Orkut faz 10 anos: Morre ou não morre?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Por incrível que possa parecer, o Orkut, aquela primeira rede social da vida de muitos brasileiros, ainda existe e está ativa, completando agora 10 anos de existência. E a pergunta que sempre se faz é: quando a Google irá acabar definitivamente com o Orkut? Se é que vai acabar.

Mesmo convalescente, o Orkut está entre as 10 redes sociais mais acessadas do Brasil – mais do que o Google+ – e conta com 6 milhões de usuários ativos. Um pouco dessa sobrevida se deve ao modelo de Comunidades, muito semelhante aos fóruns. Essas comunidades ainda sustentam debates, trocas de informações e até perfis ativos para relacionamentos. Não é apenas mera nostalgia de alguns, mas usabilidade e praticidade que mantém a rede social ainda funcionando.

Por mais que a Google empregue grande esforço em migrar todos os usuários de seus serviços para o Google+, o fato é que o Facebook, Twitter e até o Instagram mostram-se mais eficientes em fidelizar usuários e ampliar suas redes de acesso.

Orkut

Falamos da decadência do Orkut desde 2010 e sua queda ficou acentuada em 2011. E até mantenho parte da minha opinião de 2011 sobre se devemos ou não abandonar o Orkut. Este é um serviço em que a Google poderia investir sob um novo prisma, transformá-lo numa grande rede social de fóruns ou coisa do tipo, para manter as pessoas ainda ativas. Quem sabe até integrar de vez esse recurso no Google+.

As comunidades do Google+ não chegam nem aos pés do que se pode fazer nas Comunidades do Orkut e não se parecem em nada com os modelos dos Fóruns. Há público para isso.

Fato é que o Orkut ainda está vivo, completando 10 anos e não sabemos até quando irá sobreviver. A Google já acabou com serviços bem melhores e insistem em manter essa rede social ultrapassada. Vamos ver até quando.

Qual a sua opinião? Comente.

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

18 Comentários

  1. Acho que a Google deveria ter investido no Orkut e colocado nos mesmo moldes do Google +. O Orkut já tem um público e isso deveria ter sido levado em conta.
    Marcos, aqui vai uma crítica para o seu blog. Tire o banner popup para os acessos de dispositivos móveis. Ele atrapalha pra caramba e quase não li o seu artigo por que não conseguia fecha-lo.

    Responder

  2. Por incrível que pareça, com o Orkut abandonado por muitos, algumas comunidades ainda estão muito ativas. Eu, por exemplo ainda visito a comunidade do Corinthians e da WWE(wrestling). O fato é que as comunidades do Google+ realmente, não chegam aos pés das do Orkut, pois é mais fácil de serem acessadas e tem o jeitão de fórum . Li que o presidente do Google Brasil disse que o modelo de negócios do orkut ainda funciona e dá lucro.

    Concordo com o que o Alexandre disse acima, além de atrapalhar, irrita muito! 🙂

    Responder

  3. Eu ainda acesso o Orkut e suas Comunidades batem de mil a zero nos grupos do Facebook, por exemplo. A interação e a visualização intuitiva das comunidades do Orkut foram e ainda são seu maior primor. O Face é carregado de regras incompreensíveis e perde adesão por criar um clima de terrorismo e censura aos seus usuários. Isso afasta e amedronta. Tenho perfis nas duas redes e comunidades e Fan Pages em ambas. Eu espero que o Orkut não termine jamais.

    Responder

  4. Concordo com Alexandre Kucarcz Cordeiro,Eu para entrar em seu blog tenho que sai e volta entrar, quando estou em um Computador muito lento acabo desistindo de volta entrar em seu blog.

    Responder

  5. Pena que o orkut deu uma queda vertiginosa e bem que poderia estar na ativa até hoje…bom p/ as comunas de vendas.Sim por incrível que pareça tem comunas na ativa e eu mesmo fiz bons debates lá como segurança,a politicagem nos empregos ,e a questão de certas celebridades ou pseudo que qdo aprontam derrepente viram evangélicos…gerou boas postagens.
    Qto ao google+ é uma pena que certas comunas não foram p/ frente e olha que tinham boas categorias,mas achei muito fraco no quesito de movimentação…derrepente ficou parado.
    Eu mesmo não encerrarei a minha conta e creio que um dos fatores que as pessoas visitam o orkut é clima de saudades ou até mesmo p/ pesquisar contatos em algumas comunas antigas,e outras p/ formar mais amigos nas comunas de movimentação..

    Responder

  6. Acredito que o Orkut ainda não foi encerrado porque traz muita grana para o Google, afinal ainda são exibidos anúncios no site. Quando não for mais rentável, certamente será encerrado.

    Responder

  7. infelizmente, o Google não investiu no Orkut (como deveria) para ‘forçar’ as pessoasa migrarem para a rede social que leva o seu nome, o Google+.

    Cada vez mais o nome Google está mais presente no dia a dia as pessoas. Google Chrome Google+… tudo estratégia para fortalecer a marca…

    Responder

  8. Não consigo mais entrar no Orkut. Tiinha muitos contatos mas ele não acaita mais o meu e-mail nem minha senha.
    Toda vez tento, ele me encaminha para o Skype e não consigo mais acessar ninguem. Você pode dá uma dica?
    Já escrevi pedindo a você não só isso, mas outras dicas de auxílio mas parece que o Marcos Lemos esqueceu os velhos bogueiros com suas dicas maravilhosas,.

    Responder

  9. Eu sempre gostei do orkut :/ infelizmente minha conta teve que ser desativada. Mas sabe que eu ainda prefiro o orkut rs gosto do face, mas não é a mesma coisa.
    Não sabia que ainda estava em uso, acho que vou reativar minha conta, matar as saudades!

    Responder

  10. Embora ainda seja bastante acessado por vários usuários do Brasil e do mundo, o Orkut parece estar mesmo esquecido, o Facebook veio com tudo, a migração foi incrível, tanto é que as contas do Orkut simplesmente foram abandonadas, uma rede social famosa, mas que teve seu tempo de glória!Abraço e sucessos a todos!

    Responder

  11. Vocês falam que o Orkut ainda esta ativado, então se isso é verdade, então como faz para entrar?
    Pois ja comentei aqui. Tenho e-mail muitos amigos e não consigo mais entrar.

    Responder

  12. O ORKUT NÃO PODE ACABAR EU TENHO 5 COMUNIDADE DE SCRAPS EU ANTES DE FAZER AS MINHAS COMUNIDADE EU TINHA DEPRESSÃO E FUI CURADA DE DEPRESSÃO FAZENDO AS COMUNIDADES DE SCRAPS DO ORKUT ELE NÃO PÓDE ACABAR ASSIM ESTOU TRISTE

    Responder

  13. O Orkut deixara saudades, principalmente pelas comunidades onde aprendi muito, era um excelente lugar para aqueles que desejavam adquirir conhecimento e ainda é!. =/

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.