Por que muitos de nós se conformam em ser medíocres?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

placa-stop Se você acompanha este blog por algum tempo, mais de um semana ao menos, tenho certeza de que já percebeu que meu trabalho neste blog é querer guiar você para a construção de um blog original, relevante e de qualidade. Não me limito a simplesmente publicar sobre gadgets ou dicas para construir o seu blog. Minha proposta é sempre olhar adiante e enxergar o que há de mais importante e ter objetivos.

Claro, boa parte de meu conteúdo são mesmo sobre códigos, layouts e gadgets/widgets, seja para quem usa o Blogger ou o WordPress, pois também preciso atender esta demanda. Mas este nunca foi o meu foco. Não acredito que vamos nos tornar melhores, nos desenvolver online, com alguém de influência, descobrindo um novo gadget ou sabendo escolher o melhor template.

A grande maioria fracassa ou está presa na mediocridade, por insistir e manter o foco apenas nessas questões periféricas. Entender esses conceitos, saber executar e usar os códigos certos e melhorar a aparência de um blog é importante, mas não é o centro – e quem acompanha meu trabalho sabe qual é o centro.

Veja o exemplo do Carlos Cardoso do Contraditorium, que faz sucesso não por causa do seu maravilhoso layout (que é ruim, na verdade, e nem chega a ser funcional). Então o Jovem NERD recebe centenas de comentários em seus posts por saber integrar as imagens perfeitamente ajustadas à largura da área de texto? Acho que deu pra entender… e cada um consegue encontrar outros exemplos.

Mas, afinal, o que separa estes blogs e seus autores de todo o resto e dos milhões de blogs que surgem todos os dias? Alguma coisa os impulsiona e os faz ir além: você sabe o que é?

O que me motiva aqui é ajudar a você pensar de forma mais ativa e concreta, sair do óbvio e da mediocridade, parando de agir e pensar como a massa e ter sucesso, ser bem sucedido no que se propõe a fazer na web.

Sinceramente, me diga o que você acha e pensa disso tudo. O que é preciso para você e eu subirmos e ocuparmos um lugar ao sol, estar no topo? Qual é a diferença entre você e os que já estão lá, que já alcançaram seus objetivos, ganham dinheiro com o que fazem, fazem a diferença nas suas áreas? Qual é a chave?

.

22 Comentários

  1. Eu acredito que as coisas mais importantes em qualquer iniciativa de sucesso é persistência e criatividade, ir além do que já existe, sempre aprendendo, se desenvolvendo, agregando valor a você e ao seu projeto, com freqüência experimentando coisas novas sem ter medo errar ou de parecer bobo.

    E Parabéns pelo blog!
    Cada vez eu gosto mais dos seus posts.

    Responder

  2. Eu não me acho medíocre em relação a bloggar pois faço o meu próprio conteúdo.. acho isso o básico para todo blogueiro. O meu penúltimo post foi totalmente sem noção e sem base em nenhum tipo de pesquisa… falhei mas pelo menos fui eu que fiz.
    Tive recentemente conteúdo roubado por um blog ¬¬ deu muita raiva.

    Por mais que eu não tenha muitas visitas, sem persistente sem perder a criatividade é importante..
    Outra coisa é questão de ganhar dinheiro, coisa que é extremamente difícil e que muitos acham que é fácil feito achar followers no twitter.

    No mais é isso que eu acho.
    Seu blog (ferramentas blog) se diferencia pelos seus "mandamentos" "widgets" e jeitos de dar dicar para os blogueiros

    abraços e boa sorte

    Responder

  3. Olá Marcos
    Vejo como louvável sua iniciativa de promover a qualidade e o sucesso de seus leitores, entretanto, nos dois últimos parágrafos fica uma dúvida sobre o que você realmente quer passar. O que você quer dizer com “agir de forma concreta”, “ser bem sucedido”, “estar no topo”? São conceitos muito relativos.
    Vejo muitos blogs que você poderia considerar “top” por terem bastantes visitas, comentários ou ótimo posicionamento junto ao Google e similares, e serem irrelevantes em termos de conteúdo por abordarem apenas temas apelativos. Para mim isso não é sinônimo de sucesso, mesmo que ganhem rios de dinheiro.
    Meu interesse ao manter um blog é atingir o público, sem dúvida, mas tenho certeza que pelos temas que escolhi, não atingirei a grande massa – e não importa, pois creio que um blog de qualidade é aquele que consegue atrair um público de qualidade. Sonho em poder debater em alto nível com leitores interessados que saibam menos, o mesmo ou mais do que eu sobre o artigo publicado, principalmente quando discordam. Quando encontro outro blog com essa proposta, não penso em superá-lo, mas em agregá-lo e tornar seu proprietário um amigo; Isso é ser medíocre ou pensar pequeno?
    Não compactuo com a visão competitiva e predatória que considera como sucesso a suplantação do outro, mas sim a suplantação de si mesmo e o auto-aperfeiçoamento.
    Claro que tenho respeito por quem pensa diferente, não sei se é o seu caso, pois como disse no início, para mim sua posição não ficou muito clara.
    Acompanho diariamente seu blog e espero estar contribuindo. Um abraço.

    Responder

  4. Acompanho seu blog a pouco tempo,mas quando comecei,foi justamente por achar que você quer ajudar não somente na aparência do blog,mas também no conteúdo,em como se destacar…Embora eu seja um pouco "grilada" com a aparência do meu blog,acredito que o que faz ter "sucesso" é o conteúdo,a forma como se expressa,a criatividade.Tento ser criativa,mas confesso que as vezes me falta isso,tento ser original,mas é difícil,então tento ser eu mesma.Meu objetivo não é ter o blog mais acessado do Brasil,do Mundo,mas sim,que as pessoas gostem,visitem,deem sua opinião e acredito que você nos ajuda com suas dicas a alcançar isso…
    Obrigada pelas dicas.
    Att
    Kamylla do blog tatto-patinhas.blogspot.com/

    Responder

  5. Caro Marcos,

    sua motivação é muito boa, mostra uma dedicação e interesse pelos seus seguidores bem em consonância com o que conheço de você lendo tudo que escreve. É uma linha de pensamento muito bacana, louvável mesmo, mas parece que, às vezes, esquece as diferenças individuais.

    Nem todos podem voar como águias, correr como pumas, subir em árvores como esquilos, ter a força de um rinoceronte… lembra da fábula dos bichos? Acredito que não podemos equalizar a individualidade. Sempre teremos bons e maus em qualquer atividade, blogueiros ou não.

    Acredito sinceramente que a arte de bloggar está muito mais ligada a características intrínsecas que a alguma ordenação metodológica. Ai estaria a beleza dos Blogs onde cada um se expressa como consegue, satisfazendo-se com sua participação e até divertindo-se quando vê o "analitics" e nota que só teve 3 visitantes na semana!

    Nem todos serão blogueiros de sucesso sem seguir uma trilha de suor e lágrimas e serão profissionais da blogosfera recebendo comissões ou receita direta de 5 dígitos mensais e acredito que mesmo a maioria não está disposta a percorrer um caminho árduo para atingi-los.

    Nas várias áreas profissionais que conhecemos muitos sonham em desenvolver-se, crescer, atingir o topo da carreira e virar um executivo ou empresário de sucesso, mas o que vemos é que, como na Blogosfera, temos sapos e príncipes. A "distribuição normal" se aplica a blogeiros também.

    Comprometimento, dedicação, suor e raça são critérios que estão mais para os craques do Dunga que para os simples mortais da Blogosfera! Ou será que não entendi nada do que escreveu?

    Um grande abraço do admirador,
    Claudio
    @_cmom_

    Responder

  6. Grande Marcos. Acho legal o conteúdo que nos é enviado. Muita coisa torna-se realmente útil aos nossos propósitos.
    Obrigado, cara.
    Parabéns!!!

    Responder

  7. No último parágrafo ficou parecendo que todo blogueiro quer ser bem sucedido e que todo blogueiro que é bem sucedido ganha ou quer ganhar dinheiro com isso, o que, graça a Deus, não é verdade.

    Como muito bem tuitou @interney hoje:

    "Nem td mundo q tem prazer em escrever precisa ganhar dinheiro c/ isso, é como se dissessem q td mulher tem de ser puta :/" [link]

    A blogosfera só é interessante ainda porque há muita gente que bloga só por prazer, muita gente que bloga por prazer e dinheiro, muita gente que bloga só por dinheiro, muita gente que bloga só por passatempo… é justamente essa diversidade de objetivos que faz nosso meio ser tão interessante.

    Discordo que aqueles que não buscam estar os primeiros lugares ou não sonham com as mais gordas contas bancárias sejam medíocres. Na verdade esses blogueiros sem grandes pretensões são os meus favoritos, porque blogam por prazer e/ou vocação tornando seus textos verdadeiramente espontâneos e originais.

    Para ser sincera, eu penso exatamente o contrário de você. Blogueiros que fazem tudo preocupados se vão ficar meu posicionados no Google, se vão ganhar PageRank, se vão subir no BlogBlogs, se vão atrair muitos cliques patrocinados… esses é que chamo de medíocres, mas é só a minha opinião.

    Como sou leitora de blogs há oito anos, já gozo de certa facilidade para perceber quando um blogueiro deixa de blogar por simples prazer e passa a blogar pensando no retorno disso. Eles ficam superficiais, cheios de dedos, forçando o uso de palavras-chaves, evitando falar mal de certos anunciantes… Resumindo: fica um porre o blog, com cara e texto de blog corporativo!

    Eu ainda prefiro os blogueiros sem pretensões, esses que você chama de medíocres.

    Até mais!

    Responder

  8. @Helen e outros acima,
    Eu sabia que não seria bem entendido nesse post, mas foi de propósito e quis mesmo ser provocativo, direto em minhas palavras.

    Mas pensem nesse post mais como um artigo motivacional, para inspirar e animar. Em tudo na vida temos que ter nossas ambições e desejos, sonhos, objetivos.
    Cada um tem sua medida do que é grande, ou do que é estar no topo. Então busque, caminhe, insista e não se deixe limitar.

    Responder

  9. a originalidade de um blog é algo impressionante,esses dias estava eu nunma casa de uma advogada muito simpatica,resolvi ajudala,criando um blog,com textos simples e diretos e claro tecnicas seo,não deu outra em 5 dias ,advogada mogi,ela aparece em 1 e2 e3 lugar ficamos muito felizes ,e gratos pelas dicas vistas aqui Deus te abençoe.

    Responder

  10. O post foi bom para reflexão mesmo! Infelizmente não consigo comentar durante o dia por causa do servidor do trabalho (a caixa de comentários dá como "pagina restrita", mas já tinha lido o texto).

    Eu jogo a pergunta de volta a quem me questiona se me conformo em "ser medíocre": "Eu quero chegar ao topo?". Respondo que não.

    Até porque o tipo de conteúdo escolhido por mim, só sendo uma herdeira Hilton da vida eu ganharia dinheiro com blog, e quem já uma pessoa assim, definitivamente não precisa de dinheiro de blog.

    Chegar ao topo pela vaidade, por ser a melhor da categoria? Também não? Blogo por prazer, para trocar figurinhas, para aprender, para ensinar (sim, nisto há vaidade, conseguir ensinar algo, mesmo que “fútil”). Não descarto uma mini grana num anuncio, pelo menos o blog se sustenta! Embora não seja minha proposta inicial, me agrada. Mas pára por aí!

    Eu falo tudo isto da boca pra fora, porque sei que estou longe de conseguir trilhar o caminho "de suor e lágrimas" de ser a mais sucedida? Não. Blogo sobre um assunto praticamente oposto a minha área profissional, área esta que escolhi como assunto principal da minha vida, como minha fonte de "fama e sustento".

    E hoje, mesmo com um número de visitas, que não é grande, mas vem aumentando, percebo que falta tempo na minha vida em lidar com “grande” público. Às vezes, penso até que prefiro trilhar um caminho que não me leve à fama para dar conta de fazer com qualidade aquilo que me propus na blogosfera, que é poder me relacionar com todos os leitores que comentam (os que comentam no sentido verdadeiro da palavra).

    Não compactuo em generalizar atingir o topo como sonho de todo blogueiro, pois eu mesma já sou uma exceção!

    Abraços!

    Responder

  11. Marcos Lemos,

    Continuo discordando de você e agora concordando com a Carlinha.

    Sou jornalista e blogueira profissional e amo o que faço, não nego. Gosto tanto que a maioria das minha atividades de lazer estão ligadas à minha profissão.

    Porém, tenho um hobby que foge bastante disso: cantar. Não me dedico muito. Primeiro por falta de tempo. Segundo porque eu realmente não tenho nenhuma pretensão com esse hobby, só quero cantar, pelo prazer de cantar. Sem ganhar fama com isso, sem ganhar dinheiro com isso. Cantar, apenas cantar!

    Por falta de servos canto na missa de domingo, mas tenho certeza de que muito mais pela minha disponibilidade em ajudar do que pelo meu talento. 😛

    Se um cantor profissional vier me chamar de cantora medíocre, sendo que na verdade sou apens uma cantora amadora, mando ele enfiar o microfone dele no %@#$*§…

    Tenho certeza de que muitos blogueiros amadores mandaram você enfiar seu mouse no %@#$*§ enquanto liam este post, mesmo que só em pensamento. KKK

    Se seu objetivo era causar polêmica, conseguiu. =D

    Até mais!

    Responder

  12. @Helen Fernanda,
    Vou usar o seu exemplo da música e de cantar.

    Mesmo sendo amadora e nem tão boa cantora, você o faz e se dedica a isso por prazer, como "Hobby". Você será e poderá ser chamada de "medíocre" se não tiver objetivos para o que faz.
    Seu objetivo é a satisfação, é poder cantar numa missa ou celebração e tenho certeza de que faz o seu melhor, mesmo com suas limitações. Mas você não para diante de suas limitações, não se conforma, não abandona seu hobby e seu prazer só por ser amadora e ter outros melhores. Você é persistente e dedicada.

    Medíocres são os que não têm objetivo, que se conformam com o pouco e não almejam mais, nem querem seguir adiante.
    Mesmo sendo amadora na música, você é bem-sucedida no que faz!

    Entende agora?

    Não quis "causar polêmica", quis motivar, ajudar as pessoas a irem além, não pararem em suas limitações e continuarem querendo sempre mais.

    Responder

  13. Pois então…
    Gosto do 'ferramentas blog'. É bastante útil.
    No entanto, sobre os blogs em geral, temos que considerar que quantidade não representa, necessariamente, qualidade. Veja por exemplo a música no Brasil As piores coisas fazem um sucesso imenso. Portanto, acho que originalidade, criatividade e exclusividade são fundamentais. Blogs que apenas copiam e colam coisas da internet podem ser interessantes para alguns, mas não para todos. Conteúdo original é o que prezo!

    Responder

  14. Adorei suas palavras. Isso reflete um pouco minha realidade: Tenho um blog desde maio desse ano, e recentemente mudei o foco. Parei de escrever notícias sobre tecnologia, mais não parei de tecnologia. Agora, escrevo sobre novidades e coisas que as pessoas possam ter de imediato, como uma conta num site legal. Creio que as pessoas se prendem muito na estética do blog, mais quase nunca pensam: "Será que o que eu escrevo está bom, ou preciso melhor mais?"

    Responder

  15. Entendi o que vc quis dizer…

    É como, por exemplo, só porque eu quero começar a correr só pra fazer exercícios, não significa que eu posso (até posso, mas não é bom)correr de qualquer jeito. Mesmo que não seja profissional, é preciso dedicação e cuidado.
    É isso né?

    Estou me ajustando agora. Mas pode ter certeza que meu blog vai ser alguma um dia. Vou me esforça primeiro pra ele ser habitável, e então vou poder ir atualizando e procurando leitores.
    Sei que tem um monte de coisas erradas, mas vou me esforçar e torna-lo um canal de bom conteudo sobre meu nicho.

    Sempre fico feliz de aparecer por aqui e ler seus posts.
    (apesar que vou começar a frenquentar mesmo, só agora)

    Obrigado pelo incentivo e pela postagem.

    BjÔs~~♥

    Responder

  16. Pingback: Você é um blogueiro anti-social? | [ Ferramentas Blog ]

  17. Leio todos os seus artigos aqui no blog.
    Não é uma crítica, mas uma observação: A impressão que tive é que escreveu esse artigo como forma de desabafo por um problema que não identifiquei qual é.
    Foi isso mesmo ou foi uma impressão errada minha?
    Obrigado pela oportunidade de participar da discussão!

    Responder

    • Matheus,
      Foi minha forma de rebater algumas críticas que havia recebido. Assim serviu para produzir um artigo que pudesse ser útil para outros blogueiros.
      É que tem muita gente que tem “vergonha” de querer crescer e não permitem que outros cresçam.

      Responder

      • Entendo.
        Novamente parabéns pelo blog e pela nova iniciativa com a hospedagem de blogs!
        É muito bom poder acompanhar o crescimento de um blog brasileiro desde o começo.

        Responder

  18. Pingback: Curso: Como criar metas, se motivar e vencer obstáculos | [ Ferramentas Blog ]

  19. Parabéns marcos pelo post.
    O segredo é facil, persistencia e seguir as dicas básicas. Criando conteudos próprios e de qualidade.
    O problema é que muitas pessoas desmotivam do seu trabalho.

    Responder

  20. Pingback: Mude a estratégia para seu Blog melhorar: Seja DIFERENTE! - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.