Este blog não é pra qualquer um…

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Este blog aqui já publicou mais de mil artigos especificamente para quem tem blog. Mas a grande questão é que preciso escrever para blogueiros de todos os níveis. É um público muito grande, com gosto variado, estilos e objetivos bem diferentes. É um desafio até a linguagem que devo usar na hora de formular meus textos. O mais difícil? Ter que contemplar a todos. Mas é bem provável que eu não escreva para você! Sinto muito…

Aos que visitam o [ Ferramentas Blog ] todos os dias, já devem ter percebido que escrevo posts para usuários do Blogger e do WordPress, com tutoriais para praticamente todos os níveis: do iniciante sem conhecimento de informática, até os blogueiros mais profissionais e técnicos.

Tento abranger assuntos para quem quer ganhar dinheiro desenvolvendo blogs, para quem está nesse mercado de trabalho na área de TI e marketing, chegando até os que só querem passar o tempo e se divertir. Entre outras centenas de assuntos que circulam esse mundo dos blogs.

Então recebo comentários como esse:

Nem vou comentar sobre a tremenda falta de educação do sujeito. Mas ele reclama de um post/tutorial que pode parecer básico e “uma merda” para quem já está acostumado com o Blogger. Só que eu tenho uma obrigação de atender a todo tipo de público.

Vejam como os assuntos aqui variam: três dias seguidos, antes desse post mais básico, publicamos só sobre técnicas avançadas de SEO. Ao mesmo tempo teve um tutorial ensinando como usar o Facebook, junto com outro mais intermediário sobre como criar um fórum no Blogger.

Percebem a dificuldade? Olhem o tamanho da blogosfera e temos o [ Ferramentas Blog ] bem no meio disso tudo, querendo falar para todos. Entendam: este blog aqui é para todos, mas as vezes será só pra alguns!

Desculpem-me o desabafo, mas é que comentários desse tipo chegam aos milhares todos os dias. Gostaria que entendessem que  faço o melhor que posso para atender a todos os blogueiros de alguma forma.

.

115 Comentários

  1. Impossível agradar a todos, por mais que tente sempre haverá os revoltados como você mesmo disse: “mas é que comentários desse tipo chegam aos milhares todos os dias”.

    A questão é que você faz um ótimo trabalho aqui, releve comentários como esse, eles apenas não possuem a mesma maturidade que você.

    Sucesso!

    Responder

  2. Marcos,
    infelizmente todos nós recebemos esse tipo de comentário, sempre tem alguém que pensa que pode “determinar” os rumos do blog alheio, mas é o preço que pagamos por tomar a frente e procurar fazer algo para ajudar os outros.
    Você fez o correto, desabafou e agora a vida segue.
    abraço.

    Responder

  3. Não esquenta Marcos. Vc estudou Teologia sabe que nem Jesus agradou a todos.

    E outra, vc não tem a obrigação de fazer o que faz. Só faz porque ama. Comentários desse tipo foram feitos para serem esquecidos.

    Certo?

    Abraço, até mais! 🙂

    Responder

  4. Olha,

    Eu já tive um blog como esse seu, com objetivo de ajudar as pessoas a começar a ganhar dinheiro com blogs. Graças a comentários como este que você recebeu, e comentários de gente preguiçosa, grosseira, mal agradecida, resolvi fechar o blog.

    Financeiramente falando foi a melhor coisa que fiz. O blog me tomava muito tempo e com o fim dele consegui transformar este tempo em dinheiro.

    Então, te desejo santa paciência.

    João

    Responder

  5. Há pouco tempo que visito este site.

    É normal que as pessoas quando querem aprender o façam desde o principio, e não começar pelo mais complicado, que se calhar é o caso das pessoas que fazem esses tipos de comentários.

    Continue assim

    Cumprimentos

    Responder

  6. Talvez esse cara, seja o que mais usufruiu de dicas daqui do blog e reclama demais… Se ele se acha “o tal”, com certeza domina conceitos de programação (C, Java, Python, etc), HTML, CSS, jQuery, PHP, tudo isso em nível mais avançado. MAS, pessoas assim não usam seus conhecimentos para atacar ofensivamente as pessoas que sabem menos sobre qualquer assunto. Portanto, o que faltou a ele foi bom senso.

    Abraço e que Deus tenha misericórdia dessa pobre alma.
    😀

    Responder

  7. Lemos, com o [ Ferramentas Blog ] aprendi e hoje venho atualizar, para conhecimento de alguns, “O blog é seu e você posta o que quiser” então meu caro, comentários como esse só servem para agregar novas ideias ao desenvolvedor do blog.

    Relaxe pois esse “idiota” deve ser um tremendo incompetente e invejoso, que admira o [ Ferramentas Blog ] e não têm competência para desenvolver algo no nível do [ Ferramentas Blog ].

    A blogosfera agradece a sua existência. Deus Esta No Comando

    Responder

  8. A pobreza de espírito aí é grande e a falta de educação também.
    E sim o blog é para alguns: algumas pessoas interessadas no conteúdo e aprendizagem.
    Ignore solenemente e sigamos seu ótimo trabalho.

    Abraços!

    Responder

  9. Entendo você Marcos, eu também já recebi cada tipo de comentários idiotas, mas como você mesmo disse existe varios tipos de públicos, mas sua resposta foi sensacional, este post além de um desabafo é também uma resposta a todos os blogueiros que recebem todos os dias comentário tão estúpidos como este. E como diz meu amigo Jadson, o [Ferramentas Blog] é o Wikipedia da Blogosfera.

    Responder

  10. Difícil agradar a gregos e troianos.

    Continue com seu trabalho. Está fazendo o certo. Nem todos têm blogs há tanto tempo, nem todos aprenderam tudo o que as ferramentas oferecem, e é necessário fazer os tutoriais básicos. Esqueça comentários como esse.

    Abraço!

    Responder

  11. kkk Blogueiro sofre, né?! Eu confesso que também sinto que a maioria de seus posts não é feita pra mim mas, ao contrário do Marco Aurélio, eu não fico indignada com isso. Simplesmente reconheço que seu público-alvo principal é outro.

    Como jornalista e pesquisadora de comunicação me preocupo muito com essa tendência das pessoas a “se acharem” o destinatário de toda informação que aparece. Na web tem conteúdo para todo gosto, quando a gente não gosta ou não precisa de algo significa simplesmente que aquela informação não foi produzida para nós. É tão simples, mas muita gente não consegue ver o óbvio, por isso a gente precisa escrever coisas tão evidentes às vezes.

    Bom trabalho!

    Responder

  12. É Marcos, todos os blogs que ensinam vários assuntos de diferentes níveis sofrem com esses comentários. O usuário que publica um comentário desse tipo é um grande mal educado e que na minha opinião não merece respeito de ninguém!

    Bom, desejo uma boa sorte para você não encontrar mais usuários desse tipo no seu blog!

    Responder

  13. Uma pessoa que faz um comentário deste tipo é completamente sem noção! Onde já se viu querer determinar o que deve ou não deve ser escrito num blog alheio! Cada blogueiro deve escrever no seu blog o conteúdo que quiser, e leia quem quiser! Ninguém é obrigado a ler; portanto, se determinado artigo não é útil para o leitor “A”, pode ser útil para o leitor “B, C, D…”
    Já recebi comentários assim, mas nem me estresso! Não há como agradar a todos!

    Forte Abraço.

    Responder

  14. Estou começando nessa área de blog e eu utilizava a plataforma blogger e estou migrando para wordpress e achei conteúdos e informações de altíssimo nível aqui no [ FerramentasBlog ] forte abraço Marcos e que continue ainda mas com conteúdos de altíssimos níveis e ajudando muitos boggeiros.

    Responder

  15. Pode ser uma titica pra ele, mas acredito que quem não entende muito…ou mesmo não fica mexendo no blogger, não saiba como fazer um novo blog utilizando a mesma conta. Eu mesma procurei no Google quando fui fazer um novo blog pq eu não sabia!

    Ele disse uma coisa certa: é a coisa mais fácil que ele viu na vida DELE, mas e as outras pessoas? Carinha mais egoísta!!

    Quem tem dificuldades com computador vai adorar esse tutorial, um dia em minha vida eu tinha medo de até ligar o coitado…quem dirá criar um blog.

    Seus artigos são ótimos!!

    Responder

  16. Acho que as pessoas devem dizer a sua opinião do artigo nos comentários, mas se este é para agredir verbalmente o autor do blog e o próprio blog ou o post, é melhor nem comentar.

    As pessoas não pensam que quem está atrás de um blog é um humano que também tem sentimentos e que perde parte de sua vida de frente ao computador escrevendo e ensinando as pessoas a fazerem as coisas e tudo isso de graça para depois receber um tipo de comentário desse…

    Sinceramente… Esse tipo de pessoa é uma pessoa egoísta porque só pensa em si, acha que todos os posts de um blog é só para ela e se esquece que existem outras pessoas que não tem o conhecimento dela e que precisam dessas dicas. Digo isso porque não só eu como qualquer outra pessoa um dia quando ganhou ou comprou um computador sabia de nada e pesquisando foi através desses posts “bestas”, que são “uma merda” que foram aprendendo os primeiros passos no computador e na internet.

    Mas não ligue para isso Marcos. Ou ela se acha inteligente de mais para esse tipo de artigo ou quis aparecer ou tem inveja de você. Quando isso acontece com qualquer blogueiro ficamos tristes, mas é só pensar no que eu acabei de dizer e continuar com a vida.

    Responder

  17. Pois é, ainda bem que nunca tive a mal sorte de receber um comentário desse tipo, fico feliz em saber que a pessoa que comentou, recebeu a atenção que queria, agora ele está sendo humilhado na frente de tantos blogueiros.

    Também não suporto comentários apenas para divulgar Blogs, eles são horríveis.

    Apesar de ser um desabafo de Blogueiro, Bom Post!

    Responder

  18. Marcos, acho que você nem devia ter perdido tempo com essa pessoa. Primeiro começa pela forma com que ela escreveu, muito baixo nível… Ridículo. Com certeza seu artigo foi útil para muitas pessoas, continue com seu maravilhoso trabalho! Adoro 🙂

    Ah, outra coisa que detesto, se quer criticar, porque ele não mostra quem ele é?

    É normal de vez em quando receber de leitoras criticas, muitas são construtivas, mas neste caso, foi um comentário maldoso, algum idiota que tem um blog que não recebe visitas 🙂

    Responder

  19. Eu modero os comentários e nem ligo, não me aborreço. É só DELETAR!
    Tem muita gente “sem noção”.
    Blogosfera é igualzinho ao mundo fora dela, tem cada idiota!
    Continue com seu trabalho, você ajuda à milhões de pessoas, tenho certeza!

    Responder

  20. Meu blo é novo tudo que aprendi foi com voce sempre que temnho dúvidas acho respostas,ainda tenho muito que aprender,mas já estou com quase 26.ooo visitas de páginas,eu tive dúvidas sobre coisa básicas,pois saí da minha cozinha sem nemsaber teclar e fiz um blog,obrigada mesmo.

    Responder

  21. Tdo bem Marcos, esse coitado nao tem educaçao!
    Eu antes nao sabia que era possivel ter varios blogs em uma unica conta, hoje sei pq já uso o blogger a um certo tempo, mas é isso mesmo Marcos!
    Sempre aparecem comentarios desse tipo no meu blog!
    Abraços e sucesso!

    Responder

  22. Ah não liga não! Sem comentários para uma pessoa que escreve uma coisa como essa. Agora para você (Lemos) merece meu comentário nesse post, pois ao escrever de uma forma simples e direta me ajuda a cada novo artigo. Continue assim…

    Responder

  23. É como o Edigley disse em comentário anterior: “Talvez esse cara seja o que mais usufruiu de dicas daqui do blog” e depois vem reclamar.
    Junto ao Icebreaker, que parou suas atividades, considero esse o melhor metablog da internet em português.
    Continue firme e forte, por favor.
    E muito obrigado por tantas e tão valiosas dicas.

    Abração.

    Responder

  24. Ola Marcos acho que não deve liga esse tipo de comentario a unica coisa que se deve fazer e deleta esse comentarios absurdos ja recebi comentarios assim no meu site e em outros sites que tenho

    Responder

  25. Marcos, eu agradeço a linguagem simples que você usa e, as chamadas coisas básicas que possibilitam que pessoas que estão começando assim como eu, possam aprender. Eu coloquei um link do seu blog, justamente por isso, e acompanho seus posts no meu blog, mas ninguém é obrigado a vir aqui, e passa por cima disso, e continua a nos ensinar e eu agradeço por mim e muitos.

    Responder

  26. Por isso que eu modero os comentários,para evitar este tipo de pessoa.
    Já aconteceu de me insultarem e simplesmente deleto o comentário e segue a vida,este tipo é conhecido fica feliz em ver o circo pegar fogo e o melhor aparecer para milhares de pessoas,”é do contra” rs.

    É bom esclarecer assim quando acontecer novamente é só indicar este artigo.

    Abraço!

    Responder

  27. Marcos, esse cara nem merecia ser levado em consideração. Têm um ano que acompanho o [Ferramentas] e só tenho a agradecer. Graças a você e a Ariane do Mundo Blogger tenho melhorado meu blog, ele é bem simples, mas já tem um layout razoável e 162 postagens.
    Obrigado

    Responder

  28. O cara além de pagar mico, esta vendendo ideias. Arte de gênio Marcos, transformar lixo (comentário sem educação) em ouro puro (novo post com um debate intenso nos comentários).

    Isso sim é alquimia. Parabéns pelo blog, visito sempre para me manter atualizado.

    Responder

    • Xandy,
      Exatamente. Até as dificuldades que passamos em nossos blogs podem ser transformadas em trabalho e conteúdo. No meu caso serviu para mostrar aos blogueiros como podem lidar com esse tipo de situação e não precisam se intimidar com gente desse tipo.
      Saber lidar com comentários e interações contrárias é muito importante para o bom andamento de um blog. Ninguém precisa desistir ou desanimar só porque não entendem seus objetivos.

      Responder

      • Além de um bom blogueiro, você tem um blog no qual colabora com o desenvolvimento de muitos outros, mas o que faz mesmo todos voltarmos aqui é o seu potencial como pessoa,seu modo de falar/escrever passa a imagem de uma pessoa amiga. Parabéns.

        Responder

  29. Esse Marcos é o cara mesmo…

    “…ao menos o cara serviu pra me inspirar num novo post, rs!”

    Essa foi muito boa.

    Continue nos ensinando Marcos, só aqui nos comentários você já ta ganhando…

    mais de 40 comentários contra 1 de um mané, virão mais comentários à seu favor.

    Forte abraço.

    Responder

  30. Olá Marcos,
    primeira vez em seu site e já estou navegando há 3 horas. Continue com seu projeto que é maravilhoso. Eu estou em passos pequenos no meu blog, mas tenho certeza que vc o ajudará e muito.
    Obrigadaaaaa

    Responder

  31. É graças a esses posts “básicos” que pessoas como eu que nunca tinham mexido num blog conseguem construir o seu.
    As pessoas não nascem ensinadas ( salvo raras inteligências! ) então precisamos de toda a informação, até daquela que para muitos parece dispensável.
    Não desanime continue postando para aqueles que querem aprender como se faz.
    Por tudo aquilo que aprendi aqui, muito obrigada

    Responder

  32. Affs… é como diz a minha mãe:
    “_Tem gente que pensa que internet é pinico!”

    Se o sujeito não gostou do que leu aqui, que simplesmente não opinasse, desse meia-volta e fosse ler outra coisa.
    Agora se é pra criticar, que escrevesse direito, e não fizesse em área pública o que faz na privada!

    Eu gosto muito deste blog, já me ajudou bastante com problemas meus e de amigos, seu trabalho é primoroso!!

    Responder

  33. Graças a si já tenho um blog em condições,e nem sabia o que era um blog,essas pessoas deviam era de mostrar respeito por todo o trabalho que têm metido neste blog e por todas as pessoas que o utilizam.Continue com o seu maravilhoso trabalho se alguns não o querem azar o deles.

    Responder

  34. Bom dia Marcos, tenho que te agradecer pois tenho aprendido muito com seu blog. Esse cara deve estar pensando que seu blog é só para ele. Além disso ele é muito ignorante sem noção das coisas. Continue escrevendo seus artigos do mesmo jeito que vem escrevendo. Parabéns pelo seu blog.

    Responder

  35. Olá mano Marcos!
    Sou de Cabo Verde – África.
    Aqui nesse país, o seu blog é muito apreciado e com tutoriais muito bons.
    Continue a fazer o seu trabalho que é de uma qualidade superior.
    Abraços e muita coragem

    Responder

  36. Concordo com a galera que comentou aqui e com você Marcos. No meu blog os comentários estão liberados e sem moderação. Ufa ainda não apareceu ninguém mal educado na galera que curte música sertaneja. HEHE … Abraço Marcos sou Fã do Ferramentas Blog – Site que me ajudou muito e continua ajudando.

    Responder

  37. Marcos aproveitando esse post para dar uma dica para você falar sobre as imagens dentro do blog que geram acessos através do Google Imagens. No meu site utilizo muitas imagens e recebo muitas visitas da galera que pesquisa no Google Imagens. Isso é Bom ou Ruim?

    Responder

  38. Uma coisa que aprendi nesse pouco tempo blogando é

    -Não alimente os trolls!

    Sempre vai ter algum idiota pra criticar tudo.Logico que criticas construtivas são bem vindas e devem exisitr, mas as vezes as pessoas so querem descontar suas frustrações, entao simplesmente ignoro, e absorvo so as criticas que realmente podem nos fazer crescer.

    Responder

    • Não ligue para esse tipo de gente…são pessoas baixas que provavelmente não sabem oque é html. Este blog tem os melhores tutoriais que eu ja vi…obrigada mesmo sempre gostei dele não se preocupe com esse tipo de gente porque são pessoas que não tem oque fazer. Pode ter certeza de que adoro o seu desempenho e de todos os autores do ferramentas blog…sem vocês acho que eu me perderia porque é o único blog que eu vi que explica corretamente com detalhes…obrigada mesmo! adoro vocês!

      Responder

  39. Liga não…
    Muita gente não saca nada de nada e qualquer ajuda é bem-vinda.
    Essas pessoas não são obrigadas a lerem o que vc escreve. Se leem é porque querem… e ainda são egoístas…
    Nem vale a pena.

    bjkas

    Beta

    Responder

  40. Marcos, de um tempo para ca ( desde 2009 ) tenho notado que vem crescendo a quantidade usuarios de internet e isso vem aumentando o numero de passoas mau educadas como essa, as vezes um ser desse nunca deve ter lido o manual de insutrçoes da camisinha , por isso que vejo pessoa que usam e tem filhos, pegam doenças. Infelismente é algo como a musica diz ” Brasil mostra a tua cara”.

    Responder

  41. Marcos venho aqui praticamente todos os dias e realmente seu blog é excelente. Eu comecei com um blog de “merda” mas seguindo suas dicas melhorei muito e continuo crescendo graças a você e sua vontade de compartilhar e ajudar os mais “fracos”.

    Grande abraço!

    Responder

  42. Olá Marcos
    Seu blog me foi muito útil, desde o ínicio da minha vida como blogueiro utilizo suas infomações e posso te dizer sem vacilar, nenhum dos suas dicas prejudicou meu trabalho, pelo contrário, sempre me tirou do sufoco. Até hoje utilizo suas informações elas sáo ótimas.
    Abraços

    Responder

  43. Não esquenta Marcos, eu assinei as suas notícias porque achei o blog interessante, e porque aborda vários assuntos relacionados à Blogger e ao WordPress, Domino muito bem o HTML, e também programo em algumas linguagens, tenho mais experiência em Pascal/Delphi. O fato é que por mais que você aprenda nunca se sabe tudo, Por várias vezes abri meu E-mail e via alguns postes seu abordando assuntos que eu já sabia ou que achava muito básico, do mesmo modo achei coisas surpreendentes e interessantes; Mas mesmo assim eu nunca critiquei e nem pretendo criticar, porque ter um blog não é fácil, e é menos fácil ainda atingir todos os públicos do avançado ao básico.(Aqui aprendi algumas coisa, e aprimorei algumas coisa). Parabéns pelo seu trabalho, e muito Obrigado por nós ajudar!

    Responder

  44. Caro Marcos Lemos
    Tive ajuda de uma amiga para iniciar meu blog. Sem ela não teria conseguido. Mas, com certeza, O Ferramentas Blog e as suas postagens foram e são essenciais para que eu me recicle e aprenda mais a cada dia. Não é possível vc dar ouvidos a um idiota como esse. Saiba que aqui do outro lado, tem pessoas que necessitam destas postagens básicas e simples também. Eu sou uma delas e te agradeço o respeito e o carinho que vc sempre teve comigo, mesmo sem saber quem eu sou. Ferramentas Blog e Marcos Lemos estão de P A R A B É N S !!!!!!!!!!!!

    Responder

  45. Liga não Marcos, sempre irá ter um troll pra encher o saco dos internaltas. Eu li a sua matéria sobre como ter vários blogs na mesmo conta, e de fato, quem já meche no blogger já sabia disso. Porém ha muitos que não sabem e procuram post como o seu para aprender o que para muitos parece fácil.

    Quem sabe baixar vídeos do youtube? Provavelmente a maioria sabe, só que há muitos que ainda não sabem! É por isso que, assim como Marcos Lemos faz seus post para os mais variados públicos, muitos internaltas fazem vídeo-aulas para aqueles que não sabem.

    Parabéns pela matéria.

    Responder

  46. Pode ter certeza que vc ajuda e muito a todos, os insatisfeitos que se mudem, que não leem, que não sigam. Certo?
    Continue fazendo o que é importante, o que hoje não me interessa com certeza vai interessar para muitos.E amanhã com certeza tera algo para mim.

    Obrigada e parabéns pelos conteudos.

    Responder

  47. Marcos, você é ótimo seu blog é ótimo, suas postagens são ótimas! Sei que tem certas coisas que tiram a gente do sério, mas temos que administrar “essas coisas de mau consigo mesmo e com o mundo”
    Parabéns pela matéria!
    Um forte abraço.
    Iris

    Responder

  48. Pois é, Marcos!
    O linguajar do rapaz já diz tudo. Pessoas assim são imcapazes de perceber o todo,suas viseiras e rédeas os impedem de apreciar a paisagem.
    Criticar também pode ser uma arte e só faz sentido quando serve ao crítico e ao criticado.
    Da minha parte, tenho aprendido muito aqui no Ferramentas Blog e espero poder contar com seu trabalho para aprender mais ainda.

    Para finalizar, uma citação de Aldous Huxley:

    “Uma mente simplória cai bem em vacas e macacos.
    Mas em um animal que clama ser da mesma espécie
    de Einstein, Shakespeare, é simplesmente uma desgraça”.

    Um abraço!

    Responder

  49. Oi Marcos,

    Estamos na era dos SEM NOÇÃO. Estão espalhados e até bem distribuidos, já que estamos também na era virtual com abrigo para todos.

    Gosto muito dos seu ensinos e dicas. De certa forma me considero indo bem com ajuda que encontro aqui.

    Abraço

    Responder

  50. Olá Marcos, tudo bem? Sou sua fã, e digo, você nem imagina o quanto tem me ajudado, sou sua parceira, inclusive tem um banner de seu site em meu blog. Sempre que alguém tem alguma dúvida indico seu site. Foi legal seu desabafo, mas não se preocupe o que é desse cidadão que fez esse comentário ridículo está guardado. Sucesso hoje e sempre. Forte abraço!

    Responder

  51. Este blog não é pra qualquer um…!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Este blog é show d+

    Parabens!!!
    Ferramentas blog!!

    Até o nome é cativante!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Responder

  52. Você fez o certo: afinal, se aborrecer pra quê?

    O seu blog, sem nenhum favor, é um dos mais valiosos da internet na hora em que precisamos de ajuda com nossos sites. Eu, por exemplo, cheguei aqui sem nada saber, e com um problema a mais, a idade, o que torna tudo mais difícil, pois o reflexo e a paciência já não são os mesmos.

    Boa parte do que aprendi e ainda aprendo veio do FerramentasBlog, e tanto isso é verdade que ele aparece como parceiro na página inicial do Dando Pitacos.

    Se liga no que disse a Edilene, logo aí em cima: o FerramentasBlog “não é pra qualquer um”, principalmente para o tipo de sujeito que acha que sabe tudo e não entende que outros precisam aprender.

    Um grande abraço…

    Responder

  53. Olá Marcos, Eu particularmente sigo fielmente algumas dicas e informações importantes de vários blogueiros que acredito que são profissionais e que visam antes do dinheiro o contentamento de seus leitores e ajudam verdadeiramente.

    Comentários desse tipo não deve nem ser comentado, você não deve explicações a ninguem nós sabemos do que é capaz e reconhecemos o seu extraordinário trabalho para com todos, mas é aquele velho ditado popular “Nem jesus agradou a todos”.

    Desejo todo sucesso do mundo para você meu velho, um forte abraço e fique com Deus.

    Jordão Felix.

    Responder

  54. Marcos seu site ajuda a todos os blogueiros profissionais (e também os que não são) que desejam se aventurar na web. Você é um exemplo a todos nós. Não ligue pra isso ai não esse cara é um tremendo frustrado

    Responder

  55. pode conter coisas simples mas é de fundamental importância principalmente para nós usuários do blogger, um babaca como esse se achando tão inteligente, só não intendo o por que dele está pesquisando algo para fazer em seu blog, da pra ver que não passa de bundão mesmo, siga seu trabalho exatamente como está, pois para mim e muitos é muito importante.

    Responder

  56. Cara, não liga pra gente assim. Teu blog é ótimo e tu estás certo em querer auxiliar todos os públicos. Parabéns e continua com teu bom trabalho.

    Responder

  57. Graças ao Ferramentas Blog consigo manter meu singelo blog organizado, sempre sigo suas dicas. Sou leiga no assunto, mas você faz tudo ficar mais claro. Continue com seu belíssimo trabalho!

    Responder

  58. Teu blog é excelente.Sempre aparecerá críticas de todo tipo, é normal.
    Vale uma frase sobre a vida, q diz:
    A vida está na nossa frente e quem quiser q aproveite.
    Forte abraço e sucesso sempre !!

    Responder

  59. Olá Marcos. Me passa o IP do Marcos Aurélio, que eu acabo com o HD dele…. hehehe brincadeirinha, mas que dá vontade dá. Mas não vale a pena, “O verdadeiro ignorante ignora até o fato dele ser ignorante.”
    Abraços e parabéns pelo trabalho.

    Responder

  60. É por conta de figuras como você que ainda acredito no poder da transformação.
    Meu blog ainda não é nada. Mas muito do que aprendi devo a ti.
    Obrigado, Marcos!

    Responder

  61. Olá Marcos!
    Particularmente concordo com o seu desabafo e acho que sua colocação foi muito positiva neste artigo. Infelizmente é muito mais simples e cômodo criticar negativamente ou ofender as pessoas, do que contribuir para o crescimento e respeitar o trabalho.
    Você é referência (sem dúvida alguma) no nicho que atua e assim sendo, estará constantemente suscetível a este tipo de comentário ou atitudes similares.
    Tenho muito estrada a percorrer no meu blog para atingir o nível e referência que você já consquistou na rede, mas acredito que quando se faz o que gosta e domina, você gera incômodo aqueles que não o conseguem!
    Sucesso!
    Um forte abraço.
    Jeferson Bernardes

    Responder

  62. Cara, de boa, ignora esse tipo de comentário. Tem uma lição muito antiga que mamis me ensinou: Não bata palma para maluco dançar.

    Simples assim.

    No mais, faça seu trabalho da melhor forma possível, que seus fãs agradecem.

    Beijos

    Responder

  63. Boa noite amigo Blogueiro.
    O que posso lhe dizer é que releve, se alguém quer usar o anonimato para despejar o que tem de pior isso é um problema desse “amigo”, trate-o com respeito e continue o seu trabalho que, muitos concordam comigo, é relevante. Sinta orgulho, muito orgulho de seu Blog.

    Rodrigo Bernardes

    Responder

  64. Quase tudo o que há de profissional no meu blog, aprendi ou apliquei com dicas aqui do Ferramentas Blog, ao qual só tenho a agradecer!
    E quanto aos comentários de quem se julga tão sábio, falta sabedoria em reconhecer que aqui encontrarão muita coisa que não sabem! Até com iniciantes podemos aprender algo, imagine com um blogueiro consolidado na área.

    Responder

  65. Marcos, Boa noite!

    Cara, eu não sei “bulhufas” de programação e nunca fiz nenhum cursinho se quer de HTML Básico, atualmente estou tentando terminar o meu blog, mas uma coisa eu posso garantir, quando eu tenho alguma dúvida ou quero pesquisar algo pra acrescentar no meu blog, antes de pesquisar no Google eu já venho logo aqui no FerramentasBlog pois sei que vou achar o que preciso ou no mínimo uma indicação de onde pesquisar. No mais deixo aqui os meus parabéns e os votos de muito sucesso para o FerramentasBlog. Abraços e continue blogando, pois o que seria de nós humildes blogueiros sem vocês?

    Responder

  66. Marcos, infelizmente existem pessoas que parecem necessitar transmitir este tipo de mensagem grosseira e negativa para se sentir aliviados, com um tiquinho de prazer na sua rotina miserável. Pobres coitados…
    Tente não se deixar influenciar por estas coisas e siga em frente.

    Responder

  67. Ah cara, na moral, não querendo ser chato, mas lá vai minha opinião, hein. (Ah, e não faça um post com esse meu comentário, hein? hehehe)

    Tipo, não usa o blog pra esse tipo de coisa, ficar “chorando” por receber uma crítica (sem fundamentos e com tamanha falta de educação) não precisa. Continue apenas fazendo o que você acha certo, faça por você, não dependa dos outros, se você fizer assim, esperando pelos outros, irá se decepcionar em alguns casos… Como esse. xP

    Sugiro que nem ligue para esse tipo de crítica, deixa rolar, não dá nada. Tem gente que gosta do seu trabalho, outros não, você deve aceitar os dois tipos e conviver com eles, nunca agradará a todos. Nem Jesus conseguiu agradar a todos, não é?

    Acho que é isso, espero que tenha entendido meu ponto de vista e não me repreenda, hehe. Bom trabalho!

    Responder

    • Pedro,
      entendo o seu ponto, mas acho que o meu não ficou muito claro.
      Esse post não é pra ficar “chorando”. É minha forma de mostrar para os blogueiros exatamente isso que você e tantos outros postaram em comentários aqui: blog é algo individual, mesmo que feito para muitos lerem. Aqui serve para eu mostrar como as pessoas devem lidar com esse tipo de situação e conviver com as críticas, mas tb para mostrar que não temos o direito de pautar os outros segundo nossas opiniões.

      Aqui trato de tudo o que envolve a realidade de um blogueiro, expondo até a forma como eu lido com certas coisas que servem de exemplo. Esse post é um exemplo. Entende agora meu ponto ao publicar assuntos como esses?

      Responder

    • Pedro, eu passei por algo assim. Eu apresento um podcast e tenho sotaque nordestino bem carregado. Um visitante começou a fazer comentários xenófobos contra mim. No início ignorei, bloquei o IP do cara e ele começou a falar mau em redes sociais. Um momento me irritei muito e expus o cara para meus seguidores, ele tomou aquela saraivada bonita, deve ter percebido que tava muito errado e nunca mais me incomodou.

      Responder

  68. Fiz um post parecido com o que você tentou dizer, mas, ao invés dos ” comentadores ” serem os abordados, eu abordei sobre os próprios donos, postadores, etc… Ou seja, abordei a falta de ” educação ” da equipe em relação a suas postagens.
    Relatei a dificuldade de alguns para entender uma linguagem mais formal e a mesma coisa para a informal. Vou deixar só a parte que deixei um exemplo de cada em meu blog.

    ” Formal
    Nome do Post: Baixar Photoshop Gratuito
    Descrição: O Adobe Photoshop CS5 Extended é uma das versões mais esperadas do editor de imagens da Adobe. Não pelas novas ferramentas que ele trouxe, mas sim pelo fato de agora vir com opção que facilita, e muito, os processos de edição.

    Informal

    Nome do Post: Hj eu tirei tdas as ntas do meu boletim 10!!!
    Descrição: oi pessoal lindo que eu amo tanto! *—* hj eu fui pgar meu boletim na school e vi que tva qase tdo 10!!! legal ne povãão? eu tou dolando ixo rsrs *-* acho q vou passar esse aninhoouh!!!! ”

    Responder

  69. Ahhhh Marcos, fala sério…
    Nesse exato momento você tem 2.808 assinantes, 7.499 seguidores, 1.859 fãs, 1.199 artigos e 13.627 comentários!
    Preciso falar mais alguma coisa?

    Os resultados do seu blog falam sozinhos! Manda esse cara pentear macaco (falei q nem meu avô agora…) rsrsrs

    o meu blog ainda tá engatinhando, mas graças as suas dicas agora to passando ele pra wordpress.com e dps irei para wordpress.org!!!

    PARABÉNS pelo blog!!!

    Responder

  70. Eu sigo o teu trabalho e tenho aprendido muito.
    Deves continuar, tens de continuar – tu fazes falta a muitas pessoas que querem evoluir.
    Fazes bem em desabafar – mas não te focalizes no que não gostas – ignora.
    focaliza-te no que desejas e continua a trabalhar.
    Bom Trabalho.

    Responder

  71. Estou há 6 meses nesse ramo de blog e acredite, é muita gente mal educada pra pouca internet.
    As pessoas entram no seu site, olham inteiro, até se divertem, mas quando acham algo que não agrade soltam logo aquele dicionário de palavrões e palavras de baixo calão.
    Se for depender de comentários para fazer sucesso, gente, sério… podem desistir pq a gente ainda vai ler muita besteira desmotivacional em nossos blogs. Infelizmente.
    Parabéns pelo blog, Marcos. Sempre tiro minhas dúvidas aqui.
    E Sucesso aos amigos todos que comentaram aqui com seus blogs.

    Responder

  72. Meu querido!

    Desabafe sim, sempre que precisar, mas não ligue para todos os comentários que fazem!!!!!!

    Digo e repito: aprendi muuuuito com seus tutoriais e dicas. Das mais simples, àquelas que nos deixam de cabelo em pé…
    Sou Bacharel em Ciência da Computação com mais de 10 anos na área e tiro meu chapéu pra você!

    Sucesso sempre e um super 2012.
    Forte abraço,
    Valéria Zukauskas
    (tiete sua no Café com Blogueiros 2011)

    Responder

  73. Marcos lemos se algum dia me perguntarem quem foi meu professor de blogger e wordpress, eu simplesmente diria “Marcos Lemos” do site Ferramentas Blog, eu aprendi com voce o que professor nenhum me ensinaria nem pagando, então to fazendo esse comentario pra dizer que se existe um cara em que eu me orgulho de dar indicaçõe e fazer referencias ao seu site sobre como aprender mecher com blogger, wordpress, tecnicas SEO e Ads.

    Responder

  74. Tenha certeza de que a opinião dele é apenas de uma minoria.

    O blog é ótimo, tanto pelo conteúdo quanto pela (ótima) frequência dos posts.

    Mesmo quando acho que domino o assunto abordado, leio o post, sempre há algo a ser aprendido.

    Parabéns!

    Responder

  75. Nossa, isso me lembra um post já excluído do iPadDicas, é realmente frustrante…
    Uma minoria beeeem pequenininha faz esse tipo de comentário, mas as vezes cansa.

    Mesmo sabendo que estamos fazendo um bom trabalho, sempre há um para dizer “esse blog já foi melhor, esse blog está decadente”, mas estou tentando olhar para os comentários do mesmo post que dizem “adorei, foi muito útil, aprendo muito aqui” e ignorar as críticas, é difícil, as vezes me obrigo a responder educadamente, mas respondo.

    Sabe Marcos, a inveja é como um câncer, vai pegando as pessoas silenciosamente e quando se dão conta estão completamente contaminadas, os mesmos que um dia publicam “te amo” amanhã publicarão “te odeio” pelo simples fato de já não aceitarem o seu sucesso.

    Me considero um blogueiro de sucesso, como você, como o Faustino, os números comprovam, os prêmios (que inclusive compartilhamos no Top Blog, lembra?).

    Quanto maior é meu êxito, maior é a quantidade de casos como este, tem pessoas não sabem aceitar que o outro está fazendo bem as coisas.

    Enfim, fico contente em saber que isso é somente um reflexo do bom trabalho que estamos fazendo, não somos “wanna be”, nós realmente estamos conseguindo viver dignamente como blogueiros, portanto, a gente sabe o que faz, que caminho devemos seguir, o que devemos publicar, o resto é somente um “bando de palpiteiros” querendo que você construa um blog para eles, não para “todos”.

    Um abraço.

    Responder

  76. Marcos, liga não eu adoro ferramentas blog, e aprendi muito com ele!!!

    Desde que comecei na blogsfera eu aprendi muito com metabloguers como você. Aqui na Internet tem sempre alguém falando coisas fora de hora. Estão sempre procurando uma forma de criticar e reclamar. Nem liga!

    Tem gente que acha que liberdade de expressão é falar tudo que quiser, e não é assim que funciona. Com certeza você faz o seu melhor, e seus leitores e seguidores sabem disso. Continue com seu trabalho maravilhoso!!!

    Responder

  77. Meu caro Marcos!

    Não perca tempo com gente medíocre, seu trabalho é maravilhoso e muito bem feito, já fiz outros comentários aqui no blog e quero ressaltar novamente que aprendo sempre que o visito, considero este blog como um dos melhores que visito, (Isto é: Se não fôr o melhor.)
    Parabéns novamente, gaste suas energias fazendo o que sabe e fazendo bem como sempre.
    Deixe que êste indivíduo pobre de cultura ser julgado pôr seus próprios atos.
    Um abraço.

    Responder

  78. Eu só posso agradecer pelo Blog que já me ajudou muito com postagens tanto para leigos quanto para usuários avançados, inclusive o Marcos já respondeu a perguntas minha via e-mail.
    .
    Não alimente os Trolls.

    Responder

  79. Eu como sou relativamente ‘nova’ nessa coisa de blogar, tenho aprendido cada coisa básica que, imagino, pra quem entende, seja pra fazer sem nem olhar pro teclado. Graças a deus tem blogueiro que lembra que cada dia é um novo dia, e isso implica em gente nova, com dúvidass as vezes até ridículas …

    Pra turma que está blogando faz tempo, manja muito já da coisa, vejo como comida no almoço: se a gente gosta do prato, come muito, se não gosta, mas tá com fome, come pouco. E se não quer comer, passa o prato pra outro e volta pro jantar.

    Responder

  80. Boa tarde Marcos, olha tem pena de quem faz este tipo de comentário. Tenho um blog que vai fazer 3 meses e só estou conseguindo mante-lo por causa do Ferramentas blog; graças a ele é que tou começando a entender a blogosfera. Então não se pertube com este tipo de comentário.

    Responder

  81. Olá Marcos,
    Certamente esse tipo de comentário imoralistas aparecem na frente de todos nós, metabloggers e é algo com que lidamos diariamente (acredito até que faça parte já do nosso trabalho enquanto blogueiros).

    Ser metablogger é muitas vezes uma tarefa/profissão bastante ingrata, pois apesar de perdermos horas do nosso tempo ensinando gratuitamente (pelo menos no BcF e pelo que conheço daqui, não é nunca pedido dinheiro diretamente ao usuário, pelo que o mesmo não tem ligação direta com o nosso lucro), sempre acabarão havendo os mal-agradecidos do costume, que acham que o blog se deve adaptar às suas caraterísticas e não o contrário.

    Parabéns pelo desabafo Marcos e pela capacidade de exprimir em palavras aquilo que há muito estava engasgado na minha garganta também.

    Abraço!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.