O que aconteceu com o Pagerank da Google?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Já faz algum tempo que não ouvimos falar de atualizações do Pagerank da Google (Google Pagerank Update), nem sabemos bem o que aconteceu com esse dado de classificação de páginas, sites e blogs. Essa é apenas uma métrica de classificação, mas para muitos é a mais importante. Então, o que aconteceu com o Pagerank de fato?

google-pagerank-update

A Google usa uma série de algoritmos para classificar e ordenar uma determinada página em seu índice e exibir os resultados das pesquisas que fazemos. Depois disso gera um número, como uma nota, que chama “Pagerank”.

Até Abril de 2010 a Google tinha por hábito disponibilizar a atualização do Pagerank em média a cada 3 ou 4 meses, tornando público esses números. Assim você poderia saber a “nota” do seu e de outros sites, blogs e seus respectivos conteúdos e páginas.

Mas muita gente começou a focar a unicamente nessa métrica para medir a qualidade de um site em detrimento de muitos outros fatores até mais importantes.

O que percebemos é que há meses a Google não disponibiliza mais atualizações em massa do Pagerank, que antes podiam ser conferidas e verificadas até em sua Toolbar. Mas desde o final de 2009 que a equipe da Google insiste em não darmos atenção para essa métrica e que ela só é importante para o conjunto de algoritmos, sendo apenas uma parte pequena de todo o sistema.

Vejam o que a Susan Moskwa, analista da Google, disse em Outubro de 2009:

“We’ve been telling people for a long time that they shouldn’t focus on PageRank so much; many site owners seem to think it’s the most important metric for them to track, which is simply not true. We removed it because we felt it was silly to tell people not to think about it, but then to show them the data, implying that they should look at it.  :-)”

(Webmaster Central)

O que ela diz é que essa não é uma métrica tão importante e por isso pararam de disponibilizar as atualizações, já que insistem nisso há tempos. Ela cita um link que diz o seguinte (que vou traduzir a seguir):

Pergunta: O Pagerank do meu site não muda há meses!

Resposta: Não se preocupe. De fato não precisa prestar atenção nisso. Só exibimos atualizações do Pagerank poucas vezes ao ano; e este é nosso modo de dizer para se preocuparem menos com o PR. Isto é apenas um dos 200 fatores que afetam como encontramos, indexamos e ranqueamos.

Pagerank é uma métrica fácil de verificar, mas não significa que seja útil para donos de sites. Se quer métricas, encorajamos você a usar o Analytics, pense em conversão, ROI (retorno sobre investimento), relevância, ou outras coisas correlacionadas a ganhos reais para seu site ou negócio.

(tradução livre do Webmaster Help Forum)

E para ter total certeza do que iria publicar aqui e de que tais informações são mesmo uma diretriz da atuação da Google, perguntei ao Pedro Dias no Twitter (@pedrodias), que é analista de qualidade da Google:

pedro-dias-google-pagerank-twitter

Minha sugestão é que você comece a aprender outras formas de analisar a qualidade do seu blog ou site, especialmente usando o Analytics, como recomendado.

Outras formas de analisar seu Blog:

.

25 Comentários

  1. Exactamente, já não vale a pena prestarmos muita atenção ao page rank, já se começa a ver resultados de buscas com sites em primeiras posições com page rank ZERO ou UM.

    Portanto temos é de nos focar nos conteúdos de qualidade, rapidez do site, número de visitantes, etc.

    Responder

  2. No meu ponto de vista o PR significa muito, ele é dado quando recebemos links de outros sites, quanto mais links apontando para uma página, mais relevante é o conteúdo da mesma, já que ningém vai linkar páginas sem relevancia. Isso ajuda a separar o bom do ruim, mas acho que o Google esta dando menos importancia a esse fator por causa da possibilidade de manipulação, compra e venda de links para conseguir ter o PR alto.

    Responder

  3. Olha já vi muito site e blog na frente nas posições de buscas por ter um pagerank maior do que outros que tem maior relevância e qualidade.
    Não acredito que o Pagerank seja apenas um fator nada importante em maio a outros 200 como a moça diz. Acho que o google mudou isso pois muita gente consegue um pagerank alto comprando links ou de outras formas ilegais e por vezes acabam ficando na frente de concorrentes de maior qualidade e relevância.

    Acredito que seja isso.

    Valew Marcos, ótimo tema.

    Responder

  4. Mas o que fazer com os sites que exigem um determinado número de PageRank para participar de promoções? (O IceBreaker Design exige PageRank 5 para fazer o template gratuitamente).

    Responder

  5. Olá Marcos como vai? Ontem dia 18/01/2011 perguntei ao Fábio Ricotta, dono do Site Mestre SEO se o Google tinha parado de atualizar o Pagerank, ele disse que o Google atualizou o pagerank semana passada. Então não entendo o que acontece. :S

    Responder

  6. Para ser sincero eu nunca tinha chegado a utilizar o PR, mas quando eu fui atrás me deparei com esta notícia aqui no Ferramentas.

    Mas é como você falou "comece a aprender outras formas de analisar a qualidade do seu blog ou site", aliás, existem outras ferramentas de análises, por exemplo o Google Analytics!

    Responder

  7. Não uso Analytics por desconfiança, mas, agora com o descuido da Google com o Pagerank me deu medo, espero que venha novas atualizações.

    Responder

  8. Realmente é um dos misterios a ser revelados pelo Google. Um dos meus sites tinha pagerank 2 e de repente caiu para 0. Tentei acharuma explicação e não consegui. Eu que sou leigo no assunto, pergunto: Como analisar os dados do meu site no Analytics? Pelo numero de visitas? Pelas origens do trafego? Onde irei encontrar um indicativo positivo ou negativo de como anda o site?

    Abraços.Jose Manoel

    Responder

  9. Tem sites que mostram os resultados do google PageRank, mais, para mim, não são dados confiáveis, e aliás, nem penso nele. Desde quanto eu criei meu blog em dezembro passado, é a primeira vez que penso no PageRank! Só confio nas informações do Google Analytics…

    Responder

  10. Olá, Marcos!

    Bastante esclarecedor o seu artigo. É bom ouvir o que a própria Google tem a dizer com relação ao assunto.

    Claro que concordo com a visão deles. Sempre insisti em meus artigos que o PageRank é apenas um indicador do bom trabalho que realizamos em nosso blog. Ele deve ser visto como uma consequência e não como objetivo de nosso trabalho.

    Um abraço!

    Adelson (Gerenciando Blog)

    Responder

  11. Hum, obrigado pela informação, estava com dúvida quanto a isso. Mais me veio essa pergunta:
    Link Building e outras formas de subir no rank do google ainda estão valendo na mesma, né?!
    Abraços!

    Responder

  12. Olá Marcos, boa tarde, vim comentar no seu site para informar que pelo jeito o google atualizou o Page Rank hoje, acabei de verificar e vários blogs meus e sites que estavam com zero foram para 2 ou 3.

    Responder

  13. Muito bom este artigo, realmente o page rank foi por muito tempo o numero que deixava uns blogueiros contentes e outros nem tanto, feliz mesmo fico com o conjunto de analizes do google analytcs que é bem mais completa, tanto que nem disponibilizo numero de page rank no meu blog.

    Responder

  14. Creio que a parte de rankeamento seja agora responsabilidade da Alexa, que vem se mostrando bastante confiavel e está ganhando bastante atenção dos webmasters.
    Aliás o que todos deveriam fazer é instalar a barra do Alexa, para assim melhorar a qualidade do rank. ^^

    Responder

  15. Sinceramente Marcos, nunca dei importÂncia pra este negócio de Pagerank, o importante são as visitas que o blog recebe.

    Responder

  16. Por muita coincidência, o PageRank foi atualizado essa semana, aparentemente. Mas como muitos já dizem, o PR é apenas ego de programador/marketeiro, existem outros diversos fatores que devemos nos preocupar também.

    Responder

  17. O pagerank dos meus blogs também foram atualizados.

    Um subiu de 0 para 2 e no outro desceu de 3 para 2.

    Outra coisa que eu reparei é que depois dessa atualização o meu blog ganhou sitelinks. Não está do jeito que eu quero, mas pelo menos tem.

    Parabéns pelo post!
    Abraços!

    @dropexinfo

    Responder

  18. Já vi sites rankeando com PR0. Eu acredito que a qualidade se encontra, de fato, nos primeiros sites da busca. Muitas vezes seu conteúdo não é bom, então, o que temos de fazer é nos basearmos e melhorarmos ainda mais, para que o seu site consiga um bom posicionamento no Google de maneira eficiente, oferecendo conteúdo de qualidade.

    Diego
    http://www.sitesparaempresa.com.br

    Responder

  19. O jeito é trabalhar sempre no melhor pro seu site e esquecer pagerank…Se seu site for bom(quero dizer relevancia,atrativo,indice de rejeição baixo etc..)ele vai melhorar no ranqueamento.

    Responder

  20. O meu artigo mais visitado, por exemplo, é a análise de um smartphone. Digitando o nome dele no Google brasileiro, o meu site aparece na primeira pagina.

    No entanto, o meu blog é recente e o meu pagerank é 1 (costumava ser 0 uns dias atras). Alguns outros artigos meus tb já ficaram por um bom tempo na primeira pagina, mesmo com o meu pagerank sendo zero.

    O pagerank pode influenciar, mas ele é apenas uma das dezenas de variáveis que o google usa pra organizar os resultados.

    Além disso, esse pagerank não me parece ser muito exato. Eu tenho um outro blog, que não tem 10% das visitas desse que eu comentei, que eu não atualizo desde maio, mas que atualmente está com classificação 2 no pagerank. LOL.

    Responder

  21. É curiosa essa classificação de PR. Meu PR atualmente é 1, e conheço sites de PR0 que se encontram melhores posicionados do que o meu para a palavra chave principal. Dá pra entender?!?

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.