Os visitantes do seu blog conhecem você?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

A não ser que o blog que você mantem seja algo corporativo, é sempre bom que seu público saiba quem você é. É comum que blogueiros usem avatares de personagens no lugar de suas fotos verdadeira e até nicknames (apelidos) para associar ao blog. Essa é uma prática legítima, mas há casos em que é melhor mostrar-se ao seu público, tornando o blog ainda mais interessante.

Apresente-se

O blog é seu e precisa ter a sua cara, seu estilo. Cada um tem uma forma de escrever, interessa-se por um assunto diferente e tem uma maneira própria de abordar o assunto que já atrai um público que se identifica com aquilo. Mas as pessoas gostam de se identificar com outras pessoas, bem mais do que gostar de um estilo de texto.

Escrever uma boa página “Sobre” é importante para que os visitantes saibam quem está por trás do conteúdo e quais são os objetivos daquele blog. Todo blog tem que ter uma página sobre o autor e sobre o blog.

Mas as vezes o que falta para seu blog conquistar de vez o seu público seja mostrar-se mais. Isso gera confiança e as pessoas saberão quem está falando com elas, que cara você tem e se sentirão mais próximas.

O que você pode fazer?

Minha sugestão é bem simples. Escreva um post de forma mais próxima, deixando claro quem é o blogueiro por trás do blog. Nesse post você pode pedir sugestões, fazer uma enquete, questionar seu público sobre o andamento do blog, mostrando-se solícito em interagir.

A melhor forma mesmo é que o post seja um vídeo, onde as pessoas possam ver e ouvir você. Mesmo que o vídeo não seja você falando de si mesmo. Pode ser um vídeo sobre qualquer assunto relacionando ao seu blog, provocando e chamando seus visitantes para uma ação.

Já fiz vídeos de todos os tipos aqui para o Blog e em apenas um apresentei-me diretamente (junto com o Claudio Sanches). O que pude notar é que em todos eles há mais comentários, maior participação e mais divulgação espontânea do que a média.

O simples fato de verem você já gera maior proximidade e interesse das pessoas pelo seu blog. É como poder dizer que “conhecem” você e sabem quem está falando com eles.

Mas cabe à sua criatividade descobrir a melhor forma de aproximar-se desse público apresentando-se. Os áudios também são ótimos e fotos pessoais (não íntimas) discretas para ilustrar alguns posts podem trazer um efeito de proximidade com o público também.

Os resultados esperados

Quando seu público conhece você, isso gerará mais confiança e eles se sentirão mais dispostos a interagir. É possível notar um crescimento maior nos comentários e muitos voltarão para comentar sempre, especialmente se você também procurar conhecê-los.

Boa parte do seu público também procurará se apresentar para você, mandando email, seguindo nas redes sociais, especialmente no Twitter. Quando sabem com quem estão conversando, qual a “voz” que você tem, se sentem mais motivados a ler o que você escreve, pela credibilidade que notam.

Será ampliada a sua rede de parcerias e blogs interessados no que você publica, já que os outros autores do seu nicho também saberão quem você é, como podem entrar em contato e perceberão mais “intimidade” no trato com o indivíduo e não com uma página.

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

15 Comentários

  1. É a ideia é muito boa, sim é um fator chave, pois é ruim ler algo, é não saber quem é que escreve, a internet é para mostrar você para mundo se você é um “Autor desconhecido” está na hora de mudar isso.

    Responder

  2. Por enquanto só vi vantagens em mostrar a cara no meu blog, as pessoas comentam mais, interagem mais e você também começa a se policiar mais em não publicar porcaria, em não descuidar do português e da qualidade do texto, já que é seu nome que está ali envolvido.

    Responder

  3. Como sempre, ótimo póster! Eu tb percebo isso! Já visitei alguns blogs onde não há nada do autor, fiquei desinteressada!

    No meu blog, tem uma página com foto que me apresento! A questão do vídeo, é interessante………..! Se tiver um tempinho, ainda organizarei o vídeo.

    Parabéns, Marcos e um feliz 2012 sempre com JESUS no seu caminho.

    Responder

  4. Marcos,

    No caso dos assinantes de feeed, como acompanhar/conhecer os leitores que não vieram do Feedburnner, mas de serviços que até desconheço? Dos 98 assinantes no meu blog, apenas 33 são inscritos via Feedburnner.

    Por exemplo, no Google Reader mesmo depois da atualização de integração com o Google+, ainda é possível acompanhar quem te segue e compartilha os artigos.

    Abraço!

    Responder

  5. Impossível! Muito bacana para os outros, pra mim não dá. Sou o Shrek brasileiro, minha imagem não passaria muita credibilidade nas informações, com certeza minha taxa de rejeição iria explodir. Melhor continuar com o Avatar mesmo!

    Responder

  6. Todo blog deveria ter uma página sobre, é o correto as pessoas saberem com quem está a falar ou a partilhar algo. Marcos deixo esse comentário aqui agradecendo teu conteúdo. Viva nossos blogs. Abraço ao Claudio Sanches, ja tenho ele no meu facebook e vi o video de voces de novo, valeu mesmo.

    Responder

  7. Gostei Marcos, como sempre suas idéias são maravilhosas. Eu mesmo sou prova disso. Sou terapeuta e todas as pessoas que atendo e que me procuram via/net/blog dizem isso…Que viram minha foto, leram quem sou na apresentação e gostaram, “sentiram firmeza” na minha descrição…
    Excelente 2012 pra você!E continue nos “iluminando” por favor!!!
    Abçs
    Geni

    Responder

  8. No meu vídeo-blog eu ainda não consegui bater o martelo sobre isso. O foco do meu vídeo blog são aulas, e eu uso mais ou menos o sistema da Academia Khan, porque eu entendo que o espaço disponível deve ser usado com informação, e não com os meus belos olhos cor de mel… rssss….
    Mas meu perfil no Twitter tem minha foto, então já não sou exatamente uma voz misteriosa… Mas será que é suficiente?

    Responder

  9. Quase todos que visitam meu blog me conheçe pessoalmente, sou organizador de festas e eventos, e na maioria das vezes convido pessoalmente o pessoal. Sobre este assunto eu fico tranquilo.

    Responder

  10. São boas sugestões, bem embasadas, mas e o que você acha do lema “o que acontece na internet fica na internet”?. Eu penso que privacidade é bom, prefiro não misturar as coisas, mas cada um sabe de si.

    Responder

  11. Também acho extremamente interessante “mostrar a cara”. Isso gera mais credibilidade junto aos usuários, fidelizando e fazendo-os retornar mais vezes ao blog. É aquele velho ditado: quem não deve, não teme.

    Responder

  12. OI, adorei o post ajudou muito a esclarecer algumas duvidas. Sou estudante do 1° ano de Publicidade e estou pensando em criar um blog, vou ficar de olho nos seus conteudos para não errar. Grande beijo e sucesso!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.