Blogueiros ignoram a parte mais importante do Post no Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

Devemos ter grande atenção e cuidado na hora de produzir um novo conteúdo para o Blog. Exatamente por causa do conteúdo que temos público, aparecemos no Google e é possível interagir nas redes sociais. Olhando a estrutura de um post (artigo no Blog) precisamos saber identificar suas partes e reconhecer aquela que é a mais relevante e que vai garantir o engajamento do seu público alvo dentro do Blog.

Antes de continuar a ler e assistir todo o vídeo, pare um pouco e responda nos comentários: na sua opinião, que é a parte mais importante de um Post no Blog?

Faça esse exercício de apresentar nos comentários a sua opinião sobre esta questão antes de ouvir e ler meus argumentos e o meu ponto de vista.

Inscreva-se no nosso Canal no Youtube

Existem muitas partes relevantes para a qualidade de um post e já tratei sobre isso neste outro artigo: A estrutura do Post para Blogs de Elite. Podemos considerar o título com a descrição algo fundamental para atrair o público; ou mesmo o modelo de conteúdo, os links internos… ou as imagens e até a conclusão… nada é descartável, mas existe uma parte que você não pode falhar.

Todo post é a tentativa de solucionar um problema, dar uma resposta para uma demanda do seu público alvo. Inclusive é assim que deve começar todo artigo: mostrando ao visitante o que você pretende abordar para provocar a curiosidade.

E se somos capazes de provocar a curiosidade, nosso visitante está querendo saber:

  • Será que este blogueiro vai ser capaz de resolver este problema? Dar a solução à qual se propôs?
  • Qual será o argumento deste blog?
  • Qual o ponto?

Publicar post no Blog

E é justamente na forma como argumentamos e damos a solução, que está a parte mais importante de um post no Blog.

Imagine que o visitante chegou em seu artigo por conta do ótimo título e descrição que você escreveu. Ficou curioso para saber qual o seu ponto de vista, mas se depara com um conteúdo fraco, pouco aprofundado e sem sustentação.

Aproveita e veja isso aqui: As 5 dicas para criar conteúdo no Blog.
E também este outro: A MELHOR dica p/ Blogueiro criar conteúdo no Blog.

Boa parte do abandono que seu blog recebe é justamente por não atender às expectativas do seu público alvo. A pessoa até abre o conteúdo, mas não consome aquela informação por não ser satisfatória.

Por isso mesmo o argumento, a parte central, o desenvolvimento do seu conteúdo, que é a parte mais importante de um post. Toda sua atenção e cuidado deve estar neste ponto. Inclusive, as demais partes e estruturas servem para sustentar esta parte central.

Com certeza você tem seus argumentos para defender a parte que comentou no início, antes de ver minha opinião. Melhor agora seria você voltar aos comentários e dizer se concorda, se discorda, se acertou ou se ainda via sustentar o seu ponto.

3 Comentários

  1. Ok pausei no começo, vamos lá eu acho que a parte mais importante do contéudo, acho que é o primeiro paragrafo, já que com ultimamente o google aumentou, as palavras na busca, imagino que seja isso.

    Responder

  2. Eu concordo, que seja os argumentos, já o primeiro paragrafo é onde parte da ideia vai ser apresentada, la você coloca o problema e a partir dai você diz “agora vamos ver como resolvemos isso”, a não ser se for de caráter informativo, então seria diferente imagino, bom essa é minha opinião.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.