no meu tumblr. Cheguei até a criar um bate papo no chatango. Como faço para a janela do chat fique no meu blog tumblr.

    Responder

Deixe um coment√°rio

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.