10 Etapas para começar bem o seu Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Como criar um Blog e dar os primeiros passos. Essas dicas servem para blogs e blogueiros que já estão andando há algum tempo também.
Não importa qual o nicho e o tema de seu blog, nem qual o seu nível de experiência na área, pois há etapas iniciais muito importantes para qualquer blog. Não basta ter um boa idéia, nem um ótimo layout se certas coisas forem ignoradas ou deixadas de lado. O desafio para se criar e manter um blog de qualidade é muito grande, por isso cada passo tem que ser estudado e cuidadosamente executado. Veja abaixo o que você precisa para começar um blog e como dar os primeiros passos.

Introdução.

O desafio da blogosfera é enorme e só há espaço para aqueles que se mostrarem dedicados e competentes, persistentes, nesse processo. Há muita ilusão sendo oferecida, principalmente sobre ganhar dinheiro e fazer sucesso. Para entender melhor sobre isso, recomendo que leia e assista os vídeos:

Aqui vamos começar supondo que você já cumpriu alguns passos extremamente importantes e indispensáveis para se começar um blog, a saber: 1) Escolher um nicho/tema específico para abordar em seus artigos e textos; 2) Pesquisar e preparar conteúdo escrevendo com frequência. E outros detalhes que você pode ver nesse artigo:

Essa introdução serve para acabar com as ilusões e se você aceita o desafio, então comece a se dedicar de fato ao seu blog. Vamos mostrar abaixo os passos fundamentais para seu blog sobreviver e para você medir seus resultados e se manter sempre motivado nessa empreitada virtual.

1. Publique 10 artigos.

Claro, isso é pouco, mas é como se deve começar. Um blog é feito de conteúdo e você vai precisar ter algum quando o seu blog for ao ar. Assim, comece com alguma coisa. Nesse momento escreva o máximo que você puder e programe, agende suas publicações, escrevendo até rascunhos de idéias para artigos. Sempre que tiver inspiração escreva e arquive isso. Pense que seu blog precisa publicar ao menos de 3 a 5 vezes por semana, de preferência todos os dias e você vai precisar ter boas idéias.

2. Agende um horário para seu Blog.

Ter um blog exigirá tempo e diariamente. Não adianta pensar que só abrir uma página e colocar qualquer coisa vai chamar a atenção das pessoas. Um blog toma tempo para pesquisar, exige muito tempo para ler e escrever e muito tempo para divulgar e relacionar-se com seu público e outros blogueiros. É importante separar um horário diariamente para se dedicar ao seu blog, onde ao menos 1 hora do seu dia deverá ser exclusiva para isso

3. Consiga um comentário de alguém que você não conhece.

É muito importante que você aprenda logo no início a divulgar o seu blog para fora do seu círculo padrão de contatos e amizades na internet. Aventure-se nos fóruns de debates e comunidades no Orkut, por exemplo, que tenham pessoas que tratam do seu tema. Lá você pode aprender mais e terá oportunidades de divulgar e confrontar seu conteúdo com outras pessoas. Conseguir um comentário em artigos do seu blog logo no início será um marco para você, pois vai determinar o nível de interesse de seus visitantes.

4. Consiga seu primeiro link em outro Blog.

Há várias maneiras de conseguir que um outro blog publique um link do seu, entre elas está o pedido de parceria e troca de banners, onde se solicita explicitamente de outro. Mas o melhor é a parceira espontânea e natural, onde alguém leu seu conteúdo e resolve indicar isso para os leitores dele. Relacionar-se com outros blogueiros de seu nicho é questão de sobrevivência e só se consegue credibilidade, respeito e visibilidade quando se vai ao encontro dos outros. Relacione-se! Um segredo para conseguir que outros coloquem o seu link no blog deles é você linkar e indicar esses blogs no seu trabalho – você pode ver isso em vários artigos meus aqui.

5. Ultrapasse as 20 visitas dia.

O número de visitas de um blog tem que ser sempre crescente, dia a dia, mês a mês. Isso só se consegue com divulgação constante e publicando sempre, com muita frequência e com qualidade. Invista na divulgação de seu blog, diversificando suas metas para vários métodos, já que no início é muito difícil aparecer bem posicionado nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca. Com isso acompanhe as estatísticas de seu blog e trabalhe para seu blog oscilar pouco, crescendo nesse número de visitantes.

6. Tenha mais de 20 Assinantes de Feed.

Se você não sabe o que é Feed nem como usar este serviço, então leia “O que são Feeds e como usar – Assinar Feed”. Essa é a forma mais eficiente para fidelizar seus leitores, pois estes podem receber suas atualizações sem precisar visitar diretamente as páginas de seu blog. Por isso é tão importante dedicar esforços para que seu blog tenha mais e mais leitores dedicados e interessados. Quando mais gente assinando seu Feed, maior é sua credibilidade e influência.

7. Indexar seu Blog no Google.

Entenda Google como “mecanismos de pesquisa”, já que eles dominam o mercado. A grande fonte de visitas de qualquer blog é aparecer bem posicionado nos resultados de pesquisas do Google. Isso não se consegue da noite para o dia e essa indexação é algo que dependerá, primeiro, da qualidade de seus artigos e das palavras-chave usadas em seu conteúdo. Você precisará investir em algumas dicas de SEO, entre outras coisas.

8. Ganhe ao menos US$1,00 por semana.

Se você tem objetivos de ganhar algum dinheiro com seu blog, nem que seja para pagar um cafezinho, então é importante pensar qual a melhor forma de fazer isso. Há vários programas Afiliados e o mais famoso é o Google AdSense ou o UOL Afiliados, mas você pode vender seus próprios produtos ou de terceiros, ente outras tantas formas que a sua criatividade conseguir. Ganhar seus primeiros “trocados” vão te ajudar a definir o potencial de seu blog e vai mostrar que a tarefa não é fácil pra ninguém e exige muito trabalho.

9. Twitar sobre seu Blog.

Você mesmo pode fazer isso, mas o melhor mesmo é que alguém, que não seja um amigo ou sua mãe, faça isso de forma natural e espontânea. É muito importante que alguém cite seu blog e indique para outros, não só no Twitter como em outras redes sociais. Tudo o que é natural, como as parceiras e trocas de links que citei no ponto 4, produz melhores resultados. Mas para conseguir isso é preciso relacionar-se com as pessoas e interessar-se também pelo que elas fazem e compartilhar isso.

10. Revisar e ter auto-crítica.

Muitos blogueiros comentem vários “pecados” que os fazem perder a direção. Nunca pense que seu trabalho já está bom e que não precisa melhorar ou mudar. Aprenda com outros que são melhores que você – sim, sempre haverá alguém melhor que você – e sempre refaça e reveja seu conteúdo, suas relações e sua forma de atuar e produzir conteúdo. Seu trabalho precisa estar sempre em evolução.

Concluindo.

Os desafios são muitos, especialmente para aqueles que não querem se esforçar, mas há espaço e possibilidades para os que se dedicarem e forem criativos e originais. Gaste tempo aprendendo a usar todos os recursos disponíveis e invista principalmente na sua rede de relações, nas amizades e contatos com outras pessoas na internet. Quanto mais tempo você conseguir sobre viver, melhor será o seu trabalho e mais credibilidade terá. Então trabalhe, mesmo que por diversão e leve a sério esse espaço que você quer conquistar.

Artigos Complementares e importantes:

Fonte de inspiração: 9 First Step Goals for New Bloggersurl_icon.

.

9 Comentários

  1. Otimas Dicas
    Meu Blog tem 5 meses e só tem menos de 10 visitantes por dia
    Com estas dicas vão me ajudar

    Obrigado [Ferramentas Blog]

    Responder

  2. Pingback: 5 dicas para melhorar o Layout do seu Blog | [ Ferramentas Blog ]

  3. Meu primo e eu estamos planejando um blog
    e nossa eu não sabia que dava tanto trabalho e tinha tantas possibilidades!!
    Todos os seus artigos são de grande ajuda, tenho ctz que com essas dicas
    começaremos com o pé direito
    Obrigado.

    Responder

  4. Estou a caça de um bom nome para o meu blog porque os que eu tinha eram todos sem identidade e foram excluídos, quero iniciar primeiro com um blog gratuito porque fiquei desempregado 1 ano e a 5 meses voltei a trabalhar graças a Deus, e não dá para investir em um blog pago tipo o seu que é excelente.

    Responder

  5. Olá Marcos, tudo bem? Fiquei super satisfeita com o conteúdo do seu site! Suas dicas e instruções foram de enorme importância para mim.
    Estou criando um blog e não tinha noção de como é importante cada detalhe antes de ler seus artigos! ADOREI!
    Gostei tanto que em breve pretendo comprar seu e-book.
    Muito obrigada pela ajuda.
    Abraço

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.