Por que ninguém lê os Artigos do seu Blog?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

pensador-duvida 6 perguntas sobre a qualidade de seus artigos.
Você dedica tempo ao seu blog, prepara e pesquisa sobre o seu tema e se põe a escrever algo, mas ao publicar percebe que poucas pessoas acessaram o seu artigo e quase ninguém leu ou se interessou pelo debate de seu texto, foram poucos comentários e poucas reações de leitores. Então está na hora de rever alguns procedimentos na hora de preparar e escrever seus artigos para conquistar mais leitores e melhorar a qualidade de seus artigos. Um blog não pode falhar em seu conteúdo.

O que me motivou este artigo foi dar continuidade ao texto que publiquei antes:

E comecei a perceber que era preciso responder outras questões que justificassem o fracasso de alguns blogs. Percorrendo alguns, até blogs bons, vi que em alguns casos há artigos e conteúdo razoavelmente bons, com uma boa idéia, mas foram mal escritos ou não tiveram alguns cuidados que poderiam ter atraído mais a atenção dos visitantes.

Um blog só é eficiente quando seu conteúdo atrai sempre mais e mais pessoas para o debate ou para aprofundar um tema e consegue a reação das pessoas, seja com comentários, links de retorno (backlinks) ou votado nas redes sociais e agregadores de conteúdo. E, claro, a principal reação que esperamos de nosso visitantes é tê-los fidelizados e assinarem nosso Feed para lerem sempre o que publicarmos.

Fazendo minhas pesquisas diárias encontrei o artigo do Darren Rowse, do ProBlogger, chamado “Why Did Your Last Blog Post Fail? 13 Questions to Askurl_icon”, em que levanta questões justamente sobre o conteúdo, sendo bem específico quanto à forma de uma postagem de Blog e é isso que vamos ver agora.

smile-muitos2

1. Os títulos dos seus artigos chamam a atenção do Leitor?

O que mais chama a atenção de um leitor é o título. Pense em você lendo um jornal, onde a primeira coisa que olhamos são as letras grandes e em negrito com a manchete da notícia. Se o título nos chama a atenção então lemos o texto. O mesmo se passa em nossos blogs, em que o visitante chega e lê primeiro os títulos dos temas que lhe agradam e se não forem fisgados logo nesse ponto, praticamente não continuam.

2. As primeiras linhas do texto motivam o visitante a ler mais?

Os resumos de postagem que são as primeiras linhas de um texto, normalmente, e ficam antes do link “Leia mais”, devem ser preparadas com todo o cuidado, de preferência depois de ser escrita toda a postagem. Se o seu leitor passar do título do artigo, tem que perceber logo no primeiro parágrafo do texto que aquele conteúdo é o que ele realmente está procurando e se sentir motivado a clicar no link “Leia mais” para continuar a leitura.

3. Há imagens ilustrando seu conteúdo?

É sempre importante que seus artigos tenham imagens como uma ponto visual que ilustre o conteúdo. Aqui no [ Ferramentas Blog ] normalmente uso imagens junto ao resumo da postagem para compor e atrair a atenção do visitante para aquele parte da página. Mas ao longo do texto é também importante para ser um complemento para certos assuntos e temas. Outro exemplo daqui seriam meus artigos que tratam sobre dados estatísticos: não faria sentido se não fosso postado junto os gráficos que ilustrassem o texto.

4. O assunto é relevante para o seu Público alvo?

É extremamente importante que seu blog tenha um nicho e um público alvo bem definidos e que seus artigos tratem daquilo que essas pessoas esperam de seu blog. Eventualmente se pode escrever sobre outros assuntos, mas tente interligar isso ao que seu público quer ler. Outra coisa é sempre deixar claro o quanto tal tema pode ser interessante e complementar para o assunto que está sendo abordado, interligando com outros textos que você já escreveu previamente. Isso mostra ao seu visitante que todo o seu blog é relevante também em outros temas.

5. O Conteúdo é único e original?

Conteúdo original e único não significa que você precisa sempre criar algo novo e que outros nunca tentaram ou fizeram antes. Um bom exemplo é esse artigo aqui mesmo. A fonte que usei foi o texto do Darren Rowse, mas se você notar no artigo dele e no meu, ampliei o debate e aprofundei as questões que ele apenas levantou, mas nem tentou responder. Este meu artigo é original e único e de grande relevância para meu público alvo (acredito nisso).

Um conteúdo tem que ser original para que as pessoas tenham interesse em continuar voltando para saber mais o que você pensa sobre certos assuntos. Imagine se todo jornal escrevesse sempre as mesmas notícias, apenas mudando um pouco as palavras? Recomendo que veja esses três tópicos para aprofundar mais nesse assunto:

6. Você divulgou o artigo?

Seu blog não vai receber visitas se não tiver sido promovido e divulgado de forma eficiente e consistente. Divulgar seus artigos é muito importante e precisa ser feito sistematicamente e constantemente para manter sempre o fluxo de leitores vindo de diversas fontes. Não é bom depender apenas do Google e pode ser que seu blog nem esteja bem indexado nos mecanismos de busca. Há centenas de redes-sociais e agregadores de conteúdo e seus artigos precisam ser enviados para lá.

Concluindo.

Há diversos fatores que influenciam no resultado que o seu blog pode ter na blogosfera, mas muitos desses fatores estão em suas mãos e dependem unicamente de sua capacidade e dedicação, onde você será o principal responsável pelo que seu blog conquistar. O grande passo é dedicar-se em construir um conteúdo de qualidade, amplo e relevante para o seu nicho, pois é isso que diferencia os grandes dos medíocres e desqualificados. Dedique-se ao máximo em escrever bom conteúdo e em elevar o seu nível como editor e produtor de textos e você verá o sucesso de seu blog crescer.

Não espere milagres, mas trabalhe para conseguir os resultados esperados.

Outros artigos complementares:

.

7 Comentários

  1. Muito bom !
    Só tenho uma pergunta: Um blog pode ter 2 nichos tipo Humor, tecnolgia ou seria melhor ser um unico nicho ?

    Mas tardar volto aqui para saber !

    Responder

  2. @Luan,

    O ideal é que tenha um único nicho e siga isso. Pois assim vc terá um foco de trabalho.
    Pode ter mais de um, mas q não sejam concorrentes, ou seja, que não sejam tão diferentes como o exemplo q vc usou. Humor não tem nada a ver com tecnologia.

    Se vai tratar de dois assuntos, ao menos q sejam bem parecidos.

    Quando se tem vários temas diferentes, vc acabará tendo dois públicos para atingir e nào vai coneguir nada, pois quem quer humor vai se deparar com artigos de tecnologia e não vão querer voltar; e vice-versa.

    Responder

  3. Ok, Obrigado !

    Então vou seguir com um unico nicho e que eu faço um conteudo relevante e qualiativo pro blog junto com os outros donos !

    Saiba que quase todo meu blog é futo do seu trabalho, pena q so descubri depois de te-lo criado ! Mesmo assim ajudou-me bastante !

    Obg mais uma vez !

    Responder

  4. Opa! Marcos lemos blz?
    Cara so uma pergunta. O que você faz para escrever tão bem assim? Tipo, você so lê? trabalha em jornal por acaso? ou alguma coisa relacionada?
    Um dia eu quero escrever igual a você, tipo quando eu escrevo alguma coisa no meu blog, eu fico umas duas horas para conseguir escrever alguma coisa Original. (É que eu ando aprendendo aqui).
    Nos ultimos dias eu ando lendo tudo que é coisa que eu vejo. Mais para min ficar igual a você por exemplo, eu tenho que só ler?

    Responder

  5. @Wagner,

    Ler é fundamental pra qualquer coisa na vida. É preciso ler o que se gosta e dedicar tempo diário pra isso.

    Eu não trabalho em jornal nem nada. Eu tenho um pequeno negócio.
    O que faço é me dedicar ao que gosto de fazer. Eu adoro ler e escrever. Se aprende a escrever bem com prática e dedicação tb. Se juntar muita leitura e prática diária de escrita, qualquer um pode escrever bem.

    Responder

  6. Oi, Marcos!
    Gostei mt (de novo) do texto!
    É verdade, vc realmente escreve bem, a objetividade é uma marca do seu texto e vc sabe, como ninguém, fazer propaganda de si mesmo sem ser pedante. Isso é ótimo!
    Até hoje eu praticamente só vou atrás de dois blogs para encontrar respostas às minhas perguntas: o seu e o Dicas Blogger, da Juliana Sardinha.

    Responder

  7. acho meu blog lindo visualmente o coteudo é simples mais é legal
    escrevo rascunhos imitando poesia claro que tem erros inrelevante
    é original
    carinhoso
    assim é minha cara
    meu orkut é muito bem conrespondido
    fico horas para responder
    mais meu blog esta parado
    como pode esplicar isso
    então creio que blasileiros não curtem mesmo blog
    esta é minha visão
    mas tudo q você diz faz muita diferença sim também

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.