10 erros mais comuns entre blogueiros

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

Sempre que visito outros blogs fico reparando em praticamente tudo. Como escrevo sobre criar blogs, gosto de analisar o trabalho de outros e tentar aprender o máximo que puder. Mas sempre me deparo com alguns “erros” que podem acabar matando esses blogs. Segue aqui uma pequena lista para ajudar você a identificar seus próprios erros.

Fazer download do e-book Como Ganhar Dinheiro com Blog

1. Não registrar um Domínio próprio

Um blog sem uma identidade própria é quase um crime. Registrar um domínio é extremamente importante até para você ser dono do seu endereço e poder levar isso com você para onde quiser. Não use apenas o subdomínio gratuito. Esse é um investimento barato e simples.

2. Não ter uma página Sobre

Seu público não te conhece e nem tem como conhecer se você não se apresenta a ele. Uma página com sua biografia ou um pequeno currículo é importante para que as pessoas saibam que está por trás do texto que lêem. Há algumas páginas estáticas que não podem faltar em seu blog. Quais páginas estáticas um Blog precisa ter?

3. Não divulgar o Feed/Newsletter do Blog

Não espere que as pessoas decorem o endereço do seu blog e voltem por pura curiosidade. O sistema de Feed ajuda na fidelização do seu público alvo que receberá suas atualizações e se manterá em contato sempre. 3 dicas e truques para conseguir mais assinantes de Feed para o seu blog

4. Não ter um layout de qualidade

Um layout ruim mata qualquer blog. Se você não sabe criar ou não encontrou um gratuito que atenda suas necessidades, então compre um. O que não pode é usar layouts pesados, escuros e feios. Certo: gosto é gosto e cada um tem o seu, mas pense um pouco no que seus visitantes vão achar também. Escolhendo um Layout para seu blog #VocePergunta [Vídeo]

5. Não publicar regularmente

Tem coisa pior que blog abandonado? E blog sem atualizações constantes parecerá abandonado. Descubra qual a melhor regularidade para as atualizações de seu conteúdo e com que frequência seu público gosta de ler o que você pode oferecer. Mas mantenha uma regularidade, dias e horários fixos para colocar novo conteúdo e mostrar que seu blog está vivo. Com que frequência atualizar o seu Blog [Vídeo]

6. Não interagir com outros blogueiros

Está na internet pra quê? Para isolar-se vá escrever um diário off-line. Se publica na internet é para interagir e não ficar esperando que as pessoas cheguem até você. As redes sociais são aliadas e servem para você conhecer outros blogueiros, citar outros blogs e conhecer pessoas que se interessam pelo mesmo que você. Você é um blogueiro anti-social?

7. Não ler muito

Se é blogueiro, tem que gostar de ler e escrever. É impossível escrever bem se não é um leitor. Dá pra saber direitinho quando o blogueiro é péssimo escritor que não tem o hábito de leitura. Só lendo muito é que você será capaz de escrever bem. Não crie um Blog se você não sabe português

8. Blogar só para ganhar dinheiro

É perfeitamente legítimo que você queira ganhar dinheiro com seu blog e trabalhar para isso. Mas o problema está em querer só ganhar dinheiro. Gostar do seu conteúdo é mais importante do que o potencial de monetizá-lo. Quando se preocupa só com a grana, seu blog será pobre e limitado e nunca lhe renderá nada. Nem todos conseguem ganhar dinheiro com seus Blogs

9. Não estudar o mínimo de HTML

A linguagem da internet é o HTML e suas variantes ou códigos de suporte. É assim que os textos são feitos, os layouts montados e os gadgets adicionados no blog. Você não precisa ser um programador, mas tem que conhecer um mínimo disso para cuidar bem da estrutura do seu blog, especialmente do layout e dos textos.

10. É você quem diz…

Quem tal dar você a dica 10? O que pode ser um erro que atrapalha o desenvolvimento de um blog? Aproveite e comente abaixo dando a sua opinião e sugerindo algo mais segunda a sua experiência.

Esse é um outro ponto: dar espaço para seus leitores interagirem com você. Há muitos blogueiros que não aceitam opiniões contrárias, não promovem debates e nem ajudam a promover mais a interação. Comentários servem para isso.

53 Comentários

  1. Acredito que um grande erro é não divulgar o blog nas ferramentas que estão disponiveis para a divulgação e achar que as visitas caem do céu !

    Responder

  2. Olá Marcos! Muito bom o seu artigo. Todos nós cometemos erros na hora de blogar, mas há alguns deles que prejudicam muito aos leitores. No número 10, poderia ser colocado o amadorismo. Ser iniciante não é motivo para ser um amador. Por isso o recomendável e ter um planejamento antes de entrar na blogosfera, para não iniciar como um amador, e sim, com um jeito mais profissional de blogar. Parece que os iniciantes em blogs nunca escreveram na vida, e por isso, acabam por desistir de seus blogs. Se você já começa sabendo sobre o que vai escrever, e como vai escrever, o amadorismo não é tanto. Dá para ser bastante profissional e publicar conteúdo de qualidade mesmo no início de um blog. É claro que não começamos sabendo tudo, e muito aprendemos enquanto estamos fazendo com que nossos blogs cresçam. Procurar estudar um pouco sobre blogs antes de iniciar-se na blogosfera é uma boa maneira de já começar com o pé direito.

    Responder

  3. Número 10 – Não produzir conteúdo original

    Para mim, um dos piores erros que os blogueiros cometem, é abusar do CTRL + C, CTRL + V. Além de ser uma pratica questionável, faz com que os blogs tenham conteúdos muito iguais, o que é uma perda. O blogueiro que quer manter um blog de qualidade precisa se esmerar na criatividade e criar bons conteúdos com originalidade.

    Responder

    • @André,
      Perfeito! Esse é um grande erro de muitos blogueiros que esquecem de ser original. Sendo original é que conseguimos atrair público e nos tornarmos mais relevantes na blogosfera.
      Bem lembrado!

      Responder

  4. 8. Blogar só para ganhar dinheiro
    tenho um blog que eu criei pra ganhar um dinheiro em 2 anos não ganhei nada 🙁 agora que to ganhando uns 50 dolares por semana até quem em fim o lucro ta vindo $_$

    Responder

  5. Em nenhuma das 9 que vc citou eu to dentro eu acho, meu conteúdo é todo feito por mim, tento ao máximo não errar no HTML, meu layout é bom eu acho, tem sempre um botão pra assina o feed do meu blog, tenho uma página sobre, publico diariamente, tudo, tudo…

    O que eu acho que falta é divulgar nas redes sociais, orkut, twitter, facebook, registrar o blog nos buscadores, fazer um bom SEO.

    Divulgar no Ocioso, Dihiit, blogsites, centralblog, blogrankings e no pastando etc…

    Responder

    • @Maycon
      Realmente o layout e estrutura do seu blog é muito bem montado. Gostei e está bem organizado. Não li muita coisa, mas seu blog está mesmo de parabéns, além de que está em WordPress.org, bom investimento.

      Responder

  6. Número 10 – Se intitular o melhor
    Quando entro em um blog onde está escrito, “somos o melhor blog deste nicho”, “o melhor blog do mundo destinado a tal coisa”, entre outras mensagens desesperadas que revelam aquilo que o Vinícius (acima) falou, o amadorismo.

    Se um blog é o melhor de um nicho, este conceito será dado pelos leitores, se intitular o melhor não é uma façanha empregada pelo grandes bloggers para atrair e cativar visitantes, e sim usada para satisfazer seu ego e mentir pra si e para seus leitores.

    Humildade, o conceito mágico que todos devem ter. Uma coisa que aprendi é, se uma pessoa se acha humilde, é sinal de que ela não é humilde.

    Responder

    • @Neemias,
      Mas eu sou o melhor mesmo…. kkkkkkkkkkk…….

      Muito bom esse ponto que você lembrou. Não podemos esquecer que publicamos um blog para compartilhar experiências e somar conhecimento. Se alguém é “o mais” e “o maior”, então esse não serve para compartilhar.

      Responder

    • Pura ingenuidade da sua parte, Neemias. As pessoas procuram nos buscadores “o melhor blog sobre caipirinha”, e se o seu blog tiver “o melhor blog sobre blablabla” no title, é nele que elas entram.

      Em SEO e SEM não tem nada desse discurso de “humildade, morô mano?”

      Agora, se tiver “o melhor”, tem que se dedicar para ser o melhor mesmo, no assunto que for.

      Busca “o melhor blog do mundo”, “o melhor site do mundo”, no Google. Digite só “o melhor” e olha as indicações do que o povo procura.

      Responder

      • @Carlos,
        Concordo com você. Algumas vezes usa-se de certo “exageros” para se conseguir atrair visitas. Algumas palavras chave acabam atraindo mais visitas e, se for preciso, vamos mesmo usá-las para isso.

        Responder

  7. Bem, a questão dos erros de português é mesmo complicada ainda mais agora que estamos no meio dessa esquizofrenia ortográfica. Eu tento corrigir, mas nem no corretor ortográfico do Blogger dá pra confiar porque ele está mais para o português de Portugal…rsrs
    Eu detesto blog pesado, que demora pra carregar.No último teste que fiz no meu parecia estar tudo certo.
    Também não gosto de blog com música. Eu tenho música no meu, mas ela não toca automaticamente; quem entra no meu blog decide se quer ou não conhecer meu gosto musical.
    Não gosto de blogs com fundo escuro ou cores berrantes tipo pink, vermelho etc…
    Acho que é isso…

    Responder

  8. Fiquei feliz em ler seu artigo, pois dos 9 erros citados só estou pecando ainda no primeiro: não ter um domínio próprio.

    Isto indica que estou no caminho certo.

    Quanto ao 10 erro: Ser original é de extrema importância, no meu caso alguns artigos são de cunho histórico, aí coloco alguns trechos de pesquisas, mas a forma como abordo e desenvolvo o tema é pura criação minha.
    Procuro criar artigos inteiros escritos por mim mesmo, isso é um exercício que exige bastante dedicação e persistência, bem como organização e método.

    A mensagem que deixo é que um bom blogueiro não se faz da noite para o dia, requer bastante treino e busca de conhecimento.

    Abraço
    Roger Dance

    Responder

    • @Helen,
      Eu ia estranhar se vc concordasse com todos os itens da minha lista… hahahahah!!!
      Adoro seus comentários – até os curtinhos assim!
      Valeu!

      Responder

    • Tá na hora de abandonar velhos conceitos e começar a ver as coisas por outro lado. Assim como a vida, a internet e seus usuários mudam dinamicamente. A questão não é concordar e sim saber na prática que isso é muito importante. Particularmente por experiência própria já pude comprovar isso e reforço o conselho do Lemos: Registre um domínio para garantir sua identidade própria! Sucesso à todos!

      Responder

  9. Os erros 4 e 5 realmente me matam. São aborrecedores, especialmente quanto 4. Quanto ao abandono de blogs, dá até pra entender, eu mesma já tive minha cota de blogs mortos pelo caminho, só que o template é algo que dá muito pano pra manga. Falar sobre possíveis erros na cara de um blog as vezes é pior do que falar do seu conteúdo.

    Responder

  10. Concordo plenamente com o Pedro, é incrível a cara de pau das pessoas em roubar conteúdo sem pelo menos trocar algumas palavrinhas. As vezes nos esforçamos tanto para escrever um artigo de qualidade para vemos outro blog ganhar os pontos com nosso próprio conteúdo.

    Responder

  11. Oi Marcos, sigo seus conselhos …..
    Não sei se meu Blog é lá essas maravilhas, mas procuro fazer tudo com muito carinho e dedicação, para meus amigos (as) virtuais rsrs
    Meu nº 10 seria:
    blogs “pesados” que demoram a abrir,
    muita “informação visual” desnecessárias,
    erros de português e abreviações esquisitas,
    falta de atenção com os leitores e comentaristas …..
    Dê uma olhadinha lá no meu e veja se vou “prosperar” rsrs
    Pretendo entrar no Adsance (o que você acha?).
    Muito obrigada.
    turquezzavariedade
    Felicidades

    Responder

  12. Outro erro, também, é ficar repetindo sempre as mesmas coisas, por falta de assunto, só para dizer que publicou alguma coisa. Muitos se utilizam desse artifício. Alguns temas são repetidos 4, 5, 10, vezes, mudando-se apenas o título, uma frase aqui outra ali, mas, na essência, é o mesmo post publicado há dois anos. Tenho dúvida da viabilidade de se manter um blog por alguém que não tem mínima criatividade para lançar assuntos novos. Acho que, isso sim, é querer ganhar dinheiro fácil. Evidente que não precisa manter um ineditismo total, sempre haverá um ponto ou outro que será repetido, não há mal nisso. Mas, ficar batendo na mesma tecla, repetidas vezes, só para dizer que publica todo dia? Não vale à pena.

    Responder

  13. A minha maior dificuldade (erro) é o ponto 4 – Não ter um layout de qualidade, já procurei muito pela internet e não encontrei nenhum que me agradasse, então estou pensando seria mente em comprara um layout exclusivo.

    Responder

  14. Concordo Marcos com isso tudo, um abraço daqui de Portugal, Rafael Luiz da Silv, no facebook e te tenho inscrito no canal youtube, em breve passo meu blog pra vc confirir quando puder. Estas de parabens, desejo um otimo ano 2011 mas um vez.

    Responder

  15. Olá Marcos, como venho sempre aqui no seu blog, estou sempre aprendendo e acho que aprendi direitinho, porque não me enquadrei muito na maioria dos itens, apesar de saber que tenho outros tantos erros, rsrsrs
    Acho que o meu maior problema é a falta de tempo para postar diariamente e o layout que não sei se agrada.
    O item 10 poderia ser: O blog tem que ser feito com emoção, amor e alma.
    Acho que o autor tem que estar plenamente no blog, para ter originalidade e calor. É uma extensão do que pensamos. Ao contrário se torna artificial.
    Não adianta tratar de assuntos que não se tem identificação, seja em blogs profissionais ou de entretenimento.
    Tem que gostar do que esta fazendo.
    Abraços.

    Responder

  16. Para o item 10 um erro que acho FATAL é sair seguindo e comentando em outros blogs apenas pra pedir que o blogueiro retribua, sério, não tem coisa mais chata do que receber um comentário assim. Comentários são para trocar idéias e comentar SOBRE o post, ou seja, não faz sentido essa retribuição, números não são nada. O que conta é o conteúdo e a relevância do blog.

    Responder

  17. Sou novo nesse negócio de blog, mas gosto de escrever. Não tenho problemas com o português ou com a maioria dos tópicos citados como “erros comuns”.
    Porém, estou usando um WORDPRESS gratuito, enquanto não crio uma identidade própria, apesar de eu já ter os domínios .com e .br registrados. (vejam no link). Minha intenção é já ir escrevendo, mesmo sem ter um lugar pronto.

    Será que isto é errado?

    Responder

  18. Olá,
    Marcos
    Li seu post pelo meu email, e meu blog possui um erro grave, que é o de não possuir dominio próprio, não que eu não tenha tentado, mas não tenho conseguido registrar pelo google. O que você sugere?
    Abraços, suas dicas são excelentes!
    klessa’s Moda & Cia

    Responder

  19. Ah, se todo blogueiro lesse essas dicas. A nossa vida seria mais fácil. Site com música e excesso de Adsense me matam. Nem volto mais.

    No meu o domínio foi comprado no início do ano e foi difícil achar um layout que combinasse ficção científica com um visual bonito, charmoso, afinal é uma mulher que gerencia… rs

    Mas achei, consegui deixar do meu gosto, leio muito e me atualizo e tento fazer do blog um lugar para se falar de ciência, cultura, livros, ficção científica, algo que acho ainda pouco explorado no país.

    Ótimo blog e ótimo post. Abç!

    Responder

  20. Marcos,

    Essa postagem me ajudou num tópico importante que estou trabalhando atualmente no Terra Capixaba que são as páginas estáticas.

    Através do link “Quais páginas estáticas um Blog precisa ter?” do item 2. Não ter uma página Sobre – tive a oportunidade de criar minha página de contatos a partir do JotForm, como você indicou anteriormente.

    Até então, utilizava o Cbox, mas é um chat e não necessariamente um formulário de contato.

    Valeu pela dica!

    Responder

  21. Marcos, quando digo a você que estou engatinhando, realmente não estou brincando.

    Hoje estudando sobre os dez erros mais comuns entre blogueiros,deparei-me com minhas limitações.

    Mas nunca tive medo de desafios, tentarei então registrar um domínio para o meu blog porém, antes já tentando aqui ser mais sociável gostaria de saber por qual razão a Helen Fernanda discorda totalmente deste itém. (desculpe-me se isso não for permitido)

    Obrigada sempre, pois tenho plena certeza que não conseguiria hoje, viver sem o ferramentasblog.

    Responder

  22. Concordo plenamente com todos os campos citados, digo que uma estratégia bem definida e estruturada (marketing) é fundamental. Analisar o mercado antes de entrar nele é essencial para não desistir ou ter erros no futuro.

    Responder

  23. Verdade, no inicio todos nos cometemos esses erros, mais com o passar do tempo ganhamos conhecimento, mas o post está de parabéns pois aqui dá para se ter uma noção básica aos candidatos a blogueiros.

    Aqui recomendo este post:

    Autor e leitor de blog como devem se comportar? http://t.co/8XBrE0h

    Responder

  24. O blogueiro (a) não pode criar um blog apenas no intuito de gananhar dinheiro, isso, além de ser uma tarefa super difícil, irá de alguma forma prejudicar o blog. O sucesso de um blog vem com o tempo!

    Responder

  25. Ótimo post. Eu concordo com “não criar conteúdo original”, mas se puder acrescentar um 11º erro, eu diria que é o de mendigar visitantes. É aquele cara que faz spam no twitter pra quem nem conhece, falando “olha lá meu blog!” e que sai comentando em todos os blogs “Poxa, que blog legal, gostei! Dá uma passada no meu blog também!”

    Tudo bem você pedir uma visita se os blogs tiverem assuntos semelhantes, mas dá pra perceber quando a pessoa nem leu nada no seu blog e mandou o mesmo comentário pra 20 outros.

    Responder

  26. O meu maior erro é… Não ter ainda mais tempo para dedicar ao meu Blog! Trabalho durante o dia e só à noite é que trabalho nos meus projectos Online que já são alguns!

    Mas quem sabe um dia trabalhe apenas dos meus projectos Online!

    Abraços!

    Responder

  27. Ao ponto 1 eu discordo em partes, posi já alguns blogs bom sem domínio

    E quanto ao ‘copiar e colar’, eu acho muito sacanagem, pois você perdeu tempo escrevendo, vem alguém, selelciona o texto, copia e cola no blog dele, e isso é pior quando ele não coloca fonte
    Meu blog é de humor, porém não faço esse tipo de coisa, e além disso eu não ponho o logo do meu blog encima do logo de outro logo de um blog que pegou a imagem, eu acho muita sacanagem isso.
    Com os parceiros do meu blog, eu combinei que ‘pegaria’ um post deles(porém com a criação do texto por minha conta) e publicaria no meu, mas com propaganda deles no próprio post, acho isso mais digno

    E obrigado Marcos Lemos, você está me ajudando muito com meu blog, li todos os seus posts(sim, até aqueles da página 100) e estou colocando em prática alguns no meu blog.

    Responder

  28. Concordo com o André Sanchez. Copiar conteúdo eu considero a coisa mais grave, pois conteúdo duplicado empobrece a web e deixa os leitores enfurecidos. Creio que 70, 80% dos blogs ou até mais vivem apenas de copiar conteúdo alheio. É fácil perceber quando um conteúdo não foi feito para o blog. Um exemplo é ver imagens distorcidas ou fora das proporções da área de postagem. Ótimas dicas. Pena que pouca gente segue! Um abraço e saiba que ganhou mais um leitor.

    Responder

  29. Boas dicas, pois ajudam a saber se estamos no caminho correto ou totalmente foram de rumo. Pelo o que li estou no caminho correto. Procuro sempre pesquisar, ler e aprender mais sobre como melhorar meu blog. Para quem não é da área de informática isso é um grande desafio. Já li vários posts do blog e gostei muito. Grande abraço.

    Responder

  30. Ótimo artigo!

    Os blogs são criados diariamente, e o pior é que são aos montes, muitos deles se tornam fantasmas tudo isso graças a falta de planejamento. Se for fazer, que dê o máximo de si e que tenha a ciência que conseguirá no mínimo seguir as ‘9’ dicas aqui citadas!

    Abraço.

    Responder

  31. Realmente é muito válido esse post. Acho muito feio quando você visita um blog e tem vários comments com “visite meu blog” e afins… Acho até aceitável por o link do seu blog no comentário, mas eu não comento em milhoês de blogs pra atrair visitas. Visitas acontecem por você estar postando contuúdos relevantes.
    Estou pensando em registrar um domínio, investir num layout melhor, mas ainda sim, gosto de manter o blog com um visual clean. Acredito que o conteúdo ainda seja mais importante…
    Abçs!

    Responder

  32. Oie td bem?!?!
    Sou iniciante neste ramo de blogueiros, enfim tenho muito o que aprender, amei as dicas, espero não ser amadora!!

    Só não sei muito bem como divulgar meu blog, mas vou buscar dicas!!]

    Beijos

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.