Dia 34: SEO – técnicas de indexação para seu Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

icon-seo Quaresma: 40 dias de penitências para salvar seu Blog
Você nào precisa ser um especialista em Search Engine Optimization (SEO) para ter um blog bem indexado no Google e outros mecanismos de busca. O mais importante é sempre se preocupar com o conteúdo original e de qualidade. Se você se preocupa com isso, então pode tomar algumas providências para dar uma forcinha para seu blog ser encontrado.

 

Os artigos dessa série estão listados aqui:

 

Palavras-chave nos títulos = Já ensinamos sobre a importância do uso das palavras-chave em seu blog. Mais importante ainda é que essas palavras estejam contidas nos títulos e subtítulos de cada artigo. Isso é algo que você não pode descuidar, pois tais palavras é que atraem visitas dos mecanismos de busca.

 

Investir em LinkBuilding = Dedique tempo para conseguir que seu blog seja linkado, receba link em outros sites e blogs. Isso se consegue com conteúdo de qualidade e boas relações com outros blogueiros que eventualmente podem citar seu blog. Uma boa dica é o modelo de parcerias que ensinamos no Dia 32 dessa série.

 

Inteligar conteúdo (links internos) = Da mesma forma que os links de terceiros são importantes, relacionar seus artigos citando a si mesmo é uma técnica muito importante, pois constrói um "caminho" para os robôs seguirem dentre de seu conteúdo, além de facilitar a navegabilidade dos visitantes.

 

Tags descritivas = Esse é um tema mais delicado é pouco explorado por blogueiros. Use tags (trechos) dentro dos códigos, principalmente de imagens, que descreva a que se refere aquele link/imagem ou conteúdo. Isso é importante para mostrar a relação que seu conteúdo tem e facilita que os robôs identifiquem o que devem ou não seguir.

 

Contextualização do conteúdo = Todo o conteúdo de seu blog precisa ser pensado com um conjunto. Se o seu blog tem um tema específico (Dia 2), mesmo que haja vários sub-temas e assuntos complementares, há sempre relações entre eles. Uma forma de perceber isso são as palavras-chave que sempre se repetem na maioria de seus artigos. Um blog bem contextualizado, tem mais chances de se posicionar bem nos resultados orgânicos do Google.

 

Atualize sempre seu blog = Um blog constantemente atualizado e renovado (Dia 8) atrai o interesse do público alvo em busca de novidades, mas também mostra aos robôs dos indexadores que este blog está "vivo" e ativo. O Google gosta de coisas novas e renovadas. Crie sempre conteúdo novo, mas também reveja os artigos antigos e os atualize (Dia 12 e Dia 13).

 

Invista ao máximo na divulgação = Se o seu blog tem conteúdo relevante e de qualidade, então mostre isso para o máximo de pessoas que puder e não fique esperando que o Google coloque isso em boas posições. A melhor indexação é aquela em que as pessoas se interessam pelo seu blog. Divulgue, envie seu link para redes-sociais e agregadores, bem como os fóruns. Isso tudo ajuda a atrair links.

 

Claro, existem outras centenas de técnicas de SEO, muitas mais avançadas e complexas. Estas são as mais objetivas e que ajudarão a melhorar a visibilidade de seu blog. Cada artigo citado aqui poderá te ajudar a cuidar de sua indexação e tornar seu blog mais amigável aos robôs dos mecanismos de busca.

 

5 Comentários

  1. Legal Marcos,
    Vou começar a usar as técnicas do SEO,gostei da ultima sugestão "Invista ao máximo na divulgação" , acho importantissimo a divulgação, enviar para Redes Socias e Agregadores de noticias, dou um exemplo que é o Dihitt, não sei porque o Linkk não me envia nada de visitas! Uso só o Dihitt muito bom, valeu Marcos Faltam 6 !

    Responder

  2. @Ramiro Marques acho bastante interessante fazer algo no mesmo estilo que o Augusto Campos faz no efetividade, um artigo contendo diversos artigos.

    É muito eficiente publicar todos os dias conteúdo novo e de qualidade, mas nem sempre é possível escrever um artigo de excelente qualidade todos os dias, tem dias que a criatividade está em baixa =/ mas é fundamental manter o blog atualizado .

    O link da postagem do Augusto Campos: http://www.efetividade.net/2010/03/05/rapidinha-efetiva-11-evitando-a-ressaca-promocoes-funcionais-como-recusar-propostas-de-amizade-em-redes-sociais/

    []'s

    Responder

  3. O que mais tenho feito é divulgar, tanto em agregadores de links como em redes sociais, e tem funcionado efetivamente para que o blog fique conhecido.

    Há pessoas que comentam mas não seguem, outras seguem mas não comentam, e há os que comentam e seguem.

    Tem sido enriquecedora essa tarefa para mim!

    Responder

  4. Sou um fã seu…você descreve coisas tão aparentemente complicadas de forma muito simples e suas dicas tem ajudado muito no crescimento dos meus 2 blogs….obrigado Marcos Lemos!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.