Não quer ler, mas quer ter um blog?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Você já percebeu que, para ter um blog, você precisa escrever? Óbvio? Pode até parecer que sim, mas tem muita gente que não entende coisas simples como essa. Quer ver mais: Você percebeu que, para ter um blog, você precisar ler muito? Todos os dias deparo-me com blogueiros que querem ter um blog, mas não têm a mínima prática de leitura e escrita. Esqueça! Se você quer ter um blog, precisa ser um leitor compulsivo. Mas tem gente que chega até aqui dizendo que prefere só imagens. Como é que é?

Então recebi o seguinte comentário aqui no [ Ferramentas Blog ] sobre um dos tutoriais que publiquei:

eu tenho preguiça de ler, se tivesse mais imagens facilitaria para os preguiçosos!!!

Preciso tecer algum comentário extra ou já deu pra entender meu ponto?

Sou radical mesmo quando o assunto é saber ler e escrever bem. Um dos meus posts mais polêmicos é “Não crie um blog se você não sabe português” e ainda tem gente que vem me dizer que “a coisa não é bem assim…”.

Quem já acompanha este blog há mais tempo deve ter percebido que sempre insisto nesse tipo de assunto. Sinto que isso é uma obrigação. Blog é conteúdo e tem que ser conteúdo de qualidade. É impossível que alguém que só prefere imagens, tenha um blog no mínimo razoável.

Estamos criando uma geração de gente estupidalizada (eu sei que essa palavra não existe, mas deveria), extremamente preguiçosa, incapaz de lidar com informação e digerí-la. Acham que a culpa é da internet e do Twitter? A culpa é dessa educação limitante que passa o aluno semi-alfabetizado, que só quer formar “técnicos” competentes em apertar parafusos e reproduzir tarefas e rotinas.

Vou contar um segredo pra quem conseguiu ler este post até aqui e não teve preguiça: Os grandes líderes são aqueles que têm o maior domínio de sua língua. Os mais habilidosos em ler, escrever e interpretar, serão os donos do mundo nos próximos anos.

Recomendo fortemente que você leia isso:

.

47 Comentários

  1. rsrs, é Marcos moderar esse tipo de comentário nós deixa em uma situação desagradável, recebo alguns assim, e se não agregam valor nenhum ao conteúdo publicado eu deleto na hora.

    Responder

  2. Ótimo post e ótimas reflexões.

    Também bato muito na tecla da qualidade dos textos, da escrita e da necessidade e obrigação de ler e se atualizar. As pessoas em geral têm mostrado preguiça de ler, de raciocinar, pois num mundo de copia e cola, produzir conteúdo para que?

    Fui plagiada recentemente e pedi duas vezes para o conteúdo ser retirado do ar. Quando vi que ele apenas tinha identificado a fonte, mas não removido o artigo, falei sobre a Lei de Direitos Autorais 9.610, falei que é preciso produzir conteúdo para ter retorno e ele me chamou de mesquinha pois eu não queria “dividir” meu conhecimento…

    É gente, não é fácil manter um blog. Não só porque é necessário manter a qualidade do mesmo como também lidar com gente com as ideias limitadas.

    Abraço!

    Responder

  3. Como disse a Sybylla “Ótimo post e ótimas reflexões.”.

    É verdade o que você disse, não só levando em consideração os blogs, mas também a nossa vida de forma geral, como por exemplo, hoje todos querem ter um emprego, mas sem nenhum estudo, sem nenhum esforço.

    Leitura e escrita são fundamentais, sem elas você não vai a lugar algum.

    Responder

  4. Concordo em genero, número e grau… (pra quem sabe o que quero dizer)
    Estes dias escrevi axo com X no twitter devido a limitação de caracteres e fiquei incomodada com isso.
    Quando comecei a usar a internet em 1996 eu visitava muitas salas de bate-papo, naquela época eu não falava com quem escrevesse errado, hj se eu entrar em uma sala de bate-papo e fizer isso, não vou achar com quem falar!!!
    Eu lamento não poder ler tudo que quero, pois estou em fase de TCC e tenho leituras específicas que devo fazer, mas considero a leitura (inclusive a do TCC), essencial para o aprendizado e para poder manter uma qualidade de diálogo, seja este pessoalmente ou escrito como em um blog.
    Concordo que se vc não sabe português, não deve ter um blog!!!
    Quero parabenmizá-los pela qualidade do blog de vcs.

    Responder

  5. Marcos, concordo com você, um “ser” como esse deveria ter vergonha de mandar um comentário desses. Para eu não é novidade, também recebo muitos comentários desse tipo, aliás, diversos e diversos BLOGUEIROS também deve receber esse tipo de lixo em seus blogs.
    Mas em um ponto eu acho que você está errado, sobre a empregação do termo BLOGUEIRO. Na minha opinião, não é todo mundo que cria um blog que é considerado blogueiro. Blogueiro para mim é uma pessoa que já tem um blog há algum tempo, que não plagia e que faz alguma diferença com seu blog na internet. Pessoas como essas que “tem preguiça de ler” ou acha que uma pessoa é “mesquinha” por não gostar de ser plagiada (como relatou a “Sybylla”), para mim não passam de iniciantes que não sabem de nada e acham que criar um blog é uma festa, e não “blogueiros”.
    Enfim, do jeito que a coisa anda, é capaz da situação piorar daqui algum tempo, o que eu sei é que eu estou fora desse grupo de “semi- analfabetos”.

    Att. Victor Sucharski.

    Responder

  6. Se der pra substituir texto por imagem, beleza. A questão é na maioria das vezes não dá. Blog é um local pra publicação de texto, é um tipo de mídia de foi criado pra isso.

    Os únicos tipos de blogs que vão apresentar uma grande quantidade de imagens são blogs de fotografia, desenho ou coisas do gênero.

    Responder

  7. Concordo e discordo, pra quem tem um blog de download não precisa ficar escrevendo, muito menos lendo, entra, baixa e sai, é ilegal? Sim, porém isso é outros 500…

    Responder

  8. Digamos que eu tenha um blog para preguiçosos, sei que meu público vai ter preguiça de ler grandes posts. Até por isso só tem mais imagens e videos! Só escrevo coisas maiores num post especial, até por que a pessoa desanima ao ver algo muito grande ¬¬

    Responder

    • Aí é que está: o que vc tem não é um blog pra preguiçosos, o que vc tem um site de humor. Um site cujo objetivo é agregar fitos e vídeos engraçados que vc acha por aí.

      Talvez dê pra considerar o seu site como um microblog, ou seja, algo semelhante a um blog (por ter atualizações periódicas organizadas em orgem cronológica), mas que só recebe posts curtos.

      Esse post do Ferramentas Blog está falando de blogs mesmo, que trabalham a partir da criação de conteúdo.

      Responder

  9. Concordo com você! E ainda acrescento: quem não quer e não sabe ler, não será NADA na vida! Desculpe a franqueza ……. mas é triste ver uma geração que não entende sequer uma frase.
    Precisamos mudar isso, para que o mundo fique melhor para todos ….

    Responder

  10. Concordo Marcos. Eu sou escritora nas horas vagas então eu procuro ler o máximo possível mas esse casamento não costuma acontecer. As pessoas já estão acostumadas a exercer sua estupidez na internet. Escrever bem deveria ser uma obrigação. Aprofundando ainda mais o assunto:

    Quem sobrevive em uma sociedade sem a escrita?

    Sinto-me feliz quando leio um blog com uma boa escrita e sem ser muito longo pois até hoje, reparei que a maioria dos blogueiros que escrevem texto muito longos, acabam não tendo concordância nenhuma…isso também é um casamento perigoso.

    Enfim.

    Viva a blogosfera culta!

    Responder

  11. Concordo em relação ao não ler, isso é um mal do século, cada vez se lê menos cada geração que se passa. A formação acadêmica hoje está toda sendo digitalizada, se forma Profissionais de Nível Superior sem se quer estar em uma sala, existem diversos EAD’S da vida.
    E discordo em relação a “Quer ter um Blog” A liberdade que cada indivíduo tem é de fazer o que quiser talvez o blog de uma pessoa que não leia num seja assim como o seu, mas terá o conteúdo que o nível de instrução da pessoa tiver. e tem outra não precisava expor ao ridículo o comentário do camarada mesmo que ninguém saiba quem é ele, ele deve estar triste!

    Responder

    • 1. A pessoa não é exposta ao ridículo se se não é possível identificá-la. Sejamos coerentes.

      2. Todos são livres para ter um blog, mas as pessoas são mais livres quando têm acesso a uma educação de qualidade e são capazes de se expressar e entender o que lêem.

      3. Tal pessoa terá um blog para o nível de instrução dela. Ok! Mas tenho que aceitar que muitas pessoas tenham um nível de instrução baixa? Não posso querer e exigir que as pessoas tenha um nível de instrução melhor e seja mais capazes?
      Isso sim, seria expor alguém ao ridículo se não permitimos e exigimos que todos tenham acesso a um nível de instrução de qualidade.

      Chega de nivelarmos as coisas por baixo. Se queremos incluir as pessoas socialmente, e a internet é lugar para isso, então que seja as incluindo começando pela educação.

      Responder

      • Opa
        1. não falei expor a “pessoa ao ridículo” e sim o comentário ao ridículo. fui coerente.
        2. concordo sim que o acesso a educação leva todos ao desenvolvimento.
        3.Agora querer “exigir” das pessoas um nível de instrução melhor é demais, tu podes contribuir para isso exigir sei não.

        E pra terminar minha réplica. “Os grandes líderes são aqueles que têm o maior domínio de sua língua.” E o exemplo de nosso querido EX-Presidente Lula, que mesmo com seu pouco estudo e sua linguagem nada correta para os padrões da sociedade.

        Que não assim, generalizando tudo e nos colocando por cima de várias razões.

        Mas gostei do post. tá!

        Responder

        • Sei exemplo bem lembrado do ex-presidente Lula é perfeito para ilustrar e confirmar o que defendo.
          Ao contrário do que muitos pensam, o Lula é um grande articulador de sua língua e domina o português que fala, adequando-o ao público que o escuta.
          Seus discursos, palestras e entrevistas são sempre muito bem articulados. Ele não fala em um palanque da mesma forma que fala em uma reunião de empresários. Ele sabe usar muito bem o português, até melhor do que outro ex-presidente sociólogo que tivemos. Aquele era incapaz de se fazer entender.

          Viu como o uso da língua é o que forma grandes líderes?

          Responder

      • Concordo plenamente com você. A leitura e a escrita são passaportes fundamentais para o conhecimento. Ter um blog e não saber ler e escrever, é melhor não tê-lo. Aproveito a oportunidade para divulgar o meu, e convidá-lo a deixar um comentário por lá. Abraços!

        Responder

  12. Concordo em partes,se o cara for preguiçoso provavelmente não tentará evoluir sua escrita e o principal começar a ler.
    Não sou mestre em escrever,mas procuro evitar erros grosseiros.

    O que mudou na minha vida quando comecei a blogar foi que ao me deparar que só blogs com conteúdo de qualidade sobrevivem na blogosfera,corri atrás para melhora-lo.Também para quem não tem muita intimidade com as letras pode começar a escrever artigos com pouco mais de 200 palavras para ir se aprimorando.

    Outra coisa que mudou comigo foi que comecei a ler mais e escrever,o livro que estou lendo atualmente é o “Vendedor de Sonhos” e antes tinha lido o Empreendedor Minuto.
    Acredito que para quem não gosta de ler,deve começar lendo biografias de seus cantores e até atores favoritos,deve despertar o interesse em ler,eu acho! rs.

    Abraço!

    P.S. Tem algum tutorial ensinando a fazer os “hover avatares” aqui no blog,se não tiver providenciei por favor.

    Responder

  13. Que coisa mais ridícula! Se fosse você nem publicaria esse tipo de comentário. Onde já se viu um blog de tutoriais sem redação? Não dá mesmo!
    Você está certíssimo, o que mais encontro por aí são os erros gritantes de português, redigir um blog é coisa séria. Que a educação seja o principal meio de inclusão social, interessante que esse foi o tema da minha monografia a quase uma década.

    Abraço e boa semana

    Responder

  14. Tem toda razao Marcos!
    Essa pessoa, ou melhor, esse coitado nem devia pensar em blog, se pra ele é apenas imagem, ele devia voltar pro jardim de infacia e começar a pintar rsrs!
    Bom, deixa isso pra lá, queria te contar uma coisa querido, meu blog está com o page rank 2, eu estou muito feliz por isso. obrigado pelas dicas que voce sempre dá aqui!
    Até mais e sucesso!

    Responder

  15. Isso é bem complicado mesmo, uma coisa extremamente simples que muitos não entendem até desistirem. Os bloggers, bloggers mesmo, tem a função de escritores, o que eles escrevem refletem em quem lê.
    Se você -Marcos Lemos- escrevesse de forma errada e isso fosse totalmente normal, todos que leem o seu conteúdo iriam escrever errado junto com você, muita gente não entende que um bom blogger é aquele que forma pessoas e opiniões.
    Por isso é importante que escrevamos corretamente, porque se tudo der certo, “formaremos” quem lê o nosso conteúdo.

    Responder

  16. Tudo tem um limite. O blogueiro deve ter o cuidado de não colocar um tijolão para seus leitores. Na internet tudo tem um limite e como o Marcos sempre diz “devemos publicar conhecendo nosso leitor” e expor um texto agradável e não muito longo. Pois tem alguns blogueiros que adoram escrever bíblias por ai. Hhehe Já comentei de mais!!!

    Responder

  17. Acho que nos posts devemos ir ao ponto, ás vezes muita enrolação cansa o leitor mesmo, mais os posts do Marcos aqui no Ferramentas Blog não tem esse problema.
    Muito Bom o Post Marcos, Parabéns.

    Responder

  18. Concordo! e tenho certa preguiça de ler textos ruins, pois eu tento melhorar sempre. E ando também com certa preguiça de ler blogs que tem textos de outros autores. Se eu quisesse ler um blog de citações de textos de outras pessoas, eu prefiro ler um livro.
    O que me atrai em um blog é justamente poder ler algo intimista e a opinião daquela pessoa sobre algum assunto ou mesmo os devaneios poéticos dela.
    Enfim, não devemos nivelar por baixo nunca, isso tem acontecido muito.
    Parabéns pelo texto.

    Responder

  19. Bom dia Marcos, parabéns por mais um grande post!
    Se me permite, gostaria de deixar minha opinião.

    Li um artigo há algum tempo que ilustrava o papel das imagens em artigos com mais de 600 palavras. Basicamente as imagens servem para “quebrar” a leitura e deixá-la menos massiva. O ideal é manter um texto estilo jornal, com duas colunas pequenas, mas como isso não é possível num blog, as imagens ajudam.

    No caso do FB, como grande parte dos posts não tem mais de 600 palavras não tem necessidade de imagens. Pelo menos não vejo nenhum problema em ler um artigo seu.

    Com relação ao comentário, concordo plenamente com sua opinião, Marcos. Quem não consegue ler um post inteiro não pode ter um blog. Mas isso não quer dizer que é um caso perdido. Basta pegar o livro “O Príncipe, de Maquiavel” para ler. Se conseguir se concentrar e terminar o livro está aprovado para criar seu blog!

    Outra dica, que vou citar em um post do meu blog, é fazer um curso de inglês. É a maneira mais simples de aprender a escrever em Português (pelo menos de maneira correta – gramaticalmente). Normalmente os professores de inglês falam muito em conjugação verbal e concordância. Quem tem “vergonha” em admitir que não é bom com português, pode fazer inglês. Isso vai ajudar.

    Novamente, parabéns pelo “puxão de orelha”!! hehe.

    Abraço,
    Anderson Chipak

    Responder

  20. MARCOS LEMOS, este seu artigo é MARAVILHOSO! Concordo com você! Acredito que para termos bons blogs, é necessário gostarmos de ler e escrever! Termos idéias, critividade! Para mim, ter preguiça de ler é sinônimo de ter preguiça de raciocínio! Com toda certeza, quem não souber escrever bem, publicar artigos de qualidade, nunca terá condições de ser bom blogueiro. A leitura está ligada ao raciocínio. Lêr é entender…é interpretar o mundo!!!

    Parabéns!

    Responder

  21. Oi Marcos, mais uma vez venho a elogiar teu post, tem toda razão no que diz amigo, e toda interpretação seja ela qual for é sempre importante para qualquer tipo de coisa que venhamos a ler ou escrever, ensinar, etc. É por isso que gosto bastante do Ferramentasblog, sempre com títulos que chama a atenção do leitor e faz a gente aprender mais. Forte abraço ok Marcos, e acompanha o facebook também, pois ja vi que gostas mais do twitter, rsrsrrs, abraço, Rafael do blog futebolextensivo.

    Responder

  22. Concordo com cada linha deste texto. Se quer ter um blog mas não quer o trabalho de ler, então por que ter o trabalho de escrever, então? Até por que, será difícil escrever sempre um título, e pelo menos uma descrição para a imagem.

    Eu sempre aproveito para ler os sites especializados nos assuntos que eu escrevo (Tecnologia e Música). Tenho eles num aplicativo no meu celular, leio-os sempre no meu leitor de feeds no computador e sempre estou dando uma olhada na Globo News, onde eu aproveito os recursos que a minha operadora permite para ler notícias na tela… Estou sempre lendo…

    Responder

  23. COncordo com o artigo. A leitura é fundamental para se escrever bem, ter inspiração para novos artigos e melhorar a comunicação.

    Resumindo: Quem lê muito tende a ter maior sucesso na vida

    Responder

  24. Nossa AMEI falou tudo em poucas palavras, da prazer em ler um artigos bem feito, que tem um bom conteúdo, desperta o nosso interesse a nossa curiosidade de continuar lendo até as ultimas palavras.
    Uma coisa bem feita sempre terá ótimos resultados.
    Agora que faz as coisas de qualquer jeito simplesmente continuara sendo ignorado.

    Responder

  25. Oi, Sou professora e comecei este ano a “blogar” e acompanho seu blog para aprender como fazer melhor. Seu comentário neste post sobre a educação me deixou muito triste, pois sempre que dizem educação me sinto integrante deste fracasso que é o sistema educacional brasileiro. Então, sempre que posso digo que o problema não é a educação, mas nossos governantes que querem um povo ignorante para fazerem o que bem entendem, não podemos mudar o sistema mas podemos mudar quem o lidera, mas enquanto estivermos neste ciclo vicioso de falta de conhecimento será difícil. Não vou argumentar sobre as dificuldades do trabalho docente pois isto já é do conhecimento de todos. Mas te peço que na próxima vez refira-se ao sistema, é um detalhe, mas como já li em suas postagens detalhes são importantes.
    Um grande abraço fraterno

    Responder

  26. O pior é você ver blogs sobre livros que não tem muito esse tipo de preocupação. Já tem meses que venho lendo artigos e planejando montar um blog e mesmo assim, sei que vou cometer alguns deslizes e aqueles que só fazem pensando no lucro que o blog trará e não pensam no conteúdo? É complicado de segurar leitores dessa forma.
    Ótimo post.

    Abraços
    Fernanda

    Responder

  27. Boa postagem. E acho importante, como uma boa maneira dos blogueiros tentarem incentivar em seus sites a leitura para os usuários, seria trabalhar gradativamente com a leitura, fazendo uma mescla entre conteúdo escrito e não-escrito, diminuindo a frequência do último aos poucos. Mas isto vai depender muito do público-alvo também: um blog que fale sobre literatura, música, tecnologia – como este -, dentre outros assuntos que necessitam de explicações escritas, o usuário tem a obrigação de ler, pelo menos se está lá para adquirir conhecimento. E aqui acredito na competência do blogueiro em fazê-lo.

    Responder

  28. Ótimo post, todos deveriam ler, meditar e rever seus conceitos sobre como escrever, principalmente na internet.

    Às vezes me deparo com alguns depoimentos em fóruns onde se é quase impossível entender o que as pessoas estão dizendo, mesmo em troca de e-mails formais “ em empresas” o aumento de erros na escrita tem se tornado freqüente, um absurdo!

    Infelizmente as grandes ferramentas tecnológicas disponíveis em um século tão dinâmico, tais como: Internet e celulares deixam a cada dia as pessoas com menos interesse em praticar o modo correto de se comunicar, com palavras escritas por inteiro sem abreviações excessivas, muitos não sabem ainda usufruir dessas tecnologias de modo correto e ficarão para trás no essencial.

    Isto me lembra um filme que assisti, onde em determinado momento em um futuro “não tão distante” as pessoas se tornarão tão idiotas e burras ao ponto de ir ao cinema para ficar vendo uma bunda na tela, isto mesmo, apenas uma bunda feia e nua na tela se movimentando para lá e para cá, e as pessoas morrendo de rir.

    Vocês acham que o filme tem alguma semelhança com os nossos dias? Se não, do jeito que as coisas vão, esperem para ver como ficará daqui á alguns anos.

    Ah… o nome do filme é : IDIOCRACIA ( vale a pena conferir ).

    Responder

  29. Cara, o que tenho visto de blog que surge aí e nem sabe para o que veio!
    Além disso, copiam conteúdos alheios ou quando tentam escrever, vira um festival de erros de portugues.

    Responder

  30. No meu blog de notícias, já aconteceu de uma pessoa vir me perguntar no face sobre uma determinada notícia e eu respondi que tudo oque eu sabia sobre o assunto, estava no post. E ela me responde que estava com preguiça de ler e se eu podia fazer um resumo!!! e olha que o post nem tava grande e tinha varias imagens e um vídeo.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.