É bom comprar anúncios para seu Blog?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

Sempre recebo pedidos de blogueiros para compara espaço de banners em meu blog, com o objetivo de conseguir mais visitas, principalmente, já que não faço parcerias de troca de links e banners. É muito importante investir na divulgação do seu blog, mas a dúvida que fica é: vale a pena pagar para divulgarem o seu blog? Há casos em que isso pode ser muito interessante, mas há outros em que pode ser uma grande bobagem.

Quando recebo pedidos de outros blogueiros querendo saber quanto custa anunciar no [ Ferramentas Blog ], a grande maioria quer fazer isso para gerar mais visitas para seus próprios blogs. Alguns desejam que eu escreva um artigo patrocinado (publieditorial) ou querem ver seus links em meus artigos. A resposta padrão é: “Não faça isso. Não gaste seu dinheiro com isso!“.

Se você não sabe por que não faço parcerias, recomendo que assista esse vídeo: Como fazer Parcerias eficientes para seu Blog.

Gaste com o que é importante

Tem muito blogueiro querendo gastar com anúncios, quando ainda não investiram naquilo que realmente é essencial e relevante para seus blogs. Há prioridades e coisas mais importantes que precisam ser levadas em conta antes de querer gastar com anúncios. Você precisa dar um passo de cada vez e o passo mais importante é investir seu dinheiro naquilo que vai tornar o seu blog mais profissional:

  1. Registrar um domínio próprio
  2. Migrar para o WordPress.org
  3. Contratar uma hospedagem de qualidade = aproveite para conhecer a http://www.FBlogHost.com especializada em Blogs e WordPress.org.
  4. Compre um layout exclusivo = recomendo o CrieWeb.com ou procure um layout Premium (para Blogger ou para WordPress).
  5. Compre livros/ebooks e cursos que vão te ajudar a blogar melhor.

Isso é o mínimo esperado para um blogueiros sério e que pensa realmente em crescer. Sem essa base, será impossível ter um blog profissional. Estes são os investimentos mais importantes para aplicar seu dinheiro no Blog, pensando a longo prazo.

Invista nas formas corretas de divulgação

Não vale a pena pagar para anunciar em outros blogs se você não faz o mínimo para divulgar o seu blog gratuitamente, dedicando-se nas bases para ampliar sua influência na blogosfera (O maior segredo para divulgar seu Blog). Não dá pra querer visitas a qualquer custo e anúncios ou publieditoriais podem não dar o retorno esperado, sendo um gasto desnecessário.

Depois de gastar o seu dinheiro no que é relevante e importante para construir um blog de qualidade, então é preciso dedicar-se às formas realmente eficientes para conquistar visitas e fidelizar seu público alvo.

1. Use as redes sociais = É óbvio, mas vale repetir: nenhum blog sobrevive sem redes sociais. Seu blog precisa estar presente onde as pessoas interagem e trocam informações. É neste lugar que se consegue a divulgação espontânea e natural.

2. Invista em newsletter e feed = Outra forma de fidelizar seu público é conseguir assinantes. As pessoas podem se manter em contato com as atualizações dos blogs preferidos por email ou por leitores de Feeds, sem nunca perder o contato com as novidades do seu blog.

3. Escreva Guest Posts = Procure blogs de conteúdo similar ao seu e proponha ao autor que você lhe envie algum artigo sobre algum assunto que ele ainda não abordou. Escrever como convidado em outros blogs pode gerar retorno de visitas e atingir um público novo.

4. Comente em outros Blogs e participe de fóruns = É preciso tornar o seu nome conhecido e mostrar que você é uma pessoa que interage. Procure os lugares onde as pessoas falam dos assuntos que você gosta e aborda no seu blog. Não só para divulgar seus links, mas para conseguir visibilidade.

5. Use agregadores de conteúdo = Os agregadores de links e conteúdos ainda são importantes para gerar visitas em massa. Podem ser visitas de baixa qualidade, mas expõem seus links a um público mais diversificado.

6. Aplique técnicas de SEO = Seu blog precisa produzir conteúdo de qualidade e ser amigável aos mecanismos de busca, especialmente o Google. Aprenda um mínimo das técnicas de SEO para aparecer melhor nos resultados. É do Google que pode vir a maior fonte de visitas do seu blog.

Só pague para divulgar produtos e serviços…

Depois de crescer e tornar-se mais profissional, pode valer a pena comprar anúncios e pagar para ter seu blog divulgado em outros, somente se você tem produtos e serviços para oferecer.

Eu mesmo compro anúncios em vários blogs e sites para divulgar meu E-book ou o serviço de Hospedagem para Blogs. Divulgando produtos, o retorno financeiro em novos clientes e compradores vale a pena, tornando o gasto irrelavante e recuperável.

Por isso mesmo não recomendo que se gaste para anunciar se o objetivo é apenas ampliar seu número de visitas, pois visitas não dão lucro diretamente e há métodos mais eficientes, como expliquei acima.

… ou quando quiser fazer promoções

Outro momento que pode justificar gastos em anúncios é se o seu blog quer promover alguma promoção, por exemplo. Pode ser muito interessante que blogs grandes apresentem ao seu público que há uma promoção rolando. Isso motivará mais blogs a fazer o mesmo, amplia suas chances de crescer nas redes sociais, além de acelerar a participação das pessoas.

Podem existir outras situações em que valha a pena investir em divulgação, que não apresentei aqui. O mais importante nesse artigo é mostrar que há outras prioridades a serem vencidas antes de querer gastar com anúncios, especialmente se o seu objetivo for apenas gerar visibilidade e visitas.

Dê os passos certos, na hora certa!

16 Comentários

  1. Marcos,

    excelentes suas dicas, e eu estava mesmo precisando de algumas delas.

    Eu estou pensando em fazer uns sorteios de brindes no meu site, e será importantíssimo fazer a publicidade disso em outros blogs.

    Sucesso e abração.

    Responder

  2. A única coisa que tenho que discordar de você, é: Usar wordpress.org obrigatoriamente. Digo porque, investi uma grana com hospedagem e domínio e criei um blog wordpress.org, mas no final apanhava demais dos layouts e personalizações. Com isso, criei um blogspot que carrega as paginas com muito mais rapidez e tenho mais liberdade para mexer com layout, além de integração automática com quase tudo da google (adwords, adsense, feedburner, analytics).

    Claro que tem suas desvantagens, mas não há desvantagem maior que me desmotivar a escrever o blog por causa de empecilho do WP… 🙂

    Abraço!

    Responder

  3. Marcos Lemos,
    Ótimas dicas, mas não concordo que seja preciso usar o WordPress.org para ter um blog profissional, pois o que importa é o conteúdo que ele apresenta e não a plataforma que ele usa.
    Fora isso, seu artigo está perfeito.
    Abraços e sucesso.

    Responder

  4. Olá Marcos,

    Eu não vejo a compra de anúncios como algo desnecessário, pois essa ação depende justamente da sua intenção com a compra desses anúncios. Um bom exemplo são as campanhas do facebook onde você pode selecionar o modelo da campanha e cada modelo visa um determinado objetivo.

    Conheço blogueiros que investem a cada mês numa campanha diferente do tipo: campanhas para aumentar o número de fãs, campanhas para aumentar o número de assintantes, campanhas para divulgar algum programa de afiliado específico e com isso ele vai aumentando a divulgação do seu blog no ambiente online.

    Uma coisa eu concordo plenamente com você: é necessário fazer os investimentos primordiais que foram supracitados para só depois disso começar a investir em anúncios, mas acho válido investir na compra de anúncios.

    Até mais e boas postagens!!!

    Responder

  5. Estou de acordo e o final do artigo é o melhor ‘só pague para promoções, produtos e serviços’. Acho que isso é fundamental, o resto é talento e dedicação.

    Responder

  6. Concordo em partes, acho que antes de anunciar temos mesmo que investir nos pontos que voce citou marcos, e acho que dependendo do tipo de anuncio, talvez sortear algum premio no site, condicionando ao curtir ou seguir no twitter por exemplo, acaba trazendo até mais resultados :o)

    Responder

  7. Olá Marcos!

    Também nunca me veio a mente pagar para gerar mais visitas,isso tem que ser naturalmente e com seu esforço,e não empurrando para as pessoas seu blog.

    Eu também penso que o correto é comprar publicidade em blogs só para divulgar algum produto seu ou de outras pessoas,em que você ganhe uma comissão,recuperando o investimento e tendo um bom lucro.

    Em minha opinião a melhor formato é o post patrocinado,publieditorial para se comprar em um blog com muitas visitas.

    Abraço!

    P.S. Marcos ou Claudio já aconteceu com vocês de artigos bem antigos do blog aparecerem “sozinhos” na home como se fosse um artigo novo? Por exemplo,publiquei um artigo em 14/01/2011 e quando fui visitar meu blog ele estava na home (os 2 primeiros artigos que publiquei no blog) com data 11/06/2012.Não sei como ocorreu e faz dois dias que acontece isso.

    Responder

  8. Na parte de usar o WordPress.org discordo totalmente de você Marcos Lemos. Vejo muitos blogs e até mesmos sites profissionai criados no Blogger e até mesmo sem domínio próprio. Conteúdo em primeiro lugar.

    Responder

  9. Parabéns Marcos, ótimas dicas, estou seguindo a risca cada uma delas. O meu site era feito no HTML bruto, porém, para atualizar meu site dava um trabalho do cão, até que aprendi a usar o WordPress e estou migrando o meu site para essa plataforma fantástica.

    Fiquei quase um mês, mas finalmente a migração está quase concluída. Como meu site tem vários sub-domínios só instalei um tema mais chique na página principal, já nas demais páginas estão o tema padrão do WP. Pois minha intenção é instalar um tema único, personalizado.

    Parabéns pela matéria!!!

    Responder

  10. Há, ia quase me esquecendo, colocar anúncios pagos no site/blog é o sonho de qualquer um que queira viver desse trabalho, mas devemos priorizar as fontes de visitas gratuitas, como as redes-sociais e agregadores de links.

    Após o blogueiro ver que as visitas estão vindo, aí sim o dono do site/blog pode pensar em abrir espaço publicitário pago. Outro dia visitei um site que tinha espaço para anunciar. Segundo eles, as estatísticas desse site era de 20 mil visitas em média. Não perguntei a eles quanto era para anunciar naquele site. Na minha opinião, eu achei meio pouco a quantidade de visitas.

    O meu tem em média 40 mil e acho pouco. Porém, cada blogueiro deve saber o potencial do seu site. Se você acha que já deve abrir para publicidade paga, beleza, bom pra você, caso você ainda não ache necessário, é melhor focar nas visitas.

    Bom, essa é a minha opinião.

    Responder

  11. Interessante observação feita neste post. Realmente, os blogueiros podem pensar de uma maneira inversa, que pode não trazer o retorno esperado e ainda ocasionar custos desnecessários. Muito legal poder refletir sobre isso e ver em qual característica o blogueiro se encaixa.

    Responder

  12. Olá Marcos,

    Acho muito válido quando você diz “gaste com o que é importante” no início do artigo. Sem dúvida alguma, esse é um ponto essencial para qualquer pessoa que busca sucesso de alguma forma, seja no mundo online ou offline.

    Tomando como base que esses pontos já estão encaminhados e o blog possui qualidade a oferecer aos visitantes eu acredito que a compra de anúncios é uma decisão peculiar às circunstâncias de cada blog ou site e conforme você disse, pode ser interessante como pode também ser uma grande bobagem.

    Por exemplo, se a idéia é realmente anunciar para obter mais visitas, o risco do resultado gerado ser inferior ao esperado ao meu ver é alto, inviabilizando esse tipo de anúncio.

    No entanto, quando se anuncia um blog com o objetivo de torná-lo mais conhecido, independente de estar contando com mais visitas ou não, de certa forma não é de tudo um problema afinal, ser apresentado a novos olhares de interesse mútuo (mesmo nicho) pode sim trazer benefícios, não com aumento do número de visitas, mas oferecendo aos prospectivos leitores uma chance de, se não vir conhecer o trabalho do blog, ao menos saber que existe. E assim, como uma propaganda de coca-cola, tanto se vê que um dia agente experimenta rs.

    No final das contas parece a mesma coisa, porém a diferença fica por conta do que o anunciante vai ganhar (ou gastar) em relação ao que ele estava esperando rs.

    Abcs

    Responder

  13. Foi uma boa idéia colocar um artigo assim no Ferramentas Blog. Muita gente investe sem saber o motivo para tal. Um passo de cada vez e com cautela redobrada. Valeu.

    Responder

  14. Realmente mudou minha opinião sobre divulgar meu blog usando o Google AdWords, eu até recebi cartinhas da Google Brasil referente a promoções, eu quase contratei o serviço, pois diziam que o brinde de R$150,00 de desconto nos anúncios, mas tudo bem.
    Depois de ler este post, parabéns Marcos Lemos, estou sempre lendo seus artigos, diferente de muitos artigos ímpetos por ai, percebi que devemos voltar a atenção para nossos produtos antes mesmo que nossos caros amigos chateiam se por não encontrar tudo aquilo que foi anunciado.
    Estou cada dia mais tempo em seu Blog pois estou aprendendo muita coisa em seus artigos. Parabéns mesmo

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.