Estratégia para Blogs: Se você não pensar nisso, ninguém pensará por você

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Me assusto ao ver a quantidade de blogueiros que ficam só reclamando que seus blogs não estão crescendo, que seus esforços têm sido em vão, que as visitas não aparecem, que os motores de busca nunca indexam bem seus textos, etc. São reclamações muito comuns e se você está na blogosfera já há algum tempo, você provavelmente deve ter ouvido algo assim.

Este é um Guest Post escrito por Bernardo Pina* (@bernardopina) do BlogArte.

Bem, sempre que alguém faz uma reclamação dessas para mim, eu sempre pergunto a mesma coisa: “O que você está fazendo para mudar isso?”. Muitas pessoas respondem comentando as estratégias (muitas vezes falhas) que tem usado, mas a grande maioria fica olhando para mim com uma cara de cão-sem-dono sem tamanho. Ou seja, a maioria das pessoas reclama, mas não faz nada para mudar a sua situação. Se você não é assim e quer fazer algo para virar a mesa e fazer o seu blog crescer, separei algumas dicas importantes que irão te dar um norte sobre quais caminhos seguir daqui pra frente, ok? Vamos lá.

Começando: vida de blogueiro não é fácil

Se alguém, alguma vez, lhe disse que vida de blogueiro é mole, sinto lhe informar: você foi enganado. Cada blog de sucesso que você vê por aí tem uma grande estrutura montada por trás, com muito trabalho envolvido por parte dos seus responsáveis. Não vou te ensinar cada passo que você terá que dar, mas vou fazer uma lista de itens que você deverá correr atrás por si próprio. Não se assuste com a quantidade de informação que vai vir logo abaixo (pois é muita coisa), mas faça uma coisa por vez, no seu tempo.

Assim, você continua com o prazer de blogar, mas aprende (e aplica) as técnicas que são usadas pelos blogueiros de sucesso mundo a fora. Para começar, quero fazer uma pergunta:

Seu conteúdo está adequado?

Não canso de repetir a velha máxima “Conteúdo é rei”, porque de fato é. Se você tiver um blog que aplique todas as técnicas que irei mencionar abaixo, mas que tem um conteúdo porco, sinto lhe informar que seu trabalho terá sido em vão.

Então, sem mais delongas, produza textos com qualidade. Isso significa:

  • Escreva para seu leitor como se você tivesse conversando com ele. Dessa forma, as idéias fluem melhor e os leitores tendem a ter menos dificuldade de entender o que você está falando.
  • Produza textos inéditos. Isso significa: nunca copie conteúdo e só republique textos de outros autores se eles permitirem expressamente e o texto for muito bom.
  • Produza um cronograma fixo para novos posts. Os leitores gostam de saber a periodicidade dos textos nos blogs que mais gostam de acompanhar. Quanto mais textos (de qualidade) melhor.
  • Dê preferência à qualidade, nunca à quantidade.
  • Depois de escrever um texto e revisá-lo, faça uma nova revisão 24h depois. Com a cabeça fresca, você poderá achar problemas que não enxergava antes.

Com as dicas acima, você tem tudo para conseguir produzir conteúdo de qualidade. O próximo passo é fazer esse conteúdo ser visto pelos motores de busca e pelas redes sociais. Vamos começar pelos motores de busca falando de SEO.

SEO (Search Engine Optimization)

SEO pode ser entendido como um conjunto de técnicas que otimizam o seu site para que os motores de busca consigam achar seus textos. Não vou entrar a fundo no mérito dessas técnicas, pois seria possível escrever um livro gigante e ainda assim não abordar tudo o que deveria ser abordado.

Contudo, separei umas dicas de algumas técnicas básicas que você deveria dar mais atenção.

  • Crie o Sitemap do seu blog. O sitemap é um arquivo que contém uma lista de todos os textos, páginas, categorias e tags do seu blog. Você não precisa se preocupar com isso, pois existem vários plugins de WordPress que fazem isso automaticamente para você. Se você usa Blogger ou o WordPress.com, você precisa se preocupar menos ainda, pois esses sistemas geram esse arquivo automaticamente para você.
  • Saiba que o assunto principal do seu texto deveria ser a primeira palavra do título do seu texto. Por exemplo, se você fez um texto sobre planos de negócios para novas empresas, seria muito interessante que o título do seu texto começasse com “plano de negócios”. Algo como “Plano de Negócios – Entenda o que é e como criar um”.
  • Os links que apontam para o seu blog são muito valorizados pelos motores de busca. Sendo assim, é importante que você procure conhecer algumas técnicas de link-building para gerar mais links tanto internos (links em seus textos que apontam para outros textos do seu blog) quanto externos (links em outros blogs apontando para o seu blog).

Como eu disse, SEO não se resume à apenas esses três itens, mas acredito que eles sejam um bom ponto de partida. Recomendo a leitura do blog do pessoal do MestreSEO, uma empresa especializada em serviços de SEO.

Divulgação

Se o SEO é o componente que serve para ajudar na divulgação do seu blog nos motores de busca, as mídias sociais são a contra-parte que fará o mesmo, só que no boca-a-boca.

Você já deve ter ouvido falar como os blogs, Twitter, Facebook e recentemente o Google+ têm ajudado a divulgar conteúdo, certo? Bem, o motivo é simples: crescimento exponencial. Você divulga um texto novo do seu blog para 10 seguidores. Esses 10 seguidores divulgam para mais 10 pessoas, que divulgam para mais dez pessoas e, em questão de poucas horas (ou até minutos), o alcance do seu texto pode chegar à casa de dezenas de milhares de pessoas.

É por isso que as promoções e sorteios têm se tornado tão comuns para atrair mais gente para suas redes sociais. Você oferece um prêmio bem bacana e para participar, tudo que seus leitores tem que fazer é te seguir e republicar um textinho de sua autoria (convidando outras pessoas a também participar da promoção). Em pouco tempo, uma grande quantidade de pessoas passarão a acompanhar o seu blog.

Outro ponto importante da divulgação é o contato com outros blogueiros. Os benefícios são inúmeros, mas alguns dos principais que eu posso citar são:

  • Ajuda mútua.
  • Aumentam as chances de você poder fazer guest posts em outros blogs, que poderão lhe render mais visitas e leitores se você souber como fazer.
  • Divulgação mútua do conteúdo de ambas as partes.

Existem muitos outros fatores que influenciam na divulgação, como o fato de ter um domínio próprio e design adequado, mas isso já é um assunto para outro post.

Foco nos leitores

De que adianta você ter a melhor campanha publicitária já feita em toda a história se o seu produto é horrível? Com os blogs é a mesma história. Não adianta você ter um blog perfeito, com mil estratégias de marketing e SEO, se o seu conteúdo não conseguir agradar os seus leitores. O foco deve ser sempre neles.

Veja algumas dicas que irão auxiliá-lo a manter o foco nos seus leitores.

  • Escreva para seus leitores, não para os motores de busca
    Um dos grandes motivos que acaba fazendo blogueiros perderem o foco é a preocupação excessiva com o SEO, quando faz-se um texto pensando mais nos motores de busca do que para os leitores do blog. Não tem como dar certo, né? Por mais que o texto fique em primeiro lugar nos resultados do Google, os leitores irão entrar, ler o texto e sair antes de chegar à sua metade.
  • Cuidado com anúncios em excesso
    Outro grande vilão é o foco em programas de afiliados e veiculação de posts patrocinados. Há muitos leitores que entendem que os blogs precisam gerar alguma renda para serem sustentáveis, mas não vamos abusar da boa vontade deles, né? Cuidado também para não encher suas páginas de banners e anúncios, pois o efeito negativo é o mesmo.
  • Pessoalidade
    Outra coisa que eu sempre digo que é um grande diferencial para os leitores de um blog é a pessoalidade dos textos. Se existe algo que os blogs têm proporcionado às pessoas, que a grande mídia impressa geralmente não consegue transmitir, é a pessoalidade. Isso acaba gerando, no leitor, um sentimento de proximidade com o autor, um sentimento de que é possível chegar e falar com essa pessoa sobre qualquer coisa, que essa pessoa realmente é como eu e você: comum. Essa proximidade, aliada com às mais diversas formas de interação proporcionadas pelas mídias sociais, atrai sempre mais e mais gente.
  • Responda sempre os seus leitores
    Seja por comentários nos seus textos, por emails ou pelas mais diversas redes sociais, procure sempre interagir com seus leitores, e nunca deixe de respondê-los quando te questionarem. Ignorá-los pode manchar seriamente a sua reputação.

Como eu disse no início do texto, não entrei a fundo em nenhum dos temas abordados aqui, não era esse meu objetivo. O que eu quero é que você tenha noção do que buscar daqui pra frente, pois é impossível colocar todas as orientações possíveis em um texto só. Você, como leitor do Ferramentas Blog e possível leitor do meu outro blog, o Blogarte (estratégia para blogs e sites), tem a faca e o queijo na mão.

Ficou com alguma dúvida? Discorda de algum dos pontos que comentei no texto? Deixe um comentário e partilhe sua opinião conosco.

* Bernardo Pina é consultor de tecnologia da informação e comunicação digital, acompanha e estuda o mundo dos blogs desde 2004. É o co-fundador do Blogarte, um metablog sobre estratégia para blogs e sites, e vive a sua vida com o lema “aprender para ensinar”.

.

18 Comentários

  1. Estou a 3 meses nessa luta de blogueiro, porém, sempre que dou uma desanimada com meu blog, busco informação na web referente ao assunto que esteja me desgastando.

    E geralmente encontro a solução aqui no Ferramentas Blog.
    Parabéns pelo artigo. Acredito que estou no caminho certo do sucesso, sei que erros existem, só que são reparados rapidamente por mim, simplesmente pelo fato de não estar acomodado e sempre buscar ajuda e solução com os mais experientes da Blogosfera.

    Responder

  2. Marcos, gostei deste post! Concordo plenamente com tudo o que aqui foi dito. No meu caso é trabalhar em conteúdos e muita paciência, porque sei que isto dos Blogs por vezes é preciso meses ou anos para termos audiência!

    Cumprimentos.

    Responder

  3. Para ter sucesso é preciso trabalhar e acreditar sempre em Nós, mas não devemos ficar parados galera!, Todo sucesso do Mundo ao Ferramentasblog e a todos os blogs do Mundo. Viva a partilha de conteúdo e conhecimento.

    Responder

  4. Tenho blog há quase um ano e faço o que for possível e permitido, para vê-lo crescer mais e ficar em evidência algum dia. Hoje tenho pouco mais de 3 mil visitas no total, com algo em torno de 16 mil pageviews e uma média de 150 visualizações/dia. Pouco mas, importante para um blog esportivo, dedicado a um time de futebol do Nordeste. Um dia eu chego lá.

    E as informações do texto, que aliás são excelentes, vão servir de inspiração para buscar o meu lugar ao sol da blogosfera.

    Meus parabéns! É o Ferramentas Blog, ajudando a qualificar o mundo dos blogueiros.

    Responder

  5. Obrigado por este excelente artigo,mas um blog que assino os feed por email.

    Realmente se preocupando com os mais básicos e o principal o conteúdo o retorno financeiro vem naturalmente.

    Abraço!

    Responder

  6. Ótimo post. Praticamente um guia a ser seguido. Vou até favoritar ^^
    Eu não aguento pessoal que só copia e cola as coisas, as vezes nem leem e passam informação errada…não tem o trabalho de fazer uma resenha, uma sintese…sei lá! Acho um absurdo, uma pessoa faz um texto e outro vai lá e cola no seu blog >.<
    bjs

    Responder

  7. Gostei muito do post. Realmente exige paciência, persistência, estudo e muito conteúdo.

    Suas dicas são muito boas e também a forma como você escreve os textos.
    Gosto muito do teu blog

    Responder

  8. Ótimo artigo com ótimas dicas. É uma ótima inspiração e força para vários blogueiros seguir em frente com as suas ideias, com os seus textos, com o seu blog. Parabéns pelo post!

    Responder

  9. Estou começando com um blog, faz um mês, e ainda tenho muito que aprender, gosto muito do que faço pelo meu simples e humilde Blog. Mas valeu mesmo pelas dicas, e pelas pastagens neste Blog. Parabéns Marcos e também ao ferramentasblog.com.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.