O que fazer com seu Blog depois de um feriado prolongado

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

O ano só começa de fato depois do carnaval (ao menos em boa parte do Brasil). Isso significa um longo período de queda nas visitas do seu blog e até nenhuma atualização e interação. O risco de abandonar seu blog e desanimar do projeto é grande quando os resultados do blog pioram. Você precisa tomar algumas atitudes para voltar à rotina e fazer seu blog se recuperar.

Selecionei 5 dicas importantes para que você recupere seu blog de um longo período parado e quais são as ações mais importantes para que você não desanime com os fracos resultados e volte a publicar. Se você abandonou seu blog durante o feriado, está na hora de tomar as rédias e recuperar o controle.

Logo abaixo tem um vídeo sobre como divulgar seu Blog do jeito certo.

Clique AQUI e Inscreva-se no nosso Canal no Youtube

1. Não olhar as estatísticas

Para não desanimar, a recomendação é não olhar as estatísticas de visitas e de ganhos do blog nesse período de feriado prolongado e nos dias seguintes. Esqueça os números, pois isso pode acabar desanimando você. É certo que período de férias e feriados como carnaval, semana santa e outros tão longos, reduzem as visitas e os ganhos. Volte a acompanhar as estatísticas só no mês seguinte.

2. Publicar intensamente

Se o seu blog ficou vários dias sem atualizações, está na hora de sentar e escrever conteúdo por vários dias seguidos. Mostre ao seu público que o blog está ativo e que a parada foi mesmo apenas para você curtir o feriado como todo mundo.

Ficar um período longo sem publicar faz com que você perca o ritmo e, para recuperar isso, você vai precisar escrever ou o desânimo vai se abater sobre vocês. Pense nos próximos 10 ou 15 dias, olhe o conteúdo do seu blog, reescreva posts antigos, repasse informações e escreva sobre assuntos pendentes bem centralizados no assunto principal do seu blog.

3. Interagir intensamente

Abra suas redes sociais e mostre que você ainda está vivo. O Twitter e a página do Facebook do seu blog são o melhor lugar para essa interação. Aproveite para divulgar os links dos novos artigos e daquele conteúdo que você reescreveu.

Envie newsletter para seus assinantes, que são o seu público mais fiel, responda comentários e contatos e vá aos fóruns mais importantes de seu nicho para trocar informações. Isso também ajudará você a ter novas idéias e reanimar-se para continuar com o Blog. A interação ajuda na sua motivação.

4. Divulgar intensamente

A divulgação vai além da interação. É preciso recuperar o público perdido e manter o fluxo crescente de visitas. Isso se faz por meio de uma divulgação sistemática e constante. Mas após um longo período parado, é preciso intensificar. Volte aos agregadores de conteúdo para enviar os links novos, envie na newsletter os seus melhores links de artigos e incentive seu público a tuitar e curtir.

Assista também: Onde e como Divulgar seu Blog?

Clique AQUI e Inscreva-se no nosso Canal no Youtube

5. Não abandone mais seu Blog

Dá próxima vez que tiver um feriado prolongado, não abandone seu blog como da última vez e você evitará todo esse trabalho. É possível programar postagens e até agendar Tweets e publicações no Facebook para que, mesmo que você viaje e não tenha acesso à internet, seu blog continuará funcionando.

As visitas vão diminuir e os ganhos também, só que seu público, quando voltarem do feriado, perceberão que seu blog continuou ativo e terão algo para ler, comentar e interagir. É importante para a credibilidade e continuidade de seu trabalho e evita problemas de indexação no Google, já que os robôs não sabem que é Carnaval, Semana Santa ou férias.

.

17 Comentários

  1. Muito bom o artigo Marcos…
    Eu como não sou bobo, publiquei vários artigos antes e programei para esse período e assim pude curtir o carnaval sem deixar meus blogs de lado.
    E para aqueles que abandonaram por um tempo, deve se empenhar bastante agora, assim como você falou, afinal o carnaval não pode acabar com um blog…( ou pode?)…

    Abraço Marcos

    Responder

  2. Isso é pura verdade, nesses feriados e difícil criar post novos, as visitas são poucas, pelo motivo das pessoas estarem procurando sobre o tema do feriado, mas não podemos para, por que isso passa, e devemos voltar a ativa!

    Responder

  3. Oi Marcos. Sou um verdadeiro fã do seu trabalho. Tem me ajudado, e muito. Tenho um blog de música, para músicos e para pessoas que apenas gostam de música, e sempre venho aqui pegar dicas ou tutoriais sobre o que fazer para melhorar meu blog. Gostaria apenas de agradece-lo por nos auxiliar tanto com seu trabalho. Sucesso e mais sucesso pra você. Abraço

    Responder

  4. Olá Marcos Lemos,

    Excelente artigo. Como eu não abandonei meu blog durante esse Carnaval, as minhas visitas não caíram e os meus ganhos continuaram na média do que eu ganho no dia-a-dia.

    Abraços.

    Responder

  5. O bacana do wordpress é justamente ja deixar as postagens ja agendadinhas, e pra não “queimar cartucho” de um post bom ser publicad no feriado, da pra fazer um post somente citando outros…recomendando o que ler e tal

    Responder

  6. Marcos, eu fiz muitos ajustes no Escola Sites e publiquei normalmente, ainda bem que o Carnaval, não me fez desanimar e sim me fez me motivar ainda mais para o restante do ano, que será de sucesso!

    Abraços,

    Responder

  7. Ótimo post Marcos.
    Creio que se a pessoa tem consciência de que as visitas caem nestas épocas e irá continuar publicando artigos mesmo assim, não seja tão necessário não olhar para as estátisticas. Eu particularmente, gosto de olhar sempre o número visualizações, até para ter uma noção de como diminuem nos feriados, fim de semana e ver o crescimento depois.

    Abraços.

    Responder

  8. Isso é complicado, meu blog que tinha umas 500 visitas por dia, caiu durante esse carnaval para uma média de 300, 350. Mas já está normalizando, ainda bem. Apesar de não me gerar lucros gosto de ser visto.

    Responder

  9. Marcos, bem pertinente o seu artigo. Faz tempo que me preocupo com a queda de tráfego nas férias e feriados prolongados.
    No meu site Espirito Outdoor, tentei agendar com antecedência artigos que chamassem muita atenção, para que os leitores se sentissem mais tentados a ler o conteudo publicado.
    Amenizou um pouco a queda no tráfego, mas ainda não consegui manter a média normal do site.
    Abraço,

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.