Mude a estratégia para seu Blog melhorar: Seja DIFERENTE!

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

Cada blogueiro desenvolve um estilo e uma forma de trabalhar, que o diferencia dos demais. Isso é importante para mostrar originalidade e dar relevância para seu trabalho. O problema é que dificilmente percebemos se o que estamos fazendo está mesmo dando certo e nem sempre somos capazes de testar outras formas de atuar e agir para que o Blog melhore e cresça de verdade. No fim, acabamos fazemos igual a todos os outros só para sermos aceitos.

O que tenho percebido na blogosfera é que muitos blogueiros simplesmente repetem o que outros já fazem, como se estivessem seguindo uma “fórmula do sucesso” e não desenvolvem seus próprios estilos. Pior ainda: não desenvolvem conteúdo original, perdendo criatividade! Querem ser aceitos, fazer parte do “grupo” e ficam perdidos, sem chances de realmente crescer e se destacar.

Muitos não são levados a sério e nunca conquistam um espaço significativo justamente por não serem capazes de fazer algo realmente novo e diferenciado dos demais. Como só querem um espaço qualquer, conformam-se com pouco, repetindo o que todo os outros (supostamente de sucesso) já fazem.

Tenho percebido que, mesmo os criativos que teriam chances de fazer algo que se destacasse, conformam-se com os velhos hábitos e os velhos estilos de outros blogs. É como se todos seguissem um mesmo padrão e, quem tentar fazer diferente, será excluído.

Como ninguém quer ser “excluído”, então aceitam seguir os mesmos caminhos, estilos e formatos que os demais já estão fazendo. Com isso surgem até grupos: uns para idolatrar e reafirmar os “velhos estilos” e outros para odiar e recriminar quem tenta fazer diferente.

Fica até impossível e inviável ter ideias novas, ter uma opinião diferente, firme e possivelmente coerente, frente às críticas que surgem.

Isso aqui é um desabafo… ou não.

Infelizmente temos visto a blogosfera perder originalidade. Alguns estão focados nas “fórmulas de ganhar dinheiro” ou mesmo nas “fórmulas do sucesso“, onde acreditam que basta seguir o que outros já fizeram que poderão desfrutar dos mesmos resultados.

Aqui já estou acostumado com as críticas constantes quando tento fazer algo realmente inovador ou diferenciado. Nunca aceitei conformar-me aos estilos de outros e tento constantemente formular meu próprio estilo, minha própria linha de atuação e trabalho. Depois de ser muito criticado, percebo que o que faço acaba virando tendência.

Os que fracassam ou não conseguem ir a diante, criticam o estilo diferente e original do outro, sem fundamento, só para justificar seus próprios fracassos e tentar escalar às custas de tentar humilhar ou denegrir o outro.

Um exemplo disso?

  • Quando criamos nosso layout responsivo e abandonamos a versão mobile do Blog (desde Fev/11), alguns “profetizaram” que perderíamos ranking no Google por causa disso. Depois virou tendência e muitos blogueiros passaram a fazer o mesmo.
  • Até quando passamos a usar Feed resumido por conta dos riscos em oferecer Feed completo, fomos profundamente criticados e condenados (ainda vamos publicar detalhes sobre os testes que fizemos). Mais tarde percebemos que centenas de outros blogs passaram a resumir seus Feeds e até a fazer os mesmos testes que a gente.
  • Por fim, o controle de comentários e a moderação com regras. Alguns tentaram até nos “massacrar” com críticas e ofensas e os mesmos críticos repensaram suas posturas e formatos, inclusive reformulando sua atuação e uso de comentários nos próprios blogs aos moldes que usamos aqui.

Poderia citar centenas de outras situações, como quando comecei a vender e-books e disseram que ninguém compraria ou que era caro ou que era muito ruim; quando comecei a produzir vídeos e o BlogCast e disseram que eram ruins e ninguém iria assistir/ouvir; até nossos métodos de monetização, criticam e depois copiam… etc… etc… etc…

O que estou querendo demostrar é que, mesmo quando somos criticados ou alguns não entendem nosso estilo ou forma de trabalhar, podemos fazer algo realmente diferente e melhor que a média. Esta é a única maneira de se destacar no emaranhado que é a blogosfera.

Enquanto escrevia este artigo, encontrei isso:

Por @RealEden

A internet é muito grande e é fato que dificilmente nossos blogs terão alguma visibilidade que realmente seja significativa (Seu Blog não é NADA na Blogsfera).

Quando você faz exatamente o que os outros já fazem e não coloca sua opinião, seu estilo, sua forma de atuar, você se torna medíocre, pequeno, incapaz de crescer. Você esqueceu de que, para ser blogueiros, precisa ser diferente de todos os outros, conquistar o seu público por sua originalidade e personalidade.

Sei que tenho uma personalidade forte e firme – onde alguns confundem com “arrogância” ou “falta de humildade” – mas o fato é que não aceito ser colocando numa fôrma, fazer como todos os outros já fazem. Quero o meu próprio estilo e o meu espaço como eu sei fazer. As vezes agrada, as vezes desagrada, mas nem por isso deixo de fazer como penso e acredito ser o melhor para o meu Blog.

Peixe dourado pulando no aquário

Mudar de estratégia, ser diferente!

Não é preciso nenhuma fórmula mágica. A questão toda está em ser diferente para que seu blog tenha destaque na blogosfera. As pessoas já estão cansadas de encontrar “mais do mesmo“, coisas que se repetem por toda parte. Layouts iguais, estilos de conteúdo idênticos e total falta de criatividade.

Olhe bem para o seu blog e para seus objetivos iniciais e você, com certeza, encontrará algo que sonhava e desejava fazer, mas não fez para se conformar, para seguir “os padrões” da blogosfera, perdendo seu estilo.

Como vemos na imagem acima, apenas mudar para um aquário maior, não significa que sua vida melhorou. Você continua preso dentro de um aquário. Mudar é pular para o mar (rio, já que peixe dourado vive em água doce), para a liberdade, sem precisar nadar em círculos.

Infelizmente não tenho condições de dizer a você “como ser diferente” ou até mesmo “como ser original e criativo“, senão estarei colocando você dentro de uma fôrma (um molde) e voltamos ao problema inicial deste artigo. Esse é um problema só seu e, se for capaz de superar, então terá sua grande chance na blogosfera.

Aos que já pularam para os comentários para criticar, eu mesmo luto para ser diferente e fazer melhor, tentando pensar “fora do quadrado”, todos os dias. Essa não é uma tarefa fácil ou que se aplique imediatamente. Temos de lutar diariamente para vencer as forças que querem nos subjugar e nos colocar iguais aos outros. Essa é uma luta para todos.

O [ Ferramentas Blog ] está passando por reformulações (alguns já perceberam) justamente para não nos conformarmos com os velhos estilos, continuar nossa busca por inovação e melhorias, ampliando nosso espaço e nossas buscas por resultados melhores. É momento de repensar os caminhos que já seguimos depois de 4 anos (Set/2012) e manter-se nesse caminho de criatividade por muito tempo é bastante complexo.

Podem esperar por novidades e melhorias!

24 Comentários

  1. Adorei este artigo, era exatamente isto que estava procurando. Não é só a blogosfera que está com esses tipos de pessoas que querem permanecer em um determinado grupo, mas os donos de Fã-Pages no Facebook também, a maioria de páginas no Facebook pôe as mesmas imagens sem ter um pingo de criatividade (Eu tenho uma fã-page, mas quem posta o conteúdo dela são os ADMs, pois nem ligo muito para isso).
    Infelizmente estes tipos de pessoas estão sujeitas a cair do altar assim que o alcançam, aquelas pessoas que sempre tem ideias em mente nunca cairão do altar, um exemplo disso foi o Steve Jobs, que suas invenções serão eternas.

    Responder

  2. De fato Marcos, temos que sempre estar inovando para que o nosso projeto se destaque na blogosfera. Não podemos seguir a massa (95%), mas sim tentarmos sair dela e nos juntar com os inovadores (5%). Dessa forma é que chegamos ao sucesso e reconhecimento na blogosfera!

    Excelente artigo! Até!

    Responder

  3. O mais difícil com certeza é passar a credibilidade aos leitores de que aquilo que você está fazendo diferente é tão bom quanto ou melhor do que o igual das massas!
    Causa receio: “mas será que assim pode?”
    Receio também tenho eu de às vezes sentir que mesmo tentando, não consigo produzir algo diferente, pois na busca de todos por fazer algo diferente, ficam todos na mesma! :/
    Ótima postagem, parabéns!

    Responder

  4. Olá Marcos, esse é de fato o problema de pensar diferente, segundo o que vemos na blogosfera brasileira o blogueiro não tem o direito de ter uma segunda opinião porque a “maioria” acha isso ou aquilo. Seu blog tem que ter um layout assim, você precisa agir assado, seus textos tem que ser de tal maneira porque o visitante acha isso ou aquilo etc.
    Particularmente não estou nem ai para essa padronização, levo o meu blog do jeito que eu quero e acredito que seja melhor para mim e para os meus leitores, tenho certeza que estou pagando o preço por pensar diferente e não se juntar a grande corja. A grande verdade é que as pessoas preferem acreditar na mentira que olhar para a verdade de fronte.

    Abraço.

    Responder

  5. Isso aconteceu comigo no meu principal blog comecei usar minha foto ao lado
    do logo tipo.muitos me criticarao dizendo que era uma atitude amadora. Mas com passar de 2 anos acabou virando credibilidade assim me copiarão …rsrsr

    Responder

  6. Adorei a parte:
    infelizmente não tenho condições de dizer a você “como ser diferente” ou até mesmo “como ser original e criativo“, senão estarei colocando você dentro de uma fôrma

    Responder

  7. O principal fator que eu considero em um blog/blogueiro é ser diferente. Como você disse, é essencial para obter sucesso, já que na internet (blogosfera) já tem muitas coisas iguais.

    Excelente e importante artigo para qualquer blogueiro.

    Responder

  8. Procuro ser diferente modificando o template do meu site e blog.

    Acredito que depois de um tempo o layout fica enjoativo.

    Fico atento também as escolhas de fonte textual e imagens para meus post. Esse artigo só aumentou mais meu desejo de experiementar novas estratégias e espero fazer isso sempre.

    Marcos Cordeiro

    Responder

  9. Muito bom o seu artigo! No meu caso, estou muito satisfeito com o meu blog. Ele não é melhor por causa da escassez de fontes do Blogger, e porque sou novato em informática. Mas quando olho para meu blog, vejo que ele é quase o que idealizei. Poesia não atrai muita gente. Sendo assim, é natural que pouca gente o acesse. As mulheres acessam mais, pois os homens geralmente não gostam de Poesia. As mulheres que viram meu blog gostaram muito. convido-o a dar uma olhada nele uma hora, quando puder.

    Responder

  10. É verdade Marcos, para fazer sucesso na blogosfera precisamos inovar. Isso vale muito para blogueiros que estão começando, como eu, pois já existem milhares de blogs com o mesmo nicho. Ninguem vai sair de um blog grande pra ir num pequeno se for a mesma coisa. Tem que inventar algo novo. Criar algo diferente é o que hoje pode levar muitos blogs alcançar o sucesso. Não podemos ser igual aos outros, devemos botar nossas idéias em prática, independente do que os outros acham. Precisamos inovar! Isso até me deu umas idéias para melhorar meu blog. Valeu e até mais.

    Responder

  11. Adorei , como sempre um artigo muito bom.Isso é verdade muitas pessoas tem medo de mostrar quem realmente são (ou mostrar sua personalidade), mais isso tem que acabar.Chega de padrões !

    Responder

  12. Muito importante esta postagem. “Pensar fora do quadrado”, ou, como prefiro usar “pensar fora da caixa” é uma das melhores maneiras, a meu ver, de ser bem sucedido em qualquer área que você deseja atuar, e o “pensar fora da caixa” não significa ser louco, mas sim, pensar de acordo com sua cognição (maneira como você vê/percebe o mundo e a si mesmo), ou seja, a sua maneira. Mas é claro se souber fazer um “benchmarking” será positivo também.

    Abraços!

    Responder

  13. Caramba vc falou mto do que acho e outras que me fazem ponderar ainda mais, tenho um blog novinho e penso sim que ele faça sucesso pq almejo algumas parcerias, mas qdo comecei a perceber que para ser patrocinada por uma loja teria que “sempre” falar de produtos importados ou caros, vi que era uma furada, então continuo na minha linha que é o que eu acredito: existem sim produtos nacionais baratos que são excelentes e mesmo não tendo um grande público ainda, me sinto feliz pq sou fiel a mim e ao que me propus e não estou fazendo parte da massa.
    adoro o ferramentas blog justamente pq vcs são vcs mesmo.

    MUITOS ANOS DE SUCESSO

    Responder

  14. Como sempre grande dicas ferramentas blog, e realmente, vi que fazer diferente é fundamental…
    Tenho um blog de desenhos, e em vez de apenas postar desenhos como os outros blogs fazem, eu dou a oportunidade de quem quiser pedir um desenho e eu o faço e publico no blog, e por ter essa característica diferente meu blog vem crescendo bastante, mesmo tendo começado sua vida a menos de três semanas…
    Mas claro, tudo graças a dicas que vocês sempre dão!

    Responder

  15. Isso acontece com muitos,comigo mesmo e meu blog , ja fui criticado bastante,me chamaram de idiota por gastar meu tempo com isso,mas o blog me ajudou tanto, e eles mesmo agora mudaram de idéia, apesar do meu projeto ser novo.

    Responder

  16. Marcos, você é brilhante! não canso de admirar seu trabalho!

    Eu entendo você e sei que não é arrogância!

    Só tenho que te agradecer! muito obrigado por ser meu mestre!

    Você está certíssimo…

    Isso realmente tem acontecido com muita frequência…

    O público exige originalidade do blogueiro, mas quando o blogueiro começa a ser muito original sabe o que acontece?

    Ele começa a ser copiado de todos os lados!

    Será que o leitor sabe diferenciar as coisas ou os valores se invertem?

    O mocinho (blogueiro original) é o vilão e o vilão (blogueiro plagiador de conteúdo e ideias) é o mocinho. Isso pode acontecer?

    Chato ser original e os outros levarem os aplausos…

    Responder

  17. Bom eu sou um blogueiro novato, nem majo muito dessa cooisa de iternet e ect… Mas eu realmente percebo, que a blogosfera vem sido repetitiva, muito obrigado pela ideia, na verdade queria mudar o tem´late do meu blog, mas nunca consigo eu realmente estou ficando com raiva disso, mas esmo assim brigadão mesmo por ter feito este post brilhante.

    Responder

  18. Bem legal seu post,eu acabei de começar um blog,e tava procurando no google como se faz novos desingners (acho q eu escrevi errado) e acabei achando seu post. Eu super concordo com você, no facebook tmb não tem ninguém diferente.Todos odeiam bbb,gostam de chaves,paçoca,odeiam o justin bieber,etc, e quem não segue esse perfil já é xingado.Estou tentando fazer o meu blog mais original, mas eu ainda não sei mecher direito.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.