Personalizando Feeds e Newsletters do FeedBurner

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

FeedBurner-icone-logo Não há blog que se preze que não oferece para seus visitantes a possibilidade de receber as atualizações, seja por leitor de Feeds ou assinando a Newsletter (via e-mail). Um blog só consegue fidelizar seus visitantes quando usa de recursos que mantêm seu público alvo sempre interessado e em contato com o que há de novo. O mais importante e fazer com que as pessoas sempre voltem ao seu blog e sempre leiam o que você publica. Vejamos agora como editar seus textos no Feed e na Newsletter, de forma mais profissional.

Se você não sabe o que são Feeds e Newsletter, comece lendo isso:

Para o tutorial que segue é preciso já ter uma conta ativa e funcionando no Google FeedBurner. A idéia é melhorar e editar as fontes e cores do texto que vão para os leitores que recebem suas atualizações em outros lugares, sem precisar visitar o seu blog. É bom ter uma boa apresentação, até fora de seu blog, pois mostrar qualidade é fundamental em todos os lugares.

Não há segredos e tudo está num mesmo painel e menu. Entre em sua conta do FeedBurner normalmente e veja abaixo como fazer as configurações.

Configurando o Feed.

Essa é a parte chata, então comecemos por isso. Não é possível editar o texto de como os seus artigos aparecerão no leitor de Feeds do assinante. Esse segue o padrão de configurações do serviço de leitura escolhido. Mas é claro que algumas formatações que você fizer e que aparecem na página de seu blog, também aparecerão no leitor de feed.

Por isso é importante observar como você edita e formata textos e imagens que vão em seus artigos, pensando também nas pessoas que vão ler isso por Feed. Algumas vezes, cores muito clara e fontes pequenas podem ficar ilegíveis. O fundo da página dos leitores de Feed é sempre branca e o texto e imagens também precisam combinar com o fundo. O melhor mesmo é poder conciliar as formatações de textos da página do Blog com o que será visto pelo Feed.

Em outras palavras: vale o que você fizer e como ficar publicado na página de seu blog para ser visualizado da mesma forma no leitor de feeds.

Configurando a Newsletter.

Procure no menu horizontal a opção “Publicize” e no menu lateral que abrir, clique na opção “Email Branding”. Vai aparecer uma janela com as opções semelhantes à imagem abaixo:

email-subscriptions

A primeira opção é o assunto que virá no e-mail que os assinantes receberão com o seu artigo. Há um código padrão para que apareça primeiro o título do artigo e depois o nome de seu blog. Então, como no exemplo acima, basta adicionar algo como (sem trocar o código destacado em negrito):

${latestItemTitle} Nome do seu Blog

É possível adicionar uma imagem como um logotipo de seu blog. Armazena a imagem em algum host (pode ser o PicasaWeb) e cole a URL da imagem onde está indicado “Logo URL”.

Abaixo disso existem as opções de tipo de fonte, tamanho e cores. Se você não sabe o código da cor desejada, basta clicar em “Choose from palette…” para ver a paleta de cores e selecionar a desejada.

Ao rolar a página, você verá um exemplo de como está ficando as modificações que você faz e no final de tudo, depois de ficar como desejado, clique no botão “Save”, para aplicar as mudanças. Essas mudanças são serão vistas nos próximos envios e não é retroativa (o que já foi enviado continua da mesma forma).

Outros artigos sobre Feed/Newsletters:

.

4 Comentários

  1. Muito interessante a dica. Já atualizei meu feed e ficou muito legal.
    Tenho acompanhado há algum tempo seu trabalho e gosto muito de como você o faz. Apesar de parecer piegas, ainda assim: parabéns!
    ABÇão
    MarGGa

    Responder

  2. Obrigada Marcos. Eu já tinha o feed há bastante tempo, mas não utilizava, pra falar a verdade, nunca tinha reparado nesses detalhes. Mas agora, já atualizei e deu certo.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.