Publicar mais ou publicar menos frequentemente no blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

update-blog-post-relogioUm debate sempre recorrente e uma dúvida que acomete praticamente todos os blogueiros é saber com que frequência devemos atualizar nossos blogs. Há teorias de todos os tipos e vantagens para os dois extremos, bem como desvantagens também. E você, o que considera melhor: atualizar mais ou menos constantemente o seu blog?

Aqui no [ Ferramentas Blog ] tento manter um ritmo de atualizações diárias, com artigos variados e conteúdos que atendem um público bem diverso. Essa é uma fórmula que adotei desde o início.

Mas de uns tempos para cá tenho me perguntando se essa é a melhor maneira de atrair mais visitantes, na mesma medida em que cuido da qualidade do meu conteúdo, divulgo meus posts e interajo nas redes-sociais.

Seguem um pequeno post e um vídeo para te ajudar a refletir. aproveite e comente com sua opinião sobre o que pode ser melhor para seu blog.

Publicar mais = Um blog com uma alta constância de atualização dá ao seu público conteúdo novo mais rapidamente e pode ser extremamente eficiente na fidelização dos leitores. Fica evidente que o blog tem sempre algo a oferecer, ajuda na indexação mais rápida nos mecanismos de busca e atrai assinantes de Feeds, já que ninguém vai querer perder as novidades.

Dá mais trabalho ao autor/editor do blog, terá menos tempo para dedicação diários, eventualmente menos leitura e menor prazo para pesquisas. Sem contar que terá que ser mais diversificado na forma de publicar para não cansar o seu público com mesmices.

Publicar menos = Ao publicar com menor frequência você disporá de mais tempo para pesquisa e poderá aprimorar melhor seus textos e formatos de publicação. Sem contar que pode se dedicar mais às redes-sociais e à divulgação dos posts e entender melhor seu público alvo.

Aqui falamos, claro, de publicar ao menos até 3 vezes por semana. O espaço maior entre um artigo e outro também garante que seu visitante não acumulará muita coisa para ler se pensarmos que nem todos visitam seu blog todo dia ou assina seu Feed.

Mas, porem, contudo, no entanto… = Há também a resposta do tipo “em cima do muro”. O melhor mesmo é descobrir o que os seus leitores querem e preferem e saber quanto tempo você dispõe diariamente para cuidar de seu blog, mantendo um mínimo de qualidade. Fazer testes e encontrar a melhor forma de divulgação de seu conteúdo, analisando os dados estatísticos de seu blog, são dicas importantes para decidir qual a melhor fórmula para publicar em seu blog.

E qual a sua opinião sobre isso? Comente aqui e compartilhe suas experiências.

Artigos que podem te ajudar:

.

20 Comentários

  1. Na minha opinião um blog precisa estar constantemente sendo atualizado.

    Umas 10 Posts por semana deve ser o ideal para quem ja conquistou um público.

    Marlon Douglas

    Responder

  2. Eu gostaria muito de poder publicar pelo menos 3 vezes na semana, mas meu tempo não permite e o tema do meu blog dificulta.

    Foi por isso que convidei alguns amigos para participarem, mas como eles tem um ritmo de vida semelhante ao meu, continua difícil. Acaba que postamos muito menos do que eu queria e hoje eu tento aumentar o numero de postagens "variando sobre o mesmo tom". Mas é algo que ainda tenho que treinar mais.

    Responder

  3. Um blog que está começando (meu caso) deve atualizar com mais frequência, para atrair visitantes despertando o interesse e mesmo o conhecimento da página. Posteriormente quando estiver estabilizado e com leitores fiéis já poderá diminuir um pouco o ritmo, claro que sempre procurando manter uma frequência satisfatória.

    Responder

  4. Estou em constante modificação, meu blog já tem 8 meses. Já mudei o layout várias vezes tentando chegar em um projeto agradável aos olhos. Também coloquei uma rotina de trabalho estabelecendo dias e horários. Minhas atualizações vão ao ar pelo menos duas vezes por semana. Tenho me empenhado para postar de maneira legal (blogosfera legalizada) e com essas metas aumentei em 340% minhas visitações neste último mês. Sempre sigo bons conselhos do Ferramentas Blog e outros Blogs. Estudo intensamente e busco melhorar com a opinião e análise do meu público. Dessa maneira acredito que tem dado certo, tenho que estar sempre em busca de conhecimento.

    Responder

  5. Com meu tema, acho que o ideal seria no máximo 3 ou 4 posts semanais.
    Acredito que nem todos acessem diariamente meu blog ou ainda qie não tenham tempo para ler 10 posts semanais, já que seria mais de 1 post diário.

    Responder

  6. Acho que a fórmula 3-4 vezes por semana é a ideal, porque "dá tempo" do leitor visitar seu blog e assimilar seus posts e sua produção ganha mais em qualidade. Se o ritmo é maior, muita coisa passa despercebida pelo leitor e com o passar do tempo seus textos perdem conteúdo porque vc começa a ficar compromissado em postar qualquer coisa.

    Responder

  7. Muitas vezes me pergunto uma coisa em relação aos blogs…
    Será que nós temos que ir de encontra ao que o leitor quer ou, tendo em conta a posição que tenho, nós devemos levar o leitor a ler aquilo que sabemos e podemos dar-lhe.
    É claro que isso depende de blog para blog.
    [poderão ler mais no meu blog "ajismais"]

    Responder

  8. tenho o blog exclusivo de notícias sobre a minha cidade, o que limita bastante as visitas. Como são notícias, tenho que postar quando elas virem a tona, mas quando fica muito tempo sem aparecer nada, eu sofro para atualizar. Acho que depende bastante do tema do blog, se for algo sobre atualidade, ou que um abrange muitas coisas, fica mais fácil atualizar sempre, mas as vezes isso não ocorre. Creio que o proibido é ficar muito tempo sem postar (mais uma vez, creio que não aja um cálculo 100% correto, depende bastante), é um erro grave perder visitantes por falta de atualização.

    Mais uma vez, um excelente tema do Ferramentas blog.

    Abraço!

    Responder

  9. Complicado esse assunto, comecei meu blog a pouco tempo e já estou preocupado com isso.
    Mas eu prefiro qualidade a quantidade, acho que o ideal é postar de 3-4 vezes mesmo.

    Responder

  10. Isto tudo é relativo. Depende do tipo de blog.
    O meu blog é de Culinária e eu só publico coisas novas a cada 5 dias, mais ou menos, pq tenho material.
    Blogs que publicam diariamente fica mais díficil de acompanhar. Eu gosto de ter tempo ler as coisas com calma, sem me sentir encurralada, já minha vida tem outras prioridades tb.
    Publicar muito e não ter o que dizer não tem sentido. É melhor ir devagar e sempre.

    Responder

  11. Tenho observado o seguinte: nos dias em que coloco postagem nova, meu Adsense rende menos, então quando vai passando 2 o 3 dias vai rendendo mais. Porém fico com receio de que os visitantes parem de visitar o blog. Logo surge outra postagem e o mesmo problema. Já aconteceu algo parecido com vocês?

    Responder

  12. Eu gostaria de ter mais tempo para atualizar meu blog, mas infelizmente eu não tenho muito tempo. Embora eu prefira, atualizar masi e mais e garantir um bom tempo para ficar vendo notícias e interagir em redes socias.
    Pode até parecer desculpa, mas eu estudo muito, então fica difícil, eu tiro mais tempo para estudar do quepara ficar na net.

    Responder

  13. Como não sou "blogueiro profissional", e não disponho de muito tempo, acho que o máximo que eu consigo é uma postagem por semana.

    Sei que deveria fazer mais, mas não tenho como me dedicar mais que isso.

    Prefiro fazer menos publicações, mas com mais qualidade.

    Abraços.

    Responder

  14. Marcos,
    quando iniciei meu primeiro blog, o GF Soluções, fiz durante 1 ano atualizando todos os dias, pra mim era uma terapia. hoje não posso fazer mais isso, pois possuo vários blogs, mas todos os dias ainda escrevo pelo menos um artigo em algum dos blogs.
    depois que se alcança um determinado número de artigos, creio que possa sim escrever menos e se dedicar mais a aperfeiçoar o blog e divulgar os artigos, mesmo os mais antigos.
    outra boa pedida, e que estou praticando em alguns de meus blogs, é o seguinte, eu fico na parte de administração, instalação e manutenção do blog e me associo a um autor. o trabalho dele é escrever e divulgar o artigo, o resto é comigo.
    espero que ajude alguns a repensarem sua maneira de administrar o blog,
    abraço.

    Responder

  15. Isto é um dos assuntos mais discutidos entre blogueiros. Eu não tenho um número específico de postagens por semana.
    Vou criando um post sempre que estou inspirado, pouco a pouco até completá-lo e guardo para quando estou sem inspiração para postar.

    Responder

  16. Eu publico muito, quando estou inspirado, uns 3 a 5 textos por dia, mais quando não estou, eu apenas posto alguma coisa. Só descanço nas quartas-feiras, por qual rasão nem eu sei explicar, e aos domingos, mesmo deixando um post programa para essas datas. Sim, estou me "viciando" em blogs…

    Responder

  17. Eu, particularmente, não gosto de blogs que publicam mais 5 posts por semana. Mais do que isso dificulta para acompanhar todo o conteúdo publicado, mas é claro que há casos e casos.

    Responder

  18. Pingback: 8 sinais de que o conteúdo do seu blog não é bom o suficiente | [ Ferramentas Blog ]

  19. Também acho que quem está começando deve ter uma frequência mais forte, até para criar uma massa crítica editorial. Depois que você tem essa base de conteúdo, aí dá para postar com menos frequência. Mas acho que uma vez por semana é o mínimo do mínimo, mesmo depois que o blog se estabeleceu.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.