Seu Blog vai acabar em 2012

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

O Fim do mundo em 2012 pode ser o fim do seu Blog!
Fatalmente seu blog verá o fim em 2012. Esse é um dado quase incontestável, a realidade para a maioria dos Blogs que existem atualmente: poucos sobreviverão em 2012. Isto não é uma profecia Maia ou uma lenda. Os números estão aí para confirmar que seu blog tem grandes chances de acabar já em 2012 e pode ser que nem dure o ano todo. É difícil reverter essa fatalidade, mas não custa tentar.

A data para o fim do mundo é exatamente para daqui um ano:

21 de dezembro de 2012

Mas seu blog chegará até lá?

Quantos blogs você conheceu esse ano? Eu vi milhares nascerem, outros que já existiam continuar… mas o mais triste é que boa parte ficou abandonado pelo caminho, sumiu ou está moribundo. Isso acontece com a maioria dos novatos que não sobrevive nem aos primeiros 90 dias, mas pega também os grandes.

O risco de seu blog acabar em 2012 é muito grande, isso se já não acabou agora mesmo em 2011. Reuni algumas sugestões para ajudar você a evitar o fim trágico de seu Blog e tentar sobreviver ao fatídico 2012.

1. Revise seu trabalho de 2011

Para não começar tudo do zero, é bom dedicar um tempo para reler o que publicou em 2011, repensar seus objetivos e até pensar no que pode (deve) ser mudado no blog. Não insista em algo que está dando errado só porque você gosta. Nesse momento de revisão você poderá perceber o que errou e como melhorar, o que mudar para não cair nos mesmos erros.

Revisar é um procedimento extremamente importante para seu blog sobreviver a longo prazo.

2. Reorganize suas redes sociais

As redes sociais ganharam muito peso nesse ano que passa, especialmente o Facebook que ganhou mais usuários no Brasil e está crescendo muito por aqui. Além de serem ótima fonte de tráfego alternativa ao Google, ampliam sua relação com seu público alvo e são uma forma de conteúdo mais dinâmico, mais atraente para as pessoas que têm cada vez menos tempo para ler. Foque nas redes sociais mais relevantes para seu nicho e não siga modas. As vezes um simples fórum pode ser mais eficiente que centenas de seguidores no twitter.

Ícones de redes sociais

3. Aprofunde seu conhecimento

A maioria dos blogs que fracassam e acabam são aqueles que param no tempo, sem evoluir (desenvolver) e melhorar com o tempo. É preciso dedicar-se a ler mais sobre sua área, mas também é preciso dedicar conhecimento sobre o mundo dos blogs, um pouco de SEO e até técnicas de monetização se você quer mesmo ganhar dinheiro com seu blog em 2012.

Procure ler mais sobre como você pode desenvolver melhor o seu blog e torná-lo mais profissional. Nós te ajudamos nisso com um e-book (livro digital) completo:

  • Blogar: O Processo de criação de Blogs

As vezes uma simples mudança de metodologia e se você parar de tentar adivinhar como as coisas funcionam, não errará tanto e perderá menos tempo produzindo conteúdo para seu blog, atraindo mais público e crescendo mais rápido.

4. Migre para o WordPress

Pode achar controverso, mas o fato de você sair de uma plataforma mais básica e procurar recursos mais avançados para desenvolver seu blog pode ser o ânimo que faltava para seu projeto alavancar.

Depois de um tempo no Blogger você notará que ele é bem limitado de ferramentas e recursos e seu blog estará estacionado. O WordPress.org pode oferecer mais possibilidades par que você queira melhorar ainda mais seu blog, ampliar projetos e dedicar-se mais.

Nós podemos te ajudar nisso:

Temos um serviço de hospedagem dedicado exclusivamente a blogueiros que querem migrar para o WordPress.org. Fazemos todo o serviço de migração para você e seu blog pode começar 2012 já numa nova estrutura mais profissional.

Logomarca em Texto do wordpress

5. Faça planos realizáveis

É bom fazer planos para seu blog e que sejam de médio a longo prazo, só que é preciso pensar e projetar coisas que são possíveis realizar com o conhecimento e potencial de investimento que você tem aceso agora.

Um exemplo simples para ilustrar é “querer ganhar dinheiro” antes mesmo de produzir conteúdo e atrair um público significativo. Você pode querer ganhar ganhar dinheiro com seu blog, mas também precisa aprender como isso funciona, entender os programas afiliados e até pensar se você tem algo a oferecer para seu público.

Por isso faça planos baseados em suas capacidades reais, sem projetar baseado naquilo que você ainda não tem e nem tem certeza de que poderá cumprir no futuro. Querer mais do que você pode hoje é o primeiro passo para o desânimo e a frustração.

Mas também não se pode viver sem plano algum. Tenha alguma meta, mesmo que pequena e quando estiver para superá-la, comece a planejar os próximos passos, sem nunca se conformar com o que já tem. Queira sempre mais e seu blog sempre continuará crescendo.

2012 pode ser o fim ou o começo

Se seu blog irá mesmo acabar em 2012 isso só dependerá de você! É possível reverter os maus presságios, recuperar os passos lentos e desenvolver algo mais promissor. Blogar é uma tarefa difícil e a longo prazo, mesmo para quem faz isso apenas por diversão. Mesmo uma diversão é preciso ser levada a sério.

O melhor mesmo é ver sua disponibilidade e o quanto está disposto a investir em seu blog, seja em tempo, mas também em dinheiro. As vezes um pouco mais de esforço pode significar grandes melhorias e crescimento.

Espero mesmo que seu blog sobreviva o ano de 2012 inteiro.

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

30 Comentários

  1. Muita vezes, uma blog fica abandonado por conta de algum acontecimento pessoal do dono (morte, cuidar de filhos, etc.)
    Mas todos nós sabemos que estamos de passagem neste Planeta!!!
    Obrigado pelo post!

    Responder

  2. Olá Marcos,
    2012 só vai ser um começo pra mim, já estou planejando diversos projetos para este proximo ano. Há também já comprei seu e-book para aprofundar meus conhecimentos e estou achando excelente recomendo a todos!

    Responder

  3. Espero que seja um bom começo para mim, já que começei com meu blog a apenas um mês atrás e não pretendo abandoná-lo!
    Bom artigo Marcos, e que o Ferramentas Blog cresça ainda mais em 2012!

    Responder

  4. Nossa, pra mim vai começar.. tenho o blog a 2 mêses e pelo o que eu conversei com outros blogueiros eles disseram que é incrível como eu consegui tanta coisa em pouco tempo, eu precisei mudar o domínio.. eu quero muito migrar pro wordpress mais eu não sei ainda fazer essa transferencia.. eu vou procura ajuda.. /. enfim.. fora isso tenho boas visitas, e estou crescendo muito rápido.. coisa que eu tenho que tomar cuidado..

    Responder

  5. Dá última vez que vi um artigo com essas características aqui no FB foi sobre o PANDA. E naquela oportunidade não dei nenhuma importância para o assunto. Pois o grande Urso engoliu meu blog, e até hoje não foi digerido pelo animal. Por isso tenho encontrado grande dificuldade para atrair visitantes através do Google, mas dessa vez estarei atentos as mensagens do FB, nem que sejam mensagens subliminares.

    Responder

    • Cara, recomendo buscar coisas além do Google, visitas de redes sociais, yahoo respostas, parcerias…até agregadores, alguns agregadores se o assunto tiver a ver com seu blog da pra conseguir visitas de qualidade sim.

      Responder

  6. É a vida! Nada dura pra sempre, como diria algum guru tibetano.

    Os blogs nascem, servem para alguma diversão temporária, dão frutos e… morrem. Alguns contrariam as leis da natureza e chegam a ressuscitar.

    Caso a profecia venha a me atingir, devido ao meu desleixo e à preguiça de seguir as leis da sobrevivência bloguística, quero, de antemão, dizer a todos os frequentadores do Ferramentas que eu desejo um Feliz Natal e um Excelente Ano Novo.

    Desejo longevidade a todos os colegas.

    Quero agradecer de coração aos webmasters do Ferramentas por mais um ano de informações preciosas.

    Um grande abraço a todos!

    Responder

  7. Marcos, tal como referiu, em 2012 muitos blogs acabarão morrendo.
    Mas isso não tem que ser encarado como um mau presságio! No meu ponto de vista é sim uma oportunidade.

    Esses blogs que estão caindo estão deixando espaço para os mais novos (como o meu) se juntarem na linha da frente.

    Há uns dias migrei meu blog para wordpress e estou simplesmente fascinado com o seu power e com os plugins do Claudio Sanches também!

    Muito bom artigo Marcos!

    Responder

  8. Apesar do meu blog estar bem fraco (com 250 visitas diarias em quase um ano de existencia) tentarei fazer o maximo com que ele sobreviva em 2012 e espero que todos que estão começando agora também consigam ter um 2012 feliz.

    Responder

  9. Desculpa aí a galera que ama WordPress mas o Blogger me instiga a querer saber mais, enquanto no WordPress tudo é ‘aparentemente’ muito fácil e simples.

    Mas no geral, acho que é por aí mesmo. Eu por exemplo irei me preparar para programar algumas postagens pois nem sempre tenho tempo para postar, por causa do trabalho e cansaço. Programar-se é a melhor solução.

    Responder

  10. Eu uso blogger e estou satisfeito com os recursos que tenho, plataforma free e o unico custo que gera é o dominio proprio que pago R$ 15 por ano. Marcos é possível manter um blog estavel sem crescer mt e tb sem perder visitas?Existe algum segredo?

    Responder

  11. Bem, eu espero que continue por uns bons anos!!! Mas tens toda a razão, noto que alguns blogs são mesmo deixados ao abandono e sem qualquer explicação.

    Hoje quero também desejar-te um Feliz Natal! Faço ainda votos para que 2012 seja um ano de mudança para melhor, que alcances o que mais desejas… sobretudo que sejas muito feliz!

    Responder

  12. Bem eu uso o Blogger e recomendo eu não vejo limites no blogger o contrario do WordPress tive uma experiencia orrivel com ele tanto o free como com hospedagem !!!
    Pra mim a ferramenta que deixa o blogger a melhor plataforma que eu conheco é poder editar o html coisa que eu não consegui no wordpress !!!
    Bem é isso !!
    Gostei do seu Post a não ser pelo WordPress !!
    kkkk
    vou me organizar !!!
    Abração
    !!!

    Responder

  13. Primeiro feliz natal. Eu consegui superar a fase dos 90 dias. Passei um bom tempo lendo sobre o blogger para consegui um blog de qualidade, agora posso dizer !não deixarei meu blog por nada!. o blogger com as funções reduzidas quando bem trabalhadas dá pra fazer um site/blog ótimo que eu acho que não perde por wordpress. Claro com um pouquinho de Javascript.

    Responder

  14. Meu blog não acabará tão cedo, visto a quantidade de idéias que tenho constantemente, o quanto leio, busco saber das coisas e o mantenho atualizado.

    Mas a plataforma Blogger está de bom tamanho para mim no momento, o WP não me agrada e não pretendo mudar. Acho que a gente pode esperar muita coisa boa do Blogger daqui pra frente.

    Abraço!

    Responder

  15. Estou cheio de planos para 2012. No meu blog trabalham eu e mais dois amigos e nesses ultimos dias temos visto (finalmente) um crescimento significativo (ainda que pequeno). Por enauqnto não pretendo sair do Blogger, mas estou pensando em, um dia, ir para o WordPress…. Mesmo assim, ainda tenho q dedicar um tempo pra aprender como ele funciona e fazer um layout bacana nele antes.
    Obrigado Pelo post!

    Responder

  16. Pingback: Não comece um novo Blog… vai fracassar! | [ Ferramentas Blog ]

  17. Ótimo artigo.

    Espero que 2012 seja um ano de sucesso para meu site.

    O que falta ainda é migrar para WordPress, por enquanto estou me virando com o blogger.

    Responder

  18. Bom, o ano começou e já fiz planos. Você esta certo em manter o nosso ideal no plano. todavia cuidado para cai no conto do vigário, afinal se bloga para os outros não somente para si mesmo. Sobre migra para o WP concordo, é bom comprar um tema compatível com suas finalidades. Ou até mesmo criar se for seu caso ( o meu não). Temos que reservar tempo para editar o site, sem perder tempo com isso. E sempre postar coisas relevantes e atraentes. Meu site já esta com 3 anos no mercado web, porém foram 2 de pura merda. Tive que mudar e começar do zero para conseguir atrair visitas. No mais boa sorte para todos nós…..E feliz 2012.

    Responder

  19. Marcos, estive afastada do meu quase-blog por motivos de saúde (ou de doença? rs). Uso o espaço apenas como um bloco de anotações, e nunca pensei em ganhar dinheiro com isso, nem tenho a menor ideia de como fazê-lo. Minha praia é texto, revisão + formatação de monos, teses dissertações; às vzs ouso traduzir do espanhol e do inglês para o português. Meu marketing é o velho e eficiente boca-a-boca. Mas isso milhões de pessoas fazem (mal). Veja que cerca de 70% dos comentários tem erros crassos de português. Parece q hj não importa mais se é coração ou corassão. Estou superada…rs fazer o quê? abraços
    Cris

    Responder

  20. Como sou menor de idade, tenho que acompanhar meus pais no verão. Venho para praia, só que aqui o sinal de internet 3G é péssimo! Por isso fiz minha mãe contratar um plano banda larga temporário, assim meu site não fica desatualizado.
    Porém, enfrento um dilema: meu site é de notícias sobre Harry Potter e a série chegou ao final… As notícias são poucas. O que fazer? Pensei em acabar com o site, mas meu trabalho foi tanto… Já tenho mais de 750 notícias publicadas.

    Responder

  21. Pingback: Seu Blog vai acabar em 30 dias - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.