Isso não foi feito pra ler. Ou foi? #AudioPost

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Um dos fenômenos que mais me deixam intrigado na internet é a quantidade de gente analfabeta funcional ou com preguiça para leitura. Gente que sabe ler, mas se recusa a fazer esse pequeno esforço mental de interpretar letrar e textos. Podem até olhar as palavras mas não conseguem entender instruções e sinais básicos. Infelizmente tenho que lidar com essa gente todo dia e, como professor, sinto-me na obrigação de ajudar e ensinar o máximo que posso. Mas tudo tem um limite.

Não quer ler? Então pode escutar o áudio do texto que segue, clicando no Player:

Um dos motivos de usarmos tanto conteúdo em áudio e vídeo aqui no Blog é porque boa parte dos visitantes parece se recusar a usar um mínimo de sua habilidade de leitura e interpretação quando estão diante de um texto. Vou mostrar para ficar mais claro.

Aqui tem a imagem de um trecho de um tutorial sobre como criar formulário de contato. O problema é que o código parou de funcionar. Então coloquei um aviso em destaque sobre o problema, indiquei um outro serviço e risquei TODO o texto, só pra ficar difícil de ler sem precisar apagar e perder posição no Google, esperando que as pessoas percebessem que não é pra usar mais aquele modelo.

Mas tem gente que insiste no erro e, mesmo diante do óbvio continua lendo o tutorial velho e aplica em seus blogs. Depois que percebem que o formulário não está funcionando direito, voltam aqui pra comentar ou solicitar uma solução para o problema. Ou seja: abrem o tutorial duas vezes e não percebem que estão cometendo um erro.

Sempre insisto nisso e esse é um assunto recorrente aqui no [ Ferramentas Blog ]. Todos querem fazer sucesso, terem muitas visitas e até ganhar dinheiro na internet. Minhas dicas são sempre as mesmas: escreva bem, mostre profissionalismo e competência, produzindo conteúdo de qualidade para seu público. Só que é impossível fazer isso se você não sabe ler, lê mal ou não é capaz de interpretar uma informação simples e notar riscos numa tela.

Até já escrevi dois artigos sobre o assunto de forma bem direta. Gente que não sabe usar bem a língua, mas quer ter blog e outros que não querem ler e querem ajuda para melhorar seus blogs. Ora, se você não tiver o hábito mínimo de leitura e não se esforçar para usar bem o português que tem, recomendo que desista dessa ideia de publicar na internet.

Como coloquei a opção de áudio para esse post, seria até interessante saber quantos preferiram ler algo com menos de 500 palavras e aqueles que só apertaram play. A culpa é minha: ofereci o recurso, claro que a maioria vai ouvir ao invés de ler.

.

22 Comentários

  1. Trabalhei por 5 anos em lan house.
    Essa parte “o usuário não sabe ler” o que mais acontecia no meu caso. A maioria dos site coloca uma mensagem grande e vermelha quando é de algum erro.
    Mesmo assim o pessoal não ler, e me chamava para ajuda e falava que a culpa era minha e não da pessoa que não viu o erro.

    Abraços e sucesso.

    Responder

  2. Eu também li primeiro e não vou escutar. Acho bacana a idéia criar audiopost, mas sempre preferir ler os artigos, pois, assim, consigo entender mais.

    Mas a maioria tem a ‘preguiça’ de ler e preferem ouvir.

    Responder

    • A preguiça mental é da natureza de milhares de seres humanos, isso é fato. Pois, ao iniciar a leitura do seu artigo,logo imaginei. O ML oferece aos seus leitores o áudio post, e ainda critica a preguiça alheia.

      Porém, ao finalizar o artigo mostra por que o Ferramentas Blog é referência na Blogosfera.

      **A culpa é minha: ofereci o recurso, claro que a maioria vai ouvir ao invés de ler.

      Responder

  3. Eu li o texto e Marcos, pode ter certeza, ninguém vai vir aqui e dizer que só ouviu pois assinará o atestado de burrice, muito menos aqueles que insistem em usar o código do post.
    Agora, imagine eu professor de Física, o sofrimento que passo todo dia. Aliás isso acontece em qualquer disciplina. Ninguém quer mais ler ou tem preguiça. Está muito difícil lidar com os alunos hoje em dia.

    Responder

    • hehehehe…. Pra isso existem os contadores. Tem um contador no áudio. Vou saber, ao menos por alto, quantas pessoas ouviram e depois comparo com o número de visitas específica do post. Já apareceu um aí dizendo que ouviu primeiro.

      Infelizmente, para nós professores o drama é ainda maior. Vamos nossos alunos cada vez menos interessados na leitura, mesmo tendo acesso a tantas coisas.

      Responder

  4. Kkk… boa, eu sempre tenho o habito de ler, mas dessa vez preferi dar um play e ouvir o audio, pois como você mesmo disse, você ofereceu o recurso.

    Boa postagem. Sempre quando tenho uma duvida sobre blogger venho aqui conferir os tutoriais.

    Responder

  5. Parabéns pelo trabalho.

    O pior de tudo Marcos é a pessoa não ler, não entender e ainda por cima criticar o nosso trabalho. As “críticas construtivas” são sempre bem vindas, mais na maioria das vezes não é isso que acontece. Garanto que vai vir alguém aqui te criticar pela matéria.

    Responder

  6. No meu caso é difícil ser um professor de História com alunos que não sabem ler nem interpretar. São muito preguiçosos para ler e só escrevem besteiras. Parece até que as novas tecnologias está deixando todos eles cada vez mais burros. É o caos! Abraços!

    Responder

  7. Marcos

    Infelizmente as pessoas não gostam de ler – temos de viver com essa realidade.
    Sobre os formulários – utilizava o JotForm, mas tive problemas com eles.
    Actualmente uso os formulários do Google e estou muito satisfeito.
    Aconselho
    manuellopes

    Responder

  8. Eu sei que cometo erros na escrita mas leio artigos como os teus Marcos e não só para melhorar a minha escrita e o meu português.

    Só que em certos casos tenho de ter cuidado porque sou português de Portugal, e há diferencias entre o brasileiro.

    Continua com o teu trabalho.

    Responder

  9. Eu tenho uma mania pra ouvir podcast tenho que parar a música sempre leio ouvindo música e postando também é uma forma de relaxar, e que você falou o POVO Brasileiro odeia ler, eu acho que falta é incentivo do pai e da mãe, mais mesmo assim se você quer ser alguém tem que ler.

    Responder

  10. Eu li! Gosto mais de ler do que de ouvir podcasts. E como o pessoal disse ai em cima, a maioria da população tem preguiça de ler e muitos sonham em fazer sucesso mesmo assim. Como professora de história em quadrinhos eu tenho que encarar cada roteiro mal escrito que dá até medo!XD

    PS: seus posts são irretocáveis,adoro vir aqui e aprender cada vez mais sobre como utilizar os recursos do blog. Obrigada!!

    Responder

  11. Infelizmente tenho q comfesar, eu lia parte superior toda.
    Quando vo o Audio apertei player, mais continuei lendo. kkkkkkk
    Quando vi que você Marcos estava falando o mesmo que eu estava lendo parei o Àudio e continuei lendo, kkk Bom trabalho Marcos.

    Responder

  12. Eu prefiro o áudio a ler na internet. O motivo: não tenho MUITO tempo para ler, infelizmente, os livros estão acumulando aqui. No entanto, se ouço um podcast enquanto trabalho, otimizo um pouco do tempo. No final do dia, que muitas vezes é longo pacas, meus olhos também já estão cansados e saturados da tela do computador…

    Bom, além de tudo isso eu assino o feed, para garantir que não vou perder os podcasts. Eu sei que você não colocou todos no mesmo balaio, mas existem razões pelas quais alguém pode preferir um artigo em áudio além das óbvias preguiça e má vontade.

    Responder

  13. Show de bola este texto hehe. Tem horas que é preciso ser curto e grosso mesmo, falar a real para o pessoal. Infelizmente, o que não falta na internet é blog porco, feito sem o menor critério de qualidade. O dono, além de copiar, ainda copia errado. Faz posts sem sentido, sem a menor noção de português. Resultado: os blogs continuam rotulados como algo amador e sem qualidade. E sabemos que isso não é verdade, há muitos blgs bons, muitas vezes deixo de visitar grandes portais em busca de notícias mais específicas dadas por blogs. Mas enquanto a ficha de alguns milhares (são muitos mesmo) não cair, essa ideia de blog amador continuará pesando sobre nós. Fiquei curioso pra saber quantos optaram pelo áudio kkk

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.